Iniciar sessão ou registar-se
    • RevNac
    • 25 agosto 2011 editado

# 1

Boa tarde

um amigo de longa data ficou a dever uma importância às Finanças e recebeu recentemente em casa uma carta para liquidar essa quantia. Ele não tem grandes possibilidades neste momento da vida e numa conversa que teve comigo perguntou-me o que é que podiam penhorar, caso ele não conseguisse liquidar o que está a dever, mas como eu não sei, encontrei este site e decidi perguntar.

Ele vive numa casa arrendada que está em nome dele, obviamente. Ouvi dizer que as Finanças fazem penhoras quando a casa está em nome da pessoa, não sei é em que condições, se quando arrendada ou se quando comprada. Ele tem que ter facturas dos itens para provar que são dele ou isso é secundário para uma penhora? eu falo em itens como por exemplo, computador, fogão, frigorífico, candeeiros, etc.. pouco entendo sobre estes assuntos.

Se puderem ajudar, agradecia.

Obrigado.
  1.  # 2

As Finanças só fazem penhoras quando as pessoas se fazem de lucas, como se não quisessem pagar o que devem.

O primeiro passo deveria ser o seu amigo ir à Repartição de Finanças ANTES que se desencadeie o processo de penhoras. Deverá dizer que PRETENDE pagar, nem que seja em mil prestações.
    É ver se eles têm algum programa de pagamentos em prestações.

As Finanças não começam por penhorar bens. Primeiro penhoram dinheiro, contas bancárias, receitas, ordenados...

Colocado por: RevNacEle vive numa casa arrendada que está em nome dele, obviamente..
    Isto cheira a ignorância... :-)
    Se ele vive numa casa arrendada, é INQUILINO.
    Portanto a casa não está «em nome» dele. Está em nome do SENHORIO. Certo?
    Concordam com este comentário: SofiaPaula, RevNac
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RevNac
  2.  # 3

O primeiro passo deveria ser o seu amigo ir à Repartição de Finanças ANTES que se desencadeie o processo de penhoras. Deverá dizer que PRETENDE pagar, nem que seja em mil prestações.
    É ver se eles têm algum programa de pagamentos em prestações.

Concordo, tenho familiares que quase toda a vida foram funcionários das finanças, e sempre fizeram os possíveis, quando ao alcance deles, para ajudar o contribuinte a evitar penhoras. Também é preciso, às vezes, ter sorte com quem nos atende... Pagar em prestações costuma ser uma possibilidade.
    • RevNac
    • 27 agosto 2011 editado

# 4

Boa tarde Luís, eu é que não expliquei bem, o arrendamento está em nome do meu amigo e não a casa.

As Finanças só fazem penhoras quando as pessoas se fazem de lucas, como se não quisessem pagar o que devem.

Exactamente, concordo plenamente consigo! e quando estão desempregadas como é o caso do meu amigo, que mal tem para comer, é que é pior!

se calhar o sistema de Finanças dos países mais evoluídos, funciona de forma "diferente" e organizada, mas aqui em Portugal é o que se sabe!

Finanças no seu melhor!

Obrigado

0.0120 seg. NEW