Iniciar sessão ou registar-se
    • dusca
    • 2 setembro 2011 editado

# 1

Boa tarde.

Quando aspiro a minha piscina, os filtros deitam água suja, pelo menos mais suja que o resto da piscina.

Já lavei o filtro varias vezes. Olho sempre para a bolha no tudo do esgoto e paro quando a agua está transparente. Cerca de 1 a 2 minutos. Não sei se é suficiente.

Naturalmente que também faço o enxaguamento depois desta lavagem.

O que é certo, é que os bicos continuam a deitar agua suja.

Alguém ajuda?

Obrigado
  1.  # 2

Boa tarde,

Faça uma lavagem mais prolongada...

Se mesmo assim continuar, fale com o seu fornecedor...
  2.  # 3

Obrigado resiric.

Como posso saber se o meu filtro é grande ou pequeno para a piscina?

Cumprimentos
  3.  # 4

terá de responder à questão que lhe coloquei no outro tópico que criou
  4.  # 5

respondido

obrigado
  5.  # 6

Se mais alguém puder ajudar...

Aqui vai tudo resumidinho:

Quando enchi a piscina com a agua do furo e como o furo tem pouca tiragem, veio um pouco suja. Floculante e resolvi a questão, mandando a sujidade quase na sua totalidade directamente para o esgoto.

A água neste momento está límpida mas, como é lógico, vai assentando e tem uma pequena sujidade no fundo, coisa ao de leve. Altura em que começo a usar o filtro na aspiração. Qual não é o meu espanto que quando começo a aspirar, faço 2 ou 3 corredores com o aspirador e começa a sair sujidade pelo filtro.

Lavei o filtro 2 ou 3 vezes seguidas, a bolha mostra a agua limpa, chego a lavar o filtro durante 2min e depois, naturalmente, enxaguamento.

Vou novamente aspirar e realmente a agua vem limpa mas passado mais 2 ou 3 segundos, tempo de 2 ou 3 corredores com o aspirador no fundo e lá está a vir sujidade novamente pelos injectores.

O homem que me fez a casa das maquinas foi o mesmo que meteu pastilha e ele diz que a sujidade no fundo é tão fina que passa no filtro…

Posso não perceber nada disto mas esta justificação não me parece muito viável…

O que tenho na casa das maquinas é o seguinte:

Bomba de aspiração
    Model: WINNER 150 T (V.: Trifásica 230/400 V Hz, P.: 1.5 CV)

Filtro de areia
    Série - Jazzi Side-mount valve sand filters
    Model: S700

Valvula de 6 vias
    Multi-Port Valve

Será da areia? Não é a mais indicada?

Obrigado e Cumprimentos
  6.  # 7

Seguem as imagens da areia...
      09092011324.jpg
  7.  # 8

mais uma...
      09092011325.jpg
  8.  # 9

Atenção se a sujidade for espécie de um pó depositado no fundo em grande quantidade o filtro não consegue reter toda a sujidade mas, se assim for faz a aspiração directa para o esgoto mas, é algo pontual.

Se for sujidade normal, e o filtro assim continua, o problema terá mesmo no tipo de areia inserido no filtro. O ideal mais económico será 1/3 de areão 2-4mm e 2/3 de areia 0,6-1,2mm ou então, ainda mais eficaz, um material de seu nome "Zeofine" que corresponde a uma capaciidade de filtração entre 3 a 5 microns. Só que cada saco de 25Kg Zeofine é 48€ + IVA. 1 Kg de Areia = 750g de Zeofine. A carga de areão será igual.

Caso durante a filtração, passe grãos de areia para dentro da piscina então o problema reside mesmo na válvula do filtro ou mesmo no próprio filtro
  9.  # 10

Excelente Srº resiric.

Muito obrigado. Esclarecedor, como sempre.

Cumprimentos
    • Jmco
    • 14 setembro 2011

# 11

Vou-lhe dar a minha opinião sobre o assunto.
    antes de mais deve saber que a areia ser utilizada deve ser silica e não essa que aprece nas fotos. A granumetria da areia deve encontra-se entre 0,5/1nn. Este tipo de areia filtra particulas a partir de 50 microns, particulas efectivamente muito pequenas. Quanto as camadas de areia, o resiric irá desculpar-me mas não estou minimamente de acordo com a estratificação de camadas de areia em filtros da area domestica. Um filtro utilizado na area domestica (normalmente modelos até 900mm de diametro) deve ter uma só carga de areia de um só tipo. A estratificação em camadas é usada somente em fitros da area publica em que o leito filtrante tem uma altura minima de 1,00m e onde as canulas existentes no colector de aspiração tem um espaçamento entre as ranhuras superior as de um filtro doméstico. Na verdade a estratificação de camadas em filtros da area privada não traz nenhum tipo de vantagem, servindo somente para diminuir a qualidade do leito filtrante, pois ao colocarmos areia de tamanho maior estamos a diminuir a capacidade de retenção de particulas, algo irá diminuir a qualidade da água.
    Apesar deste "pormenor" da areia, na realidade de imensa importançia, gostaria se a areia é nova ou se já está em filtração á muito tempo. Se me pudesse informar eu agradecia, de forma a poder completar o meu raciocinio.
    www.jmcopiscinas.com
  10.  # 12

Ola Jmco, desculpa a demora na resposta.

