Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva.

    Na construção da minha vivenda está previsto a execução da pré instalação de painéis solares, mas o telhado não tem nenhuma água virada a sul, logo os paineis teriam de ficar muito inclinados no telhado para um bom funcionamento. Como disponho de algum terreno livre ao lado da vivenda (cerca de 2000m2) pensei na hipótese de criar uma estrutura para suportar os painéis solares e obter um bom rendimento destes.
    Já me indicaram que tem o inconveniente de os tubos terem de ser melhor protegidos termicamente.

    O que acham desta situação?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Tenho um vizinho que tem os painéis solares num muro, a alguns metros da casa, e é numa região muito fria, por isso não me parece que haja problema.
  3.  # 3

    Pois...
    ...e o deposito , onde fica??
    Se fica junto dos paineis: depois queixem-se que demora meia hora a chegar a agua quente à torneira.
    As tubagens de agua quente devem ser o mais curtas possivell e isso é complicado num sistema longe da casa.

    Se ficar em casa o rendimento do mesmo vai sofrer bastante, mesmo que se tente isolar melhor os tubos do circuito primario.

    Mas as estetica por vezes manda e se necessario coloca-se mais um painel para compensar (se o deposito ficar dentro de casa).

    Um TS montado longe de casa é pura parvoisse!
  4.  # 4

    Colocado por: nhenriquesViva.

    Na construção da minha vivenda está previsto a execução da pré instalação de painéis solares, mas o telhado não tem nenhuma água virada a sul, logo os paineis teriam de ficar muito inclinados no telhado para um bom funcionamento. Como disponho de algum terreno livre ao lado da vivenda (cerca de 2000m2) pensei na hipótese de criar uma estrutura para suportar os painéis solares e obter um bom rendimento destes.
    Já me indicaram que tem o inconveniente de os tubos terem de ser melhor protegidos termicamente.

    O que acham desta situação?

    Obrigado!


    Não tem qualquer inconveniente terá que ter a unica preocupação em não haver sombras que possam prejudicar a incidencia dos raios UV.

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Colocado por: system32Pois...
    ...e o deposito , onde fica??
    Se fica junto dos paineis: depois queixem-se que demora meia hora a chegar a agua quente à torneira.
    As tubagens de agua quente devem ser o mais curtas possivell e isso é complicado num sistema longe da casa.

    Se ficar em casa o rendimento do mesmo vai sofrer bastante, mesmo que se tente isolar melhor os tubos do circuito primario.

    Mas as estetica por vezes manda e se necessario coloca-se mais um painel para compensar (se o deposito ficar dentro de casa).

    Um TS montado longe de casa é pura parvoisse!


    O depósito ficará dentro de casa...os paineis ficarao a 10m de casa... mais ou menos a mesma distancia do telhado...
  6.  # 6

    Não sei se tem problema...

    essa é a questão....
  7.  # 7

    não....

    o que queria dizer era que esse era o tema dessa discussão!
  8.  # 8

    Assim sempre é melhor.
    Vai certemente ter uma menos eficiencia, mas isso, se necessario compença-se escolhendo um painel mais eficiente ou mais um painel.

    Quanto aos tubos de vacuo, já mencionados aqui, é sempre um risco. sim eles tem uma eficiencia melhor, porque tem menos percas. Mas são mais caros e frageis. E por ventura não são os mais aconselhados para os climas moderados pois podem sobreaquecer no verão. São ideais para climas em que no inverno temos sol , mas temperaturas muito baixas(<0), o que permite ainda assim aquecer agua, onde os tradicionais teriam muito mais dificuldades. No verão iberico facilmente ficam sobredimencionados e provovar estragos, mas isto é uma grande discussão que pode consultar neste forum! :)

    Já agora, uma vantagem dos paineis de vacuo que raramente se fala é poderem, ficar mal orientados, se necessario ficar totalmente, ou quase, na vertical pois que perdem relativamente pouco rendimento, comparativamente aos tradicionais que devem "mesmo" correctamente posicionados. Não é raro verem-se nas fachadas dos predios (claro que isso não é em Portugal).

    Colocado por: nhenriques

    O depósito ficará dentro de casa...os paineis ficarao a 10m de casa... mais ou menos a mesma distancia do telhado...
  9.  # 9

    Já agora, uma vantagem dos paineis de vacuo que raramente se fala é poderem, ficar mal orientados, se necessario ficar totalmente, ou quase, na vertical pois que perdem relativamente pouco rendimento


    System 32,
    Pode explicar melhor/desenvolver a afirmação que fez, sff.
  10.  # 10

    Devo concluir que os painéis de vácuo seriam a melhor escolha para um clima como o da minha cidade (interior do país), com Invernos muito frios e prolongados? E os picos de calor que temos de Verão, seriam um problema?
  11.  # 11

    Sim seriam , pois grandes amplitudes termicas implicam grandes variações no rendimento dos paineis, ou estão protegidos parcialmente do sol no verão ou tem pouco rendimento no inverno.
    Colocado por: becasDevo concluir que os painéis de vácuo seriam a melhor escolha para um clima como o da minha cidade (interior do país), com Invernos muito frios e prolongados? E os picos de calor que temos de Verão, seriam um problema?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
  12.  # 12

