Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Alguém sabe se a caderneta predial é suposto ser um documento público ou privado? Eu posso/devia poder consultar uma caderneta se não for o proprietário?

    dan.
  2.  # 2

    Excelente questao que tambem me interessa lol
    •  
      FD
    • 22 agosto 2011

     # 3

    A Caderneta Predial é privada.
    Mas, acho que não há lá nenhuma informação que não se consiga obter em documentos públicos - certidão permanente, licença de utilização ou plantas depositadas na câmara municipal - exceptuando o valor patrimonial (que é possível simular).
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: de jesus mendes, danobrega
  3.  # 4

    Colocado por: FDA Caderneta Predial é privada.

    É verdade,
    MAS os notários, tribunais, advogados e solicitadores podem pedir a emissão de qualquer caderneta predial.

    Quanto ao valor patrimonial, nas escrituras de compra e venda (pode pedir-se cópia no notário) e nalgumas certidões de registo predial (conservatória de registo predial) *pode* estar descrito o valor patrimonial atribuído pelas Finanças.
    Ok... este valor pode não estar actualizado, mas é só fazer contas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: de jesus mendes
  4.  # 5

    Luis
    Voce deveria ser advogado e nao construtor! lol
    Obrigado mais uma vez pelos preçiosos esclareçimentos.... conheçe mais que o meu advogado lol
    Cumprimentos
  5.  # 6

    Qualquer pessoa pode pedir esses documentos e com esses documentos é possível fazer simulações nas finanças.
  6.  # 7

    Bom, eu queria pedir uma caderneta porque tinha ideia que li algures, talvez até aqui no fórum, que lá estaria descrito se existe ou não servidão de um terreno para outro, ou por onde é o acesso a um terreno. Acontece que se for ao site das finança tentar ver uma caderneta de um "prédio" que não seja meu dá erro.

    Se na prática posso obter a caderneta por outros meios, venha o simplex II se faz favor. É difícil serpentear por tanta burocracia. :\
  7.  # 8

    Colocado por: danobregaeu queria pedir uma caderneta porque tinha ideia que li algures, talvez até aqui no fórum, que lá estaria descrito se existe ou não servidão de um terreno para outro, ou por onde é o acesso a um terreno.

    Esse tipo de coisas não devia estar na Caderneta (Finanças), mas sim registado na Certidão (Conservatória) do Registo Predial.
    E/ou nas plantas da Câmara.
  8.  # 9

    Uma questão hipotética : É possível consultar na câmara ou noutro local o nome do proprietário de um prédio ou fracção que tenhamos visto na rua e que nos tenha suscitado interesse. Pergunto isto porque perto de mim existe um prédio ao abandono e por vezes sonho que um dia o poderei recuperar lol
  9.  # 10

    Colocado por: BJM78Uma questão hipotética : É possível consultar na câmara ou noutro local o nome do proprietário de um prédio
    Na Câmara costuma estar desactualizado (as pessoas não costumam ir à Câmara averbar a sua propriedade, a não ser quando têm de fazer obras - com necessidade de licenciamento - na casa), a não ser que ainda seja o proprietario original.
    O mais seguro é na Conservatória do Registo Predial, mas tem de ter a identificação correcta do imóvel (e, como suponho que é complicado obter uma certidão meio-desconhecida via net, terá de recorrer à boa-vontade dos funcionários da Conservatória).
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJM78
  10.  # 11

    Exatamente Luis foi o que se sucedeu a mim
  11.  # 12

    A informação que tenho, e foi o que se passou comigo, é que na Conservatório do Registo Predial que abranger a freguesia do prédio em questão, pode-se pedir uma certidão desde que se saiba a informação de registo (o artigo, a matriz e a secção) de determinado prédio. Esse serviço tem um custo que ronda os 8€ (há 2 anos era este o valor). Se o funcionário for cooperante, e o requerente só souber por exemplo, o nome do terreno adjacente, ele ajuda na procura. Mas o mais célere é ter a informação de registo do prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJM78
  12.  # 13

    Teve sorte de ter encontrado um funcionario que é funçionario ..tambem existe aqui e em Portugal..vou-lhe dizer brevemente se existe creio que sim..até agora tenho encontrado poucos..espero que esteja enganado e que eu possa apresentar desculpas brevemente
  13.  # 14

    Colocado por: LiMatospode-se pedir uma certidão desde que se saiba a informação de registo (o artigo, a matriz e a secção) de determinado prédio


    Se for um terreno e souber onde é, penso que se pode descobrir os números procurando aqui:

    http://www.igeo.pt/servicos/cic/cad_seccoes.asp
    Concordam com este comentário: LiMatos
 
0.0173 seg. NEW