Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Uma pequena intro :
    Moro numa moradia e recentemente o meu vizinho arranjou um cachorro - infelizmente o dito está a 2 metros das minhas janelas se sem paredes pelo meio.
    O ladrar do cachorro (diria que de quase todos os cães) eleva-se para uns belos 80db ou mais; somando isso ao meu sono ultra-leve o resultado é : não durmo em condições.

Soluções :
    Parece-me que há 2 - falar com o vizinho e perguntar se pode mudar a localização para o outro lado da casa (mas não me parece que ele vá querer gastar dinheiro dessa forma).
    ... ou construir uma barreira acústica semelhante às que se vêm nas AE (pensei em algo do estilo que está logo à saída da ponte 25 de Abril ao invés das "metálicas" como o IC19.

As minhas perguntas agora são : onde encontro quem venda e coloque isto ? Que preços estaremos a falar (tudo incluído) ? Haverá alguém no forum que possa ajudar nesse sentido ?
    Eu moro na zona de Mafra e incluo um pequeno desenho com medidas e perfil do que pretendo fechar.

Desde já obrigado a todos
      barreira.JPG
  2.  # 2

Essas barreiras são desenhadas para atenuar ruído de tráfego, para aí uns 3 dBs, não são feitas para uso em quintais. Na verdade funcionam mal, mesmo em auto estradas, um pouco menos mal aquelas em cimento, pq as de chapa, esqueça.

Melhor do que isso é um muro alto em tijolo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CSantos999
  3.  # 3

Obrigado pelo feedback caro Paramonte, tinha essa impressão no cimento vs chapa.
    E por acaso pensei na solução muro alto de tijolo - algo como tijolo + wallmate + tijolo.

Só não tinha a sensação que funcionassem assim tão mal, 3 dbs é muito pouquinho mesmo.
    Alguma idéia sobre valores ? Mesmo no muro "t+w+t" isso será coisa para quanto ?

Desculpem as perguntas mas é que não percebo mesmo nada desta parte :-)))
    Obrigado
  4.  # 4

Já agora, dando um pouco de volta, acabei de encontrar um documento interessante com conclusões engraçadas - aqui fica.
  5.  # 5

Não é assim tão fácil como parece.

O som é como a luz: tem reflecção, e por vezes a reflecção é q estraga as contas todas.

Se a casa do seu vizinho ficar mais alta que o dito muro, o ruído (ladrar) é atenuado por via directa, mas o chamado raio reflectido na fachada da casa do seu vizinho vai passar por cima desse muro, a menos que o faça da altura da casa do seu vizinho. Mesmo assim há q contabilizar a reflecção nas casas ao redor.

Este fenómeno é muito conhecido nas avenidas: se tivermos uma avenida (ou rua) com construções só de um lado o ruido de tráfego será bastante inferior relativamente ao caso em que a avenida tem construção dos dois lados: há refleção do som em ambas as fachadas, para a fachada oposta.

Para ser franco pensaria meuito bem antes de investir numa barreira acústica deste tipo para atenuar o ladrar do bicho, optaria talvez por outra estratégia, tal como falar c\ o seu vizinho...
  6.  # 6

Eu optava mesmo pelo dialogo com o vizinho,ou então analise a sua casa, vidros duplos etc e pense se não vale mais a pena melhorar a casa acusticamente e também a eficiência energética antes de desperdiçar dinheiro num muro que talvez lhe traga mais chatices e prejuízo que beneficio.
  7.  # 7

Seguindo as vossas sugestões irei com certeza falar com o vizinho e, embora seja uma óptima pessoa não me parece que vá fazer tudo no outro lado da casa ...

As janelas duplas e afins já foram feitas - ficaram excelentes mas ... o cão está a 2 metros e o meu sono é ultra-leve.
    Daí pensar que uma barreira que consiga pelo menos 10-15 db já resolvia de certeza.

Paramonte, tem razão sobre o ruído reflectido e ponderei isso - sendo que o cão estará mesmo ao lado da barreira, o ruído directo levará grande atenuação (espero); quanto ao reflectido irá maioritáriamente "para cima" uma vez que o muro estará a uma altura superior a qualquer das janelas.

Mas tudo isto depende de valores que é neste momento o que me falta para poder tomar uma decisão final.
    Mas entretanto já vi alguns sites que vendem as ditas barreiras (ex: http://www.consplu.com/barreiras-acusticas/barreiras_acusticas.html)

Seguirei a vossa sugestão de falar com o vizinho para já (não custa nada) mas gostava de poder analisar a outra alternativa com valores ...
  8.  # 8

Seguida a sugestão e conversa com o vizinho - vamos dar mais uns dias para ver como a coisa vai andar. Mas para já é o que esperava "epa, são barulhos normais ... é um cão". Eu compreendo que as pessoas pensem assim mas o facto é que se não houver melhorias não consigo dormir e isso não é viável ... mudar de casa agora também não dá.

Compromisso temporário : vamos ver se o cachorro se ambienta. E aproveitar o tempo para ver os tais valores das barreiras ...

