Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus caros,

    Tenho um terreno e estou a pensar construir uma moradia. No entanto estou com dificuldades em idealizar e visualizar o projecto da mesma dadas as condicionantes a que estou sujeito (o terreno tem uma forma não ortogonal, e existem limitações de acordo com o regulamento do loteamento.

    É neste sentido que venho solicitar a vossa ajuda, com vista a arranjar ideias sustentáveis. Agradeço desde já todos os vossos comentários e possíveis sugestões.

    O terreno, cujo esboço remeto na imagem em anexo, tem 308m2, tendo como área máxima de implantação 107 m2 e de construção 185m2. A moradia pode ter 2 pisos, tem de ter cobertura em telha lusa, pode ter uma garagem/arrecadação (facultativo) na zona posterior (indicada a tracejado no desenho) com o máximo de 20m2 (que contam para a área de implantação), e tem de respeitar os afastamentos de 3m no lado do acesso à garagem e 2,5m face à rua projectada – estas são as limitações impostas pelo regulamento do loteamento. A indicação do Norte, está mencionada no desenho.

    A minha ideia em termos de divisões é a seguinte: no r/c – 1 escritório, 1 wc, 1 hall, 1 sala de estar, 1 sala de refeições, 1 cozinha, 1 lavandaria/apoio à cozinha e 1 garagem (se ainda sobrar área de implantação). No 1.º andar – 1 suite com wc e quarto de vestir, 2 quartos, 1 hall (ou algo equiparado) e 1 wc.

    Será que com as minhas pretensões, se consegue obter divisões com dimensões razoáveis?

    Dada a obrigatoriedade de cobertura com telha lusa, estava a pensar na possibilidade de aproveitamento de sótão, desde que o mesmo não conte para a área de construção.

    Ainda pensei na possibilidade de inserir uma piscina, mas isso deve ser missão impossível (embora me tenham dito que a mesma não conta para a área de implantação e não está abrangida pelos limites de afastamento atrás mencionados.)

    Tendo em conta tudo o que disse, fico a aguardar os vossos comentários, sugestões e ideias para uma possível moradia. Estou farto de pensar e não consigo idealizar/visualizar nada. Se o terreno fosse ortogonal, talvez o problema não se colocasse. Assim, dificulta tudo.

    Se for possível a apresentação de um esboço, mesmo que seja tosco, agradeço imenso. Gostava de ter algumas ideias antes de ir à procura de arquitecto.

    Aguardo as vossas intervenções e agradeço desde já toda a atenção dispensada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arq marina felix
  2.  # 2

    .
    •  
      FD
    • 16 outubro 2008

     # 3

    Acho que deve primeiro procurar um arquitecto, colocar-lhe o problema e depois então passar por aqui para reunir outras opiniões.

    Se reparar, os arquitectos existem, supostamente, para resolver problemas como esse que apresenta. Se lá chega e o problema já está resolvido estará a pagar por um trabalho que já fez, não? :)
  3.  # 4

    Caro FD,

    Apesar de concordar com a sua perspectiva, antes de ir procurar um arquitecto gostava de ter algumas ideias sobre as possíveis dimensões e localizações para albergar as minhas pretensões em termos de divisões e envolvente. Não quero ir de "mãos a abanar" como se costuma dizer.

    De qualquer das formas, agradeço a sua sugestão.
  4.  # 5

    theodorakis, até parece que vai a um exame qualquer, não concordo consigo, pois o arquitecto está lá precisamente para isso e não para lhe vender logo uma receita.
    A não ser que pense que todo esse processo de afinação das suas pretensões lhe irá custar os olhos da cara.
    Um arquitecto consciente irá ouvi-lo em tudo e até ajudá-lo a definir ( se ainda não o tiver feito) o programa que você precisa e quer para a sua habitação e avançar com as primeiras soluções que concerteza são discutidas e explicadas e sempre com a sua opinião.
    É assim que se faz um bom projecto.
  5.  # 6

    marco1, eu não vou para nenhum exame. Eu sei que os arquitectos estão lá para isso. Longe de mim querer levar já tudo feito. Se fosse esse o caso, para que é que eu precisava de um arquitecto!!! Apenas gostava de possuir algumas ideias/sugestões sobre diferentes configurações, e depois trabalhá-las com o arquitecto, juntamente com as ideias deste. Normalmente um bom projecto acaba por se alcançar através da conjugação de várias ideias.

