Iniciar sessão ou registar-se
    • naar
    • 19 agosto 2011

     # 1

    Colocado por: DOGMAreparem que só falam no dimensionamento das casas nas vivências de cada um em função de....mas nunca se fala na qualidade das mesmas..(casas)

    qualidade...geral!!


    O que é para si uma casa com qualidade?
    • sflp
    • 31 agosto 2011

     # 2

    Eu achei este tópico muito "giro" :)
    Toda a vida vivi em apartamentos e o meu marido viveu em vivenda até se casar comigo. Depois passou a viver em apartamento... Sempre vivemos em apartamentos pequenos. Há 2 anos compramos apartamento com 136 m2, o que para nós os dois e 3 gatos chega e sobra... É no último andar, tem elevador e garagem para 2 carros e tem sótão. Actualmente estamos numa moradia que tínhamos possibilidade de comprar (se vender-mos o apartamento) temporariamente... Não queremos, queremos voltar para o nosso apartamento, o nosso ninho :) sentimo-nos mais seguros, temos tudo o que precisamos e temos uns vizinho 5*. Tenho a noção não que não é fácil encontrar um apartamento assim. Tivemos sorte e não foi caro. E não me faria confusão se só tivesse 70m2 (limpava-se num instante)... ;) Temos uma vista espectacular para os castelos da cidade, sobre a cidade, que é pequena, e para as montanhas no horizonte. O que poderíamos querer mais? Estou ansiosa por voltar para lá e personalizá-lo...
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
  1.  # 3

    Este tópico é interessante.

    Já morei em apartamentos e moradias (agora em moradia).
    Os apartamentos assustam-me pois são uma lotaria em termos de vizinhos (as moradias tb, mas menos).
    Depois mesmo tendo vizinhos bons há sempre os barulhos inevitáveis, passos vozes etc. Isso é das coisas mais chatas nos apartamentos, e q se ultrapassam nas moradias.

    Quanto às áreas dos apartamentos ou moradias:

    Qdo construimos a casa actual exageramos um pouco na área dos quartos, e isso não aconselho, mais difícil aquecer e mesmo algo descorfortável. A medida certa seria melhor.

    Eu gosto de casas pequenas ( o q não será o caso da nossa casa actual) e adoro a casa tipo IKEA, do género 50 m2 por apartamento ou mesmo 25 m2.

    Cozinha generosa sim, pois é onde se passa a maior parte do tempo.

    Jardim?

    Para quem tem filhotes acho optimo, daí uma vantagem para as moradias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  2.  # 4

    Colocado por: ParamonteEste tópico é interessante.

    Eu gosto de casas pequenas ( o q não será o caso da nossa casa actual) e adoro a casa tipo IKEA, do género 50 m2 por apartamento ou mesmo 25 m2.

    Cozinha generosa sim, pois é onde se passa a maior parte do tempo.

    Jardim?

    Para quem tem filhotes acho optimo, daí uma vantagem para as moradias.


    Sabe que a Ikea vende moradias e apartamentos? Infelizmente ainda não chegaram a Portugal, mas pelo que pude ver, as áreas são bem contidas.

    http://www.boklok.com/

    http://www.boklok.com/upload/Documents/The%20BoKlok%20Concept/BoKlok,%20Sweet%20BoKlok%20-%20%20Term%20Paper.pdf
  3.  # 5

    Pois eu sempre vivi em moradia e enorme, com animais domésticos, muito jardim para tratar, relva , sebes, ervas daninhas aos potes para cortar e arrancar. A nivel de trabalho, graças a Deus nunca falta!
    Quando casei mudei-me para um apartamento...escusado será dizer que a fase de habituação demorou muito...todos os sons dos vizinhos, até os meus, receava convidar amigos para nos visitarem pois tinha medo do barulho que iria causar... churrascos acabou, apesar de ter uma pequena varanda, o verde do jardim, a companhia ds animais a correr entre as arvores tambem.
    Por outro lado, limpava a casa em 3 tempos, como não tinha jardim, passeios para limpar e cuidar, o resto do tempo era para estar no sofá ao relax.

    Moral da história; Após 10 anos a viver em 90 m2, endividei-me até aos dentes para comprar uma moradia com jardim a toda a volta, montes de passeios para lavar, obras que nunca acabam, mas estou feliz, estou no meu canto e á vontade para fazer o barulho que me der na telha, sem ter k levar o mau humor dos vizinhos.
    Concordam com este comentário: eu, Jonh, einstone, raulschone, Expat, bel99
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  4.  # 6

    Colocado por: ParamonteA medida certa seria melhor.


