Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá!
    Podem ajudar com as seguintes questões?
    - Pretendo comprar casa, já há algum tempo que ando a “investigar” o mercado, mas acontece que inicialmente os bancos davam 90% da avaliação, agora no meu, CGD, só dão 80% do valor minimo (avaliação ou da aquisição). Não tenho problemas em ter a prestação fixa todos os meses, o pior é a entrada inicial que agora é de 20%, mais os custos todos associados. Assim sendo, as minhas questão são:
    - Existe alguma maneira de contornar a questão da entrada? Outro emprestimo? Há algum emprestimo “próprio” para isso? Já me falaram no credito multi opções, mas esse é somado ao credito habitação e não pode ultrapassar os 80%, o que leva à mesma barreira.
    - Já agora qual a média de custos com burocracia para um imovel que custe 120000€?
    Obrigada.
    •  
      FD
    • 19 agosto 2011 editado

# 2

Colocado por: moonita- Existe alguma maneira de contornar a questão da entrada? Outro emprestimo? Há algum emprestimo “próprio” para isso? Já me falaram no credito multi opções, mas esse é somado ao credito habitação e não pode ultrapassar os 80%, o que leva à mesma barreira.

Há muito poucas hipóteses...
    Se está a falar do mesmo imóvel, quanto é que precisa dos 24.000€?
    Tem algum investimento, dinheiro a prazo ou imóvel que possa dar de garantia?

Colocado por: moonita- Já agora qual a média de custos com burocracia para um imovel que custe 120000€?

Custos a comprar casa:

IMT -> ver tabela aqui
    Imposto Selo -> 0,8% sobre o valor da escritura
    Imposto Selo Hipoteca -> 0,6% sobre o valor do empréstimo (caso haja)
    Escritura + Registo na Conservatória -> 600€ (CasaPronta)
    Outras despesas (reconhecimento de assinaturas, certidões, fotocópias, etc.) -> 100€
    Custos com o processo de aprovação do empréstimo -> 250€~500€ (pode não ser tanto)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moonita
  2.  # 3

ando numa pesquisa semelhante mas posso lhe dizer se não tem os 24000€ deixe-se estar quieta pois vai pagar os olhos da cara e se fizer outro crédito para esse valor então ai nem se fala
  3.  # 4

Nos dias que correm se alguem tenciona comprar casa sem ter pelo menos 20% + despesas para dar de entrada o melhor é estar quietinho, e juntar dinheirinho para melhores dias.
    Concordam com este comentário: rodrigo_gomes29
  4.  # 5

Olá Moonita,
    Foi por volta de 20 de Julho que a CGD mudou os critérios de concessão do crédito à habitação; de momento dão o menor dos 2 valores - 80% do valor da venda ou do valor da avaliação; como normalmente o valor da venda é inferior ao valor da avaliação que consideram obrigatória, logo aì sacam à partida esse valor ao cliente atitude essa que me parece perfeitamente lamentável do ponto de vista do serviço prestado ao cliente. Soluções: se tiver conta poupança habitação pode aplicá-la para diminuir a diferença das novas regras; ou pode fazer simulações noutros bancos que de momento tem condições mais vantajosas como por exemplo Deutschbank,Caixa Galicia, eventualmente o Santander ou o Banco Popular; se fôr ou se se fizer sócia da Deco poderá ter condições mais vantajosas na Caixa Galicia, até porque as contas abertas nesse banco espanhól e no Bilbao Y Vizcaya em Portugal seguem para tudo as regras espanholas de spreads, juros e condições contratuais que em Espanha são melhores que cá.
    Espero poder ter ajudado
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moonita
  5.  # 6

Boas a todos
    Habito desde os anos1964 em França..aqui sempre foi assim se nao tiver pelo menos 20% de entrada da sua algebeira para comprar ...nem vale a pena se deslocar ao banco para fazer um emprestimo.. tudo feito com taxa fixa ...nos anos 1984 fiz um emprestimo para compra de casa com um juro de taxa livre foi a maior asneira que eu fiz na minha vida..3.anos apoz efectuar esse contrato ..mudei de novo para uma taxa fixa..a razao é muito simples se houver muita inflaçao os juros aumentam ..a contrario quando ha pouca inflaçao normalmento os juros tinham que baixar, sim baixavam mas numa proporçao muito insignificante..e mais se ultrapassa mais de 30% da sua taxa de esforço nao ha nenhum banco que faça um emprestimo.
    Quando vejo neste Forum a quantidade de pessoas que querem comprar com 120 130% de emprestimo em prazos de 40anos! ups os bancos ai devem ganhar bastante massa! lol, nao me admira agora com a crise a quantidade de casas que se encontram em venda pelos bancos e tambem pelas Finanças
  6.  # 7

