Iniciar sessão ou registar-se
    • sflp
    • 1 setembro 2011

     # 1

    Olá a todos! Cá estou eu, outra vez, mas noutra secção....
    A pensar na remodelação do nosso apartamento. Surgiu-me a questão do sistema de climatização e aquecimento de águas... O apartamento é num 3º andar e tem um sótão (por cima de um dos quartos). O que gostaria de saber é o seguinte:

    - É possível colocar painéis solares para o aquecimento de água, que autorização é necessária?
    - O apartamento tem aquecimento central, o qual não usamos porque o gás fica muuuuuito caro! Então, pensámos de seria viável colocar uma caldeira a gasóleo, tendo em conta que se trata de um apartamento não faço ideia se é possível...
    - Na sala gostaríamos de colocar uma lareira, mas não das verdadeiras, não dá... Queremos saber que alternativas existem... Já ouvi falar nas lareiras a etanol, mas dizem que aquece pouco :/ e as eléctricas? espalham bem o calor?
    - Agora isto não tem a ver com climatização, mas, também queremos saber se podemos colocar uma churrasqueira na marquise (que é aberta) por estarmos no último andar...

    Agradeço antecipadamente as vossas opiniões e são livres de sugerir outros sistemas/alternativas que conheçam.

    Obrigada!
    • naar
    • 1 setembro 2011

     # 2

    Colocado por: sflpO apartamento é num 3º andar e tem um sótão (por cima de um dos quartos). O que gostaria de saber é o seguinte:

    Então, pensámos de seria viável colocar uma caldeira a gasóleo, tendo em conta que se trata de um apartamento não faço ideia se é possível...
    Obrigada!


    Não. Porque não tem local para colocar o depósito de gasóleo.
    • naar
    • 1 setembro 2011

     # 3

    Colocado por: sflp- É possível colocar painéis solares para o aquecimento de água, que autorização é necessária?
    Obrigada!


    Tem que ter autorização do condominio.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  1.  # 4

    Bom dia

    Colocado por: sflp- É possível colocar painéis solares para o aquecimento de água, que autorização é necessária?


    Conheço casos em que foi possível, têm é de ter autorização pela totalidade (penso eu) da assembleia de condóminos e ser possível a aplicação dos mesmos em termos físicos.

    Colocado por: sflp- O apartamento tem aquecimento central, o qual não usamos porque o gás fica muuuuuito caro! Então, pensámos de seria viável colocar uma caldeira a gasóleo, tendo em conta que se trata de um apartamento não faço ideia se é possível...


    Olhe que cusuma ser ao contrário.. o gasóleo costuma sair mais caro... mas mesmo que seja assim, o dinheiro que ia gastar, as autorizações e mesmo a viabilidade da situação... como levar o gasoleo até ao apartamento... não me parece que tenha a minima possibilidade da fazer isso..

    Colocado por: sflp- Na sala gostaríamos de colocar uma lareira, mas não das verdadeiras, não dá... Queremos saber que alternativas existem... Já ouvi falar nas lareiras a etanol, mas dizem que aquece pouco :/ e as eléctricas? espalham bem o calor?


    Tem muitas no mercado, umas aquecem mais que outras, depende dos preços tambem... cada marca defende o seu produto... por isso é uam questão de ver algumas instaladas e ver como funcionam... há de vários tipos e marcas.

    Colocado por: sflp- Agora isto não tem a ver com climatização, mas, também queremos saber se podemos colocar uma churrasqueira na marquise (que é aberta) por estarmos no último andar..


    penso que ai reina o bom senso.. se ninguem se importar tá tudo bem.. no entanto pelo artigo 1346º (Emissão de fumos , produção de ruídos e factos semelhantes)

    - O proprietário de um imóvel pode opor-se à emissão de fumos, fuligem, vapores, cheiros, calor ou ruídos, bem como à produção de trepidações e a outros quaisquer factos semelhantes, provinientes de prédio vizinho, sempre que tais factos importem um prejuízo substancial para o uso do imóvel ou não resultem da utilização normal do prédio que emanam.


    cumps
    • naar
    • 1 setembro 2011

     # 5

    Colocado por: sflp- Agora isto não tem a ver com climatização, mas, também queremos saber se podemos colocar uma churrasqueira na marquise (que é aberta) por estarmos no último andar...


    Não. Também precisa de autorização do condominio.

    E depois existe a parte estética, era capaz de não ficar bonito :) Ou mais algum vizinho tem?

    Tem sempre a hipótese de comprar um grelhador, há-os com rodinhas, todos bonitos fazem o mesmo que a churrasqueira e arrumam-se fácilmente :)
    • sflp
    • 1 setembro 2011

     # 6

    Antes de mais, obrigada pelas vossas respostas e esclarecimentos.

    naar Fiquei com uma dúvida... Em relação à questão da churrasqueira, primeiro esclareço eu: penso que nenhum vizinho tem até porque 3 têm a marquise fechada... Mas, de qualquer forma, aquilo tem um canto em cimento que seria onde ficaria encaixada a churrasqueira. Eu pensei logo no grelhador a carvão mas com a churrasqueira o fumo vai todo canalizado para a chaminé e sobe, sai pelo telhado. Por isso é que falei na churrasqueira. Com o grelhador o fumo espalha-se à volta... Penso que é pior para os vizinhos e com churrasqueira não incomoda ninguém...
    • naar
    • 1 setembro 2011

     # 7

    Colocado por: sflpcom a churrasqueira o fumo vai todo canalizado para a chaminé e sobe, sai pelo telhado.


    Mas tem alguma chaminé na varanda? tipo estas?
      churrasqueirafc.jpg
    • sflp
    • 1 setembro 2011

     # 8

    Não, não tenho. E, pelos vistos, formulei mal a questão. O que eu queria saber era se existia a possibilidade de o condomínio dar autorização precisamente para construir uma churrasqueira e colocar uma chaminé dessas. Era isto que queria saber. Peço desculpa por não ter sido mais clara no início.
    • naar
    • 1 setembro 2011

     # 9

    Possibilidade, há sempre, mas muito remota :)

    Mesmo que o condominio concordasse tinha que ter autorização da CM.

    Depois, os custos de todo esse processo mais os custos da obra, imagine a relação custo/beneficio para ter uma churrasqueira na varanda.
 
0.0099 seg. NEW