Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Engenheiro Civil VS Arquitecto VS Arquitecto Paisagista

    Atenção que eu sou um leigo na matéria e o que se segue pode simplesmente ser uma besteira. :)

    -------------------------

    Lêem-se algumas threads sobre o tema "O projecto de arquitectura deve ser feito pelo arquitecto" e genericamente sobre a importância do arquitecto na construção de uma casa. São discussões interessantes, a minha opinião é que o Arquitecto é uma parte indispensável ao sucesso da construção da "casa", mas a minha opinião é irrelevante.

    Penso que um Engenheiro Civil e um Arquitecto tem uma parte comum na sua formação académica, dai por vezes há Eng. que se sintam habilitados a fazer um projecto de arquitectura. Será? Depois também há casos "mais graves" de projectos feitos por amadores, mas não é nada disto que quero discutir.

    A minha questão é a seguinte,

    Na construção de uma moradia o "exterior da casa" não devia ser projectado por um arquitecto paisagista? Não é essa a pessoa mais indicada para o fazer? Esta não é uma situação idêntica à do Eng. VS Arquitecto, em que o Arquitecto tem alguma formação na área de paisagismo mas não se poderá considerar realmente um Arquitecto Paisagista?

    Deverá um dona da obra mais prudente procurar uma equipa com estas duas especialidades para fazer o projecto "completo" da sua casa?
  2.  # 2


    dai por vezes há Eng. que se sintam habilitados a fazer um projecto de arquitectura.


    Sentem-se habilitados mas não o estão!

    Quanto ao arquitecto paisagista, É coisa que normalmente o cliente não quer pagar. Porque Nao recorrem ao arquitecto paisagista como recorrem ao engenheiro ou arquitecto?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

    Colocado por: danobregaNa construção de uma moradia o "exterior da casa" não devia ser projectado por um arquitecto paisagista?

    Nunca ouvi dizer que os Arquitectos estavam habilitados para fazer "paisagismo".

    :-)

    Aliás, um dos mais reputados «arquitectos paisagistas» do país é ENGENHEIRO... Agrónomo. É o Eng.º (sim, Engenheiro) Gonçalo Ribeiro Teles.

    E o curso de «arquitectura paisagista» tanto é ministrado na faculdades de ENGENHARIA Agronómica (ISA-Lisboa), como no departamento de ENGENHARIA florestal (UTAD), etc. :-))


    Colocado por: danobregaDeverá um dona da obra mais prudente procurar uma equipa com estas duas especialidades para fazer o projecto "completo" da sua casa?
    Ou contratar um bom jardineiro (conheço dois «jardineiros», cada um com a sua empresa, que são Engenheiros Agrónomos)...
  4.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.
    Nunca ouvi dizer que os Arquitectos estavam habilitados para fazer "paisagismo".


    - Artigo 42º, n.º3 do Decreto-lei n.º 176/98 de 3 de Julho - elaborar projectos de arranjos exteriores

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

    Colocado por: adarq- Artigo 42º, n.º3 do Decreto-lei n.º 176/98 de 3 de Julho - elaborar projectos de arranjos exteriores

    Nope ! :-)))

    Vai ter de rever as suas habilitações, adarq.

    Li a lei onde se deve ler, no Diario da Republica , e não está lá nada sobre «arranjos exteriores», nem «arquitectura paisagista», APESAR DE a Ordem dos Arquitectos dizer que sim.
  6.  # 6

    Pois terá então que falar na ordem dos arquitectos porque essa referência que lhe dei está na declaração da ordem!=)=)=)
    Neste caso é a ordem a dizer se está habilitado ou não!
    Por isso, o melhor é o Luis K. W. rever antes as suas.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  7.  # 7

    Colocado por: adarqNeste caso é a ordem a dizer se está habilitado ou não!

    Nope.
    Quem define isso é a Lei. E a lei tem de estar publicada no Diário da República.

