Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de vos pedir opinião para o caso de já terem passado pela situação ou simplesmente por terem uma opinião formada sobre o mesmo.

    Estou a construir uma casa em que a unica utilização que eu vou dar ao gás vai ser para os "bicos" do fogão, pois vou ter AQS com apoio eléctrica e o forno também será electrico.

    Será que a escolha de uma placa vitrocerâmica não seria melhor opção? Pois aqui reside as minhas dúvidas:

    - O consumo de energia despendido será igual ou maior que o tradicional bicos a gás ao nivel de custos?
    - O equipamento vitrocerâmico tem desgaste com o uso que provoque avarias ou afins?

    Sugestoes. experiências com ambos os tipos?

    Um abraço

    -
  2.  # 2

    Eu vitroceramica nunca metia, visto gastarem muitos Kw...
    Eu em principio vou meter as de indução que só aquece a panela, nao aquece a placa como as vitro. O problema é que tens que comprar os tachos com a indicação de indução senão ele nem aquece...
    E tem outro problema, são mais caras que as vitro.
    Agora em termos de gastos (€) convem fazer bem as contas se compensa o gáz ou a electricidade.
  3.  # 3

    Talvez este tópico ajude... eu sou a favor da Inducção e os consumos são inferiores ao gas.
    COZINHA
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasTalvez este tópico ajude... eu sou a favor da Inducção e os consumos são inferiores ao gas.
    COZINHA


    Obrigado Pedro e Nando, não sei como não dei com o tópico, ainda pesquisei, mas deve me ter escapado á atenção... sorry pelos 2 tópicos idênticos e, ainda por cima "abertos" por dois filipes lol.

    Tenho de ler esse estudo da Deco em relação ao sistema de indução... o pior vai ser mesmo secalhar ter que renovar a "panelaria" toda... e creio que a minha mulher não vai na conversa, agora já ela troce o nariz!

    um abraço e obrigado
    • sa2
    • 19 outubro 2008

     # 5

    Vivam,

    eu sou suspeito...tenho vitrocerâmica em casa, já estou a utiliza-la há cerca de 4 anos e julgo estar bem servido.
    Quanto aos gastos, não noto que sejam superiores. A cozinhar todos os dias, a fcatura da electricidade em tarifa bi-horária raramente passa os 65€/mês.

    cumprs
  5.  # 6

    Neste link têm um gráfico onde mostra a diferença de consumos e tempo de aquecimento dos 4 tipos de placas da Teka.

    http://www.teka.com/pdfprod/pt/category/CAT-0000003.pdf

    Um Abraço
  6.  # 7

    Por experiência própria:
    Se poder ofereça as panelas antigas a quem precisa, e compre indução de longe o melhor sistema.
  7.  # 8

    Para custarem 3x ou 4x mais das a gás, alguma coisa de bom devem ter... mas para mim estariam fora de hipóteses
  8.  # 9

    Eu pessoalmente não gosto deste tipo de sistema, prefiro os fogões a gás. Já tive experiência com um fogão electrico e acho que não é um sistema fácil de trabalhar, na medida em que acho ser muito dificil controlar o calor, comparando com o fogão a gás onde temos total controlo da temperatura.
    A vantagem que vejo nos fogões de vitroceramica é mesmo em termos de limpeza, fossem todos assim...! E a verdade é que gosto de ver a comida a ser cozinhada sobre a chama, acho mais agradável (são manias...!!)
  9.  # 10

    Não sei se é o tópico indicado, mas achei que não valia a pena iniciar outro.

    Quais as principais características a ter em conta para comprar uma placa a gás, e um forno eléctrico, qual a opinião relativamente à marca worten e zanussi?'?
  10.  # 11

    Colocado por: portuguese_guyNão sei se é o tópico indicado, mas achei que não valia a pena iniciar outro.

    Quais as principais características a ter em conta para comprar uma placa a gás, e um forno eléctrico, qual a opinião relativamente à marca worten e zanussi?'?


    Ora aqui está uma boa questão, nas placas a gás nem sei bem se existe assim tantas diferenças entre as várias marcas, em relação aos fornos, optei desta vez por um Pirolitico de auto limpeza, neste caso um Bosch...

    Se ainda não comprou dê uma vista de olhos neste site : http://www.ercomercial.com/

    ... preços muito bons.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    •  
      FD
    • 9 setembro 2009

     # 12

    Colocado por: portuguese_guyQuais as principais características a ter em conta para comprar uma placa a gás, e um forno eléctrico

    Diz a Proteste:

    Fornos encastráveis: bem escolher e utilizar

    Aquecimento rápido, guias telescópicas e porta amovível são pontos a verificar, antes da compra.
    Fornos encastráveis: bem escolher e utilizar

