Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    De vez em quando venho aqui ao fórum espreitar para ver se aprendo alguma coisa mas é a primeira vez que me "ouvem falar".
    Espero daqui a pouco tempo começar a construir a minha moradia. Tenho o projecto de arquitectura alinhavado e em fase de orçamentação e gostava que o comentassem.
    Sugestões/críticas construtivas são bem vindas... e as outras também as aceito...que remédio ;)
  2.  # 2

    Boa noite RutePat,

    Bem...desde já, boa sorte para o resto do processo!
    Já tem a arquitectura aprovada, entendi bem?

    E quais as áreas? (estou com preguiça de somar) :-) ma parece bem grandita...
    E com as áreas ditas sociais bem generosas!

    riscas
  3.  # 3

    Boa noite.

    Qual é o propósito que vai dar aquela divisão "soho" de 32 m^2?
    Parece ocupar muito espaço desnecessáriamente.
    Chega a ocupar mais do que os quartos juntos (sem a suite).

    Porque é que na varanda à esquerda tem aquela parede naquele formato (meio triangular)?
    Também é "espaço" desperdiçado" que conta para a área de implantação.

    A sala de TV é suposto ser uma sala de home-cinema?
    Gosto do conceito de sala de cinema, mas tem de valer a pena.

    Na I.S. da suite tem lá a figura da cadeira de rodas, mas não me parece que na realidade conseguisse ir de cadeira de rodas até à sanita ou banheira, logo acho que é fútil.
    E na I.S. comum dos quartos penso que a cadeira de rodas também tem conflito com o "lavatório duplo".
    Como não há mais nenhuma I.S. com acessibilidade penso que deveria rever isto.
    Os arquitectos aqui do forum que se pronunciem.

    A meu ver convinha ter aquela parede entre a cozinha e o quarto bem isolada (mais espessa de alguma forma) para evitar grande passagem de barulhos.

    Eu evitaria aquele espacinho extra na zona de secagem de roupa. Não sei se tenho razão mas aquele canto pode dar azo a humidades pois é muito escondido e numa divisão de secagem. (posso estar enganado, mas é o que parece).

    Será prudente a unica forma de sair ou entrar na cozinha ter de ser a passar mesmo encostado à mesa da sala de jantar?
    Tem aquela saída directamente para o exterior que alvia. mas a passagem para o interior da casa é muito restrita.

    Era bom evitar uma I.S. sem janelas para o exterior como a I.S. comum dos quartos, mas não é obrigatório (acho eu).

    Pessoalmente não gosto do alpendre da sala e da cozinha. Parece-me mal colocado ali, ou então está mal aproveitado.
    A não ser que meta lá um grelhador (ou uma mesa e cadeiras para explanada, visto que está virado a sul) e ai já tem um bom uso com ligação para a cozinha e sala.

    De resto parece-me bem, parece grande.

    Boa sorte com a sua construção.
  4.  # 4

    Meus comentários:

    Garagem
    Colocava uma janela oscilobatente com estores ao lado do portão da garagem (ficava entreaberta ou mesmo aberta com os estores baixos mas não cerrados) para entrar/sair o ar da garagem.

    Arrumos
    Precisa mesmo de estar em uma divisão fechada?
    Se não colocar uma janela aí, pense em colocar uma tubagem para a circulação do ar nessa divisão.

    Área em tosco
    Atenção que, assim como está vai pagar mais IMI e licença de construção :-)
    Porque não tirar do projecto a porta de acesso?
    Prever circulação de ar aqui.
    Já agora, tem ideias para aproveitar esta área?

    Escada
    Colocava uma porta a fazer divisão entre cave e RC.

    Secagem roupa
    Não gosto muito do conceito de existir junto à entrada da cozinha uma zona de secar a roupa.
    Se tem terreno, porque não colocar um estendal na rua.
    Em dias de chuva, colocava a roupa nos estendais "amovíveis" debaixo do alpendre.

    Sala máquinas
    Não vejo a necessidade de haver esta sala (será para o reservatório?).

    Despensa
    O L à direita é área pouco aproveitada (a que está para o quarto).

    Lobby
    A entrada para a cozinha podia ser mais facilitada

    Soho
    O que é?

    Sala TV
    É giro para ver nos outros mas não sei se será prático no dia a dia.
    Não sei se tem as medidas certas... atenção à distância aconselhada entre a TV e os olhos....
    Está a "tapar" a luz que poderia ir para a sala.
    Não sei se está no melhor lugar....
    Porque não colocar na área em tosco futuramente?