    E qual é a medida certa? :)
    • eu
    • 1 setembro 2011 editado

     # 7

    Obviamente que o melhor sítio para se viver depende acima de tudo das condicionantes pessoais, estilo de vida e preferências de cada um.

    Eu fiz recentemente a transição oposta (apartamento -> vivenda) e estou muito satisfeito, pois ganhei muita qualidade de vida. Ganhei espaço, silêncio, conforto e pude finalmente arranjar um cão para os meus filhos. Também tenho agora garagem para os carros e as tralhas, para as bicicletas e diversões (exemplo: mesa de ping pong). Os miúdos passaram a brincar mais no exterior e ganharam rapidamente amigos do bairro.

    A vivenda dá mais trabalho? Sem dúvida... mas vale a pena! É preciso subir escadas? Sim, mas isso até é bom para a nossa forma física!

    Mas lá está... cada caso é um caso e o que interessa é que cada um seja feliz na sua habitação.
    Concordam com este comentário: marco1, becas, Jonh, einstone, raulschone, DOGMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  5.  # 8

    Toda a vida vivi numa vivenda e quando foi para comprar...optei por uma vivenda...nunca me consegui imaginar a viver numa gaiola!

    Durante a universidade vivi num apartamento...e por mais que me digam que é tem vantagens, as desvantagens são sempre mais chatas.

    Ou vivemos num ultimo andar ou então estamos sempre propícios a ter um vizinho em cima horrível...

    Isto de ser upgrade ou downgrade é uma questão de gosto e também de sorte...
    Concordam com este comentário: Jonh, naar
    • Jonh
    • 1 setembro 2011

     # 9

    Vivi durante 28 anos num apartamento com cozinha minúscula, 1marquise com 1.20x1.20, sala com 10m2 etc etc...
    Condomínio: zero problemas, até ao dia em que a Câmara resolveu comprar um dos andares para realojamento...

    Agora, mudei para moradia...tenho 180m2 de quintal, sótão arranjado, cozinha com 24m2 uma grande bancada para fazermos bolos e petiscos com família e amigos mais o belo do alpendre anexo...é um sonho!

    De verão montamos uma piscina no quintal...etc etc etc

    Tenho muito trabalho e muitas dores de cabeça para manter a casa sempre impecável....mas era isso mesmo que procurava!
    Ocupação saudável, com as nossas próprias coisas, mas lá está, isto depende de "preguicite" ou o jeito que cada um tem...
    Concordam com este comentário: naar
  6.  # 10

    Cada pessoa tem as suas necessidades e gostos que podem variar ao longo da sua própria vida, a questão sobre upgrade ou downgrade terá uma resposta diferente em cada um de nós e se calhar daqui a algum tempo até nós podemos mudar de opinião.
    Cada um terá as suas razões para a sua opção, há que respeitar isso porque serão válidas para essa pessoa.
    Existe até razões que nada têm a ver com o espaço, porque as opções são variadas, por exemplo: "ter de subir 2 pisos para ir da garagem ao quarto", tanto se podem colocar numa moradia como num apartamento duplex ou triplex, e a moradia pode ter só um piso... ou pode nem ser razão se gostar de fazer exercício e tiver saúde para tal... agora, porque daqui a uns anos já se pensa de maneira diferente.
    Concordam com este comentário: Jonh, naar, silbas
    • naar
    • 2 setembro 2011

     # 11

  7.  # 12

    Colocado por: naarSerá que este vai ter que fazer um downgrade?


    Corria o risco de dizer que qualquer coisa em troca disso seria um upgrade.
    Concordam com este comentário: naar, Meia Cuca
    • silbas
    • 27 fevereiro 2013 editado

     # 13

    Ufffff consegui ler topico ate ao fim e chego á conclusão que
    Cada caso é um caso ...... nem todos são adeptos/simpatizantes do Benfica ....

    O meu caso sempre morei em apartamentos e á 10 anos construi uma moradia (o nosso sonho) com tudo piscina terreno jardinagem etc

    Só que comecei a sentir a liberdade mas ao mesmo tempo a prisão de estar fds e fds preso á sua manutenção ....porquê ?? porque se moramos numa moradia e temos jardim e piscina as coisas tem manutenção ....mas dá trabalho e canseira . A idade que tenho leva-me a ser mais ponderado nas decisões a a mudança de mordia para apartamento foi boa (viv area de 333 m2 para apartamento de 180 m2 com arrecadação 15 m2 e garagem p/2 carros) estou contente . Relativamente a vizinhos é uma lotaria (quando vivia na vivenda os vizinhos tambem não eram grande espingarda por isso) Os amigos podemos escolher sempre....... Agora pertendo ter menos encargos e poder viajar mais ate porque só vivemos uma vez e ser escravo de uma casa NAO . São tudo opções ... concretizei um sonho fui feliz e agora nova etapa para continuar a ser feliz
  8.  # 14

    Colocado por: silbasporque se moramos numa moradia e temos jardim e piscina as coisas tem manutenção ....mas dá trabalho e canseira .


