Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria que me dessem uma opinião sobre a possivel reconstrução da casa em anexo.
    Pretendo gastar o minimo possível.
      Casa.jpg
    •  
      FD
    • 19 agosto 2011

     # 2

    Tem que desenvolver a sua pretensão para que possamos ajudar.
  2.  # 3

  3.  # 4

    Colocado por: Maria.AntunesGostaria que me dessem uma opinião sobre a possivel reconstrução da casa em anexo.
    Pretendo gastar o minimo possível
    Claro que é possível reconstruir a casa em anexo.
    É mais ou menos o mesmo que ressuscitar uma múmia de um faraó, mas em Engenharia (quase) tudo é possível, desde que haja um bom Arquitecto por trás.

    O custo é sensívelmente o mesmo do de uma construção nova. Poderá ter a vantagem de a taxa do IVA sobre a mão de obra (poder) ser reduzida.
  4.  # 5

    Boa tarde,

    Cara Maria, como foi dito possível é sempre, mas pela foto essa pré-existência parece estar em muito mau estado, ou seja as obras serão a fundo, mesmo esse emparelhamento de pedra parece estar mau e a precisar de ser revisto com urgência.

    Aproveite o que existe, acho muito bem, mas não pense que lhe vai sair mais barato que fazer novo.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria.Antunes
  5.  # 6

    Boa tarde,

    A re(construção) é possivel, contudo deverá estabelecer com o arquitecto um budget do que pretende gastar, para que este com base nos valores que pretende saber se consegue ou não fazer a re(construção).


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 7

    Estive a consultar o site que o Sr.Branco enviou e,efectivamente a minha ideia era algo muito semelhante ao que fez o Sr.Speedsteer (o qual está de parabéns pelo excelente resultado / orçamento).

    Seria óptimo eu conseguir algo do género e com um orçamento desses!

    No entanto, estou consciente das limitações que existem...
    Julgo que o melhor será ponderar bem as hipóteses e reunir mais dados, afim de voltar a este fórum mais tarde.
    Agradeço desde já aos interveniente a prontidão com que responderam ao meu tema.
  7.  # 8

    Algo em que puder ajudar disponha.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  8.  # 9

    Boa noite,

    Já agora Maria, em que zona do País é a casa?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  9.  # 10

    No estado em que está a ruína, e, dado que, como já lhe foi dito e é verdade, terá que gastar tanto como gastaria para uma construção de raiz, na minha opinião, interessante seria aproveitar a ruína (se calhar porque é bonito) com elemento de "integração" para uma construção de raiz que não teria forçosamente que utilizar a mesma "linguagem".

    Há muita coisa que se pode fazer. deixo-lhe um exemplo: http://www.archdaily.com/19797/house-in-scaiano-wespi-de-meuron/

    Claro, o exemplo não é para tomar de "chapa", cada caso é um caso. Só para tentar chamar a atenção para todo o mundo de coisas que é possível fazer. Os limites são a imaginação e o "budget".

    onde se situa?
  10.  # 11

    Bom dia

    Bem, dada a boa vontade que demonstram em ajudar, vou então enviar foto da propriedade na integra, pois pelo que verifico estou a trocar impressões com pessoas entendidas no assunto (eu sou apenas uma leiga, com muita vontade de ter uma casita "especial", mas sem grandes possibilidades económicas!...- já agora também sou novata neste assunto dos fóruns, esta é a minha estreia... )
      casa.jpg
  11.  # 12

    Como podem verificar, grande parte da casa (das ruínas) assentam numa lage, factor que eu gostaria de evidenciar.
    É virada para a serra e para um pequeno rio, portanto reune condições que potenciam uma casinha espetacular!

    O principal problema é realmente a falta de verba para "divagar"....

    A ideia inicial foi a de reconstruir (ou melhor, construir de raíz, mas respeitando as paredes exteriores), da casa maior (em L). Temos já o projecto executado, mas ao pedirmos alguns orçamentos, tivemos de reconsiderar, pois não temos condições para avançar.
    Surgiu então a ideia, de, a título provisório, reconstruirmos (mesmo que "toscamente) a casa mais pequena (a 1ª foto que enviei), a fim de termos um cantinho para irmos de férias .

    Neste momento, estamos completamente "perdidos", daí recorrer a ajuda externa, pois por vezes as outras pessoas conseguem ter outra perspectiva completamente diferente e surgir a "SOLUÇÃO"....
  12.  # 13

    A 1º foto é a parte virada a Norte, a 2ªa Sul.
  13.  # 14

    Respondendo ao "doisarquitectos" e a "jraulcaires": a casa situa-se na zona de Viseu e eu moro na zona de Lisboa.
  14.  # 15

    A partir desta fase, começam a avolumar-se incógnitas. Seria necessário tomar opções, saber coisas mais concretas, designadamente quanto pode ou pensa gastar, a dimensão do que pretende, eventualmente visitar... - várias coisas que só, eventualmente, conversando.

    Sou de Lisboa.

    [email protected]
  15.  # 16

    Uma coisa que também sempre seria possível fazer seria partir para uma abordagem faseada: trabalhar a casa mais pequena de modo a não comprometer a reabitação do todo numa fase posterior.
  16.  # 17

    Como você está com falta de verba para divagar, vou-lhe tirara mais algumas ilusões.

    No estado em que as paredes estão, vai custar uma fortuna recuperá-las já que estando a argamassa do interior das pedras em muito mau estado, será necessário consolidar através da injecção de argamassa ou então o desmonte e remontagem das paredes. Finalmente teria de fazer uma viga em betão no topo das paredes para consolidar tudo.

    Faz-se mas custa dinheiro.

    A solução mais económica é pedir licença para recuperar o existente, derrubar essas paredes "sem querer" e fazer de novo.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  17.  # 18

    Era essa precisamente a minha perspectiva!
    Se não fôr indiscrição: o sr jraulcaires é profissional do ramo?
  18.  # 19

    Colocado por: Maria.AntunesEra essa precisamente a minha perspectiva!
    Se não fôr indiscrição: o sr jraulcaires é profissional do ramo?


    Sou arquitecto.

    Sinta-se à vontade para me contactar.

    J. Raul Caires

    [email protected]
    • smjl
    • 20 agosto 2011

     # 20

    boa tarde

    desculpem juntar-me a este topico. mas gostaria que me ajudassem. possuo um pequeno terreno numa zona nao urbana, onde ja possui uma ruina, a minha questao e nao sendo urbano sera que posso fazer a reconstrucao da ruina? O terreno esta registado como urbano nas financas, apesar do mapa do pdm encontrar-se fora da zona urbana e estar la assinalado edificio
 
0.0191 seg. NEW