Caros amigos, estou a iniciar uma nova fase da minha vida, constituindo uma carteira de arrendamentos. gostaria de saber, se fôr possivel, qual o CAE e que legislação se aplica a esta actividade. Que tipo de empresa devo constituir ? Um amigo falou-me em constituir com a seguinte designação " compra e venda e gestão de imoveis " será correcto ? Obrigado pelo vosso precioso tempo. F,Tapadas
Pesquise no site do INE, em http://metaweb.ine.pt/sine/anexos/pdf/ApresentacaoCAERev3.pdf Para consultar o SINE, onde encontrará informação sobre esta classificação, deve entrar no site do INE (www.ine.pt) e clicar em Classificações No ecrã seguinte clicar depois em Classificação Portuguesa de Actividades Económicas, Revisão 3 (CAE-Rev.3).
Veja a secção L, que passou a incluir só as actividades imobiliárias (ex: compra, venda, arrendamento, administração e mediação imobiliária). A promoção imobiliária passou para o âmbito de Secção F (Construção).
Divirta-se ;-)
Na secção L tem as seguintes subdivisões: 68 - Actividades imobiliárias 681 - Compra e venda de bens imobiliários 6810 - Compra e venda de bens imobiliários (68100)
682 - Arrendamento de bens imobiliários (68200)
683 - Actividades imobiliárias por conta de outrem. Subdivide-se em 6831 - Mediação e avaliação imobiliária Compreende as actividades das agências imobiliárias na intermediação da compra, venda e arrendamento, assim como a avaliação com vista à venda, compra ou arrendamento, executadas por conta de terceiros (contrato ou à tarefa). Inclui as actividades de angariação. * 68311 - Actividades de mediação imobiliária Exclui: . Compra e venda de bens imobiliários 68100 . Angariação imobiliária 68312 . Avaliação imobiliária 68313 . Administração de imóveis por conta de outrem 6832 . Preparação de documentos jurídicos 69101 Compreende a intermediação na compra, venda, arrendamento ou actividades similares sobre imóveis, executadas por conta de terceiros.
* 68312 - Actividades de angariação imobiliária Compreende as actividades de angariação relacionadas com a compra, venda, arrendamento e similares, sobre bens imóveis, realizadas por entidades independentes, para a actividade de mediação imobiliária. exclui: Mediação imobiliária 68311 Administração de imóveis por conta de outrem 68321 Preparação de documentos jurídicos 69101 68313 - Actividades de avaliação imobiliária Compreende as actividades de avaliação de bens imóveis, realizadas por conta de terceiros, com vista à compra, venda ou outro fim imobiliário. exclui: Avaliação ligada aos seguros 66210 Avaliação para outros fins 74900
6832 - Administração de imóveis por conta de outrem; administração de condomínios Compreende as actividades desenvolvidas em nome dos proprietários necessárias ao funcionamento dos edifícios geridos. Inclui agências de cobrança de rendas, administração de condomínios e gestão de centros comerciais. exclui: Actividades combinadas de apoio à gestão de edifícios 81100 Limpeza de edifícios 812
68321 - Administração de imóveis por conta de outrem Compreende as actividades de administração de imóveis, desenvolvidas em nome dos proprietários por entidades com poderes de representação para a prática de actos da administração dos imóveis. Inclui, nomeadamente, a cobrança de rendas e a gestão de centros comerciais.
68322 - Administração de condomínios Compreende as actividades de gestão do funcionamento de edifícios exercidas em nome dos proprietários, quer por administração dos condóminos dos próprios edifícios, quer por entidades independentes. exclui: 69101 Preparação de documentos jurídicos 81100 Actividades combinadas de apoio à gestão de edifícios 812 Limpeza de edifícios
Caro Luis, obrigado pela informação. Pelo que entendi, a melhor opção será o CAE 68321. Necessito criar firma ou posso agir como empresário em nome individual ? Desculpe a minha ignorancia. Cumprimentos.
Colocado por: TapadasPelo que entendi, a melhor opção será o CAE 68321..
Nã sê. Por acaso não tinha percebido que era «constituir uma carteira de arrendamentos» ... mas se for mesmo a 68321 entendo melhor que actividade você pretende exercer.
Necessito criar firma ou posso agir como empresário em nome individual ?
Nã sê. Creio que não há regulamentação específica para essa actividade pelo que é uma opção sua, de acordo com o tipo de fiscalidade que você preferir que lhe caia em cima. Consulte um contabilista e/ou fiscalista.