    Sala refeições
    Pode estrangular a entrada na cozinha.
    Falta espçao para colocar móveis de apoio (aparador ou um louceiro por ex.)

    Sala de estar
    Não está prevista uma TV aqui? Vai tudo para a sala de TV ver TV? :-)
    Esta sala parece que irá ter pouca iluminação natural já que a sala de TV tapa a iluminação de sul e a janela na sala de refeições recebe pouca iluminação por causa do alpendre.

    Quarto 1 e 2 e suite
    Não há grande privacidade entre eles.
    Tentaria colocar o roupeiro entre quartos, sempre abafa os sons.
    Atenção aos vidrados, grandes áreas podem ser grande problemas a nível térmico.

    IS quartos
    Não tem janela...

    Closet
    Sem iluminação natural...

    Se o projecto ainda não está entregue na câmara, repensava alguns pontos....
  5.  # 5

    Obrigado pelos vossos comentários, vou tentar responder a todos...
    o projecto não está aprovado nem sequer entrou na câmara municipal.
    o SoHo (small office home office) é o escritório, e foi a forma de "aproveitar" o espaço de circulação até aos quartos, isto porque nesta zona já esteve outro quarto e uma i.s., estando nessa versão o escritório em mezzanine sobre a sala.
    O espaço entre as paredes da varanda vai ser utilizado para arrumos.
    A sala de TV é para os miúdos, ou nós, podermos estar a jogar Wii, principalmente Wii Fit, enquanto os restantes podem estar a ver por exemplo o noticiário, ou estar com os amigos na sala, e ser também uma sala com iluminação e acústica mais controlada para ver cinema. Poderá ainda servir de quarto de visitas, sabemos que não é o melhor local, mas será utilizado de forma esporádica, talvez umas 3x por ano.
    A i.s. acessível será a comum, bastando inverter o sentido de abertura da porta. A cadeira de rodas na i.s. da suite está lá por esquecimento.
    O espaço na secagem de roupa há-de servir para o tubo de queda dos pluviais.
    O acesso à cozinha, não sendo perfeito, foi o possível para não perder área na despensa.
    Sim, o alpendre levará um BBQ na parede que faz fronteira com a sala de TV.

    mais uma vez, obrigado pelos comentários.
    Nós também preferíamos uma i.s. com janela, mas esta provavelmente nem na cobertura terá uma... e já agora, não é obrigatória ;)
  6.  # 6

    agora respondendo ao post da mafgod,

    garagem
    é uma boa sugestão, mas prefiro prever uma, ou várias, grelha no próprio portão.

    arrumos
    terão ventilação.

    área em tosco
    para já é uma área em stand-by, pensando em aproveitá-la como zona de arrumos no futuro, mas pode ter outras utilizações...

    escada
    onde e porquê?

    secagem de roupa
    parece-nos muito mais prático assim.

    sala de máquinas
    será para o depósito de aqs e para a máquina de lavar roupa

    lobby
    sim, mas iria perder área e separar dois espaços que podem co-existir...

    sala tv, sala refeições e SoHo
    ver post anterior

    sala de estar
    a sala de estar tem cerca de 15m2 de envidraçado... poderá é ter luz a mais.

    i.s. comum
    pois, é interior...

    closet
    para mim não é crucial.
  7.  # 7

    Colocado por: RutePatOlá a todos!
    De vez em quando venho aqui ao fórum espreitar para ver se aprendo alguma coisa mas é a primeira vez que me "ouvem falar".
    Espero daqui a pouco tempo começar a construir a minha moradia. Tenho o projecto de arquitectura alinhavado e em fase de orçamentação e gostava que o comentassem.
    Sugestões/críticas construtivas são bem vindas... e as outras também as aceito...que remédio ;)


    falando apenas da formalidade e registo com a envolvente/arranjos exteriores, o projecto é mau
    não vejo qual a intenção de criar tanta longitudinalidade e massa de habitação, falta de sub estruturação da forma.
  8.  # 8

    Colocado por: mafgod
    EscadaColocava uma porta a fazer divisão entre cave e RC.
    Colocado por: RutePatescada
    onde e porquê?
    A ideia da porta é fazer a separação acústica e térmica entre a cave e o RC (para além de evitar os cheiros/fumos da garagem virem para o RC).
    Onde? No inicio ou fim das escadas ou mesmo em ambos os lados.
  9.  # 9

    Bom dia Rute,

    Em termos formais não me vou pronunciar, porque acho que o projecto precisa de uma volta tão grande que eu começaria de novo, mas se é o que gosta peça para amadurecer melhor essa proposta. Apenas pretendo chamar-lhe a atenção para aspectos mais práticos.

