Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pra lembrar duas coisinhas, primeiro quem tem conta de dois em dois meses, se o mês a pagar calhar em outubro vai pagar 23% sobre o mês de setembro tambem.

Para quem tem conta certa se o acerto final for depois de outubro e se tiverem a pagar tambem será a 23%.

Por isso para miutos que tiverem acerto a pagar se calhar convem terminar já a conta certa para que o acerto seja feito em setembro a 6% e depois logo se passa novamente à conta certa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kingart, SofiaPaula
  2.  # 2

Não sei se será verdade esta observação, mas irei procurar mais informações sobre o assunto.

Obrigado pelo aviso.

Cumprimentos.
  3.  # 3

mas esperem lá, quem paga de dois em dois meses, ao fim dos dois meses paga 23% x 2?????????
  4.  # 4

mas esperem lá, quem paga de dois em dois meses, ao fim dos dois meses paga 23% x 2?????????

não percebi muito bem a duvida, mas se estas a dizer que somas 23% do valor consumindo 2 vezes, a resposta é não.

O que o hfviegas quis dizer é que se tiveres conta certa, na altura do acerto de contas entre ti e a EDP, a taxa de iva que eles irão aplicar irá ser de 23%. Isto na minha opinião não está correcto, eles terão de fazer contagem até ao final de Setembro e taxar a 6%.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  5.  # 5

Colocado por: KingartO que o hfviegas quis dizer é que se tiveres conta certa, na altura do acerto de contas entre ti e a EDP, a taxa de iva que eles irão aplicar irá ser de 23%.

Porreiro, pá!!
    Quando me devolverem o dinheiro que me andam a cobrar A MAIS, virá acrescido de 23% em vez de 6% !!!! :-))
  6.  # 6

Colocado por: Luis K. W.
    Porreiro, pá!!
    Quando me devolverem o dinheiro que me andam a cobrar A MAIS, virá acrescido de 23% em vez de 6% !!!! :-))

Muito provavelmente sim.

Mas em relação aos 2 meses tambem é verdade se os pagamentos ocorrerem Agosto e Outubro o mês de setembro em principio irá ser pago a 23% não estou a ver à EDP a emitir duas facturas uma para setembro a 6% e outra para Outubro a 23%
  7.  # 7

Sobre a conta certa não conheço, e não vou comentar.

sobre o resto devo dizer que a EDP tem a obrigação de reportar o periodo de consumo e será esse periodo (e não a data de emissão da factura) que deverá ser esse o periodo subjacente à taxa de IVA a aplicar. Assim deveriam receber em Outubro uma factura com um serviço taxado a 6% e outro a 23%.

No caso de acertos, Luis, em termos de IVA tem exactamente a mesma obrigação: indicar o periodo a acertar e aplicar a taxa respectiva. Isto nos primeiros 12 meses... a seguir não sei se podem fazer qualquer acerto.

Se fosse assim, a malta dos leites ia ganhar balurdios! Vendiam a 30/9 toneladas de leite com chocolate a 6% e recebiam devoluções em 1/10 creditando-as a 23%... havia de ser bonito...
  8.  # 8

Colocado por: moraisddSobre a conta certa não conheço, e não vou comentar.

sobre o resto devo dizer que a EDP tem a obrigação de reportar o periodo de consumo e será esse periodo (e não a data de emissão da factura) que deverá ser esse o periodo subjacente à taxa de IVA a aplicar. Assim deveriam receber em Outubro uma factura com um serviço taxado a 6% e outro a 23%.

.

Não concorda?
    Quando é que a EDP cobra o dinheiro? Em outubro certo? qual a taxa em vigor em outubro? 23% certo? Logo se o pagamento reflete Setembro e Outubro será 23%.

Mas deixe estar que em Outubro irei puxar este tópico para cima a dizer eu bem avisei.
    • sassa
    • 24 agosto 2011 editado

# 9

Colocado por: hfviegas
    Não concorda?
    Quando é que a EDP cobra o dinheiro? Em outubro certo? qual a taxa em vigor em outubro? 23% certo? Logo se o pagamento reflete Setembro e Outubro será 23%.

As duas primeiras perguntas estão correctas e ultima afirmação é que não. O IVA é um imposto que incide sobre o consumo e não sobre o pagamento ou sobre a emissão das facturas, assim se o consumo é em Setembro a taxa aplicavel é a em vigor em Setembro, independentemente da data de débito. Assim, as facturas que tenham periodos com taxas diferentes deverão conter uma parte do consumo à taxa de 6% e outra parte à taxa de 23%, proporcionalmente pelo tempo decorrido (salvo melhor opinião (ou seja dar a contagem em 30/09/2011) a EDP assume que o consumo é constante).

Relativamente aos créditos o mesmo se aplica... Ou seja no final o acerto deverá ser repartido por todos os meses e haverá parte do crédito com taxa de 6 % e com 23%.

É o está correcto e no meu caso se tal não acontecer irei reclamar...

Sassa
  9.  # 10

Faz todo o sentido o que disse, mas acredito que vai ter de ir reclamar :-) Espero que não, olhe, eu para não ter de reclamar já alterei, analiso futuros problemas e antecipo-me a eles.
  10.  # 11

Colocado por: hfviegasQuando é que a EDP cobra o dinheiro? Em outubro certo? qual a taxa em vigor em outubro? 23% certo? Logo se o pagamento reflete Setembro e Outubro será 23%.

Caro,
    não estou a dizer que não tem razão em alertar as pessoas, mas o seu alerta reflecte o medo de a EDP fazer as coisas de forma errada.

Isto é uma anotação ao Artº 18 do CIVA, quando entrou em vigor a taxa de 23% no inicio do ano:
    No caso das transmissões de bens e prestações de serviços de carácter continuado resultantes de contratos que dêem lugar a pagamentos sucessivos, as alterações introduzidas na presente lei nos artigos 18.º e 49.º do Código do IVA e no Decreto-Lei n.º 347/85, de 23 de Agosto, alterado pela Lei n.º 2/92, de 9 de Março, pelo Decreto-Lei n.º 166/94, de 9 de Junho, pela Lei n.º 39-B/94, de 27 de Dezembro, pelo Decreto-Lei n.º 91/96, de 12 de Julho, e pelas Leis n.ºs 16-A/2002, de 31 de Maio, 39/2005, de 24 de Junho, 26-A/2008, de 27 de Junho, e 12-A/2010, de 30 de Junho, apenas se aplicam às operações realizadas a partir de 1 de Janeiro de 2011, derrogando-se, para este efeito, o disposto no n.º 9 do artigo 18.º do Código do IVA. [Artigo 107.º da Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro - OE]

os bolds são meus.
    Concordam com este comentário: hfviegas
  11.  # 12

Colocado por: hfviegasFaz todo o sentido o que disse, mas acredito que vai ter de ir reclamar :-) Espero que não, olhe, eu para não ter de reclamar já alterei, analiso futuros problemas e antecipo-me a eles.

Eu acredito que a EDP não se vai meter em problemas desses até porque não ganham nada com isso. Os valores do IVA são integralmente entregues ao estado, o IVA não e lucro para empresa nenhuma. O papel das empresas neste caso é serem pura e simplesmente cobradores do estado...

0.0168 seg. NEW