Iniciar sessão ou registar-se
    • OJPB
    • 30 agosto 2011

     # 1

    Olá a todos, o meu nome é OJPB e adquiri recentemente um imóvel que tem instalado na sala, hall, corredor e quartos, um sistema de iluminação de lâmpadas de 12V halogéneo com suporte GU5.3 e dimmers.
    A casa está desabitada, no entanto, reparei que existe um consumo “fantasma” de electricidade, cerca de 1 kWh por dia… o que não me agrada nada. Se nada for feito, são mais 365 kWh por ano!
    No hall e na sala, os dimmers tem uma luz piloto tipo led, que ao rodar vai aumentando de intensidade, já nas restantes divisões, é um dimmer que me parece ter uma posição de desligado, tem de se pressionar e só depois rodar para controlar a intensidade da luz.
    Como entendo quase nada desta matéria, resolvi apelar à vossa ajuda no sentido de saber:

    1 -Se mudar os dimmers da sala e hall por uns iguais aos dos quartos, é possível anular este consumo “fantasma” de energia?

    2 -Na sala, existe um dimmer duplo, que controla cada um metade dos focos (6 cada um), é possível substitui-lo por um dimmer único que controle os 12 focos da sala?

    3 - O transformador de 220V para 12V está colocado junto do casquilho das lâmpadas, dentro do tecto falso, ou está colocado dentro da parede junto do dimmer?

    Antecipadamente grato,

    OJPB
  1.  # 2

    Como mediu esse consumo fantasma?

    Com frigorífico(s) e tudo o mais desligado esse consumo (se tiver sido bem medidi) é exagerado, é o mesmo que ter um aquecedor de 1kW a funcionar durante uma hora, por dia
  2.  # 3

    ou uma lampada de 40W sempre ligada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OJPB
    • OJPB
    • 30 agosto 2011

     # 4

    Boa tarde, e muito obrigado pela resposta.
    Medi pela contagem do contador, no Sábado de manhã marcava 29029 no Domingo pela mesma hora 29030. Não existe mais nada ligado em casa, como a casa está vazia, por curiosidade fiz este teste.
    Creio que seja o consumo dos dimmers, parece que aquilo está sempre em stand-by, daí ter aquela luz tipo led na ponta, se o remédio fosse só substitui-los...
    • OJPB
    • 30 agosto 2011

     # 5

    Colocado por: kugu_eluou uma lampada de 40W sempre ligada
    Estas pessoas agradeceram este comentário:OJPB


    Boa tarde, e muito obrigado pela resposta.
    Não me parece que seja, as luzes estão todas apagadas
  3.  # 6

    Uma dessas luzes tipo led deve ter consumo de cerca de 1w (penso não ultrapassar isto), tem 40 dessas luzinhas ligadas?
    Tem saneamento com bomba incorporada?
    Tem por exemplo, poço ou furo, ou bomba?
    Receptor de tv, ou satélite, ou dispositivo para aumentar o sinal?
    Tem a certeza que não tem mais nada ligado?
    Apenas fez a leitura nesse dia?
    • OJPB
    • 30 agosto 2011

     # 7

    Caro kugu_elu
    Tenho três luzes dessas, uma no dimmer do hall e duas no da sala.
    Na casa existem mais três dimmers, mas não tem luz "piloto", são de outro modelo.
    Absolutamente, não tenho mais nada ligado, o apartamento está vazio, nem sequer existem máquinas.
    No Domingo desliguei os disjuntores da iluminação, vou seguir o seu conselho e efectuar mais umas leituras.
  4.  # 8

    O ar condicionado consome 30 Watts quando deligado
    Concordam com este comentário: noves fora
  5.  # 9

    Se não tem mais nada ligado á corrente, mesmo que seja só à tomada então esse consumo é estranho.
    Faça novas medições, por exemplo e amanha e depois. Se o fizer amanha de manha terá de ter uma contagem de 29033 kWh o que confirmará o consumo de 1kWh por dia.
  6.  # 10