    1º a sala de refeições é estreita, tanta área e no fim quando estiverem as pessoas sentadas não se pode passar em lado nenhum;
    2º nos wc's não basta caber o circulo de 1,5m para cumprir as acessibilidade, ou seja nenhum desses IS cumprem as acessibilidades;
    3º aqueles triangulos na varanda deveriam ter um sentido de utilização, só para aspectos formais acabam por ser forçados;
    4º o acesso à cozinha está mal pensado, é preciso andar muito para chegar do carro à cozinha de qualquer ponto da casa;

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  10.  # 10

    Bom dia!

    De facto, uma das primeiras coisas que me saltou à vista é a sala de refeições, que é estreitíssima, o que não faz sentido nenhum tendo em conta a generosidade de áreas deste projecto.

    Quanto ao Soho, um conselho de quem trabalha muito em casa - não é interessante ter a zona de trabalho a) numa zona de passagem, com crianças a entrar e sair dos quartos, a empregada a mudar lençóis e a encerar chão, etc; e b) numa zona tão perto dos quartos de dormir - se vai trabalhar intensamente no seu home office, tenha-o o mais afastado possível da zona em que vai repousar depois do trabalho. Até porque se quando acorda de manhã e sai do quarto, a primeira coisa que vê é a pilha de trabalho em stand-by... enfim, não é a melhor maneira de começar o dia :-)

    Se o escritório é para usar pouco, então equacione reduzir o seu tamanho, já que, como está, trata-se de uma divisão cuja construção lhe irá custar cerca de 30 mil euros.

    Boa Sorte!

    I.
  11.  # 11

    mafgod,
    mas a garagem tem uma porta para o hall, não acha que será suficiente?

    nuno,
    pode desenvolver a questão de alterar drasticamente a forma do edifício? A ideia principal desta casa sempre foi que se desenvolvesse num só piso, excluindo a garagem...
    1.º a sala de refeições pode parecer estreita, mas será separada do restante espaço apenas por mobiliário. Mas para que perceba melhor, qual o espaço que a maioria tem para colocar uma mesa de refeições rectangular? É que eu sempre menos espaço que este, mas admito que o projecto possa pecar por defeito);
    2.º sim, uma delas terá ainda que ser alterada.
    3.º esses espaços irão ser utilizados para arrumos, na sala de tv, estando o outro ainda por decidir.
    4.º já foi alterado.

    italiano,
    será que se a sala de refeições for renomeada para espaço de refeições não choca tanto, ou será que está mesmo estreita? É que para colocar uma mesa rectangular mais as cadeiras o projecto prevê uma largura muito próxima dos 3m.
    o soho irá ter várias utilizações, sendo elas a de escritório, sala de estudo para os pimpolhos e a de biblioteca (nós temos muitos). Não acha exagerado considerar um custo de 1000€/m2 para um espaço em open-space?


    obrigado por todos os comentários!
  12.  # 12

    Colocado por: RutePatNão acha exagerado considerar um custo de 1000€/m2 para um espaço em open-space?


    Qual é a sua estimativa de custos?
    • edg
    • 25 agosto 2011

     # 13

    uma típica casa portuguesa contemporanea, com a mais o gesto "ousado" de por uma espécie de boca de fogo por cima duma micro-praça (Casa da Música do Porto?). Agora o projecto "já está", portanto não posso dizer mais nada.

    Eu me pergunto para onde é que fugiram coisas como... a originalidade, a linha curva (no máximo uma!), a fantasia, o uso de materiais não comuns....
  13.  # 14

    Engraçado...

    Orçamentei uma vivenda bastante parecida para Mafra...
  14.  # 15

    Rute,

    Não há muito a desenvolver sobre o aspecto formal do edificio, sem saber a envolvente não percebo esse esforço desse oculo balançado, é algum alinhamento especial? busca de uma vista em particular?, parece-me um gesto muito forte para ser gratuito. Nota-se um esforço para fazer a moradia parecer interessante, mas o resultado final é frio sem nenhum aspecto interessante apontar, principalmente na divisão espacial interior.

    Mas concerteza a Rute terá outra opinião, por isso boa sorte e felicidades para a sua nova casa.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
 
0.0195 seg. NEW