    Colocado por: DOGMAisto dos painéis tem coisas que não concordo....mas como isto se tornou negócio de Estado são eles que riscam e mandam...e infelizmente vai tudo na carroça atrás.

    quanto ao "sobreaquecimento" dos de vácuo em relação aos planos é mais uma treta.
    "ele" existia sim se área de captação fosse a mesma que os painéis planos para a mesma situação.
    depois tem a ver com a técnica usada nos pais de vácuo....existem vários sistemas diferentes.
    podem até (alguns) ficar desfasados em relação à direcção correcta....bastando rodar os tubos na direcção correcta.

    lembrando: é não esquecer que área necessária de captação nos painéis vácuo é sempre inferior aos planos.

    vou repetir novamente o que sempre digo: o problema está no armazenamento e não na captação.


    Você diz sempre a mesma coisa!!!
    Mas então eu vou explicar melhor! A grande diferença de rendimento entre os dois tipos é pelo facto de um ter menos percas por area de captação.

    Se foge menos calor de um sobra mais para aquecer o fluido do primario e por consequencia a nossa agua.
    Com temperaturas amenas isso não é muito relevante agora com temperaturas baixas mas com sol, o rendimento aumenta bastante. Mas tem tudo a ver com areas de captação. no limite os tubos são melhores no frio extremo. De resto nada que uma area superior (que compense as percas maiores) não resolva.Mas claro que fica um mamarracho maior do que com tubos.

    Agora tubos ao nivel do chão parece-me arriscado, por questões de sugurança, pois se alguem cair em cima deles , ou levam uma bolada , etc, partem mais facilmente que os paineis (o vidro é muito mais fino).

    E quanto à orientação concordo com o que disse, mas mesmo os tubos na vertical ( virados a sul) funcionam bem. Acrescento ainda que o proprio desenho de vidro curvo e fino implica que as percas por refleção no vidro são inerentemente menores.







    nada disso.....o que é preciso é radiação,o estar frio ou calor não tem nada a ver.
    desde que exista boa radiação e com um painel de boa construção....o sistema funciona em pleno.
    Discordam deste comentário:system32
  13.  # 13

    Colocado por: system32
    no limite os tubos são melhores no frio extremo.
    o frio não não tem nada a ver com a radiação....não misture as coisas.
    o painel desde que tenha radiação funciona em pleno independentemente se está frio ou calor....o frio apenas vai influenciar a temperatura da água fria.


    Só queria fazer um comentário dando razão a frase:
    no limite os tubos são melhores no frio extremo.


    Realmente é verdade, e funcionará para todos os tubos....Frio extremo, bem o mais extremo que conheço são os 0 kelvin, os nossos -273,15ºC onde as partículas são estáticas, ou seja, para tal acontecer, na prática, teria-se de estar no vácuo, logo os tubos nunca iriam ter transferencias de calor por convecção :)

    Foi só um momento zen ,já que o system32 não respondeu ao meu pedido :)

    kugu_elu há 22 horas (membro com 46 agradecimentos) citar# 13
    Já agora, uma vantagem dos paineis de vacuo que raramente se fala é poderem, ficar mal orientados, se necessario ficar totalmente, ou quase, na vertical pois que perdem relativamente pouco rendimento


    System 32,
    Pode explicar melhor/desenvolver a afirmação que fez, sff.
  14.  # 14

    Vingançazinha heim???

    Mas se ler melhor expliquei no meu "duelo" com o DOGMA": vá lá ler!


    Colocado por: kugu_elu

    Só queria fazer um comentário dando razão a frase:


    Realmente é verdade, e funcionará para todos os tubos....Frio extremo, bem o mais extremo que conheço são os 0 kelvin, os nossos -273,15ºC onde as partículas são estáticas, ou seja, para tal acontecer, na prática, teria-se de estar no vácuo, logo os tubos nunca iriam ter transferencias de calor por convecção :)

    Foi só um momento zen ,já que o system32 não respondeu ao meu pedido :)

  15.  # 15

    Tecnicas conheço varias, mas como você só sabe mandar bocas, mas nunca informa ninguem, não serei eu a começar a reponder-lhe!

    Alias essa sua insistencia relativamente ao facto da temperatura exterior não afectar o rendimento dos paineis/tubos, nem entendo não. Ou mão percebeu nada do que leu , ou não saba nada do que diz!!

    Será assim tão dificil perceber, que, por exemplo, se captarmos a mesma quantidade de energia (W/m2), mas perdermos para o exterior menos num dos casos, na pratica o rendimento aumenta???
    Isso é valido para o isolamento dos tubos do primario, bem como das placas/tubos em si.