    Equipamento decisivo

    * A maioria dos modelos possui várias fontes de calor, com diferentes combinações. Têm, pelo menos, duas resistências que podem ser ligadas em simultâneo: em cima e na parte inferior. Esta função de aquecimento é, sobretudo, indicada para cozinhar grandes aves e legumes. Nalguns aparelhos, uma ventoinha força o calor a circular pelo forno, tornando a cozedura mais uniforme. Noutros, uma resistência em torno da ventoinha, na parede traseira, distribui o calor de modo mais homogéneo. É ideal para confeccionar bolos e frango (sem espeto). Os fornos têm, ainda, a função grill, para assar, tostar ou gratinar.
    * O aquecimento rápido ajuda a poupar tempo e electricidade.
    * Os modelos com relógio digital podem ser programados e desligar automaticamente no fim do tempo definido.
    * A porta deve ser amovível, para se limpar com facilidade entre os vidros. Consulte o manual de instruções, para saber como proceder: regra geral, basta desencaixar.
    * As guias telescópicas permitem puxar o tabuleiro da comida para o exterior do forno. São úteis para regar os alimentos com molho durante a cozedura, por exemplo.

    Dicas para uma utilização eficaz

    * Desligue o forno 10 minutos antes do tempo previsto para a confecção. O calor residual continua a cozer os alimentos e poupa energia.
    * Coloque as peças de carne grandes no tabuleiro ou grelha, com aquele por baixo. Assim, a gordura que pingar não cai para o forno.
    * Asse as carnes magras numa assadeira com tampa, para ficar mais suculenta.
    * Utilize um tabuleiro fundo para bolos muito húmidos. O sumo de fruta que cair é difícil de retirar do forno.
    * Não coloque folha de alumínio na base: o esmalte pode danificar-se com a acumulação de calor.
    * Limpe o aparelho após cada utilização. Consulte no manual se pode aplicar um limpa-fornos. Não use esfregões abrasivos na porta, pois podem riscar o vidro.

    Há outro artigo sobre fogões a gás (não existe sobre placas) mas pouco diz.
  11.  # 13

    obrigado pessoal!!
    Quanto ao site, tem de facto preços bons, mas de facto sou reticente em comprar online, por questões de garantia etc...
    Quanto às marcas que falei, alguém tem conhecimento das mesmas? a Potencia é relevante para o caso?
  12.  # 14

    Colocado por: portuguese_guyobrigado pessoal!!
    Quanto ao site, tem de facto preços bons, mas de facto sou reticente em comprar online, por questões de garantia etc...
    Quanto às marcas que falei, alguém tem conhecimento das mesmas? a Potencia é relevante para o caso?


    Nunca tive nenhum electrodoméstico dessas marcas...

    um abraço

    Filipe
  13.  # 15

    Num apartamento que tive, tinha placa a gás da worten e forno electico da zanussi. Foi escolha minha pois quando adquiri este apartamento vinha sem electrodomésticos.
    O forno, foi do melhor que já vi até hoje. Impecável! Gosto muito de cozinhar e por isso dei-lhe imenso uso. tanto para bolos como para assados.
    nunca tive problemas e recomendo.
    A placa a gás também saiu muito boa. No entanto, agora que tenho placa de indução, não tenho a menor dúvida em afirmar que é esta última é de longe melhor. Na rapidez, na facilidade de limpeza e, ao contrário do que muita gente diz, não acho complicado controlar as temperaturas. é tudo uma questão de hábito.
  14.  # 16

    Sabe-me dizer qual é o modelo?tem ventilação?
    • mafgod
    • 9 setembro 2009 editado

     # 17

    Não conheço pessoalmente esta marca, o contacto que tive numa FIL foi interessante.
    Parece ser made in Portugal.

    http://www.cwj.pt/pt-mparceiro.html

    Espero que não considerem PUB.....
  15.  # 18

    Colocado por: portuguese_guySabe-me dizer qual é o modelo?tem ventilação?

    Era um forno com ventilação, mas o modelo ...não me lembro, e não tenho como confirmar. Foi adquirido na worten.
    De qualquer forma, já foi à alguns anos (se não me engano foi em 2003), é possível que os modelos já tenham sofrido alguma evolução.
    Agora tenho em Teka, que não me parece mau. Mas ainda é cedo para perceber se vai dar ou não problemas.
    Tenho usado de vez em quando um da Siemens (em casa de familiares) e é fabuloso, mas penso que será um pouco mais caro! Mas também não sei modelos (não reparo muito nisso!)
  16.  # 19

    Uma dúvida em relação a fornos eléctricos...
    em relação à ventilação forçada sem duvida que parece ser a melhor opção....mas "Ventilador de arrefecimento" é essa ventilação forçada ou refere-se a outra característica ?
    •  
      FD
    • 26 julho 2010

     # 20

    Colocado por: portuguese_guymas "Ventilador de arrefecimento" é essa ventilação forçada ou refere-se a outra característica ?

    Deve ser outra coisa... deve ser para quando acaba de cozinhar, arrefecer o forno (para limpar, por questões de segurança, etc.).
 
0.0228 seg. NEW