Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, andei por aqui a pesquisar e não encontrei o que queria saber ao certo e resolvi criar o "meu" próprio tópico. Ora cá vai as minhas dúvidas:
    Os meus sogros compraram um terreno c/ 5000m2 acontece que o terreno tem duas areas destinadas a construção e outra area de agricultura. Fomos saber á Camara e não há qualquer problema em construir. O que se põe é que o meu sogro quer construir um barracão(na zona urbanizavel) para apoio á agricultura e mais tarde vir a fazer la dentro divisorias para colocar 1wc 1 cozinha e 1quartito para ficar por lá aos fins de semana. Digam-me: é possivel ele fazer tal coisa sem pedir autorização á camara?
    E caso ele opte por colocar apenas um contentor, também tem de ter autorização á camara?
    Tenho lido vários tópicos em que as pessoas expõe tal assunto mas é sempre para construção de casas em terreno agricolas e com autorizações e consultas de PDM etc neste caso eu sei que é possivel construir uma casa mas no caso do meu sogro ele não quer construir casa apenas 1 barracão/contentor.
    Agradeço a vossa atenção dispensada.
    Obrigada
    • P+V
    • 22 agosto 2011

     # 2

    O que o seu sogro quer é construir uma casa de férias disfarçada de arrumos, e sem dar cavaco à câmara municipal... Sabe como são apelidadas pessoas assim, não sabe?
  2.  # 3

    Caro P+V ARQ é obvio que sei como tal pessoas se chamam ...
    Mas diga-me você caso saiba: para colocar um contentor ou um barracao para arrumos é preciso pedir á camara?
    Obrigada
  3.  # 4

    Há alguém ao pé de mim que construiu uma casinha de fim de semana com as dimensões dum abrigo técnico ou lá como é que se chama. Que eu saiba ninguém o chateou, e não é que não se veja bem da estrada principal.
  4.  # 5

    Ola Anokas

    Se o seu sogro quer construir é melhor fazê lo legalmente, isto é, requerer licença à câmara. Imagine que tem algum vizinho maldoso que o denuncia, depois acarrega com a multa. Principalmente agora que os fiscais têm andado bastante na rua!

    Nas duas áreas destinadas a construção como menciona o que vai ser feito lá? Se vão ser feitas construções, não seria melhor fazer algo que se integrasse nelas sem ser um barracão?

    Cumprimentos,
    C.Arq
    •  
      FD
    • 23 agosto 2011

     # 6

    Colocado por: C.arqImagine que tem algum vizinho maldoso que o denuncia

    E porque é que alguém que denuncia uma situação ilegal é necessariamente maldoso?
    Para mim, alguém que denuncia uma situação ilegal, é um cidadão responsável.

    Colocado por: Anokas00para colocar um contentor ou um barracao para arrumos é preciso pedir á camara?

    A primeira coisa que deverá entender é que cada câmara é diferente de todas as outras. O que se aplica numa, pode não se aplicar noutra.
    Dito isto, leia: https://forumdacasa.com/discussion/11776/2/projectos-de-especialidade-para-casa-prefabricada-em-madeira/#Comment_147710
    Concordam com este comentário: raulschone
  5.  # 7

    Ola C.Arq
    Respondendo á sua pergunta na area que é permitido construir irá ser construida uma moradia mas ainda vai demorar algum tempo pois eu e o meu marido andamos á procura das melhores soluções, e vai ser tudo tratado com legalidade porque eu gosto de andar de cabeça levantada .
    Mas até lá vai ser feita uma horta na zona de agricultura e como tal vai ser preciso um contentor ou um barracao de apoio ao meu sogro para ele arrumar ferramentas etc até ai está tudo bem, o meu problema que tenho vindo a debater em casa é colocaçao do contentor ou a construção de um barracão de arrumos sem dar cavaco á camara! Será possivel sem vir a ter problemas?
    Obrigada
  6.  # 8

    Olá FD
    Concordo consigo e dai ter me dirigido a este fantastico forum para expor a minha situação e pedir ajudas e opiniões.
    Quanto á alteração que o meu sogro quer fazer por dentro do barracão eu propria me encarrego de dissuadi-lo pois não quero viver num terreno que está com ilegalidades nem nada parecido.
    irei ler o endereço que me deixou e agradeço atenção dispensada
    Obrigada
  7.  # 9

    Ola novamente Anokas,

    Qual é a câmara em questão?

    Obrigada
    • hfso
    • 23 agosto 2011

     # 10

    Compre uma caravana e coloque no terreno a mesma. Quanto tiver problemas retire a caravana.
  8.  # 11

    Uma ilegalidade é sempre uma ilegalidade...no entanto não é por se cometer uma ou mais que se deixa de ser bom cidadão...Neste caso, e caso o interessado tenha bom senso no que pretende construir e não prejudique ninguem, certamente não será nada que o torne um mau cidadão...Caso o denunciem, até pode pagar uma multa, mas isso mesmo faz por ex o governo Português por não cumprir regras/leis comunitarias...É certo que deve haver uma harmonização na construcção...mas tb é certo que conheço inumeros casos de aberrações aprovadas pelas várias camaras, obras essas que só têm justificação por irem de encontro a interesses particulares e/ou enrequecimentos ilicitos...predios em cima de predios, muitos sem infraestruturas adequadas, sem espaços verdes...e depois, por coincidencia, vêm-se a saber que o filho/genro/etc tem aí um apartamento...

    Agora, pergunto...dos que classificam este tipo de situação "xico-espertismo"...quem nunca circulou a mais de 50km/h dentro de localidades?...Pois é...nem que seja sem querer certamente já todos o fizeram e mais do que uma vez...e isso é uma ilegalidade muito mais grave do que fazer um barraco no meio de um terreno agricola...Importante é todos terem a perfeita noçao das possiveis consequencias dos seus actos...
    Concordam com este comentário: C.arq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.arq, Anokas00
  9.  # 12

    Então e o que é preciso para legalizar um abrigo técnico?
    Quais as dimensões?

    Se tiver uma ruína num terreno, posso construir ou ter mais facilidade de passar de rústico para urbano?

    Obrigado!
  10.  # 13

    3 anos...o tempo voa...

    Cada caso é um caso...Deve primeiro procurar informação na Câmara da sua zona e depois gerir a relação custos/entraves/necessidade/ilegalidade/sociedade/risco com o bom senso que a situação exigir...
    •  
      FD
    • 18 junho 2014

     # 14

    Colocado por: coinegueEntão e o que é preciso para legalizar um abrigo técnico?

    Já existe ou é para construir?

    Colocado por: coinegueSe tiver uma ruína num terreno, posso construir ou ter mais facilidade de passar de rústico para urbano?

    Depende de muita coisa mas, normalmente, pode reconstruir à vontade, sem alterar as dimensões.
    Se quiser alterar dimensões, tem que licenciar.
  11.  # 15

    Bom dia comprei um terreno de 3500m2 com uma barraco que penso ser para arrumos agrícolas, reparei que depois da compra nao e mencionada no terreno tal, como posso legalizar e qual o custo de tal, o terreno e rustico.
  12.  # 16

    Depende de muitos factores. Seja o valor do serviço, como a viabilidade de legalização.



    Tem de consultar um gabinete de projectos.


    Se for uma estrutura com menos de 10m2. Não faça nada
  13.  # 17

    Consulte primeiramente o PDM para a zona.
 
0.0183 seg. NEW