Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

já algum tempo que tenho procurado informação acerca de casas e venho sempre aqui parar...

...por isso decidi registar e colocar as minhas duvidas que ainda tenho (peço desculpa se estou a fazer um duplicado de uma discussão similar).

Então é o seguinte:
    Vou comprar casa e estou a analisar a melhor situação para mim. Sempre sonhei em construir uma casa para mim ao meu gosto mas pelos custos, riscos e perdas ou investimento de tempo tenho andado a procura de uma moradia já construída em 2ª mão.
    No entanto, recentemente vi uma casa que está à venda em construção (faltam apenas acabamentos) que me agrada bastante.

A minha duvida é as questões burocráticas quando se compra uma casa nestas condições...

Que licenças devemos pedir ao vendedor para constatar que é um ''bom negocio''? Isto é, que tipo de documentos devemos ter para que possa terminar a casa e habitá-la?

Obrigado, Pedro.
    •  
      FD
    • 22 agosto 2011 editado

# 2

Colocado por: pedro_pxQue licenças devemos pedir ao vendedor para constatar que é um ''bom negocio''?

A primeira coisa a fazer é verificar junto da câmara municipal em que pé é que está a licença de construção.
    No terreno deve ter um cartaz com o número da licença. Anote esse número e vá ao departamento de urbanismo da câmara. Aí, explique a sua situação e pergunte como é que a licença está - activa/em vigor ou expirada? Pergunte também se existem problemas com o processo.
    Depois, deve pedir a quem está a vender a casa para consultar os projectos, o livro de obra e demais documentação.
    O ideal seria comparar esses documentos com o que está no terreno e com os que estão depositados na câmara municipal, para ter a certeza que o que está projectado e no terreno confere com o que foi aprovado.

Só depois de ter a certeza de tudo isto é que deve avançar para o próximo passo.
    E no próximo passo, aconselho-o seriamente a contratar alguém que o possa ajudar - um profissional, como um empreiteiro, arquitecto ou engenheiro civil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro_px

0.0078 seg. NEW