Iniciar sessão ou registar-se
    • flares
    • 17 outubro 2008 editado

     # 1

    Olá.

    Já fiz pesquisa e acho que não encontrei nenhum tópico que esclareça a minha questão.
    A questão é a seguinte, andei a pedir orçamentos para construir uma moradia e agora que estou a começar a receber os orçamentos, quase todos os empreiteiros falam em que o IVA pode não ser para aplicar no valor total da obra.
    Por exemplo numa casa de 130mil sem iva, em 100mil facturavam com iva e nos restantes 30mil tinha de ser pago em dinheiro e sem facturas.
    O que acham destas práticas que o nosso mercado está a utilizar agora? Se aceitar poderei vir a ter problemas com as finanças? Com o banco(visto que vou ter de pedir empréstimo)?
    Obrigado
  1.  # 2

    Colocado por: flaresO que acham destas práticas que o nosso mercado está a utilizar agora

    Agora? errado, elas estão é a deixar-se de praticar, porque o controle começa a aumentar e como a memõria do fisco têm 5 aninhos a seguir á emissão da licença de habitação

    Colocado por: flaresSe aceitar poderei vir a ter problemas com as finanças?

    Toda a gente diz que não, mas a julgar pelo controle que está a ser feito nas empresas de construção civil, mesmo que não o apanhem a si, vaõ acabar por apanhár a empresa. Os programas de contabilidade têm agora uma opção que basta o fisco pedir, emite um ficheiro que é enviado para lá. Ora, nesse ficheiro vão todos os movimentos de materiais e se aquilo não bater certo, eles começam a fazer perguntas. O sistema já está montado e dentro de pouco tempo deve começar a fazer estragos
  2.  # 3

    Um conselho quando pedir os orçamentos, faça como eu que lhes disse aos vários empreiteiro "a mim não me interessa se a sua empresa cobra 1% ou 100% do iVA, a mim só me interessa o valor final da empreitada com impostos e, que em todos os recibos venha o valor do iva em vigor descriminado..."
  3.  # 4

    Boas,

    Uma prática que também é feita pelos empreiteiros é fazer com que todas as facturas relativas a materiais sejam passadas em nome do cliente. O empreiteiro declara ao estado apenas a mão de obra, prestando para todos os efeitos apenas um serviço.

    Existe alguma ilegalidade nesta prática? Quais as vantagens e desvantagens? A garantia pode ser posta em causa? O valor final da empreitada é mais baixo desta forma?

    Obrigado.
  4.  # 5

    Colocado por: nunoneiva75
    Boas,

    Uma prática que também é feita pelos empreiteiros é fazer com que todas as facturas relativas a materiais sejam passadas em nome do cliente. O empreiteiro declara ao estado apenas a mão de obra, prestando para todos os efeitos apenas um serviço
    Existe alguma ilegalidade nesta prática? Quais as vantagens e desvantagens? A garantia pode ser posta em causa? O valor final da empreitada é mais baixo desta forma?

    Era mesmo isso que ia perguntar... Tenho essa mesma proposta.
  5.  # 6

    Colocado por: nunoneiva75Boas,

    Uma prática que também é feita pelos empreiteiros é fazer com que todas as facturas relativas a materiais sejam passadas em nome do cliente. O empreiteiro declara ao estado apenas a mão de obra, prestando para todos os efeitos apenas um serviço.

    Existe alguma ilegalidade nesta prática? Quais as vantagens e desvantagens? A garantia pode ser posta em causa? O valor final da empreitada é mais baixo desta forma?

    Obrigado.


    Se com essa venda, nao ganharem comissao, não. Agora se a factura é passada em nome do cliente, ganhando eles uma comissão, há problema:fuga ao fisco!
  6.  # 7

    Anónimo disse:
    É!
    Possivelmente, tem razão.
    Mas o problema quanto à fuga ao fisco, é do empreiteiro. E se este não for parvo, facilmente consegue camuflar a coisa.
    Uma factura tapa a outra.
    E depois?
    Compra um bilhete de avião e parte para Angola...
  7.  # 8

    Vou entrar numa área que não é a minha, mas por um pouco de bom senso:

    Colocado por: nunoneiva75 O empreiteiro declara ao estado apenas a mão de obra, prestando para todos os efeitos apenas um serviço.