    Como disse na minha exposição, a minha dificuldade reside na "visualização", dadas as condicionantes forma do terreno e afastamentos impostos. Se reparar, trata-se de uma "bico" ou uma "cunha". Se se tratasse de um terreno quadrado, possivelmente visualizava melhor as várias disposições possíveis e não tinha vindo solicitar ajuda. Mas neste caso existem limitações que condicionam muito mais a disposição de uma moradia, face a uma moradia rectangular ou quadrada.

    Obrigado pelo seu comentário
  6.  # 7

    Peço desculpa mas insisto se tem essas dificuldades porque não vai logo ter com o arquitecto??
    já reparou que está precisamente a começar da forma errada? ou seja quer umas ideias com base numa planta e um programa funcional simples ( o nº de divisões) e "passar por cima" de uma visita cuidada ao local, ver as suas caracteristicas e ai sim avançar com as soluçoes com base numa interligação do programa com as caracteristicas do local e do terreno em si.
    E deixe-me dizer-lhe que se encontrar um profissional conscencioso, não é isso que lhe vai ficar mais caro.
  7.  # 8

    Realmente não estou a ver qual é o problema de theodorakis querer uma opinião. se fosse no meu caso, também gostaria de ir já com alguma ideia. E se um fórum não serve para isso mesmo, então para que será? Se for so para fazer publicidade ou criticar, então, estou mesmo enganado....
  8.  # 9

    Muito boa noite
    Pois eu acho que com ideias ou sem elas deve falar com um arquitecto,mas escolha um do qual já lhe conheça obra para poder ver se o tipo de trabalho dele vai de encontro aos seus gostos.Há-os com ideias arrojadas,outros mais convencionais...Com o tipo de terreno que tem precisa de alguém com imaginação.Por acaso o meu vizinho tem uma casa(chamam-lhe ferro de engomar)que é um triangulo e até está muito bem por dentro .
    As divisões não precisam de ter obrigatoriamente paredes em angulo recto,os halls ,de acordo com as novas teorias ,não servem para nada a não ser para roubar área,o espaço de sala de estar e refeições poderia estar junta,sei lá,faça isso ,vá simplesmente falar,sem compromisso e se não lhe agradar procure outro,pois eles não fazem logo o definitivo .
  9.  # 10

    sergyio, de facto é precisamente essa a minha intenção, levar já alguma ideia (ainda que a mesma possa vir a ficar de lado). Mas pelo que vejo, até agora, deve ser algo que não vou obter por estes lados.

    Gandufe, efectivamente há que se ter em conta o arquitecto que se vai escolher. Essa escolha não pode ser feita de ânimo leve.

    Constato que por aqui não vou obter qualquer "ajuda" para as minhas pretensões.

    De qualquer das maneiras, agradeço a todos os que comentaram e apresentaram as suas susgestões.

    Um obrigado a todos.
  10.  # 11

    theodorakis... ainda não explicou qual o programa que quer colocar, area bruta estimada...?!?! como quer que alguem ajude, se não expõe toda a sua pretensão.

    EDIT: (UPPPS!!!)
  11.  # 12

    Bom dia,
    quando pensei em construir a minha casa (neste momento já estou em fase de orçamentos) pesquisei tudo e mais alguma coisa e como designer e amante de todo o tipo de artes, tal como a arquitectura, sempre pensei que a iria conceber a nivel de ideia. Contudo, na minha primeira reunião com a arquitecta que por sinal é minha amiga, verifiquei que tudo o meu esforço era inutil pois nos primeiros esboços que ela simplesmente ia desenhando deixava me de boca aberta e a pensar é mesmo isso que quero! E eu quietinha decidi que apenas iria intervir após a apresentação das primeiras soluções. E assim foi, disse lhe o que gostava e o que detestava numa casa, qual o tipo de estilo, moderno e mostrei lhe imagens de casas que tinha pesquisa. E nas diversas reuniões que tinhamos discutiamos muitas ideias.Devo dizer que nunca a tinha imaginado assim mas por enquanto acho que está perfeita. Agora ando ansiosa para a ver construida.Bem foi só um testemunho ;)
  12.  # 13

