Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Desde já o meu obrigado a quem poder/souber ajudar. Mais uma vez venha aproveitar a experiência existente neste fórum.

    Desta vez queria pedir a vossa ajuda para uma questão técnica sobre a instalação de um balão sem membrana. O poço tem +/- 10 metros e ao lado do mesmo existe uma casota onde se encontra um balão sem membrana. A instalação foi feita por um picheleiro, mas limitou-se a instalar um tubo direto à bomba de água, sem controlo do ar.

    Passado uma semana, tinha o pressostato do balão a ligar e desligar a bomba várias vezes por minuto, sujeita até a queimar.

    Liguei ao mesmo para resolver o problema, mas a resposta é que quando isso acontece é necessário esvaziar o balão e repetir esta operação, a acontecer uma vez por semana teria que esvaziar demasiadas vezes o balão. Decidi por isso por tentar resolver eu o problema.

    Decidi então ir a um loja de pichelaria onde me informaram que tinha de instalar no tubo que liga a bomba ao balão uma válvula de ar e mais acima uma válvula de água (ou ao contrario já não me lembro).

    Mais abaixo, um esquema feito por mim da instalação que realizei.

    Infelizmente estas alterações não funcionaram e continua o pressostato ao fim de duas semanas a perder o controlo do ar, ligando e desligando a bomba repetidamente.

    Pedia por isso ajuda a quem souber como posso fazer as ligações em causa.

    Abr
    Nasei
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AXN
      Esquema_balao.jpg
  2.  # 2

    Oi eu não entendo muito da coisa mas vou tentar ajudar.

    Um balão sem membrana tem que ser cheio com ar para funcionar em condições (acho eu) para o ar poder ser comprimido e funcionar tal como a membrana o que pode estar a acontecer e existir uma fuga.

    O ar que tens no desenho até ao balão não entendo (não deveria existir) pois a bomba está submersa.

    Posso estar a falar mal mas se estiver alguém deve aparecer para corrigir.
  3.  # 3

    sempre do mesmo......falo falo falo falo...mas não adianta.


    Dogma, podia por favor esclarecer melhor a que se refere?

    Deve haver uma maneira de resolver este problema, pela quantidade de balões sem membrana que são vendidos??????? Espero eu ...

    Abr

    Nasei
  4.  # 4

    Dogma,

    Fiquei curioso e pesquisei no fórum a discussão grande a que se referiu, mas não encontrei ... Seria possível indicar-me qual é para ler atentamente a sua opinião.

    Obrigado pela ajuda

    NAsei
  5.  # 5

    pesquisando em «azuizinhos» só encontramos este tópico... ;-)
  6.  # 6

    Colocado por: nasei_27Fiquei curioso e pesquisei no fórum a discussão grande a que se referiu, mas não encontrei ... Seria possível indicar-me qual é para ler atentamente a sua opinião.


    Será nesta: Quais os tipos de canalização que existem no mercado português?
  7.  # 7

  8.  # 8

    Viva,

    Já fiz a pesquisa por balão, balão sem membrana, etc e efectivamente não encontro o tópico em questão.

    Cpts

    nasei
  9.  # 9

    Boa tarde,

    Editei a sua imagem com os acessórios correctos para o bom funcionamento to balão sem membrana:

    Ainda é necessário uma entrada de ar no tampo para injectar ar pela primeira vez.
    O purgador automático de ar situado a meio do reservatório elimina o ar em excesso e é um purgador igual ao link da Caleffi

    https://www.caleffi.com/portugal/pt/catalogue/aercal-purgador-de-ar-automatico-para-todo-o-tipo-de-radiadores-504401

    Espero o ter ajudado.
      Esquema_balao.jpg
    •  
      aacc
    • 14 maio 2018

     # 10

    Com um interregno de sete anos entre mensagens... Não sei, não sei.
    •  
      aacc
    • 15 maio 2018

     # 11

    Bond, o que eu queria dizer é que não sei, se o receptor original vai recebera a sua mensagem.

    Porque entretanto já passaram 7 anos
  10.  # 12

    Olá
    Desculpem retomar este tema mas tenho este problema há vários anos e não existem (acessíveis) esquemas com o material necessário.
    Posso adiantar que o esquema apresentado é correto mas devo acrescentar que existem válvulas para aplicar no tubo e não furos como descrito.
    Tenho uma válvula que coloco em anexo que serve para admitir o ar. Não consigo arranjar foto nem tenho na minha instalação a válvula para drenar a água. Penso que o picheleiro terá feito um pequeno furo na válvula de retenção em latão junto à bomba. Não é aconselhável fazer o furo na mangueira. Se contactarem a empresa Caudal eles vendem essa peça e, desde já, agraço que a coloquem no forum.
    Boas férias
  11.  # 13

    Não consegui colar a imagem. se alguem quiser que a envie deixe o seu email, pf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  12.  # 14

    Qual a finalidade dos furos?
    • SrR
    • 20 agosto 2023

     # 15

    Injectar ar no circuito.
 
0.0193 seg. NEW