    Se esse empreiteiro fizer a obra dessa maneira, põe-se desde logo um problema: Quem é o empreiteiro geral ou o empreiteiro responsável pelo alvará? Se houver acidentes, problemas com o fisco, etc, quem responde? O dono de obra? mas o dono de obra legalmente não o pode fazer, por não ser detentor de um alvará

    Colocado por: nunoneiva75Uma prática que também é feita pelos empreiteiros é fazer com que todas as facturas relativas a materiais sejam passadas em nome do cliente.
    Como o empreiteiro não está na posição de empreiteiro geral, só pode estar na de prestador de serviços, cedência de mão de obra ou subempreiteiro de mão de obra. Nesta situação, o responsável pela entrega do IVA ao estado, é o adquirente, ou seja, o dono de obra. Como o dono de obra normal não sabe disto, paga o IVA e caso haja uma fiscalização, paga novamente ao Estado e ainda por cima entra em situação de incumprimento fiscal.

    Como as facturas forem passadas em nome do dono de obra e como uma das boas maneiras de apanhar fugas, é via fornecedores, quem é que está registado? Provavelmente essas supostas facturas de mão de obra, o estado nem o cheiro lhes vê (motivo pelo qual o IVA passou a ser pago pelo adquirente), o empreiteiro mete o dinheiro do IVA ao bolso e quando o fisco vier fazer perguntas, adivinhem quem é o "sitting duck" (aquela personagem que nas feiras americanas, está sentado em cima de um tanque de água, á espera que o atinjam e nada pode fazer)

    Colocado por: nunoneiva75Existe alguma ilegalidade nesta prática?
    Acreditar que não existe qualquer ilegalidade num esquema tão esquisito é quase como acreditar na santidade dos empreiteiros.

    Colocado por: nunoneiva75Quais as vantagens e desvantagens?

    Vantagens para o empreiteiro

    Comissões no fornecedor: Eu tenho 45% de desconto em muitos produtos, acho que o fornecedor lhe faz esse desconto? Divide-se a meias a diferença

    Quantidades: Nem todas precisam de chegar á obra, podendo ser carregados no armazém e uma parte descarregada a meio do caminho. Sabem como se descarrega ferro de um camião? Amarra-se um cabo a uma árvore e a 1/3 do atado que está em cima do camião. O camião segue á sua vida e o ferro fica lá. Como a conferência em obra é feita por atados, (cada um têm +/- 2tn), confere não confere? Ou porque é que acham que desaparece sempre 10% do betão entre o teórico e o real, o ferro tem desperdícios de 30% e a areia de 50%.

    Financeiras: Como ele já não deve ter crédito em lado nenhum, está descapitalizado, evita desta forma contrair dividas junto dos fornecedores, imobilizar capitais, quando ainda por cima, recebe logo a percentagem que o cliente pagou. Investir para quê?

    Colocado por: nunoneiva75A garantia pode ser posta em causa?
    Mas qual garantia? essa é prestada pelo empreiteiro geral, se o empreiteiro geral é você, ele foi apenas um prestador de serviços, é você que assume a garantia

    Colocado por: nunoneiva75valor final da empreitada é mais baixo desta forma?
    Sempre defendi e defenderei, que a forma mais económica de construir é chave na mão, mas como sou empreiteiro, aceito perfeitamente que as pessoas me mandam à fava neste ponto. Mas não ralo nada porque o dinheiro é o delas.

    Existe, e muito difundida a teoria, de que se o dono de obra comprar os materiais, o preço final é mais baixo, mas, nunca ninguém o demonstrou, não acredito nisso (sou capaz de demonstrar que não, embora não valha a pena o trabalho, porque a razão nada pode contra a fé e sendo empreiteiro, estou logo à partida desacreditado)

    No seu caso, eu não o faria, mas como disse a fé move montanhas, embora elas não saiam do sitio.

    Cumps

    PS: porque diabo há de haver sempre um esquema no limiar da realidade e da legalidade?
  8.  # 9

    PS: porque diabo há de haver sempre um esquema no limiar da realidade e da legalidade?


    Porque somos portugueses e apesar de estarmos sempre com a sensação que o Estado nos está a roubar, não temos quaisquer escrúpulos em enganar o Estado ou a empresa da TVCabo ou a empresa das portagens, ou o primo ou o vizinho, etc, está no código genético do tuga.
  9.  # 10

    Sr. Paulo,

    Acho que não percebeu bem uma coisa.
    Quem compra e paga aos fornecedores é na mesma o empreiteiro. Apenas as facturas seriam emitidas em nome do proprietário. Pelo que essas questões dos descontos não se colocam, pois o preço final da obra já está tratado...
    Acho também que isso não seria com TODAS as facturas, pois senão deixava de ser o empreiteiro geral.