    Pedro por acaso o T...kis até já expos o programa mas peço desculpa a todos mas vou deixar de ser politicamente correcto e insistir que já não tenho paciência para certa forma de encarar isto dos projectos.
    Acho que realmente parece que as pessoas estão "viciadas" em certas rotinas e efectivamente não querem ser ajudadas da forma correcta e pode ter a ver com o eterno medo dos custos.
    Uma coisa é dar uma opinião sobre uma questão mais ou menos concreta, outra coisa é "avançar" com um dito boneco sem conhecer todos os ingredientes e de alguma forma cair em formas gratuitas de ocupação de um determinado espaço.
    Por outro lado gosto quando um cliente me chega com uma ideia seja de um caso que já viu ou de um determinado estilo de casa que viu numa revista por exemplo. Isso sim poder conversar sobre como gostaria de viver na sua futura casa quer internamente quer exteriormente e ai sim avançar com propostas inteligentes de aproveitamento do terreno.
  13.  # 14

    Marco1 tens razão... pois está... mas de qq maneira tens razão.. acabará por ser contra producente "fazer" um projecto (que não é projecto nenhum) on-line...
    No caso de profissionais "ajudarem"... estariam a trabalhar "probono"... a ideia, a resolução do programa para o lote.. é uma parte importante do trabalho do Arquitecto (senão a mais importante), que deve ser remunerada e bem equacionada.

    Não esperem, pelo menos de mim, que seja o programa resolvido, de raiz, on-line...
    Imagine os abusos..,. que esse tipo de situações poderiam originar.
    •  
      FD
    • 17 outubro 2008

     # 15

    Pois, eu não queria dizer o que o Pedro acabou de dizer e tentei-lhe dizer de outra forma.

    A verdade é que os arquitectos são pagos essencialmente pelas suas ideias, e ao dá-las, estão a fazê-lo sem contrapartidas e se calhar, até a ajudar um concorrente deles...

    theodorakis, se quando tiver o projecto vier aqui pedir a opinião, todos a darão, como já aconteceu diversas vezes, mas compreenda a posição expressa pelo Pedro Barradas e ponha-se na posição de um arquitecto. Não leve a mal, mas faz todo o sentido não acha?

    Eu sempre que posso, ajudo, no que sei e muitas vezes no que não sei. :D
    Mas de que adiantaria estar-lhe a dizer para fazer a casa assim ou assado se amanhã quando fosse ao arquitecto ele lhe apresentaria uma solução muito melhor? Aliás, opiniões destas de quem não tem formação ou experiência suficiente até me parecem contraproducentes...

    Boa sorte! :)
  14.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasImagine os abusos..,. que esse tipo de situações poderiam originar.


    Já apareceram mesmo que sem intenção. Há certos tópicos em que se pede um orçamento descriminado e isso já ultraprassa o âmbito da ajuda. Uma coisa é dar-se uma opinião, outra é fazer-se o trabalho.

    Não peçam para oferecermos a única coisa que temos para vender
  15.  # 17

    Mas será assim tão dificil mesmo para uma pessoa q não perceba nada de arquitectura fazer uns rabiscos daquilo que gostaria de ver na sua casa. Obviamente o modelo final nunca vai ficar nem de perto nem de longe, mas se tivesse colocado lá uns rabiscos no desenho do lote do terreno, por esta hora secalhar ja tinha algumas ideias na manga.

    Agora como não o tem, só indo mesmo a quem percebe do assunto e ir.... branquinho de ideias!

    um abraço
  16.  # 18

    Agradeço os comentários de todos os intervenientes.

    Até há próxima.

    Continuação de bom dia.
  17.  # 19

    Colocado por: theodorakisAgradeço os comentários de todos os intervenientes.

    Até há próxima.

    Continuação de bom dia.


    Theo não fique chateado, sério... com o fim de semana á porta, dê uma voltinha de carro com a sua cara metade, leva a sua máquina fotográfica, tire umas fotografias a umas casas que acha que lhe enchem a medida e depois num dia á noite pegue numa folha de papel e começa a fazer uns rabiscos.... aposto se fizer isso e depois aqui colocar esses mesmos rabisco, verá que terá muitas opinião em relação a isso.

    um abraço e não desanime!

    filipe
 
0.0183 seg. NEW