Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas... uma pequena grande duvida...

Visto que o projecto já esta quase mesmo aprovado, surgiu este pedido de alteração dos SMAS de Sintra a pedir o seguinte:

− Os tubos de queda que recebam ramais de retrete terão que ser diâmetro 160mm

É normal este diâmetro em moradia uni-familiares?

Obrigado
  2.  # 2

não sou engenheiro mas falo com eles esses diâmetros acho um exagero mas como já vi pedirem de tudo, numa vivenda que acabamos recentemente fomos pedir a ultima vistoria do smas para a posterior passarem o certificado de conformidade, quando chega a parte de por a instalação a carga através de maquina manual pediram a homologação da maquina ou factura da mesma com menos de 1 ano, fiquei de boca aberta pois a minha rems do tempo das vacas loucas não deu para executar o teste enfim panel.....es como dizem os outros
  3.  # 3

Colocado por: pdavidmarquesnão sou engenheiro mas falo com eles esses diâmetros acho um exagero mas como já vi pedirem de tudo, numa vivenda que acabamos recentemente fomos pedir a ultima vistoria do smas para a posterior passarem o certificado de conformidade, quando chega a parte de por a instalação a carga através de maquina manual pediram a homologação da maquina ou factura da mesma com menos de 1 ano, fiquei de boca aberta pois a minha rems do tempo das vacas loucas não deu para executar o teste enfim panel.....es como dizem os outros

é que esses 160mm para mim são um exagero, não concordam???
  4.  # 4

Colocado por: sergyio

é que esses 160mm para mim são um exagero, não concordam???
    já questionou o engenheiro responsável pelo projecto de águas
  5.  # 5

Colocado por: pdavidmarquesjá questionou o engenheiro responsável pelo projecto de águas

da câmara responderam isso... o responsável que remédio tem se não fazer o que eles pedem... se não fizermos, eles não aprovam!!!
  6.  # 6

da câmara responderam isso... o responsável que remédio tem se não fazer o que eles pedem... se não fizermos, eles não aprovam!!!
    pois e contra esses senhores não vale a pena discordar é fazer o que eles pedem, o facto de se achar um exagero não quer dizer que fica mal servido antes pelo contrario, boa sorte para a construção e va postando quando a iniciar
  7.  # 7

Colocado por: pdavidmarquespois e contra esses senhores não vale a pena discordar é fazer o que eles pedem, o facto de se achar um exagero não quer dizer que fica mal servido antes pelo contrario, boa sorte para a construção e va postando quando a iniciar

pois, mas como faço eu as paredes? o que estava previsto era parede dupla de 15 com isolamento de 5cm

e agora?
  8.  # 8

Se é muito ou não, não posso dizer porque não tenho experiência no cálculo dos mesmos.
    O que posso dizer é que não se pode generalizar.
    Enquanto no casa pode ter que existir dois tubos de queda para as duas wc do 1º piso que se encontram distantes uma da outra. Numa casa podem estas duas wc estarem uma ao lado da outra (a geral e a da suite pro exemplo). Isto leva a que os caudais sejam o dobro.
    Depois há que lembrar que o diâmetro terá de ser suficiente para que o escoamento não se faça sobre pressão (geralmente é assim calculado), penso que até o normal será considerar um escoamento a 1/3 de secção (corrijam-me porque estou a dizer de cabeça e pode até ser 2/3).
  9.  # 9

Colocado por: kugu_eluSe é muito ou não, não posso dizer porque não tenho experiência no cálculo dos mesmos.
    Enquanto no casa pode ter que existir dois tubos de queda para as duas wc do 1º piso que se encontram distantes uma da outra. Numa casa podem estas duas wc estarem uma ao lado da outra (a geral e a da suite pro exemplo). Isto leva a que os caudais sejam o dobro.
    Depois há que lembrar que o diâmetro terá de ser suficiente para que o escoamento não se faça sobre pressão (geralmente é assim calculado), penso que até o normal será considerar um escoamento a 1/3 de secção (corrijam-me porque estou a dizer de cabeça e pode até ser 2/3).

mas neste caso não se coloca isso, pois não existem confluência de descargas...
  10.  # 10

Colocado por: kugu_eluSe é muito ou não, não posso dizer porque não tenho experiência no cálculo dos mesmos.
    não concordo vamos pensar um pouco, ora se o projecto foi para a câmara para ser aprovado parte-se do principio que os projectos de especialidades foi executados por esses homens dos cálculos certo? o que se passa é que por vezes esses mesmos homens dos cálculos a que nos chamamos de engenheiros não estão muito bem a par de algumas câmaras, pois isto de câmaras é complicado e varia um pouco de umas paras as outras
  11.  # 11

