Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros amigos,
    estou a iniciar uma nova fase da minha vida, constituindo uma carteira de arrendamentos.
    gostaria de saber, se fôr possivel, qual o CAE e que legislação se aplica a esta actividade.
    Que tipo de empresa devo constituir ?
    Um amigo falou-me em constituir com a seguinte designação " compra e venda e gestão de imoveis " será correcto ?
    Obrigado pelo vosso precioso tempo.
    F,Tapadas
  2.  # 2

Pesquise no site do INE, em http://metaweb.ine.pt/sine/anexos/pdf/ApresentacaoCAERev3.pdf
    Para consultar o SINE, onde encontrará informação sobre esta classificação, deve entrar no site do INE (www.ine.pt) e clicar em Classificações
    No ecrã seguinte clicar depois em Classificação Portuguesa de Actividades Económicas, Revisão 3 (CAE-Rev.3).

Veja a secção L, que passou a incluir só as actividades imobiliárias (ex: compra, venda, arrendamento, administração e mediação imobiliária).
    A promoção imobiliária passou para o âmbito de Secção F (Construção).

Divirta-se ;-)

Na secção L tem as seguintes subdivisões:
    68 - Actividades imobiliárias
    681 - Compra e venda de bens imobiliários
    6810 - Compra e venda de bens imobiliários (68100)

682 - Arrendamento de bens imobiliários (68200)

683 - Actividades imobiliárias por conta de outrem. Subdivide-se em
    6831 - Mediação e avaliação imobiliária
    Compreende as actividades das agências imobiliárias na intermediação da compra, venda e arrendamento, assim como a avaliação com vista à venda, compra ou arrendamento, executadas por conta de terceiros (contrato ou à tarefa). Inclui as actividades de angariação.
    * 68311 - Actividades de mediação imobiliária
    Exclui:
    . Compra e venda de bens imobiliários 68100
    . Angariação imobiliária 68312
    . Avaliação imobiliária 68313
    . Administração de imóveis por conta de outrem 6832
    . Preparação de documentos jurídicos 69101
    Compreende a intermediação na compra, venda, arrendamento ou actividades similares sobre imóveis, executadas por conta de terceiros.

* 68312 - Actividades de angariação imobiliária
    Compreende as actividades de angariação relacionadas com a compra, venda, arrendamento e similares, sobre bens imóveis, realizadas por entidades independentes, para a actividade de mediação imobiliária.
    exclui:
    Mediação imobiliária 68311
    Administração de imóveis por conta de outrem 68321
    Preparação de documentos jurídicos 69101
    68313 - Actividades de avaliação imobiliária
    Compreende as actividades de avaliação de bens imóveis, realizadas por conta de terceiros, com vista à compra, venda ou outro fim imobiliário.
    exclui:
    Avaliação ligada aos seguros 66210
    Avaliação para outros fins 74900

6832 - Administração de imóveis por conta de outrem; administração de condomínios
    Compreende as actividades desenvolvidas em nome dos proprietários necessárias ao funcionamento dos edifícios geridos. Inclui agências de cobrança de rendas, administração de condomínios e gestão de centros comerciais.
    exclui:
    Actividades combinadas de apoio à gestão de edifícios 81100
    Limpeza de edifícios 812

68321 - Administração de imóveis por conta de outrem
    Compreende as actividades de administração de imóveis, desenvolvidas em nome dos proprietários por entidades com poderes de representação para a prática de actos da administração dos imóveis. Inclui, nomeadamente, a cobrança de rendas e a gestão de centros comerciais.

68322 - Administração de condomínios
    Compreende as actividades de gestão do funcionamento de edifícios exercidas em nome dos proprietários, quer por administração dos condóminos dos próprios edifícios, quer por entidades independentes.
    exclui:
    69101 Preparação de documentos jurídicos
    81100 Actividades combinadas de apoio à gestão de edifícios
    812 Limpeza de edifícios
  3.  # 3

Caro Luis,
    obrigado pela informação.
    Pelo que entendi, a melhor opção será o CAE 68321.
    Necessito criar firma ou posso agir como empresário em nome individual ?
    Desculpe a minha ignorancia.
    Cumprimentos.
  4.  # 4

Colocado por: TapadasPelo que entendi, a melhor opção será o CAE 68321..
    Nã sê.
    Por acaso não tinha percebido que era «constituir uma carteira de arrendamentos» ... mas se for mesmo a 68321 entendo melhor que actividade você pretende exercer.

Necessito criar firma ou posso agir como empresário em nome individual ?
    Nã sê.
    Creio que não há regulamentação específica para essa actividade pelo que é uma opção sua, de acordo com o tipo de fiscalidade que você preferir que lhe caia em cima.
    Consulte um contabilista e/ou fiscalista.

Desculpe a minha ignorancia.
    Idem pelos meus limitados conhecimentos. :-)

Boa sorte.

0.0112 seg. NEW