    É óbvio que isto não é legal (acho eu que não percebo mesmo nada destes assuntos). Pelo que percebi quando me apresentaram esta proposta é que seria uma maneira de "fugir" ao IVA sem dar tanto nas vistas.

    Tem alguma lógica? Ou não?
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro Azevedo78Quem compra e paga aos fornecedores é na mesma o empreiteiro. Apenas as facturas seriam emitidas em nome do proprietário

    Se ele não pagar ao fornecedor e receber de si, você fica numa situação bem gira e os fornecedores esperam 120dias até começarem a protestar a sérioa , o que dá tempo para muita coisa
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Azevedo78Sr. Paulo,

    Acho que não percebeu bem uma coisa.
    Quem compra e paga aos fornecedores é na mesma o empreiteiro. Apenas as facturas seriam emitidas em nome do proprietário. Pelo que essas questões dos descontos não se colocam, pois o preço final da obra já está tratado...
    Acho também que isso não seria com TODAS as facturas, pois senão deixava de ser o empreiteiro geral.

    É óbvio que isto não é legal (acho eu que não percebo mesmo nada destes assuntos). Pelo que percebi quando me apresentaram esta proposta é que seria uma maneira de "fugir" ao IVA sem dar tanto nas vistas.

    Tem alguma lógica? Ou não?


    Não, não tem lógica. Quem compra paga o IVA. Sem comprasse, e revendesse, pagava o iva na compra, e deduziria na venda. Ou seja, haveria sempre um pagamento de iva.
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro Azevedo78Tem alguma lógica? Ou não?

    Tem a lógica do chico esperto, mas você é que sabe. O dinheiro é seu e as responsabilidades das suas acções também.
  13.  # 14

    Colocado por: PauloCorreiaSe ele não pagar ao fornecedor e receber de si, você fica numa situação bem gira e os fornecedores esperam 120dias até começarem a protestar a sérioa , o que dá tempo para muita coisa

    Ora aí está um fantástico argumento! ;)

    Colocado por: PauloCorreiaTem a lógica do chico esperto, mas você é que sabe. O dinheiro é seu e as responsabilidades das suas acções também.

    Por isso é que aproveitei a dúvida do nunoneiva75 e perguntei. Quando ele me falou disso não percebi muito bem se teria vantagens ou não, e por isso não lhe disse nada na hora. Disse que me iria informar. São assuntos que de facto me passam muito ao lado, e por isso nunca tomaria uma decisão sem me informar muito bem.

    Colocado por: ParreiraNão, não tem lógica. Quem compra paga o IVA. Sem comprasse, e revendesse, pagava o iva na compra, e deduziria na venda. Ou seja, haveria sempre um pagamento de iva.

    O IVA dessas facturas é obvio que seria pago. Acho que o objectivo seria ajustar o valor dos serviços prestados por ele às facturas em nome dele. Por exemplo, ele não me poderia facturar a obra por 100 mil euros (quando ela custaria 200 mil) e ter facturas de 90 mil (mero exemplo) para a mesma, pois isso era demasiado óbvio que tinha havido "fuga".
    Assim facturava os 100 mil na mesma mas só teria 40 mil (por exemplo) de facturas dele, o que tornaria a coisa menos "evidente"...
    Fiz-me entender? LOL É que nem eu sei bem se entendo... ;)
  14.  # 15

    Colocado por: PauloCorreiaFiz-me entender? LOL É que nem eu sei bem se entendo... ;)


    Explicando em português muito corrente:

    A maioria das facturas de materiais e subempreiteiros são em seu nome, enquanto a mão de obra teria uma factura do empreiteiro. Provavelmente e para não parecer mal, ele entregaria uma ou duas facturas ao fisco e o resto seriam treta, se é que as haveria. Quando o fisco pedir a listagem de vendas ao fornecedor (e já está a pedi-las), qual o nome que aparece? O seu. A quem é que eles vão perguntar pela mão de obra para aqueles materiais? a si. Quem é que fica entalado? você
    É das situações em que o empreiteiro têm o lucro e você os riscos e algum lucro

    Se quer fugir ao IVA, não se meta nessas tretas, porque são demasiado evidentes e até um ceguinho percebe o que se passa. Não menospreze os tipos do fisco, ele têm objectivos e já limparam muito do que por ai anda. Daqui a pouco, vão á procura de novos alvos e as vivendas são um brinquinho de ilegalidades.

