Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

    ...
      666.JPG
  2.  # 862

    ...
      1541825547_007-arx-073.jpg
  3.  # 863

    ...
      480208584_006-arx-058.jpg
  4.  # 864

    já me perguntei como é que todo este branco (interior e exterior) ficará daqui a uns tempos (pouco tempo)?!
  5.  # 865

    E eu já me perguntei com é que alguém paga uma obra destas por causa dos devaneios de um arquitecto.
  6.  # 866

    já me perguntei como é que todo este branco (interior e exterior) ficará daqui a uns tempos (pouco tempo)?!

    Suponho que isso depende bastante da qualidade das tintas que são usadas. Conheço algumas das casas que aqui já foram mostradas - e o aspecto, ao fim de alguns anos, é ainda idêntico ao que pode ver-se nas fotografias.
  7.  # 867

    Colocado por: Picareta...por causa dos devaneios de um arquitecto.

    Caro Picareta, acredita mesmo nisso que acabou de dizer????
    Tanto quanto sei, em algumas delas, -senão a maioria, não posso jurar - são os donos que procuram exactamente "aquele" arquitecto para lhes fazer a casa. Dou-lhe como exemplo a primeira casa deste tópico, talvez a mais "polémica" de todas: os donos, depois de muito ponderar o assunto, escolheram os irmão Aires Mateus precisamente porque entenderam que seriam as pessoas mais indicadas para lhes projectar a casa que desejavam.
  8.  # 868

    Colocado por: dutilleulCaro Picareta, acredita mesmo nisso que acabou de dizer????

    Acredito profundamente. A última casa se for habitada por uma família com filhos pequenos, em pouco tempo está uma lástima, e então com a empregada a passar a esfregona junto às paredes, vai ficar bonito vai. Gostava de visitar essa casa ao fim de 3 anos de uso.
    Concordam com este comentário: alv
  9.  # 869

    A questão não é a de saber se os donos têem ou não têem empregadas domésticas a tempo inteiro.
    O Picareta afirma que as casas vêem a luz do dia apenas em resultado de um capricho dos arquitectos como se eles as projectassem como projectam sem que os donos fossem ouvidos, apenas e só em resultado de um "devaneio" ...
    Concordam com este comentário: joaotorres
  10.  # 870

    Transcrevo um texto do Luis K. W. com o qual estou completamente de acordo.

    Colocado por: Luis K. W.A experiência que tenho é que, apesar de a qualidade dos Arquitectos estar a melhorar em certos aspectos (contacto com o dono de obra, rapidez de execução de projectos e alterações, diálogo com o construtor), parece-me que cada vez têm MENOS sensibilidade para os custos dos trabalhos e às limitações da carteira do cliente.


    Apenas acrescento que muitos privilegiam a estética em detrimento da funcionalidade (o caso em questão é um exemplo). O dono de obra devido à falta de experiência (normalmente só fazem uma casa na vida), e com receio de contrariar o arquitecto, permite esses devaneios.
  11.  # 871

    Colocado por: Picareta...e com receio de contrariar o arquitecto...

    Alguns donos - entre os quais me incluo .- entendem precisamente que a estética (em arquitectura) está intimamente relacionada com o desempenho funcional.
    Quanto aos donos que receiam "contrariar" o arquitecto não lhe posso jurar que não existem mas que seria uma coisa estranha, disso não tenho dúvida.
  12.  # 872

    Colocado por: dutilleulAlguns donos - entre os quais me incluo .- entendem precisamente que a estética (em arquitectura) está intimamente relacionada com o desempenho funcional.


    Colocado por: dutilleulQuanto aos donos que receiam "contrariar" o arquitecto não lhe posso jurar que não existem mas que seria uma coisa estranha, disso não tenho dúvida.

    Estranho é, mas que os há, lá isso não tenha dúvidas.

    Mas a questão começou com a casa com pavimentos brancos, e sem rodapés, e não tenha dúvidas que foi invenção do arquitecto, que convenceu o dono de obra de que iria ficar um "espectáculo", e por acaso está bonita, mas com o uso vai ficar uma desgraça, e disto também não tenha dúvidas.

    Boa noite, que amanhã é dia de ir à missa.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  13.  # 873

    Apenas discordo quando diz "muitos". Não subscrevo o que diz por este motivo! Existem certamente colegas meus que fazem parte do rol que refere, mas eu próprio não me incluo nesse rol e muito menos aceito que diga que a maioria (os tais muitos) promovam essa imagem da estética em desfavor da funcionalidade e tenham cada vez menos noção dos custos!

    Pensa que a maioria dos arquitetos são mesmo assim? Andamos vários anos a tirar um curso superior e depois passamos á ação e toca a destruir os bolsos dos clientes.

    Existem bons e maus exemplos em todos os ramos da sociedade e em cada uma das profissões existentes neste mundo. Os arquitettos não são perfeitos, mas quem o é? E os donos de obra que permitem que o arquiteto "devaneie" também não tem culpa?
    Concordam com este comentário: dutilleul, Martim Costa
  14.  # 874

    Picareta

    não caia em mandar bocas para o ar apenas, cada coisa deve ter tido o seu contexto e não podemos estar a afirmar isto e aquilo gratuitamente, quanto mais não seja podemos dizer que gostamos ou não.
    Devaneios do arquitecto? ou do arquitecto e do dono de obra ou...não serão devaneios e apenas uma dimensão diferente do nosso contexto?'
    • P+V
    • 25 setembro 2011

     # 875

    A eterna descoberta ressabiada da água quente, o repetir assoberbado do 'o rei vai nu': "falta o rodapé!"; "a casa suja-se!"; "a empregada e a esfregona!"; "as crianças e as guardas!"... Adiante

    No seguimento do projecto do Pedro Gadanho em Lisboa, uma recuperação no Porto.

    José Gigante - Casa CS - fotos João Ferrand
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
      0.jpg
    • P+V
    • 25 setembro 2011

     # 876

    2
      18.jpg
    • P+V
    • 25 setembro 2011

     # 877

    3
      26.jpg
    • P+V
    • 25 setembro 2011

     # 878

    4
      45.jpg
    • P+V
    • 25 setembro 2011

     # 879

    5
      36.jpg
    • P+V
    • 25 setembro 2011

     # 880

    6
      57.jpg
 
0.2281 seg. NEW