Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde,

comprei casa à cerca de um mês, no desenrolar de todo o procedimento com a imobiliária
    foi me informado que o valor do condomínio seria de 30€, ao participar na minha 1ª reunião foi-me dito pela administração que o valor a pagar seria de 98€, um valor bastante diferente do que me foi dito primeiramente.
    além de estar bastante descontente com a imobiliária, com o serviço que me prestou também acho que o valor que a administração me está a pedir é um exagero, pois o prédio é um prédio antigo, e tem 3 fracções, cerca de 70 apartamentos.
    Apesar de ter piscina, 2 elevadores não concordo com o valor.
    Os outros proprietários não parecem muito incomodados com a situação, pois eu sou a pessoa que maior permilagem tem, logo pago mais.
    Nesta situação qual o melhor procedimento a seguir?
    Antecipadamente grata.
    • naar
    • 3 setembro 2011

# 2

Colocado por: lexazboa tarde,
    Os outros proprietários não parecem muito incomodados com a situação, pois eu sou a pessoa que maior permilagem tem, logo pago mais.
    Nesta situação qual o melhor procedimento a seguir?
    Antecipadamente grata.

Boas,

Básicamente pagar!

E não recomendar a imobiliária a ninguém seu conhecido!

Cump.
  2.  # 3

por norma nesse tipo de negocios nunca confiar em imobiliarias pois o que querem é vender, cabia a si investigar não so isso mas por exemplo saber se a fracção tem dividas ao comdiminio
    • pom
    • 3 setembro 2011 editado

# 4

Qual o orçamento anual desse condomínio e em que rubricas?

Parece-me que 'anda por aí' uma quota extra...
  3.  # 5

o luxo tem que se pagar, mas também acho que as pessoas não têm a noção da realidade e que quase 100 euros de condomínio é um pouco exagerado para um país cujo ordenado mínimo ronda os 485 euros.
    como quase ninguém compra as casas a pronto pagamento e que os bancos pedem muito de juros e durante muitos anos, não me admira nada que as pessoas tenham cada vez menos possibilidades de assumir as prestações das casas e que se endividem cada vez mais e que tenham que devolver as casas aos bancos.
    Concordam com este comentário: Cesca
  4.  # 6

Colocado por: lexazApesar de ter piscina, 2 elevadores não concordo com o valor.

não faço ideia do que tem o seu condomínio, mas num condominio fechado na alta de lisboa, um T1 paga mais que isso...

se a decisão foi aprovada em assembleia de condomínio, por maioria absoluta (mais de 2/3) tem de pagar. Não tem o direito de recusar... simplesmente.

pode e deve averiguar qual o destino dado aos montantes apurados, verificando se a despesa corresponde à receita (recordo-lhe que pelo menos 10% são afectos ao fundo de conservação).

Colocado por: pomParece-me que 'anda por aí' uma quota extra

pode ser, mas não creio muito... se existe uma piscina do condomínio...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 7

Não leve a mal mas nem sequer acho muito caro (com piscina e dois elevadores). E alem disso acho que o "Lexaz" se está a esquecer de outras coisas pelo caminho: empregada da limpeza, segurança do condominio, tem cctv ou não etc, etc.
    Se tiver tudo aquilo que eu estou a pensar então é mesmo barato...
    Já agora, e não querendo melindrá-lo de maneira nenhuma... 30€ de condominio num prédio com piscina??? não achou estranho??? É que isso é o que se paga num t3 normalissimo, basta ter elevador !!!
  6.  # 8

Colocado por: pdavidmarques... cabia a si investigar não so isso mas por exemplo saber se a fracção tem dividas ao comdiminio
    O Direito chama a isso o DEVER DO CONSUMIDOR SE INFORMAR.
    Repito: O DEVER.

Colocado por: Jacintao luxo tem que se pagar, mas também acho que as pessoas não têm a noção da realidade e que quase 100 euros de condomínio é um pouco exagerado para um país cujo ordenado mínimo ronda os 485 euros..
    Pessoas com ordenado mínimo não moram na maior fracção de um prédio com piscina e 2 elevadores (e, provavelmente porteiro e/ou segurança a tempo inteiro). :-)
    Concordam com este comentário: MartaD, Joao Dias, SofiaPaula
  7.  # 9

O procedimento a seguir:
    1) Num condomínio (antes de comprar) normalmente deve-se perguntar à administração tudo o que interessa saber: dívidas da fração, orçamento para o ano, despesas do condomínio e tudo o mais que ache por bem ter conhecimento.
    2) A todos os seus conhecidos e amigos (aos inimigos não) desaconselhe a tal imobiliária.
  8.  # 10

Realmente é nosso dever informarmo-nos sobre as condições, mas às vezes também somos "enganados".
    No meu caso comprei um apartamento num predio com 30 anos, loja (supermercado) e dois pisos por cima, cada um com dois apartamentos. Comprei ao administrador que na altura me disse que o condominio era cerca de 5€ mensais (sem elevadores, sem serviço limpeza...), afirmando que tinha uma razoavel fundo monetario. Após a compra informou-me que tinha sido feita uma reuniao de condominio e o valor tinha passado na semana passada para 11€ porque tinham colocado um portão novo e era para restabelecer as cotas...
    Realmente, concordo que, relativamente ao valor da cota, na altura era ingenua (tinha sempre vivido em apartamentos alugados pelo que desconhecia muita coisa...).
    Já averigou quando foi aplicada essa cota?
    • pom
    • 4 setembro 2011

# 11

Colocado por: caty_leiraRealmente é nosso dever informarmo-nos sobre as condições, mas às vezes também somos "enganados".
    No meu caso comprei um apartamento num predio com 30 anos, loja (supermercado) e dois pisos por cima, cada um com dois apartamentos. Comprei ao administrador que na altura me disse que o condominio era cerca de 5€ mensais (sem elevadores, sem serviço limpeza...), afirmando que tinha uma razoavel fundo monetario. Após a compra informou-me que tinha sido feita uma reuniao de condominio e o valor tinha passado na semana passada para 11€ porque tinham colocado um portão novo e era para restabelecer as cotas...

E foi enganada em quê ?
    Quem usufrui desse portão novo não é, também, vc ? Tem de pagar.
  9.  # 12

Bom tarde.
    Realmente não acho caro. Acho sim ter havido dolo na informação prestada. Matéria a prevenir, de futuro.
    Cabe aqui também uma correcção.
    A maioria absoluta é 50%+1.
    2/3 é maioria qualificada.
    Cumptos, [email protected]
    Concordam com este comentário: moraisdd
  10.  # 13

Realmente não me expliquei bem, ou melhor, não expliquei tudo. Portanto, o portão era algo que já tinha sido aprovado na reunião de condominos uns meses antes da minha compra da casa. Demorei uns 5 meses até ter escritura feita. Já se sabia do valor desse aumento ainda antes de eu dizer o "sim" à casa. Mas o vendedor nunca me disse isso, pelo contrário, sempre falou no facto do condominio ser tão baixo à anos e conseguir manter-se bem até "agora". Ou seja, omitiu um facto, apenas realçou um outro facto antigo que já não era correcto... É a lei do mais esperto! lol

0.0184 seg. NEW