Iniciar sessão ou registar-se
    • VRib
    • 2 setembro 2011

     # 1

    Boa noite,
    Antes demais felicito os "donos" deste site, considero que é muito útil para quem pretende esclarecer duvidas relacionadas com a nossa habitação.
    Quanto ao assunto que me trás aqui é relativo à pintura exterior que tenho de efetuar na minha casa, é de referir que neste momento as paredes têm fissuras que provocam a infiltração de água no interior. Já pedi alguns orçamentos, no entanto foram-me apresentadas varias soluções que me levam a ficar indeciso por qual optar dado não ter conhecimentos sobre esta área.
    Soluções apresentadas:
    1- Abrir as fissuras (as maiores) e colocar argamassa com rede, e efetuar a pintura;
    2- colocar tinta de borracha sem mexer nas fissuras;
    3- colocar capoto (WEBER) sem a camada de “esferovite”, isto é, 1 camada de argamassa + rede + 1 camada de argamassa + massa da pintura;

    Desde já agradeço as vossas opiniões,
    Obrigado.
  1.  # 2

    Colocado por: VRib 1- Abrir as fissuras (as maiores) e colocar argamassa com rede, e efetuar a pintura;
    2- colocar tinta de borracha sem mexer nas fissuras;
    3- colocar capoto (WEBER) sem a camada de “esferovite”, isto é, 1 camada de argamassa + rede + 1 camada de argamassa + massa da pintura;

    Muito Bem.
    Propuseram-lhe um Mercedes, um Volvo e um BMW. Como decidir ?
    traduzindo: e os preços ?

    além disso:
    Que tinta (marca, referência) propuseram em cada uma das propostas ?
    • VRib
    • 2 setembro 2011

     # 3

    Bom dia,
    Independetemente da marca (carro) o que eu gostava de saber é qual das soluções é mais fiavel e dá melhores garantias de ficar com um trabalho bem feito, com qualidade e durabilidade.
    Quanto à marca da tinta na solução 1 propuseram CIN na solução 2 não especificaram a marca.

    Obrigado.
  2.  # 4

    Colocado por: VRibqual das soluções é mais fiavel .
    Sem saber do que estamos a falar é difícil.
    Imagine que a "tinta" da primeira solução for cal, etc...

    Eu , se se tratar de prédio recente, optaria pela solução 1 com o tipo de tinta da solução 2.
    Concordam com este comentário: J.C
  3.  # 5

    das fissuras só posso opinar se colocar ai umas fotos pois se não for nada de especial, chega tapa-las com sika fc 11s

    depois uma demão de classidur ou hidro armadura ambos da robbialac

    no caso da classidur não necessita de esfregaço de areia pois a classidur é um primario de aderençia, aplique 3 demãos de membrana robbiflex

    se optar pela hidro armadura tem de aplicar um esfregaço de texturada do tipo aquortex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VRib
    • VRib
    • 3 setembro 2011

     # 6

    Colocado por: pdavidmarquesdas fissuras só posso opinar se colocar ai umas fotos pois se não for nada de especial, chega tapa-las com sika fc 11s

    depois uma demão de classidur ou hidro armadura ambos da robbialac

    no caso da classidur não necessita de esfregaço de areia pois a classidur é um primario de aderençia, aplique 3 demãos de membrana robbiflex

    se optar pela hidro armadura tem de aplicar um esfregaço de texturada do tipo aquortex


    Boa tarde,
    Obrigado pela opinião. Quanto às fissuras é de referir que as paredes têm meia duzia de fissuras entre os 2 a 3 mm, o resto é mais pequeno (talvez micro-fissuras?). Seguem algumas fotos.
      xx.jpg
    • VRib
    • 3 setembro 2011

     # 7

    Já agora só para dizer que o escuro à volta das fissuras é silicone, que eu coloquei para remediar até efectuar a pintura.
    Obrigado.
      xxx.JPG
  4.  # 8

    as maiores abra coloque a rede e argamassa, as mais pequenas coloque o selante que falei em cima ok, isto é a minha opinião de certeza que outros têm outras formas de trabalhar como acima você mencionou, e não falo nem discuto as outras formas de executar, apenas posso ajuda-lo com o que eu faria, colocar capotto eu não faria, lembro também que a sugestão que lhe dei é para pintar e pintura não é isolamento termico ok, isso era outros quinhentos e disso temos ai o Anonimo110722
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VRib
    • VRib
    • 4 setembro 2011

     # 9

    Colocado por: pdavidmarquesas maiores abra coloque a rede e argamassa, as mais pequenas coloque o selante que falei em cima ok, isto é a minha opinião de certeza que outros têm outras formas de trabalhar como acima você mencionou, e não falo nem discuto as outras formas de executar, apenas posso ajuda-lo com o que eu faria, colocar capotto eu não faria, lembro também que a sugestão que lhe dei é para pintar e pintura não é isolamento termico ok, isso era outros quinhentos e disso temos ai o Anonimo110722
    Concordam com este comentário:Luis K. W.