Eu tenho a dizer que apesar de me concederem spreads minimos de 2 e picos, acho que não consigo engolir tamanho sapo cada vez que começo a pensar dá me uma revolta que não consigo aceitar a ideia de pagar tanto, mesmo dando garantias até superiores ao valor do credito sinto que vou andar a encher o cú a essa cambada de "gordos" especuladores. Não sei como há quem aceite pagar spreads de mais de 5%
  7.  # 8

Ola
    SOBRE os bancos a muito que falar...eu desconheçia praticamente o que se passava em Portugal..pela seguinte razao nao tinha e nunca fiz um investimento no Pais, e nunca pensei que encontraria os problema que tenho estado a encontrar agora, um pequeno ex:
    Por causa da herança..tenho um apartamento com uma renda de 92euros, sabe desses onde hé o inquilino o rei, a renda era depositada na agençia dos proprietarios, um dia digo-lhes para me fazerem a tranferençia para a minha conta aqui em França, envio o NIB e respondem-me; nao o faço é muito complicado! nao sao capaz de fazer uma transferençia para uma conta em FRANCA com o meu NIB daqui? renda de 92 euros, custo das comissoes nessa agençia reçebo 80e pico, envia-me o cheque para frança ..meto o aqui, e bumba mais 8euros, para o porem na minha conta aqui..total da operaçao fico com uma renda mensal de cerca de 70 e picos euros...decido ir aqui a agençia do Credito Agricola e digo a minha conselheira bancaria, tem de me abrir uma conta na agençia do Credito Agricola em Setubal para evitar estas comissoes..ok vou chamar o chefe da agençia e fala com ele...apos uma converça com outro chefe diz-me o seguinte nao pode-mos abrir essa conta porque a filial do Credito Agricola em Setubal, hé independente do Credito Agricola em França, tem de voce abrila quando la for! e se nao concordar faça reclamaçao para Estrasburgo
    Mas como ja me tinha informado sobre a libre circulaçao dos capitais e dos cidadaos na Uniao Europeio digo-lhe o seguinte..isso é contrario aos estatutos da Uniao europeia...que diz o seguinte todo o cidadao da Uniao Europeia tem a liberdade de fazer tranferençia bancaria num Pais da EEE!com a retençao de imposto onde seja mais avantajoso para esse cidadao!
    Agora diga-me o seguinte nao pode-mos habitar em Portugal e fazer um empresti-mo em França porque?
    Porque essa cambada nao lhes interessa! asim podem explorar o pobre povinho, se eu tivesse milhoes e milhoes ..teria logo a informaçao necessaria para os por na ao quente Suiça na Belgica........
  8.  # 9

Raspam-nos até aos ossos de tal forma que qualquer hipótese de rentabilidade fica comprometida a juntar ao risco associado a um arrendamento e à carga fiscal, quem tenta cumprir a lei fica de pernas cortadas e o pior é que o estado é quem menos cumpre.
    Infelizmente deixei por completo de acreditar na justiça neste País simplesmente não a há... resta-nos a fé por dias melhores.
  9.  # 10

Tem de haver e havera eu acredito que um dia mais cedo ou mais tarde serao obrigados a fazelo, nao esqueça que mais de 60% das leis tanto em França como em Portugal decorrem de directivas Europeias,o problema hé que ai muita gentinha ainda nao integrou o processo da EEE, ex: tenho uma irma ai que me diz o seguinte quando la vou, mas tu pensas que isto aqui é como em França ou que! aqui cada qual faz como lhe apeteçe! e eu fico todo danado quando ela me responde isto lol
  10.  # 11

Obrigada pelas respostas.
    Realmente já vi que está complicado dar este passo. Dar tanto dinheiro e ficar sem nada é muito complicado ainda para mais vendo como as coisas estão no nosso País. Talvez alugar passe a ser a solução, apesar de também custar dar um renda que ás vezes é mais elevada que a prestação caso comprasse. Isso também custa, pois acaba por ser dinheiro dado a fundo perdido. Comprar é cada vez mais utópico, ou se apanha um negócio em que se financie a 100% ou é para esquecer. Que saia o Euromilhões! :)

0.0174 seg. NEW