    Ou a lei foi alterada, (e/) ou a Ordem dos Arquitectos se enganou na referência ao Artigo 42º, n.º3 do Decreto-lei n.º 176/98 de 3 de Julho.

    A verdade é que no Diário da República não há qualquer referência a «arranjos exteriores».

    Aliás, biociências, ciências agronómicas e florestais, etc. não me parece que façam parte do curriculum de Arquitectura.

    Colocado por: adarq Por isso, o melhor é o Luis K. W. rever antes as suas.
    (As minhas parcas habilitações não são para aqui chamadas! Eu não me atreveria a desenhar nem um T0, nem sequer um canteiro com um arbusto! LOL)
  8.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Nunca ouvi dizer que os Arquitectos estavam habilitados para fazer "paisagismo".


    Uma pessoa licenciada em Arquitectura Paisagista é um "Arquitecto"?

    Na prática estava a falar em

    Licenciatura em Eng. Civil VS Licenciatura em Arquitectura VS Licenciatura em Arquitectura Paisagista
  9.  # 9

    Colocado por: danobrega Uma pessoa licenciada em Arquitectura Paisagista é um "Arquitecto"?

    Para o adARQ sim, mas segundo a lei, parece que não.

    Artigo 42.º (Exercício da profissão)
    1 - Só os arquitectos inscritos na Ordem podem, no território nacional, usar o título profissional de arquitecto e praticar os actos próprios da profissão.

    2 - Para efeitos de inscrição na Ordem, devem os arquitectos demonstrar possuir as capacidades e os conhecimentos descritos no artigo 3.º da Directiva n.º 85/384/CEE, do Conselho, e respectivo diploma de transposição.

    3 - Os actos próprios da profissão de arquitecto consubstanciam-se em estudos, projectos, planos e actividades de consultadoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, reportadas ao domínio da arquitectura, o qual abrange a edificação, o urbanismo, a concepção e desenho do quadro espacial da vida da população, visando a integração harmoniosa das actividades humanas no território, a valorização do património construído e do ambiente.

    4 - A intervenção do arquitecto é obrigatória na elaboração ou avaliação dos projectos e planos no domínio da arquitectura.
  10.  # 10

    Luis K. W. Atenção!!!

    Não disse nada disso!
    O que disse foi que o Arquitecto está habilitado a elaborar projectos de arranjos exteriores.

    Não deturpe as coisas.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  11.  # 11

    Se tiver algum problema exponha o seu caso na Ordem dos Arquitectos!

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
      DEC..jpg
  12.  # 12

    Colocado por: adarqNão disse nada disso!
    O que disse foi que o Arquitecto está habilitado a elaborar projectos de arranjos exteriores.

    Uups! Sorry.

    Mas a LEI não diz que está habilitado, pois não ?

    PS: já tinha visto esse documento da OA, mas já coloquei esse dec-lei e Artigo lá em cima e não diz nada disso...
  13.  # 13

    Se a lei dissesse que o arquitecto não estaria habilitado para elaborar projectos de arranjos exteriores, o projecto era indeferido certo?
    Penso que estamos esclarecidos!

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  14.  # 14

    Acho esta discussão parva, porque para além do que as ordens estipulam, etc (as burocracias), para mim o que é evidente, é cada macaco no seu galho. Os projectos de Arquitectura feitos por arquitectos, os de Engenharia por engenheiros, e , claro, os arranjos exteriores por paisagistas. Agora, as várias áreas não são autónomas, são um todo, um projecto funciona à base de vasos comunicantes e, para ser uma coisa minimamente coerente resulta de um trabalho de equipa. Até o promotor ou o cliente, o "dono da obra" devem fazer parte da equipa, como principal interessado. depois, há questões de escala: será que para pavimentar um pátio e colocar, por exemplo uma laranjeira é preciso um paisagista? ou para fazer a casota do cão é preciso um arquitecto? ou para calcular uma escada interior com perfis metálicos é preciso um engenheiro? tudo é uma questão de bom senso. Eu tenho parceria com uma paisagista e peço-lhe sempre opinião, e não prescindo dos seus serviços para certas coisas. por duas razões: gosto do trabalho bem feito e gosto mais de aprender do que andar armado em "cabeçudo". A título de curiosidade: Gonçalo Ribeiro Telles é engenheiro agrónomo, de facto, mas é de uma geração em que não havia formação em paisagismo em Portugal. No entanto, fez formação em arquitectura paisagista e esteve com Vasco Caldeira Cabral na Génese do primeiro curso de arquitectura paisagista, no ISA.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Carlos M Silva
  15.  # 15