    Boa noite,
    mais uma vez obrigado, acho que vou adoptar a sua sugestão.
    Quanto isolamento termico é de referir que a casa já tem isolamento com parede dupla + roofmate (no meio), a solução do (pseudo) capotto (1 camada de argamassa + rede + 1 camada de argamassa + massa da pintura) era só para evitar novas fissuras e uma questão de estetica (as paredes não ficarem com as marcas do arranjo das fissuras actuais). Acham que esta solução é fiavel e duravel?

    Obrigado,
    Cumprimentos.
  5.  # 10

    Colocado por: VRib

    Boa noite,
    mais uma vez obrigado, acho que vou adoptar a sua sugestão.
    Quanto isolamento termico é de referir que a casa já tem isolamento com parede dupla + roofmate (no meio), a solução do (pseudo) capotto (1 camada de argamassa + rede + 1 camada de argamassa + massa da pintura) era só para evitar novas fissuras e uma questão de estetica (as paredes não ficarem com as marcas do arranjo das fissuras actuais). Acham que esta solução é fiavel e duravel?

    Obrigado,
    Cumprimentos.
    como diz por uma questão de estetica depois da armadura ou classidur aplique tinta texturada por profissionais, e depois aplique a membrana, se as fissuras forem bem executadas e a texturada bem aplicada garanto que fica com um trabalho 5*, em relação ao aparecimento de novas fissuras pesquise na internet por tinta de membrana e tire as suas ilações, como já referi não vou discutir qual a melhor solução, apresento o que eu fazia, porque como você disse
    Quanto isolamento termico é de referir que a casa já tem isolamento com parede dupla + roofmate (no meio)
  6.  # 11

    colocar capoto (WEBER) sem a camada de “esferovite”, isto é, 1 camada de argamassa + rede + 1 camada de argamassa + massa da pintura -> Reboco Delgado Armado.

    A melhor solução é aquele que é compatível com a causa da fissura.
    As fissuras parecem-me ter alguma preocupação.
    Qualquer dos sistemas indicados será fiavél em fissuras estabilizadas ou então com pequenas oscilações devido a diferenciais de temperatura.
    A solução de Reboco Delgado Armado é "a melhor no geral" porque:
    As fissuras vai ter de isoladas na mesma com um mastique elástico de poliuretano por exemplo.
    Em comparação com a solução 1 a única diferença é que o reboco delgado armado é aplicado em toda a parede o que dá logo á partida uma maior resistência ás movimentações térmicas e já vem com acabamento. Mas a solução deve andar a volta dos 20 -30 €/m^2
    Veja que a solução 1 será um reboco delgado armado aplicado isoladamente e sem o sistema de acabamento.
    No caso de usar o mastique para isolar, (da acção da chuva) a fissura fazendo um corte em "v",convém aplicar uma fita adesiva antes da aplicação da argamassa para permitir que as tensões sejam dispersas ao logo da área da fita e não só linearmente na zona da fissura.
    Mas, sem saber a causa dessa fissura, e porque não me parece de causas térmicas, a não ser que esteja localizada no interface platibanda - parede.
    Vamos ver se mais alguém se pronuncia.
  7.  # 12

    Anonimo16062021,

    kugu_elu,será que um Reboco Delgado Armado é tão caro como um sistema completo em ETICS?


    Os preços que indiquei 20 a 30€/m^2 são reais, e já incluem tudo para uma obra com bons acessos, andaimes (considerando uma altura de 4m), lavagens necessárias, isolamento de eventuais fissuras (sendo que estas não serão superiores a 1mm e em quantidade reduzida). Forma preços que me apresentaram depois de visita ao local e tudo especificado.

    Que tipo de isolamento é esse?

    O que eu disse foi: aplicado isoladamente, isto é, a solução um é nada mais nada menos que fazer um "reboco delgado armado" na zona da fissura


    Para que fiquem a saber..o Cappotto é da Viero e não da Weber.-)


    Sim, eu sei perfeitamente. Eu estava a citar alguém, foi falha técnica. E a Viero é da Robbialac.

    Colocado por: VRib
    3- colocar capoto (WEBER) sem a camada de “esferovite”, isto é, 1 camada de argamassa + rede + 1 camada de argamassa + massa da pintura;
  8.  # 13

    EPS 40 mm tinha preços da ordem dos 40€, sistema "weber", com o acabamento normal, o acabamento em granulado ia para volta dos 50€/m^2. Isto já com tudo incluído (decapeamento e repintara dos tubos de queda, e outros pequenos pormenores...).

