Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caro smjl,

Pelo que descreveu pode! contacte a CM do local e peça uma declaração da consgtrução ser anterior a 1951, depois dependendo do modo como entra o processo na CM, mas em principio não terá grandes problemas em fazer um projecto de reconstrução e ampliação se necessário.

cumprimentos~
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  2.  # 22

Cara Maria,

Pelo que vi já tem arquitecto, nesse caso diga-lhe qual o seu tecto orçamental e peça-lhe para ele redefenir o projecto para valores que possa pagar.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 23

Colocado por: Maria.AntunesComo podem verificar, grande parte da casa (das ruínas) assentam numa lage, factor que eu gostaria de evidenciar.
    É virada para a serra e para um pequeno rio, portanto reune condições que potenciam uma casinha espetacular!

O principal problema é realmente a falta de verba para "divagar"....

A ideia inicial foi a de reconstruir (ou melhor, construir de raíz, mas respeitando as paredes exteriores), da casa maior (em L). Temos já o projecto executado, mas ao pedirmos alguns orçamentos, tivemos de reconsiderar, pois não temos condições para avançar.
    Surgiu então a ideia, de, a título provisório, reconstruirmos (mesmo que "toscamente) a casa mais pequena (a 1ª foto que enviei), a fim de termos um cantinho para irmos de férias .

Neste momento, estamos completamente "perdidos", daí recorrer a ajuda externa, pois por vezes as outras pessoas conseguem ter outra perspectiva completamente diferente e surgir a "SOLUÇÃO"....

a minha opinião
    a solução neste caso sem mais pormenores dados, passaria pela utilização da ruína apenas"" como elementos parte do total, e não de reconstrução total
    ou seja rentabilizar o máximo em custos e memória do existente.
    colar/juntar o que mostra do existente com novas paredes e novas técnicas.
    é a minha opinião
    Concordam com este comentário: jraulcaires, Maria.Antunes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria.Antunes
  4.  # 24

Partilho da sua opinião, pois reconstruir na totalidade iria tornar-se demasiado "pesado" .

Gostaria de manter algumas paredes em pedra (ainda que sejam "novas" paredes), mas ao mesmo tempo seduz-me a conjugação do antigo com o moderno.
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel, doisarquitectos
  5.  # 25

Maria,

A conjugação dessa pedra com materiais como madeira, aço etc pode dar um resultado muito interessante. Mas foque-se em aspectos mais práticos antes de avançar com projecto, por exemplo essa casa tem área suficiente para o que pretende ou terá de ser ampliada? há espaço (físico e legal) para essa ampliação?

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Maria.Antunes
  6.  # 26

Envio um esboço das medidas exteriores da casa maior.

Não serão medidas exactas, mas apenas para ter uma noção do espaço a que nos estamos a referir (para o que eu pretendo, é mais que suficiente!...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jraulcaires
      Esboço de medidas.jpg
  7.  # 27

Maria,

Segundo esse desenho a sua terá uma área aproximada de 200 m2, é uma boa área...

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  8.  # 28

Colocado por: Maria.AntunesPartilho da sua opinião, pois reconstruir na totalidade iria tornar-se demasiado "pesado" .

Gostaria de manter algumas paredes em pedra (ainda que sejam "novas" paredes), mas ao mesmo tempo seduz-me a conjugação do antigo com o moderno.
    Concordam com este comentário:Fernando Gabriel Arq

exactamente! tornaria-se muito pesado além de caro pela mão de obra.
    o ideal seria isso na minha opinião,
    agora é preciso saber escolher bem o que fica e o que não fica, para isso é preciso fazer o estudo das funções espaciais e estruturais da casa a projectar/construir.
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria.Antunes
  9.  # 29

Boa tarde.
    Esse tópico ficou muito calmo.
    Se tiver novidades relativamente à possivel reconstrução compartilhe pois ando a retirar ideias para uma possível reconstrução de uma casa em pedra.
  10.  # 30

Em resposta a Theuniquejedi:
    O tópico ficou digamos em "banho-maria", pois apercebi-me que a reconstrução em questão fica bem mais dispendiosa do que imaginava!
    Como tal, terei de aguardar por melhores "tempos" .....
    Mas não desisti! Quando retomar o projecto, darei aqui notícias.

Obrigada pelo interesse e boa sorte para a sua reconstrução!
  11.  # 31

este d2 é um chato, bolas

ao menos faça algo como por exemplo do gabinete OP, que tenta mostrar a realidade do seu trabalho e não apenas palavras bonitas e "coisas vagas" e ainda não polui os topicos todos com publicidade.
    https://forumdacasa.com/discussion/26146/gabinete-op-arquitectura-e-engenharia/#Item_2
    Concordam com este comentário: Gex

0.0172 seg. NEW