Ir às Finanças e iniciar a actividade de agricultor... Caso queira obter informações úteis sobre agricultura tornar-se sócio numa cooperativa de agricultores mais perto dos terrenos agrícolas. Para obter ajudas na instalação como jovem agricultor deve fazer formação específica (actualmente são 100 horas de formação).
Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagogomes
Para obter formação e/ou informações vá à Direcção Regional de Agricultura ou a uma associação de agricultores. Não lhe sei dizer na zona do Porto onde há mas penso que basta pesquisar na internet por qualquer destas sugestões. :o)
tiagogomes, Desculpe-me a pergunta: Quer ser agricultor ou cultivar uma horta? É que para quem ser ser agricultor parece estar demasiado alheado da realidade. As coisas estão muito dificeis na agricultura, os pequenos agricultores perderam a competitividade e uns por iniciativa própria e outros "empurrados" foram cessando actividade (estamos a falhar de dezenas de milhar de explorações que fecharam nos ultimos anos).
Algumas pessoas com projectos mais sólidos estão a trabalhar nichos de mercado, por exemplo na agricultura biológica ou produtos certificados, mas isto não é chegar ver e vencer...
Não quero com isto parecer ou ser desmotivador, eu acho que ainda vamos assistir ao regresso de muitas familias ao campo (ás origens) provavelmente não virão a ser agricultores (como "profissão" mas possivelmente vão produzir produtos para vender localmente)...
Se o que quiser realmente é o prémio de instalação, além da formação mencionada tem de realizar um projecto viavel e ser aceite e depende da idade... E como as coisas estão o dinheiro, se o projecto for aprovado, demora horrores a vir. Ainda estou à espera do meu.... O que o outro forista disse acerca de produtos biológicos já há muita gente a dedicar-se e infelizmente de biológicos não têm nada. As inspecções nesta área deixam muito a desejar mas, isto dava panos para mangas. Os produtos certeficados são uma aposta boa para exportação. Se tiver plantações necessárias de pulverização tem outro curso obrigatório: Aplicação de Produtos Fitofarmaceuticos e umas mais (milhares) de burocracias. Boa sorte que bem vai necessitar!
Exacto quero ser agricultor, e deixar a vida actual que tenho... Há já algum tempo comprei um terreno no alentejo, e fui preparando todas as licenças, mas a nova lei do PROTA, não me permite construir a menos que seja agricultor/proprietario e tenho de comprovar 25% dos meus rendimentos anuais no IRS ou algo assim. proprietario já eu sou, agricultor nem por isso, mas faço intenções de o ser.
O meu sonho e sair da cidade e ir viver para o campo, e que estou mesmo farto da cidade.
A minha ideia era obter a licença de agricultor, criar um projecto viável, e poder construir.
tiagogomes, Percebi. Não é fácil...tem de ter fundo de maneio para investir pelo menos nos primeiros dois anos... Tem de definir o que quer fazer como agricultor: criar gado (bovino?ovino?caprino?etc, exploração de leite? cereais? legumes? olival ou outros? Implica aquisição eventualmente de: gado, máquinas e alfaias, condições tecnicas e de salubridade, estábulos, redes de água/rega, armazens ou silos, etc etc Colectar-se (começar a pagar segurança social, eventualmente seguro), constituir uma exploração e outros requisitos que sejam necessários. Por exemplo para aplicação de fitosanitários tem de tirar um curso e exige uma serie de condições... Preparar - Produzir - Vender ... Isto demora entre 1 a vários anos.
Se tem lá condições de habitabilidade e dinheiro que possa investir...situe-se bem naquilo que pode produzir (condições locais) e também se consegue vender o que vai produzir...!
Se já tem a vida feita, não pretende fazer dinheiro com a actividade e quer é sair da cidade para o sossego com uma dúzia de ovelhas/cabras provavelmente já pode dar inicio a todo o processo (registo de exploração, etc etc) e mais para a frente "construir". Terá certamente contrariedades e alguma burocracia pela frente...
Estude e informe-se bem junto dos organismos e entidades da área e quem sabe pode realizar o seu sonho/desejo. :-)
Por acaso, ontem ao ver a Grande Reportagem da SIC deu para perceber, não sei se com exactidão ou não, que, os políticos/burocratas onde metem as mãos, mesmo com boas intenções, só estragam... Se há não sei quantos anos as políticas eram assim, passados não sei quantos mais anos, as políticas passam a ser assado, porque as anteriores se mostraram erradas.
bem, alguém tem alguma ideia de como possa dar a volta ao "PROTA"? Pois, apenas e permitido construir casa agricula no alentejo se já for agricultor e já possuir cultivo com 25% ja contado no IRS. Ora eu vivo no porto, como posso ter cultivo ou rendimento e ser agricultor se nem casa tenho para viver no terreno que possui-o.
Assim sendo, se cada pessoa que queira ir viver para o alentejo, tenha de passar por aquilo que estou neste momento a passar, significara que o alentejo ficara ainda mais deserto do que aquilo que já e....