    Mais de pressa saberia que o Cappoto era da Viero que a Viero da Robbialac :)
  9.  # 14

    Pois fala-se, em 20 e tais para sistema ETICs....se calhar até se arranja, para uns milhares de metros quadrados onde toda a logística fica facilmente dispersa por esses tantos metros quadrados e onde as percentagens de lucro serão talvez menores. Para aplicação numa casa, não em parece. É uma questão de pegar num sistema e fazer a conta ao material necessário, depois o tempo necessário que nos dará a mão de obra necessária, o custo desta e então talvez se prove que se consegue ter um custo inferior a 20 euros para poder facturar a 20 euros mais iva....
  10.  # 15

    Eu sei...dai não entender como é possível. Vou tentar ver se tenho algures o preço dos materiais e consumos para pelo menos ver o gasto em material.
  11.  # 16

    Perfil de arranque:
    3.8€ por 2.5m -> considerando uma altura de 3 metros = 0.5€/m^2
    Placa EPS 60 de 40mm:
    =3.27€/m^2
    Argamassa de colagem marca X:
    Saco 25kg -> 14.60€ -> 0.58€/kg -> consumo de 8kg/m^2 =4.64€/m^2
    Fixação mecânica:
    Buchas (uma em cada canto mais uma no meio, penso ser isto) =0.48€/m^2
    Argamassa de revestimento marca X, 1ª camada:
    Saco 25kg -> 16.00€ -> 0.64€/kg -> consumo =1.6kg/m^2/mm, com 2.5mm =2.56€/m^2
    Rede fibra de vidro:
    125gr/m^2 (não encontrei de 160gr, foi a primeira que encontrei) =1.45€/m^2
    Argamassa de revestimento marca X, 2ª camada:
    idem da 1ª camada =2.56€/m^2
    Primário de revestimento marca X:
    15L -> 100€ ->6.67€/l -> consumo de 0.15l/m^2 =1€/m^2
    >Acabamento decorativo X (o mais barato do sistema):
    saco 25kg -> 55.50€ -> 2.22€/kg, consumo de 1.8kg/m^2=4.00€/m^2

    TOTAL:19.46€/m^2 -> sem iva, sem descontos -> preços tabelados na marca e os produtos sem marca são os tabelados em fornecedores.

    (posso-me ter enganado nalguma conta)

    Fica assim isto para comentar quem quiser.
  12.  # 17

    VRib, acho que a minha experiência o ppode ajudar.
    Tinha fissuras na minha obra do género das que mostra na foto. Até há aqui no fórum um tópico meu sobre isso. Pode procurar.
    A opção recaiu sobre reboco delgado armado na obra toda.
    Mas queria chamar atenção para que em fissuras maiores tal pode não ser suficiente!
    Tinha 3 paredes com fissuras como nessa foto, mas que iam ser revestidas com madeira e que usamos para "experiências"! Com o reboco armado só, essas principais fissuras voltaram a ficar visiveis no reboco. Não fissurou, mas notava-se onde ficavam as fissuras. Ficava um génerod e uma pequena lomba.
    2ª experiência: remover na zona das fissuras todo o reboco até ao tijolo, e colocar logo aí uma tira de rede e voltar a rebocar. Deixar secar bem e aplicar o reboca delgado armado. Resultado: 5 estrelas!

    Resumindo: opte pelo Reboco Delgado Armado, mas nas fissuras maiores, trate primeiro essas fissuras antes de aplicar o reboco.
    Usei o sistema da Viero.
  13.  # 18

    Anonimo16062021,
    Poderão existir descontos que permitam diminuir o custo do material, ai não posso falar, mas mesmo com desconto de 25% passariam para cerca de 14€/m^2 só em material...
    Acredito que venha gente dizer que o faz, ou conhece quem faça por 14€/m^2, mas de certo vai haver muita coisa que vai ser mal aplicada ou simplesmente não aplicada...e eu já usei os consumos mínimos...
    A demonstração que fiz foi só para mostrar que esses baixos preços podem levar a más aplicações
  14.  # 19

    Colocado por: kugu_eluAnonimo16062021,
    Poderão existir descontos que permitam diminuir o custo do material, ai não posso falar, mas mesmo com desconto de 25% passariam para cerca de 14€/m^2 só em material...
    Acredito que venha gente dizer que o faz, ou conhece quem faça por 14€/m^2, mas de certo vai haver muita coisa que vai ser mal aplicada ou simplesmente não aplicada...e eu já usei os consumos mínimos...
    A demonstração que fiz foi só para mostrar que esses baixos preços podem levar a más aplicações
    ta a falar de valores com montagem ou sem ela
  15.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021
    pdavidmarques,nem oito nem oitenta..
    eu estou a começar um sistema de ETICS não levo menos de 35€ mais iva seja a quem for, vejo o kugulu a falar em 19€ deixa-me alarmado
 
0.0234 seg. NEW