    Já agora: a paisagista com quem eu trabalho, tem, por sua vez, parceria com uma empresa de jardinagem. Quando falei em bom senso, queria dizer bom senso e sensibilidade. (-:
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Carlos M Silva
    • edg
    • 20 agosto 2011

     # 16

    «ou para calcular uma escada interior com perfis metálicos é preciso um engenheiro?».
    Sim, é absolutamente preciso.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., RRufino
  16.  # 17

    Colocado por: edg«ou para calcular uma escada interior com perfis metálicos é preciso um engenheiro?».
    Sim, é absolutamente preciso.


    anyway: calcular uma escadita dessas, de tiro, são umas contitas de merceeiro. Os engenheiros esquecem-se frequentemente que a engenharia apareceu com o iluminismo. Os engenheiros são precisos, primeiro que tudo e antes de mais nada (os de estabilidade) para se obter estruturas mais racionais, esbeltas económicas. Claro que também há coisas muito complexas.
    • edg
    • 20 agosto 2011

     # 18

    «3 - Os actos próprios da profissão de arquitecto consubstanciam-se em estudos, projectos, planos e actividades de consultadoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, reportadas ao domínio da arquitectura, o qual abrange a edificação, o urbanismo, a concepção e desenho do quadro espacial da vida da população, visando a integração harmoniosa das actividades humanas no território, a valorização do património construído e do ambiente.»

    «o urbanismo».
    Será que os arquitectos se ocupam de "obras" (edifícios) e urbanismo, ...mas não possam mexer na paisagem?

    «desenho do quadro espacial da vida da população»
    E isto não inclui a paisagem?

    A arquitectura paisagista, como a arquitectura de interiores, não é nada mais que um ramo daquela grande "ciência" chamada «Arquitectura». A ideia que uma pessoa se possa formar num desses ramos sem ser arquitecto e sem passar para um curso de arquitectura legalmente reconhecido é umas das tantas mentiras que andam à volta do mundo das construções.
    São erros comuns, como por exemplo o facto de deixar ao empreiteiro das obras a liberdade de "calcular" (por "olhometria") a dimensão das vigas de um pavimento. São os profissionais que se ocupam dessas coisas (leia-se: engenheiros civis), ...os quais, infelizmente, são considerados só como uma opção de luxo.
    • edg
    • 20 agosto 2011 editado

     # 19

    «anyway: calcular uma escadita dessas, de tiro, são umas contitas de merceeiro».
    A realidade é que qualquer calculo estrutural deve ser feito por um profissional, e não por um chico esperto.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  17.  # 20

    edg: Fui o primeiro a referir que o projecto decorre de um trabalho de equipa, não tendo o diferentes especialistas senão relativa autonomia. É uma síntese, não a soma das partes. Especialmente no que concerne o urbanismo (aliás para os planos é obrigatório) defendo a intervenção de paisagistas: são eles que para além das questões estéticas relacionadas, dominam os aspectos relativos ao comportamento e adequação das espécies vegetais, dos ecossistemas, etc... - até à simples racionalização de um sistema de rega. Os arquitectos podem fazer projectos de paisagismo? eventualmente (e mal) até podem, não é é a mesma coisa. Quando vejo essas "coisas", feitas para aí, feitas com palmeiras mal semeadas, sei logo que não foi um paisagista que fez. quando vou à Expo, bom, aí é diferente.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
 
0.0217 seg. NEW