Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Quero revestir uma lajes que construi em betão num jardim com uma aguada de cimento, mas estou a encontrar um problema: a aguada seca muito rápido, não me permitindo ter tempo para que fique devidamente lisa, inclusive nos espelhos da lajes que fazem de escada.

    Falaram-me que devia misturar cal à aguada de cimento para retardar a secagem. Isto é verdade? Permite retardar a secagem da aguada? Que tipo de cal deve ser misturada e em que quantidade?

    Se a cal não resolver o problema, o que me aconselham para dar o acabamento às lajes, que quero parecidas com os pavimentos de betão industrial / cimento queimado?

    Obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Nunca experimentei, mas suponho que se juntar cal à aguada, a cal vá ficar agarrada à sola dos sapatos (pó).

    O efeito que você pretende não será mais fácil de atingir com um auto-nivelante ?
  3.  # 3

    jbalmeida,
    Em tempos, a forma como vi fazer (por um trolha da "velha guarda" já reformado à uma boa dezena de anos), consistia na tal aguada que depois era polvilhada com cimento portland (pó). Penso que é isto o tal "cimento queimado".
    Agora isto era feito por fases, uma area aguada, polvilhar , vidrar (acertar/acabamento) e assim sucessivamente... e funcionava!

    Não sei se é isto que quer fazer mas o aspecto final é aquele acabamento "cimento vidrado"

    cmts
    riscas
  4.  # 4

    Riscas,
    é esse o efeito que pretendo dar às lajes, vou experimentar numa e volto a comentar no fórum.


    Luís,
    O autonivelante, para além de muito caro para a área em causa, não vai funcionar nos espelhos das lajes que fazem degrau. Obrigado pela sugestão.
    • J.C
    • 24 agosto 2011

     # 5

    Boas!
    Ó Riscas, está ai um erro.
    O que se costuma fazer é; Fazer a betonilha e,enquanto fresca espalha-se o cimento em pó e, afaga-se.
    porque essa tal de águada em betão já seco????? deixa só bater-lhe o sol.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
  5.  # 6

    JC
    Mas parece que as lajes já estáo feitas.
    Pelo que percebi é uma solução de recurso...
  6.  # 7

    JC,

    Sim, é de recurso, já que a área somada das lajes era muito grande, o calor também e nós éramos poucos para dar conta do recado. Resultado, não conseguimos dar acabamento ao betão e agora temos de deixar as lajes todas com acabamento igual.

    Tem alguma sugestão?
    • fbb
    • 25 agosto 2011

     # 8

    Ora boas.

    Para nivelamentos de lajes exteriores com o betão já curado, podem-se usar os autonivelantes para exterior tipo weber Niv Lex
    http://www.weber.com.pt/regularizacao-e-nivelamento-de-pavimentos/o-guia-weber/produtos/weberniv-lex.html

    ou então se houver espaço, uma nova betonilha aditivada com fibras e armada (fibra de vidro ou rede 'capoeira') com o tal acabamento afagado com colher - ou melhor ainda com um endurecedor de superfície. Mas este tipo de revestimento tem sempre tendência para abrir umas micro-fissuras...
    Existe ainda a possibilidade de fazer uma pintura com poliuretano, que também é impermeável - do tipo Sikafloor 400 N Elastic (mas não é barato...)

    Abraços,
    FBB
  7.  # 9

    Obrigado fbb, o que quer dizer com fibras?
    • fbb
    • 25 agosto 2011

     # 10

    De nada Jbalmeida,

    Por fibras - de polipropileno - são pequenos filamentos que se incorporam na betonilha, aquando da mistura em betoneira, para diminuir a retração (o encolher, que origina as fissuras) das argamassas. Se olhar atentamente para o betão dos parques de estacionamento, poderá observar uns pequenos filamentos na superfície (nas bombas de gasolina surgem de outro tipo - metálicas)

    Pode ver uma ficha técnica em:
    http://www.pavilaje.pt/?p=129

    Espero ter ajudado.
    FBB
    • J.C
    • 25 agosto 2011

     # 11

    Bom dia.
    Mas ,voltamos ao mesmo, só com uma betonilha e, como disse e, muinto bem o fbb, com fibra.
    Até nas paredes de tijolo (vulgo, tijolo burro) principalmente em chaminés antigas, usei bastante
    essas fibras, 1/4 de saco por betoneira / 6x2.
 
0.0126 seg. NEW