    E ai é facil de ir às suas especificações e perceber que as percas de energia dos tubos são regra geral
    bem menores que nas placas.
    Seja qual for a tecnica nos tubos, a ideia é termos o vacuo (enquando este durar) a deixar os raios solares entrarem e a impedir a convecção do calor captado.
    Dai que no inverno frio a diferença é relevante. Já no verão: não é!



    Mais afirmo que o é bom para os Alemães ou Suecos, não tem de ser bom para os Portugueses. As tecnicas e especificações , se não forem levadas co contexto da localização, podem facilmente ser enganadora).


    Colocado por: DOGMAsystem32

    sou obrigado a fazer~lhe esta pergunta....

    que tipos (técnicas) ou marcas conhece de painéis de vácuo???
  16.  # 16

    system32,
    o que eu não entendo, e aqui será muito porque não estou dentro do assunto, é o porque de dizer que o o rendimento de ficarem bem orientados (presumo com os raios solares a inserirem no plano de absorção a 90º diminuindo a reflexão) ser pouco superior ao de ficarem mal orientados (na vertical, na hora do meio dia solar onde os raios incidem com um ângulo de 0º, ou seja, não incidem, simplesmente passam paralelamente ao plano de absorção não havendo portanto incidência directa).
    Espero ter conseguido explicar a minha dúvida, e obviamente que levei a situação ao extremo e de forma simplista.
    E mais uma vez refiro que o funcionamento desta tecnologia não é totalmente conhecida por mim.
  17.  # 17

    Se bem percebi a sua duvida, repare que o que afirma refere-se aos paineis que são planos. No caso dos tubos o vidro é (obviamente) curvo, e por isso tem sempre uma parte perpendicular aos raios solares. Tambem o vidro dos tubos é tipicamente mais fino reduzindo o efeito de refração. Repare que o que disse era termos os tubos na vertical, e virados para SUL. Se o desvio para sul não for muito grande, podemos (como disse o DOGMA) rodá-los de modo a que a superficie de captação fique virada para sul. Claro que isto tem limites e sempre tem algumas percas, mas é algo que os paineis planos não fazem.

    Colocado por: kugu_elusystem32,
    o que eu não entendo, e aqui será muito porque não estou dentro do assunto, é o porque de dizer que o o rendimento de ficarem bem orientados (presumo com os raios solares a inserirem no plano de absorção a 90º diminuindo a reflexão) ser pouco superior ao de ficarem mal orientados (na vertical, na hora do meio dia solar onde os raios incidem com um ângulo de 0º, ou seja, não incidem, simplesmente passam paralelamente ao plano de absorção não havendo portanto incidência directa).
    Espero ter conseguido explicar a minha dúvida, e obviamente que levei a situação ao extremo e de forma simplista.
    E mais uma vez refiro que o funcionamento desta tecnologia não é totalmente conhecida por mim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu
  18.  # 18

    Só resta uma duvida. Mesmo sendo uma superfície cilíndrica, quando na vertical, e numa situação ideal de raios solares a incidirem a 90º com a superfície terrestre ( ou seja, no local da terra onde ao meio dia solar naquele preciso dia isto acontece) não incide nenhum raio no painel cilíndrico em perfeita verticalidade, ou seja, com a mesma inclinação dos raios solares, apenas lhe incide raios solares no topo do cilindro, naquele circulo de raio igual ao raio do tubo. De resto percebi o funcionamento mas embora haja sempre uma maior incidência, nem toda a superfície é útil a toda a hora do dia solar.
  19.  # 19

    Ok, isso é a pior situação, e mesmo assim só ocorre ao nivel do equador, por cá o sol nunca incide a 90º, e mesmo que o fizesse, seria apenas ao meio dia. Para ter uma ideia , em portugal os paineis planos devem estar inclinados a 40-50º. Não que no Verão o sol não venha mais alto, mas no inverno vem mais baixo e é nessa altura que é mais importante o rendimento. Claro que vão vir os Experts dizerem que isso é muito e que isso baixa o rendimento anual do sistema, e é verdade, mas eu demonstro (e já o fiz ao engenheiro que me veiro montar os meus paineir), que aumenta no inverno ( onde é mais critico) e no verão tenho mais do que suficiente. Posso vos dizer que este ano desliguei o apoio solar ainda em Fevereiro!!

    Colocado por: kugu_eluSó resta uma duvida. Mesmo sendo uma superfície cilíndrica, quando na vertical, e numa situação ideal de raios solares a incidirem a 90º com a superfície terrestre ( ou seja, no local da terra onde ao meio dia solar naquele preciso dia isto acontece) não incide nenhum raio no painel cilíndrico em perfeita verticalidade, ou seja, com a mesma inclinação dos raios solares, apenas lhe incide raios solares no topo do cilindro, naquele circulo de raio igual ao raio do tubo. De resto percebi o funcionamento mas embora haja sempre uma maior incidência, nem toda a superfície é útil a toda a hora do dia solar.
  20.  # 20

    Assim já posso estar mais de acordo. E mesmo esta situação que referi não acontecer em Portugal, situações próximas acontecem..mas com os 40-50º já fico mais descansado.
 
0.0247 seg. NEW