    Esperimente desligar os diguntores que alimentam a iluminação que tens os dimmers e veja se para senão pode sempre ir esperimentando desligar um a um !!
  7.  # 11

    Colocado por: ParamonteO ar condicionado consome 30 Watts quando deligado
    Concordam com este comentário:noves fora
    Discordam deste comentário:system32


    É o que diz no livro de instruções dos meus Daikin: 30 Watts para a electrónica e sensores estarem alerta para o comando. Tb diz para desligar o disjuntor se o ac não fôr usado durante muito tempo.
  8.  # 12

    Para um só AC parece-me muito, mas se for um multisplit já não digo nada, mas acho um abuso. Mas vou ver o que dizem os meus Mitsubishi !!

    Colocado por: Paramonte

    É o que diz no livro de instruções dos meus Daikin: 30 Watts para a electrónica e sensores estarem alerta para o comando. Tb diz para desligar o disjuntor se o ac não fôr usado durante muito tempo.
  9.  # 13

    o problema é q não tenho disjuntor
  10.  # 14

    Colocado por: OJPBCaro kugu_elu
    Tenho três luzes dessas, uma no dimmer do hall e duas no da sala.
    Na casa existem mais três dimmers, mas não tem luz "piloto", são de outro modelo.
    Absolutamente, não tenho mais nada ligado, o apartamento está vazio, nem sequer existem máquinas.
    No Domingo desliguei os disjuntores da iluminação, vou seguir o seu conselho e efectuar mais umas leituras.
    Boas, eu se fosse a si começava logo por desligar o disjuntor diferencial de entrada ( o da EDP) e depois logo via o que acontecia no contador...é que como disse que a casa estava desabitada você bem pode ter alguma repicagem pirata entre este disjuntor e o contador...e olhe que por dizer pirata, não quer dizer que seja o seu vizinho, até pode ter sido o antigo proprietário...
  11.  # 15

    Colocado por: Paramonteo problema é q não tenho disjuntor
    Boas, mas olhe que está mal, deveria ter...então tem ligado aquilo a que? ao circuito de iluminação? tomadas?
  12.  # 16

    Mas só tem o exemplo de sábado para domingo?
    Imagine que no Sábado tinha 29029,99 e no Domingo passou para 29030,00.
    Como o contador só mostra valores unitários o consumo pode ser muito inferior ao que pensa.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • Mac
    • 30 agosto 2011

     # 17

    Colocado por: OJPBum imóvel que tem instalado na sala, hall, corredor e quartos, um sistema de iluminação de lâmpadas de 12V halogéneo com suporte GU5.3 e dimmers.

    Pelo que sei os transformadores que modificam a tensão de 230v para 12v têm um consumo associado.
    Não sei se mesmo com as lâmpadas apagadas há consumo nos transformadores.
    Tente ver se eles estão quentes.
    Cumps
    Concordam com este comentário: nandogonca
  13.  # 18

    Olá.
    Só confirmar o que o Mac disse.
    Todos os transformadores directos de tensão têm consumo, excepto se o circuito for cortado antes do transformador aí como é obvio já não há consumo.
    Portanto atenção aos transformadores (carregadores) para telemóveis, alguma iluminação (esses dimmers), tv's (nalgumas tv's de fora de Portugal), discos externos, electrodomesticos, portateis, etc.
  14.  # 19

    ..televisões em stand-by despertadores (sem ser a pilhas) , ac´s, caldeira (mesmo a gás é controlada c\ electronica)
  15.  # 20

    Os dimmers, dependentemente da sua constituição e método de controlo, têm um consumo que pode ser considerável.

    Tente despistar a origem, desligando por sectores a alimentãção dos circuitos.

    Por outro lado, os antigos contadores de energia eléctrica (mecânicos) podem adoptar medidas instantãneas. Por isso é que devem ser calibrados. Existem uns que sem consumo andam para a frente, como existem alguns que até andam para trás.. :) (eu já vi desses)
 
0.0208 seg. NEW