Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 11 outubro 2011

# 1

Vivam!

Colocado por: DOGMAbetão não presta.

Dogma, não me parece que tenha havido alguém aqui que afirme isso. Muito pelo contrário, todos procuramos respostas.
    Nessa casa, goste-se ou não, não vem ao caso, como se faz o isolamento térmico das paredes à vista que são envolventes exteriores?. Pode fazer-se sempre duas paredes, mas a que custos? Outras técnicas haverá, certamente, porque tanta casa assim, em Países tão dispares, esse cuidado haverá de haver, A haver que técnicas disponíveis?
    Tão simples quanto isto. Nada de discussões. Perguntas apenas para que quem domina a técnica esclareça.
    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 11 outubro 2011 editado

# 2

Vivam!
    Ora porra. Assim não. Estamos na mesma. Um textinho? Umas fotinhas?...Uma explicação?
    Vá lá agora não venha com aquela coisa dos queques, que deveríamos saber, dos trolhas, etc. que "agente" quer é saber.
    "Fassa" parte.

Editado: Se vier alguma coisa útil, provávelmente estes post´s deveriam migrar para o da construção em Betão para não poluirmos a discussão ao dutilleul e aprendemos todos.
  1.  # 3

Aprecio bastante este projeto do arqº Nuno Piedade.

Aliás, estou neste momento a trabalhar um projeto e estava a pensar aplicar a alvenaria de betão aparente e isolamento pelo interior.

O porquê de estar a equacionar esta opção face ao "tradicional"?
    Dado que o meu cliente é emigrante e provavelmente só verá a sua habitação de ano a ano por altura do verão, pretendo atenuar o impacto do "envelhecimento" da habitação.

Seria bem diferente se a família presenciasse o natural "envelhecer" da obra, quero dizer com isto, o natural perder de cor das paredes, etc...
    Como isto não será possível dado que são emigrantes pensei numa experiência acentuada devido à ausência! Lembrei-me também nos custos de manutenção exterior.

Esta será "apenas" uma segunda habitação que se tornará futuramente na habitação final definitiva.
    Estou a ponderar muitos, muitos aspetos, para tentar chegar a uma solução equilibradíssima que satisfaça o meu cliente.

Alguém que percebe mais profundamente esta questão do betão aparente e isolamento pelo interior poderia muito bem dar a sua opinião e dar algumas dicas?
  2.  # 4

Colocado por: joaotorresAprecio bastante este projeto do arqº Nuno Piedade.

Aliás, estou neste momento a trabalhar um projeto e estava a pensar aplicar a alvenaria de betão aparente e isolamento pelo interior.

O porquê de estar a equacionar esta opção face ao "tradicional"?
    Dado que o meu cliente é emigrante e provavelmente só verá a sua habitação de ano a ano por altura do verão, pretendo atenuar o impacto do "envelhecimento" da habitação.

Seria bem diferente se a família presenciasse o natural "envelhecer" da obra, quero dizer com isto, o natural perder de cor das paredes, etc...
    Como isto não será possível dado que são emigrantes pensei numa experiência acentuada devido à ausência! Lembrei-me também nos custos de manutenção exterior.

Esta será "apenas" uma segunda habitação que se tornará futuramente na habitação final definitiva.
    Estou a ponderar muitos, muitos aspetos, para tentar chegar a uma solução equilibradíssima que satisfaça o meu cliente.

Alguém que percebe mais profundamente esta questão do betão aparente e isolamento pelo interior poderia muito bem dar a sua opinião e dar algumas dicas?

A minha casa foi executada com a parede exterior em betão (embora a maioria das paredes leve reboco) com caixa de ar, isolamento e parede interior em tijolo.
    Pode verificar imagens em:
    http://picasaweb.google.com/lmcamoes/CasaLA#
  3.  # 5

joaotorres

está a falar do quê? betão á vista no exterior e isolamento termico pelo interior da divisão? isso não tem nada que saber, peça ao alv informação e se não quizer meter "pladur" no acabamento interior tambem pode ser em tijolo.

agora, ficar betão á vista no exterior e interior (com isolamento no meio), isso sim é mais complexo mas faz-se. como nunca fiz não lhe sei dizer qual é a melhor tecnica.
  4.  # 6

Colocado por: LuisPereira

A minha casa foi executada com a parede exterior em betão (embora a maioria das paredes leve reboco) com caixa de ar, isolamento e parede interior em tijolo.
    Pode verificar imagens em:
    http://picasaweb.google.com/lmcamoes/CasaLA#

Decidiu fazer a parede interior em tijolo para poupar dinheiro, ou foi uma opção estética?
  5.  # 7

SAMF Arquitetos

Colocado por: alvmas reparem bem que só tem duas fotinhas mixurucas do exterior e montes do interior. Será por ser uma casa "normal" com telhados normais, com telhas e beirados o que é uma heresia e não interessa valorizar?

Caro Alv, perdoe-me só agora fazer um reparo ao seu comentário. A casa -na pág. 47 e dos mesmos arquitetos em que agora reincido - não é um projecto de raiz. O telhado e a fachada principal são anteriores à intervenção dos arquitetos.
    Aprecio sobremaneira o modo como trabalham o espaço interior (embora os da pág. 47 tenham momentos menos bem sucedidos, como oportunamente repararam alguns foristas).

...
      9904_terraco.jpg
  7.  # 9

...
      9904_cozinha.jpg
  8.  # 10

...
      9904_mesas.jpg
  9.  # 11

...
      9904_interior_madeira.jpg
  10.  # 12

...
      9904_sala.jpg
  11.  # 13

...
      9904_escada.jpg
  12.  # 14

E por falar em interiores, outros mestres:
    SAMI
    (trata-se da remodelação de um antigo apartamento de porteira com apenas 38m2)
      sami.apt_10.JPG
  13.  # 15

...
      sami.apt_26.JPG
  14.  # 16

...
      sami.apt_29.JPG
  15.  # 17

...
      sami.apt_32.JPG
  16.  # 18

...