Iniciar sessão ou registar-se
    • fpc
    • 13 agosto 2011

# 1

As rendas de casa deverão aumentar cerca de 3,2% no próximo ano, de acordo com a inflação prevista pelos economistas. Trata-se do maior aumento dos últimos cinco anos. Se o Governo mudar as regras, os inquilinos prometem contestação.
    As rendas com contratos mais antigos, anteriores a 1967, deverão subir entre 4,5% e 4,8%.
    in Correio da Manhã
    • eu
    • 13 agosto 2011

# 2

Para mim, mais importante que a actualização da rendas, seria a alteração da lei para permitir o despejo automático após 2 ou 3 meses sem pagamento, bem como a criação de uma base de dados nacional de incumpridores (lista negra).
    Concordam com este comentário: Paramonte, Diane, Jacinta, Jorge Rocha, jorgferr, mags, fumador passivo, MLopes_
  1.  # 3

As pessoas não têm possibilidades de pagar, mas os senhorios também estão com dificuldades em pagar os impostos e todas as despesas que lhes são exigidas.
    Acho bem, mas tenho receio que as pessoas não possam pagar as rendas e entrem em incumprimento. Por isso, estou de acordo com o eu.
    Mais importante que a actualização das rendas, seria a alteração da lei que permitisse o despejo automático após 3 meses sem pagamento e a criação de uma base de dados aonde estivessem todos os incumpridores, não apenas aqueles que são chamados a tribunal.
    Concordam com este comentário: MLopes_
    • fpc
    • 13 agosto 2011

# 4

Se realmente se quer criar um mercado de arrendamento dinâmico, muita coisa há a fazer. As sugestões acima referidas são boas. No entanto a revisão das rendas antigas tem que ser também levada a cabo.
  2.  # 5

Eu continuo a dizer que Portugal é um país de "chico-espertos". Para beneficiar certos sectores económicos e populacionais, cometeram-se vários crimes ao congelar as rendas antigas, emprestar dinheiro ao desbarato, autorização de construção desenfreada sem qualquer planeamento a longo prazo, entupimento dos tribunais com processos de despejo que demoram uma eternidade a resolver, construção de habitação social para ajudar os mais desfavorecidos que muitas vezes vivem melhor que a chamada "classe média"...
    Só quando mudarmos esta nossa mentalidade tacanha, e criarmos um mercado de arrendamento verdadeiramente concorrencial e dinâmico, vamos sair deste buraco onde nos encontramos.
    Não se pode admitir que um inquilino com um rendimento acima da média nacional, continue a pagar rendas miseráveis, que normalmente nem chegam a cobrir os impostos pagos pelos senhorios. Isto é grave, e atrofia qualquer mercado de arrendamento. Os senhorios não podem continuar a facultar a habitação social que o estado não tem capacidade para resolver...
    Enquanto não houver segurança para ambas as partes (senhorios e inquilinos) o nosso mercado de arrendamento continuará atrofiado. É que as pessoas não conseguem interiorizar que num mercado de arrendamento concorrencial, embora as rendas mais baixas aumentem, também as rendas mais altas tendem a baixar , encontrando um ponto de equilibrio. Num mercado concorrencial, nenhum senhorio pretende ter um imóvel sem rendimento, o que obrigará também a fazer obras de renovação, evitando a degradação constante do parque habitacional a que se assiste hoje...

As minhas sugestões para resolver a situação do mercado de arrendamento:
    - Actualização das rendas antigas
    - Confrontação entre rendimentos auferidos pelo inquilino e renda efectivamente paga. Criação de valores minimos de renda. (Alguém com 1500€ de rendimento, não pode pagar abaixo de 100€, por exemplo).
    - Acção de despejo célere, no prazo máximo de 3 meses após infracção do inquilino
    - Penalização severa de senhorios que arrendem sem contrato/recibo
    - Beneficiação de senhorios para façam obras de beneficiação/remodelação e registem contratos de arrendamento (só aqui, o Estado vai arrecadar milhões de euros que não são declarados todos os anos)
    - Redução da taxa de imposto sobre rendimentos prediais (menos impostos, logo pode baixar o valor de renda. Não esquecer que num mercado concorrencial, existe interesse dos senhorios em obter rendimentos dos imóveis, nem que seja com uma renda mais baixa)
    - Vistoria periódica sobre cumprimento de condições de arrendamento. (Serviço que pode ser facultado pelas câmaras, por exemplo...)

Num mercado concorrencial de arrendamento, acaba-se com o laxismo e a despreocupação de pagar o arrendamento, obrigam as pessoas a trabalhar mais, e a procurar melhores condições económicas. O Estado começa a arrecadar dinheiro que não era declarado, e pode começar a diminuir impostos..

É sempre bom sonhar...
    Concordam com este comentário: eu, Luis K. W., fpc
  3.  # 6

Mercado livre!! Renda igual para todos, estabelecida pelo senhorio, nada de rácios q podem ser aldrabados. Quem ganhasse 1499 Euros podia pagar de renda 50 Euros, mas o amigo que ganhasse 1500 Euros pagava no mínimo 100 Euros. Isso são coisas do passado, os países avançados não usam esses rácios.

Despejo sumário! Impostos realistas
  4.  # 7

Tem razão, os países avançados não usam estes rácios! Mas temos de começar por algum lado, de forma a actualizar as rendas antigas, daí a sugestão.
    Mas num mercado livre, as rendas são estabelecidas pelo próprio mercado! Nada de manobras artificiais!

Ficarão muito surpreendidos quando virem determinadas pessoas ilustres da nossa sociedade a pagar rendas absurdas, completamente desfasadas da realidade...