    Descubra qual o valor que as finanças atribuem para a construção m2 na sua zona. Multiplica pelos m2 de construção oficiais e factura isso legalmente pagando o IVA. O resto esquece. Como os valores oficiais andam nos 500€/m2 e você vai pagar 1000€/m2, consegue safar-se sem dar nas vistas aos computadores do fisco, que fazem pesquisa de situações dessas (data mining) que fogem aos parâmetros normais e que ao serem detectadas, avisam um inspector. É a aplicação da velha regra "mama mas não escaldes"

    Mas não se esqueça que isto é corrupção activa e da próxima vez que me falarem que os empreiteiros são corruptos, convém lembrar que a corrupção é como o adultério, são precisos pelo menos 2 e se uns tem a fama, muitos têm o proveito.
  15.  # 16

    Colocado por: PauloCorreiaDescubra qual o valor que as finanças atribuem para a construção m2 na sua zona. Multiplica pelos m2 de construção oficiais e factura isso legalmente pagando o IVA. O resto esquece. Como os valores oficiais andam nos 500€/m2 e você vai pagar 1000€/m2, consegue safar-se sem dar nas vistas aos computadores do fisco, que fazem pesquisa de situações dessas (data mining) que fogem aos parâmetros normais e que ao serem detectadas, avisam um inspector. É a aplicação da velha regra "mama mas não escaldes"

    Pois, é essa a minha intenção. Logo que ele me falou da solução que descrevi, nunca me pareceu grande coisa, mas tinha de perguntar...

    Colocado por: PauloCorreiaMas não se esqueça que isto é corrupção activa e da próxima vez que me falarem que os empreiteiros são corruptos, convém lembrar que a corrupção é como o adultério, são precisos pelo menos 2 e se uns tem a fama, muitos têm o proveito.

    Tem toda a razão Sr. Paulo.
    Sei que não é nada bonito estar publicamente a falar de "fugir" a impostos, nem há haver desculpas nem atenuantes para o fazer, mas não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que não o vou fazer... Mas pelo menos como diz o Sr. Paulo, convém é não "ser mais papista que o papa..."
    Obrigado
  16.  # 17

    posso dar um exemplo que aqui na minha zona ja houve umas pessoas que foram apanhadas. e pelo que parece a multa é para o dono de obra e empreiteiro. causa: fuga a fisco...claro..aqui falam se em multas de 40 000 € que ja apanharam..
  17.  # 18

    fiquei com uma dúvida:
    É minh aintenção na contrução da minh acasa acordar um preço para "fechar" a casa e colocação de acabamentos. Estes acabamentos seriam comprados por mim directamente.
    Quer dizer que por causa disso passo a ser o "empreiteiro geral" e como tal perco a garantia???
  18.  # 19

    Contem sempre com o IVA, porque assim não há enganos.

    Já fiz uma obra em que o Dono da Obra foi ao banco e estes emprestaram-lhe apenas o valor sem o IVA, ele não reparou e depois teve de fazer um reforço.

    Cuidado

    Notar que no roçamento estava bem explicido que o valor era sem IVA, assim como na carta que acompanhava o orçamento e na reunião antes da aprovação.
  19.  # 20

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: PauloCorreiaFiz-me entender? LOL É que nem eu sei bem se entendo... ;)


    Explicando em português muito corrente:

    A maioria das facturas de materiais e subempreiteiros são em seu nome, enquanto a mão de obra teria uma factura do empreiteiro. Provavelmente e para não parecer mal, ele entregaria uma ou duas facturas ao fisco e o resto seriam treta, se é que as haveria. Quando o fisco pedir a listagem de vendas ao fornecedor (e já está a pedi-las), qual o nome que aparece? O seu. A quem é que eles vão perguntar pela mão de obra para aqueles materiais? a si. Quem é que fica entalado? você
    É das situações em que o empreiteiro têm o lucro e você os riscos e algum lucro



    Boas PauloCorreia,

    Desculpe mas gostaria de perceber "a coisa" e continuo sem entender o seguinte:

    Se eu comprar os materiais com IVA (facturas em meu nome), e ficar escrito que o empreiteiro geral fornece a mão-de-obra (com IVA incluído), este por lei deverá declará-la (eu não sou responsável se ele não a declarar, ou será que perante as Finanças tenho a obrigação de fiscalizar o empreiteiro?).
    Como é que o fisco pode vir perguntar-ME pela mão-de-obra??? Porquê? Não vejo qualquer lógica nisso... podia-me explicar melhor este raciocínio?

    De que forma eu estou, perante o fisco, a cometer uma ilegalidade?

    Obrigado.
 
0.0241 seg. NEW