    Há outras soluções. Primeiro terá de pensar como ter uma moradia que não precise de (tanta) manutenção. O que é que dá mais trabalho? Cortar a relvinha e manter a piscina? Arranca a relva e faz uma horta perene. Destrói a piscina, ou transforma-o num lago biológico. Depois há outras coisas. Tem de mudar de mentalidade e não querer que ande tudo a brilhar constantemente (também serve para o apartamento), deitar 90% da tralha inútil fora, manter as coisas simples.
    Concordam com este comentário: becas
  9.  # 15

    Ah pois é, fazem moradias de não sei quantos metros quadrados, com não sei quantas mariquices e depois dá nisso.

    Já ouvi essa história não sei quantas vezes e a única coisa que posso dizer é que se tivessem tido cabeça e construído a moradia que precisavam e não a "dos sonhos", agora eram bem mais felizes.

    Hoje em dia uma casal tem em média menos de 2 filhos, então para quê um horror de quartos? Para quê não sei quantas casas de banho? Para quê, não sei quantas salas de todos os tipos e feitios e cada uma com um horror de m2?

    Há que ser racional, e pensar muito bem nas necessidades reais de cada um.
  10.  # 16

    Eu até casar sempre morei em apartamentos e quando casei fui morar para um R/c de uma moradia e uns tempos depois comprei a minha própria moradia.

    Na minha opinião é: Enquanto tiver dinheiro para isso irei sempre preferir moradia e de preferência isolada...

    Neste momento tenho T4 porque tenho crianças e preciso. Quando não precisar de tantos quartos, vendo e compro uma mais pequena. Mas já não me vejo num apartamento....

    E por mim quanto mais longe da "Civilização" melhor. Cada vez tenho menos paciência para aturar pessoas lol
    Concordam com este comentário: raulschone, branco.valter
  11.  # 17

    Eu quase sempre vivi em moradias e na única vez que morei num apartamento, era daqueles à antiga onde até tínhamos uma horta nas traseiras do edifício e que dava a sensação de estarmos numa moradia em banda.

    Quando juntei-me com a minha mulher fomos morar numa moradia onde tínhamos privacidade, não ouvíamos o barulho dos vizinhos, enfim era um espectáculo!

    Depois compramos um apartamento (T2) e agora temos que aguentar os cães do vizinho, a falta de higiene das pessoas que tem os ditos bichos, o entra e sai no bloco (sou um rés-de-chão), a falta de cuidado das pessoas... enfim, uma miséria.


    Como os meus pais têm o filho a e b, acho que quando conseguir vender o meu apartamento vou comprar alguma moradia nalguma aldeia perdida do meu concelho. Apartamentos, nunca mais!
    • cgaio
    • 27 fevereiro 2013 editado

     # 18

    moradia para mim sim, mas com áreas pequenas (interiores e exteriores) por causa do já apontado e sem prescindir da "civilização" porque gosto de ter todos os serviços e emprego rapidamente acessíveis!
    • eu
    • 27 fevereiro 2013 editado

     # 19

    Eu, como adulto, sempre vivi em apartamentos e há dois anos construí moradia e posso dizer que a minha qualidade de vida melhorou imenso em todos os aspetos. Nunca mais quero viver em apartamentos. Só o facto de não ter que aturar barulhos de vizinhos vale a pena o investimento...
  12.  # 20

    Colocado por: danobrega

    Há outras soluções. Primeiro terá de pensar como ter uma moradia que não precise de (tanta) manutenção. O que é que dá mais trabalho? Cortar a relvinha e manter a piscina? Arranca a relva e faz uma horta perene. Destrói a piscina, ou transforma-o num lago biológico. Depois há outras coisas. Tem de mudar de mentalidade e não querer que ande tudo a brilhar constantemente (também serve para o apartamento), deitar 90% da tralha inútil fora, manter as coisas simples.


    Ora vou lançar um palpite: o danobrega é solteiro...
 
0.0237 seg. NEW