Nos países avançados, não se demoram 2 anos a despejar alguém que não paga!
  5.  # 8

Paises avançados deixo me rir..eu habito em França desde os anos 1964, aqui funçiona da seguinte maneira desde que me encontro neste pais:
    1)O estado pos em vigor a colheita do LIVRETE A... até a pouco tempo cerca de 2 anos era so a Caisse d'epargne, que podia ter esse famoso livrete remunerado a mais ou menos 0.5% acima da inflaçao, agora todos os bancos tem direito a abertura de esse livrete apos uma batalha que durou muitos anos...esse livrete que recupera milhares de euros visto ser o preferido da populaçao para meter as suas economias sem risco..serve para que..
    Alimenta os organismo tipo HLM( habitaçao de arrendamento moderado)para construçao e renovaçao do parque de imoveis que lhe pertençe..evidentement com juros muito mais baixos do que um banco classico.......
    2) quem tem acesso a esses apartamentos ou casas...para entrar nesses apartamentos tem de justificar dos seus rendimentos anuais, ter um seguro multi riscos ..e muito importante em funçao do componente de essa familia elhe atribuido um apartamento ou casa, se tem um filho a superfiçie é mais pequena se tem mais filhos sera mais grande!
    3) Quanto ha renda funçiona da seguinte maneira;em funçao do rendimento anual do agregado de familia, ele atribuido pela, caixa de alocaçoes familiares uma percentagem para contribuiçao do pagamento de essa renda.
    4)Este sistema funçiona porque no tempo do GENERAL DE GAULE este grande HOMEM DE ESTADO teve a visao necessaria para fazer esta grande reforma!nem o Chirac nem TODOS OS OUTROS presidentes foram capaz de encontra-rem melhor soluçao! agora como hé que voçes querem com todos os erros que foram cometidos nesse PAIS desde decadas,( isso vai levar anos e anos para serem corrigidos) principalmente a construçao selvagem onde tudo era permitido, o abandono dos centros das çidades que se encontrao em ruinas, as rendas blocadas, tem de haver nesse pais uma reforma profunda no arrendament soçial e privado..com implicaçao dos proprietarios do estado e dos inquilinos! porque apezar de tudo ha muita gente seria e trabalhadora nesse pais!
    Concordam com este comentário: jorgferr, MLopes_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MLopes_
  6.  # 9

Eu não vou acrescentar nada de novo ao tópico, até porque o "eu" já disse tudo. Actualizar rendas antigas e despejar os inquilinos que não pagam rapidamente deve ser a prioridade. Actualizar rendas actuais em função da inflação só vai levar a que mais pessoas deixem de pagar, pois as rendas aumentam em função da inflação, mas os salários não, muitos têm até diminuído...
  7.  # 10

Eu tenho um apartamento em Setubal, que ainda esta por partlihar com os meus outros 4 irmaos, sou o cabeça de casal da dita herança, esse apartamento acho que ja esta com uma renda razoavel, decidi que nao aumentava a renda de essa pessoa! todas essas altas rendas os proprietarios tambem podem ter decisoes nesse sentido que o façem bolas! mas tenho um com uma renda de 92euros habita nesse apartamento desde 1974, (primeiro pedido de vistoria NRAU) em fevreiro de 2010, foi recusada por tacos levantados na entrada do apartamento, mas quem habita la sou eu ou ele? quem estragou esses tacos fui eu? essa sim deveria pagar uma renda normal,nova vistoria em 2 de julho 2011, custo total 341.70euros,ja a mais de um ano,vai quase para dois para poder aumentar essa renda, burocraçia de m.....aqui nao se ve coisas destas
    Cumprimentos
    • fpc
    • 14 agosto 2011

# 11

Aquilo que disse o MLopes podia ser uma boa base de actuação do governo para a reforma do mercado de arrendamento. Era bom que os governantes perguntassem a quem está no terreno, que tem experiência das coisas antes de decidirem. Provavelmente quem vai fazer a nova lei, está há anos na universidade, não sabe o que se passa no terreno e vai fazer uma lei semelhante à anterior, muito bonita mas na prática quase impraticável. Veja-se o exemplo do Jesus Mendes, por tacos levantados, certamente por culpa do inquilino, foi-lhe recusada a actualização. Era bom que se soubesse quantas rendas foram actualizadas pela actual lei...
  8.  # 12

Pelo que eu tenho visto e lido o governo tinha previsto cerca de 20.000 processos por ano,de actualizaçao apos o Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU)segundo consta até a data somente cerca de 10.000 processos de legalizaçao foram pedidos nas diferentes Camaras Municipais do PAIS ha mais ou menos contabizados por volta de 400.000 proprietarios que se encontram com rendas antigas! hé un fiasco total et continuam por nao modificar essa lei que actualmente hé obseleta e imcapaz de modificar o sistema.
    1) Para essa lei existe um Presidente de Comissao por Camara , para a vistoria deslocam se um representante da associaçao dos proprietarios, um representante da associaçao dos inquilinos um arquiteto, o meu advogado para me representar visto que nao habito em Portugal, agora digam me la com esta malta toda a papar para um resultado desastroso, quantos milhoes de euros se perdem com isto, nao falo dos impostos que normalmente o estado esta a perder, devido a estas rendas estarem muitissimo baixas, onde estao estes politicos de m...que nao copreendem o sistema? Tentei me dirigir ao Presidente da Comissao para reclamar que nao estava de acordo com o processo de vistoria, contestando nomeadamente o facto dos tacos nao ser um elemento suficiente para recuso da vistoria..disseram me isto: voce faz a reparaçao et pede de novo uma vistoria...chama-mos isso a democraçia?, Nao eu chamo isso roubo imcompetençia ...essa burocraçia hé que deveria ser despejada, e nao certos inquilinos que se vem arrasca para pagar certas rendas..
    Cumprimentos

0.0191 seg. NEW