Ah, para animar mais a coisa o meu vizinho planeia arranjar mais 1 ... isto pode tornar-se complicado ... muito complicado mesmo.
    • naar
    • 28 agosto 2011

# 9

Boas,

Já experimentou dormir com uns tampões nos ouvidos?
  9.  # 10

Olá.
    Que tal melhorar as janelas (vidro duplo, melhores caixilhos) e quem sabe melhorar o isolamento das paredes (gesso cartonado com isolamento)?

Talvez seja mais barato e com menos dores de cabeça do que outra solução que vai-se arrastar por meses caso o seu vizinho não compreenda a sua dor (ou compreenda mas ignore), com isto quero dizer, fazer queixa, esperar resultados, comprar uma casota ao seu vizinho (o cão) para ir para o outro lado da casa, etc.
  10.  # 11

Boas,

Caro naar,
    Essa opção foi testada quando vivia em outra casa e mudei por causa de cães - não funciona a longo termo. Se já passou pela situação com certeza sabe o que quero dizer.

Caro divB_zero,
    Tal como referi 2 posts acima tanto janelas como paredes estão melhoradas ao máximo - foram feitas nem meses atrás e como disse estão excelentes mas não fazem milagres.
    A hipótese de diálogo com o vizinho para uma eventual realocação do animal é uma boa sugestão e já está prevista para daqui a uns dias. A idéia é mesmo essa : tentar todas as vias mais fáceis e diplomáticas :-)
  11.  # 12

Neste momento tirando as vias diplomáticas a questão prende-se mesmo com as dúvidas do início do post :

Preços para barreiras acusticas tipo as que se vêm na AE (e quem possa fazer tais trabalhos). Eu ando à procura mas ainda não tive muita sorte ...
    • naar
    • 29 agosto 2011

# 13

Colocado por: CSantos999Boas,

Caro naar,
    Essa opção foi testada quando vivia em outra casa e mudei por causa de cães - não funciona a longo termo. Se já passou pela situação com certeza sabe o que quero dizer.

Não, felizmente nunca passei por isso, mas tb tenho um sono pesado, agora adormecer tem que ser em silêncio, depois até pode ser um comboio.

Lembrei-me disso porque há uns 2 anos levei o meu filho a ver os monster trucks e comprei-lhe uns e ele disse que não incomodava e resultava, mas foram só 2 horas, infelizmente para si, vai ser uma vida! (ou talvez não! esperemos.)
    • naar
    • 29 agosto 2011

# 14

Num googlar rápido!

Porque não pergunta aqui?

http://www.consplu.com/barreiras-acusticas/obras_executadas.html
    • naar
    • 29 agosto 2011

# 15

Colocado por: CSantos999Boas,

A hipótese de diálogo com o vizinho para uma eventual realocação do animal é uma boa sugestão e já está prevista para daqui a uns dias. A idéia é mesmo essa : tentar todas as vias mais fáceis e diplomáticas :-)

Não se esqueça de mencionar no inicio da conversa que tem pensado em colocar uma barreira acústica para diminuir o seu sofrimento e explique-lhe que vai ter 4mt de altura na parte mais alta!

Pode ser que o deixe a pensar :)
  12.  # 16

Obrigado naar, mas já tinha feito e mencionado (comentário #7) esse link :-)
    Eu fiz o trabalho de casa :-). Contactos já foram feitos mas ainda não recebi resposta dessa e de outras pesquisas na net.

A idéia era mesmo saber se havia alguém no forum que de facto tivesse feito algo (ou faça esse tipo de trabalhos) mas começa a parecer-me que não :P
    Mas tentar não custa não é verdade ? Às vezes acontece.

Eu já falei com o meu vizinho (como disse ao princípio, é boa pessoa) e debatemos algumas hipóteses - uma delas o muro. Nem eu nem ele gostamos muito da idéia mas se tiver que ser é um compromisso em que nos entendemos. Não se trata de sofrimento, trata-se de sobrevivência ... nenhum ser humano consegue viver sem dormir.

Mas a falar é que nos entendemos e creio que com boa vontade vamos chegar lá - afinal e como referi, as janelas e isolamento já fizeram 60% do trabalho, só falta um empurrãozinho que talvez sejam as barreiras :-)))

De qualquer modo obrigado a todos pelas sugestões e por dedicarem alguns minutos a tentar ajudar-me e naquilo que eu puder ajudar ... pois estou cá :-)
    Saudações
    Carlos
    Concordam com este comentário: naar
  13.  # 17

ofereça a seu vizinho um cão ou cadela de rasa golden retriver só fazem uns 70 db por ano mesmo silenciosos a minha cadela ladrou pela primeira vez quando fez 11 meses desde la ladra muito pouco e a noite nunca só se alguém tenta entrar em casa as como isso nunca aconteça
  14.  # 18

Não esquecendo que caso não chegue ao entendimento, a Lei geral do ruído está do seu lado...
    • J.B.
    • 29 junho 2021

# 19

Boa tarde, já se passaram dez anos desde este post, o senhor (ou senhora) conseguiu resolver o seu problema do muro?
  15.  # 20

O bamboo também é opção no cão de vias rápidas e assim. Como tem alta densidade de fibras na parede e é oco no seu interior, trava, em parte, o som.

Eu gostava também de saber preços era para as barreiras acústicas que se vêem nas autoestradas, nas isso para 800m não deve ser nada barato.

0.0200 seg. NEW