Antes de tudo, muito obrigado pela resposta.

Andei ali a procurar a ver se via um saco de areia que ficou no lixo depois da colocação da areia no filtro. Não vi, queria ler o que la estava escrito.

A areia é nova, o filtro foi enchido a 15 dias.

O homem que me fez a casa das maquinas diz que a areia, filtro e restante material diz que adquiriu na Hidroportugal.

Diz que chaga la, da as dimensões da piscina e eles dão-lhe o material.

Que lhe parece Jmco?

Cumprimentos
    • Jmco
    • 15 setembro 2011

# 13

Bom dia dusca. Não tem que pedir desculpa de nada...
    A hidroportugal é uma empresa hidonea e que deverá ter experiençia para saber o que está a fazer (penso eu...). No entanto, e tendo em conta a foto que apresenta, a areia não é silica ou pelo menos não é silica com o tamanho adequado. Na realidade isso mais parece areão do que areia. Parte do problema advem da areia, no entanto mesmo assim o tempo que passa entre o começo da aspiração e o sair de sujidade nos injectores é de faco muito reduzido. Sugeria-lhe o seguinte, e isto de forma a podermos descartar todas as situações. Primeiro gostaria que efectuasse uma contra lavagem ao filtro de cerca de 3 minutos seguidos. Tendo em conta que não consigo vizualizar a sua agua a saida, este tempo deve ser suficiente para retirar todas as impurezas da areia. Note que quando efectua uma contra lavagem, inicialmente a agua sai limpa e só passado um pouco de tempo é que começa a sair suja. Só se deve parar a contra lavagem quando virmos novamente a agua a passar limpa. Depois da contra lavagem faça sempre um enxaguamento, durante cerca de 30s. Depois desta operação tente novamente fazer a aspiração para ver se existe alguma alteração. Se possivel gostaria que coloca-se, ou me envia-se via e-mail, fotos de todo o sistema da casa de maquinas de forma a verificar os circuitos de tubagem e suas ligações. Vamos começar por aqui e ver se resolvemos o problema....
    www.jmcopiscinas.com
  11.  # 14

Ola Jmco

Para já, posso dizer de onde a areia veio...

Areipor - Areias Portuguesas Lda

Cumps
    • naar
    • 15 setembro 2011

# 15

Parabéns ao resiric e ao Jmco!

A isto chama-se ajuda, pura e simples.

Lembro-me de ver aqui tópicos de quem precisava de construir uma piscina e....

Havia tanta gente que construia piscinas :)
    Concordam com este comentário: FD, GMCQ
    • Jmco
    • 15 setembro 2011

# 16

Agradeço desde já o elogio feito pelo naar. 20 anos nesta area não devem somente servir para fazer negocio, mas também para ajudar quem precisa nestes pequenos problemas.
    Caro dusca por favor note esta foto da areia silica adequada para o filtração a 50 microns. Como pode observar é bem mais pequena do que a apresentada na sua foto. Penso que o seu problema pode estar na areia...
    Concordam com este comentário: naar
      Areia silica.jpg
    • dusca
    • 18 setembro 2011 editado

# 17

De facto, Srº Jmco ... eu entendo perfeitamente o que me diz mas que digo eu agora ao homem da casa das maquinas quando ele mesmo me diz que comprou tudo na Hidroportugal e que apenas chega la, dá as medidas da piscina e a Hidroportugal faz-lhe a palete com tudo necessário, inclusive a areia.

Liguei para a Hidroportugal, a saída do meu material está registada. Comprovei que foi mesmo este material que saiu. O homem da minha piscina está a falar verdade.

A Hidroportugal disse-me que vai buscar a areia à "Areipor - Areias Portuguesas Lda" e que esta areia é a que tem e fornece para todas as piscinas que vende... bem, enfim...

Não sei que diga... muito menos o que faça...

Mando fotos da minha casa das maquinas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
      DSC02060.JPG
      DSC02061.JPG
      DSC02062.JPG
    • dusca
    • 18 setembro 2011 editado

# 18

Devido ao anteriormente referido sobre o filtro, tenho que filtrar a piscina várias vezes... e para não estar sempre a lavar o filtro, quando tenho muita sujidade, tenho que aspirar directamente para o esgoto.

... este método leva-me a sujidade e água, muita água.

Tenho que meter água do furo, que por azar também tem sujidade com fartura, vejam o filtro castanho na primeira imagem...

Mas sobre isto, abri outro tópico:
    https://forumdacasa.com/discussion/19936/furo-artesiano-muita-agua-suja/#Item_1

Sinceramente, já não sei que faça mais... já estou a desesperar...

Sinto-me numa bola de neve e não há maneira de resolver isto... quando limpo a piscina e consigo FINALMENTE por a água cristalina... o nível está la em baixo... meto água, fica outra vez suja...

HELP... PLEASE...

PS - Deixo também aqui a imagem da minha piscina... 5 (largura) x 10 (comprimento) x 1,5 (média profundidade)
      DSC02032.JPG
  12.  # 19

veja se pode trocar o flitro que esta dentro do filtro azul, por um de pano talvez, alem disso se vem assim tanto lixo do furo tem que o mandar limpar ou subir a bomba um bocado pois pode estar a aspirar lamas.
  13.  # 20

Já subi a bomba 3m.

Não lhe chamaria lama mas sim um cinza...

0.0204 seg. NEW