Colocado por: pdavidmarquesnão concordo vamos pensar um pouco, ora se o projecto foi para a câmara para ser aprovado parte-se do principio que os projectos de especialidades foi executados por esses homens dos cálculos certo? o que se passa é que por vezes esses mesmos homens dos cálculos a que nos chamamos de engenheiros não estão muito bem a par de algumas câmaras, pois isto de câmaras é complicado e varia um pouco de umas paras as outras

a cena é que o projecto já foi aprovado pela câmara bem como as especialidades
  12.  # 12

a cena é que o projecto já foi aprovado pela câmara bem como as especialidades
    sim mas não é só câmara, também tem os pareceres das outras entidades como por exemplo smas
  13.  # 13

Colocado por: pdavidmarquessim mas não é só câmara também tem os pareceres das outras entidades como por exemplo smas

e agora em que ficamos... na camara ja esta tudo aprovado e é só levantar a licença e possivelmente terá que se mudar alguma coisas nas paredes para conseguir albergar o belo tubo de 160mmm
  14.  # 14

e agora em que ficamos... na camara ja esta tudo aprovado e é só levantar a licença e possivelmente terá que se mudar alguma coisas nas paredes para conseguir albergar o belo tubo de 160mmm
    se está tudo ok levante as licenças comece a construção, faça o que o smas disse, peça depois aos projectistas para executar as alterações, não deixe de começar a obra por causa disso,como você referiu
    na camara ja esta tudo aprovado e é só levantar a licença
    como ja referi em cima fale com os responsaveis do projecto eles mais do que ninguém o podem ajudar
  15.  # 15

Eu fui só por suposições. Não sei o caudal que o tubo vai ter de transportar.
    E é lógico que estes tubos foram dimensionados por alguem com capacidade. Ou pelo menos deveriam.
  16.  # 16

Colocado por: kugu_eluEu fui só por suposições. Não sei o caudal que o tubo vai ter de transportar.
    E é lógico que estes tubos foram dimensionados por alguem com capacidade. Ou pelo menos deveriam.

e foram, mas para uma simples wc com lavatório, bidé, sanita e banheira, ou seja o básico, eles pedem logo diâmetro de 160mm
  17.  # 17

pois, como disse, não tenho experiência no cálculo para saber valores usuais. Talvez o problema esteja na descarga de água da bacia de retrete. Se calhar será um volume elevado num curto espaço de tempo. Mas mais uma vez são só suposições. Veja que basta ter um volume do dobro num espaço de tempo de metade para ter um caudal de 4x mais (espero não ter feito o calculo mental errado)
  18.  # 18

Colocado por: sergyioe foram, mas para uma simples wc com lavatório, bidé, sanita e banheira, ou seja o básico, eles pedem logo diâmetro de 160mm
    Isto é: à entrada tem um diâmetro de abastecimento de água com 3/4" (ou 20mm), e à saída eles querem um esgoto com 160mm.
    Em termos de área, o da saída é «só» SESSENTA E QUATRO VEZES maior que o da entrada.

É melhor eu nem dizer o que me vai na cabeça ... LOL!

(PS: eu sei que há autoclismos, e banheiras que «acumulam» a água e a despejam de uma vez. Mas... 160mm ? 110mm deviam ser suficientes)
  19.  # 19

Colocado por: Luis K. W.Isto é: à entrada tem um diâmetro de abastecimento de água com 3/4" (ou 20mm), e à saída eles querem um com 160mm.
    Em termos de área, o da saída é «só» SESSENTA E QUATRO VEZES maior que o da entrada.

É melhor eu nem dizer o que me vai na cabeça ... LOL!

o problema é que eles têm a faca e o queijo na mão!!!! e lá está, deve ser daquelas coisas q ate podemos fazer assim no projecto e depois na realidade, será que podemos alterar e eles nem reparam!!!
  20.  # 20

o problema é que eles têm a faca e o queijo na mão!!!! e lá está, deve ser daquelas coisas q ate podemos fazer assim no projecto e depois na realidade, será que podemos alterar e eles nem reparam!!!
    caro sergyio todos nós já sabemos que é um absurdo faça como eles dizem mesmo sabendo que é uma estupidez, não pode fazer nada pois uma das vistorias é antes de acompanhar roços, a não ser que... mais ai não comento

0.0299 seg. NEW