Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Resido num prédio com 3 andares (R/C ao 2º) sendo o meu apartamento localizado no 1º andar.
    Há 3 anos a vizinha de baixo fez obras na sua lareira onde colocou um recuperador de calor e alterou a forma da chaminé exterior. Desde então sempre que a sua lareira é usada entra fumo através da nossa lareira aberta. Uma vez que na altura estava com a minha filha recém-nascida (e a vizinha não quis abdicar da utilização da sua lareira) a opção fácil foi fechar com um cartão a entrada da lareira. Isso preveniu de facto a saída de fumo através da lareira mas o fumo continuou a sair através de todo e qualquer buraco, desde o chão junto à lareira e a toda a volta, aos orifícios da tomada eléctrica das paredes adjacentes à lareira.
    Queremos finalmente resolver o problema mas não sabemos sequer o que possa estar na sua origem, se tem que ver com as obras da vizinha, ou se é má construção de raiz.
    A vizinha alega (não sei se honestamente) que não utilizava a lareira até ter colocado o recuperador.
    O vizinho de cima não utiliza nem tem queixas relativamente à lareira.

    Pergunto então se alguém me pode aconselhar a como resolver o problema, dicas quanto à possível origem e contactos de técnicos especializados nesta área (de preferência na zona de Lisboa).

    Agradeço antecipadamente
  2.  # 2

    O fumo aparece na tua lareira devido à alteração do capacete da chaminé ao nivel da cobertura. Devido à diferença de pressoes é possivel que o fumo do andar debaixo suba pelo tubo correspondente e saia ao nivel da cobertura e entre no teu tubo, principalmente em dias de vento.

    Soluções:
    1 - Alterar os capacetes das chaminés nomeadamente colocar cada tubo a uma altura diferente e verificar se o capacete usado permite ventilação ou se é uma peça de má construção.
    2 - Comprares um recuperador de calor, e nos dias que ela ligar o dela, fechas a saída de ar do teu, ainda assim é possivel que se sinta o cheiro a lareira, vindo do R/C.
  3.  # 3

    Anónimo disse:
    E pedir uma vistoria junto do Municipio?

    Também ajudava o aspecto 'burocrático'
  4.  # 4

    Muito obrigada pelos conselhos.
    Infelizmente os serviços camarários não têm meios técnicos que permitam identificar o problema, e não podem obrigar a vizinha de baixo a acender a sua lareira para constatarem a entrada de fumo...por isso não sei se valeria a pena pedir-lhes uma vistoria.
    Entretanto localizei uma empresa que limpa chaminés e faz também vistoria das condutas com sonda visual. Apenas fiquei um pouco desconfiada porque praticam preços muito baixos (limpeza e vistoria a 75 euro, contra 414 de outra empresa só para vistoria). Mas a pessoa com quem falei pareceu-me que sabe do que fala.

    Tenho mais duas dúvidas:
    1. Disseram-me que seria possível impedir a vizinha de usar a sua lareira enquanto o problema não está resolvido - alguém sabe se, e como isto é possível ?
    2. Partindo do princípio que as obras que a vizinha fez nada têm a ver com o problema e uma vez que já expirou a garantia do edifício, quem deve pagar a factura de quaisquer obras a realizar?
  5.  # 5

    1.não faço ideia
    2.se for nas partes comuns do edifício tem que ir a reunião de condomínio e é o condomínio que paga. Penso que as ventilações são partes comuns do edifício, assim como outras infraestruturas de abastecimento de água etc., mas consulta a parte escrita da Propriedade Horizontal do edifício. Podes pedir na Câmara Municipal para consultar o processo de licenciamento e pedir para leres a parte escrita da PH, mediante a apresentação de titularidade de uma das fracções. Penso que para isso basta uma cópia da escritura, ou caso não baste vais à conservatória do registo predial pedir uma certidão de registo predial da tua fracção (é capaz de custar 30 e tal euros, depende muito das zonas e das conservatórias).
    • Mac
    • 21 outubro 2008

     # 6

    Primeiro aconselho a verificar se não é o seu exaustor da cozinha que puxa o fumo para dentro da casa.
    Faça uns testes. Peça à vizinha que acenda a lareira e desligue o seu exaustor, espere um bom tempo e vá observando. Depois ligue o exaustor e observe.
    Pode acontecer que estando o exaustor ligado e todas as portas e janelas fechadas o ar é sugado pela entrada da chaminé e com ele o fumo da lareira da vizinha.
    Cumprimentos
  6.  # 7

    Colocado por: MacPrimeiro aconselho a verificar se não é o seu exaustor da cozinha que puxa o fumo para dentro da casa.
    Faça uns testes. Peça à vizinha que acenda a lareira e desligue o seu exaustor, espere um bom tempo e vá observando. Depois ligue o exaustor e observe.
    Pode acontecer que estando o exaustor ligado e todas as portas e janelas fechadas o ar é sugado pela entrada da chaminé e com ele o fumo da lareira da vizinha.
    Cumprimentos


    outra solução é ventilar a sua fracçao com a colocação de grelhas de ventilação nas portas ou janelas por exemplo de marquises ou cozinhas, o ar entra pela grelha e sobe pela chaminé, é o principio da meanica dos fluidos aplicada aos gases, o circuito de circulação do ar é sempre da alta pressão para a baixa pressão.
  7.  # 8

    Boa noite a todos ;)

    Desculpem desenterrar este tópico, mas na pesquisa que fiz, ainda foi o que mais semelhanças tem ao meu particular caso, que passo a descrever.

    Moro numa moradia a qual tem duas chaminés independentes, uma para o exaustor e outra para o recuperador de calor, sendo que estas distam uma da outra aproximadamente 7 a 8 metros em linha recta.

    Hoje, estava já à uma boa meia hora a arder o Azinho e enquanto estávamos a cozinhar e com o exaustor ligado (velocidade máx. 3), a sala começou a 'inundar-se' completamente de fumo de tal forma que pensei que o tubo de extração se tinha desprendido do bocal do recuperador ou até rompido ou queimado.

    Tomadas as devidas precauções, fui tirar uma fotografia com flash na medida do possível ao 'interior' da parede, para isso retirei a grelha situada na parede frontal por cima do recuperador e parece-me, que na parte onde o tubo de extração de alumínio encaixa, no bocal do recuperador, está (não encontrando melhor termo) 'desgastado' não percebendo eu muito bem se estará gretado, solto ou tirando a parte 'desgastada' estará tudo bem acondicionado.

    De salientar que a casa tem 4 anos e nunca me tinha apercebido de tal fenómeno, nem ocorrência.

    Posto isto, pergunto-vos, poderá ter sido do exaustor estar a fazer a extração do fumo na cozinha, que o fumo que saia da outra chaminé se reintroduziu para o interior e me encheu a sala de fumo?

    Anexo a foto que consegui tirar.

    Agradeço desde já a vossa ajuda e dicas :)
      Interior do recuperador calor.jpg
  8.  # 9

    Será que o problema poderá ser este? Mesmo que no meu caso seja numa moradia e nas condições que acima descrevi?

    http://www.sitiodaslareiras.com/perguntas_instalacoes_existentes.htm#5
  9.  # 10

    Experimente a ligar o exaustor mas com a janela da cozinha aberta e veja se acontece a mesma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ugabista
 
0.0174 seg. NEW