Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: sergyioporque diz isso?

Se a polícia o multar por conduzir a 40km/h num local onde é permitido circular a 60Km/h, paga e não reclama???
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  2.  # 62

Colocado por: Picareta
    Se a polícia o multar por conduzir a 40km/h num local onde é permitido circular a 60Km/h, paga e não reclama???

já percebi... num documento dos SMAS diz o seguinte...

13.1 - Tubos de queda
    13.1.1 - Diâmetro mínimo
    13.1.1.1 - 0 diâmetro nominal dos tubos de queda de águas residuais domésticas, não pode ser inferior ao maior dos diâmetros dos ramais a eles ligados, com um mínimo de 75 mm.
    13.1.1.2 - 0 diâmetro dos tubos de queda que recebam ramais de sanitas terá de ser de 11 0mm
    Concordam com este comentário: Luis K. W., pdavidmarques, J.C
  3.  # 63

Provavelmente pagaria, porque a multa nem é muito cara...já o avanço com o não pagar poderá trazer maiores custos.
  4.  # 64

Colocado por: sergyiojá percebi... num documento dos SMAS diz o seguinte...

13.1 - Tubos de queda
    13.1.1 - Diâmetro mínimo
    13.1.1.1 - 0 diâmetro nominal dos tubos de queda de águas residuais domésticas, não pode ser inferior ao maior dos diâmetros dos ramais a eles ligados, com um mínimo de 75 mm.
    13.1.1.2 - 0 diâmetro dos tubos de queda que recebam ramais de sanitas terá de ser de 11 0mm

Caso fosse uma so sanita ate poderia ser de 90mm, queria ver esses gajos metidos no escritorio e fazer projectos com quedas de esgotos de 160 a ligar uma sanita de chao a um tubo de 160mm, o minimo que elas vêm é de 90mm, 110mm é mais que suficiente com uma ventilação ao telhado para evitar retorno de cheiros e fica como novo.
    infelizmente há projectistas que pecam por não dar umas voltas pelas obras e aprender alguma coisas com o "povo" lembro-me de uma que chegou á obra de sapato de tacao alto, e eu a tentar explicar que tinha projectado os esgotos ao contrario (tinha os esgotos a correr em sentido contrario, ou seja iam ate a uma caixa de visita e depois davam uma volta de 360º para continuarem caminho) enfim esqueça os 160mm isso as vezes nem para predios se usa quanto mais para uma moradia. jaisusss!!
  5.  # 65

1 - Diz que tem o projecto aprovado mas tenho as minhas dúvidas: o projecto deve ser aprovado pelos SMAS e não pela câmara.
    2 - Ainda assim os SMAS não podem estabelecer regras a seu bel-prazer, os diâmetros a utilizar são os que resultam do cálculo hidráulico elaborado de acordo com o Decreto Regulamentar nº 23/95.
    3 - Os SMAS deviam justificar essa pretensão - indicar a razão e sustentabilidade jurídica.
    4 - Se fizessem isso a um projecto meu eu encararia isso como uma questão quase pessoal: deve ser o autor do projecto a resolver isso junto dos SMAS.
    5 - Nas condições que apresenta um tubo de queda de 160 mm é uma brutalidade.
    6 - Faça "corettes", não ponha os tubos "dentro das paredes".

infelizmente há projectistas que pecam por não dar umas voltas pelas obras e aprender alguma coisas com o "povo"

Infelizmente o "povo" engana-se muito.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., kuGu_eLu
  6.  # 66

Por vezes os ofícios vêm com gralhas e bem pode ter sido este o caso do Ø160.
    Peça uma reunião no SMAS com o autor do ofício e vá com o projectista falar com ele.

www.gabineteop.com
  7.  # 67

é por estas e por outras que se reflecte o preço dos projectos e da equipa projectista, não quer dizer que seja este o caso, não sei, mas que tal como diz o j cardoso o autor ou coordenador do projecto geral, devia estar ele a resolver essa situação.
  8.  # 68

