Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Comprei recentemente por 17.500 euros um terreno com 475 m2 para construir uma vivenda numa vila do distrito de Bragança.
    Paguei o IMT e fiz a escritura exactamente pelo valor do negócio.
    Agora disseram-me, que tenho 60 dias para apresentar nas Finanças o alvará do loteamento para o perito oficial fazer avaliação e se avaliar por preço inferior conta o valor por mim declarado; se avaliar por preço superior contará esse novo valor, restando-me obrigatóriamente liquidar a diferença.
    Agradeço alguém me esclareça sobre estes factos.
    E solicito igualmente, uma explicação simples dos cálculos de como se faz uma avaliação para efeitos legais ou fiscais dado que ao socorrer-me do simulador, no site das Finanças , não consigo chegar a conclusão nenhuma.
    Obrigado.
    •  
      FD
    • 20 outubro 2008

     # 2

    Supostamente é assim. Mas pode sempre fazer uma reclamação da avaliação.

    A coisa não será tão simples quanto:
    compra -> a avaliação é feita por cima -> paga de acordo com a avaliação

    O IMT utiliza os mesmos critérios de avaliação que o IMI. Leia o capítulo VIII do Código do IMI, referente a reclamações e impugnações, que encontra aqui:
    http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/CIMI/index_cimi.htm

    Como calcular o valor patrimonial pelo simulador:



    Parece injusto, mas a verdade é que o Código do IMT diz claramente:

    O IMT incidirá sobre o valor constante do acto ou do contrato ou sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis, consoante o que for maior.

    http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimt/cimt12.htm

    É a velha história: paga o justo pelo pecador... durante anos aldrabou-se, agora aguenta-se.
  2.  # 3

    Se nao concorda com a avaliaçao das finanças, ha que protestar e com fundamento, fazer ver a sua posição junto de quem de direito. Não é impossivel darem-lhe razao. Mas tb nao é facil. Os imoveis nao valem o que as finanças "diz".
 
0.0059 seg. NEW