Iniciar sessão ou registar-se
    • Maru
    • 15 agosto 2011

     # 1

    Boa tarde,
    A minha casa em Sintra tem 7 anos.
    Numa das paredes virada a sul tem um recorte que abrange sala e dois quartos forrada a pedra rustica por fora e com um terraço por cima com a mesma abrangencia.
    Nos dois quartos apareceram logo muito cedo, manchas de humidade junto ao chão, estando agora num estado caótico.
    haverá alguma solução para impermeabilizar esta parede? será a humidade proveniente do terraço? A sala não tem humidades.
    Peço ajuda.
    Maru
      DSC07414.JPG
    •  
      FD
    • 16 agosto 2011

     # 2

    Não pode colocar uma foto de pormenor da ligação do chão à parede?
  1.  # 3

    Colocado por: Maruhaverá alguma solução para impermeabilizar esta parede?

    possivelmente uma caleira de secagem/drenagem junto à parede,

    Existe algum espaço entre a pedra e a paredes interir?
    A foto que o FD pediu pode elucidar muito
    • Maru
    • 16 agosto 2011

     # 4

    Boa tarde,
    Aqui vai a foto. O chão exterior abateu e muito até estou com medo das canalizações e esgotos.
    Sem certeza mas acho que não existe espaço entre as pedras e a parede interior.
    Obrigado
      DSC07416.JPG
  2.  # 5

    Se o solo abateu, terá ai quase de certeza a origem do mal. Essa argamassa que meteram sob a pedra é um mata borrão a absorver água e a passá-la para dentro.

    Provavelmente terá de recalcar a parede, e faze-lo sem a descalçar é trabalhinho bem chato. Possivelmente terá de desmontar as pedras do pavimento por secções (75cm?) retirar a terra, encher com betão ciclópico até à base e repetir isso.

    Preço? não faço a menor ideia, mas o dificil será encontrar quem lho faça
    • Maru
    • 17 agosto 2011

     # 6

    Boa tarde,
    Muito obrigado pela dica Paulo, peço-lhe só a paciência de esclarecer o significado dos termos técnicos: recalcar a parede; descalçar suponho que seja arrancar o chao exterior e quando refere encher com betão ciclópico(que também não sei o que é) desde a base significa desde a base das fundações? e com espessura de 75cm desde a parede para fora?
    Desculpe a minha ignorância mas gostaria de facto de ter alguns conhecimentos quando começar a procurar quem me faça o trabalho.
    Já agora mais uma pergunta: a parede em questão tem um isolamento projectado na parede interior e depois a pedra por cima. será esse isolamento suficiente em termos termicos e de impermeabilidade ou deveria ter levado mais alguma coisa?
    Obrigado.
  3.  # 7

    O que me parece que aconteceu ai, foi que houve cedência do pavimento sob a parede de pedra e se for isso, é necessário recalcar a parede, ou seja, criar uma nova base para a parede, mas sem a demolir. A isto chama-se recalcar, é como se calça-se a parede.

    em termos mais leigos, significa que terá de abrir um buraco por debaixo da parede e criar uma base para que ela não se continue a afundar. Existem outras técnicas para fazer isto, mas são demasiado caras.

    O problema é que ao abrir um buraco sob a parede, ela pode desmoronar-se, dai ser um trabalho que terá de ser feito por fases, em pequenos troços, de 75cm ou de 1 metro, para que ela não caia. Funciona assim:

    Abre um buraco sob a parede ai com 1.00 de comprimento, por 50cm de altura e 50cm de largura. Deste 50cm de largura, 15 serão sob a parede de pedra. Enche o buraco com betão ciclópico (mistura de betão com pedras de 10cm) de forma a que o betão entre em contacto com a face inferior da parede de pedra. Nesta altura terá a parede apoiada nesse troço.

    Vai repetindo até chegar ao fim.

    Note que isto é apenas uma sugestão vendo a fotografia. Uma solução correcta só com visita ao local
    • Maru
    • 19 agosto 2011

     # 8

    Boa tarde Paulo Correia,
    Agradeço antes de mais a sua explicação que é bastante clara.
    Julgo no entanto que por foto não será muito clara a situação. As fundações e paredes da casa estão intactas e não se mexeram o que abateu foi o chão exterior que foi enchido na altura da construçao pois o terreno era originalmente bastante mais baixo e o aterro foi feito só junto à casa. logo ao lado da vegetação que se vê na 1ª foto o terreno desce até à altura original e por ser uma lingua junto à casa feita sem muros de suporte é que abateu ao longo dos anos mas as fundaçoes da casa foram feitas no terreno original.
    Do pouco que percebo destes assuntos julgo qu o problema está mesmo na impermeabilização da parede só estranho o facto de só haver humidade numa das pontas estando todo o resto da parede impecável.
    Mais uma vez agradeço a ajuda e o ganho em conhecimentos.
    Maru
 
0.0083 seg. NEW