Colocado por: DOGMA6 - Faça "corettes", não ponha os tubos "dentro das paredes".

algum podia decifrar o que é corettes?
  9.  # 69

Ponha o tubo por fora das paredes. Faça uma parede a "rodear" e esconder o tubo. Essa saliência, que fica a parecer um pilar, chama-se "corette" (ou "corette", não sei o termo exacto.
  10.  # 70

Colocado por: j cardosoPonha o tubo por fora das paredes. Faça uma parede a "rodear" e esconder o tubo. Essa saliência, que fica a parecer um pilar, chama-se "corette" (ou "corette", não sei o termo exacto.

gracias... era isso mesmo que a equipa técnica estava ponderar fazer... juntamente com os tectos falsos, resolvia-se o problema...
  11.  # 71

Sergio Rodrigues
    110mm é mais que suficiente com uma ventilação ao telhado para evitar retorno de cheiros e fica como novo.

Não me parece que seja o diâmetro e a ventilação ao telhado que venham a garantir o retorno de cheiros. Este retorno é impedido pelo "sifão" do equipamento ou da tubagem do equipamento, ou outro novo método..o DOGMA poderá mostrar......O diâmetro serve para garantir que o escoamento não se dá sob pressão o que implicaria uma sucção (ou por outras palavras, uma redução da pressão) na zona a montante da descarga. A ligação ao exterior (a ventilação ao telhado) serve para garantir que, em caso de escoamento sob pressão, entre ar a montante não levando à "sucção" (também serve para facilitar o escoamento e evitar a entrada em pressão...). Este é o método clássico que eu conheço. Esta sucção é de evitar para que a água nos sifões não seja puxada para o tubo de queda e ai sim levar ao retorno dos cheiros para o interior da casa de banho.
    Penso ser isto.

há projectistas que pecam por não dar umas voltas pelas obras e aprender alguma coisas com o "povo"

E vice-versa :) (que foi exactamente o que acabei de fazer)
    Há lugar para todos e todos têm importância.
  12.  # 72

Colocado por: kugu_elu
    Não me parece que seja o diâmetro e a ventilação ao telhado que venham a garantir o retorno de cheiros. Este retorno é impedido pelo "sifão" do equipamento ou da tubagem do equipamento, ou outro novo método..o DOGMA poderá mostrar......O diâmetro serve para garantir que o escoamento não se dá sob pressão o que implicaria uma sucção (ou por outras palavras, uma redução da pressão) na zona a montante da descarga. A ligação ao exterior (a ventilação ao telhado) serve para garantir que, em caso de escoamento sob pressão, entre ar a montante não levando à "sucção" (também serve para facilitar o escoamento e evitar a entrada em pressão...). Este é o método clássico que eu conheço. Esta sucção é de evitar para que a água nos sifões não seja puxada para o tubo de queda e ai sim levar ao retorno dos cheiros para o interior da casa de banho.
    Penso ser isto.

Por isso mesmo falei na ventilação para evitar a sucção, a ventilação que me refiro é a de saneamento que normalmente á colocada depois do ultimo ponto de descarga, neste caso a sanita, 160mm para uma sanita é um absurdo é o mesmo tentar acender um fosforo com gasolina!!!! e por causa destes absurdos ja se pondera em colocar coretes!!! Eu pessoalmente nao colocava, se puser um tubo de 110 e fechar garanto que nao dará problemas e nem o SMAS nem o projectista vao la arrebentar a parede para ver que tubo ta metido.
  13.  # 73

... a ventilação que me refiro é a de saneamento que normalmente á colocada depois do ultimo ponto de descarga, neste caso a sanita,

... e por causa destes absurdos ja se pondera em colocar coretes!!!

Mais uma vez se comprova que "o povo" se engana muito.
  14.  # 74

não discuto as medidas do tubo nem o parecer negativo que foi dado (parecer ou como lhe chamam).
    à primeira vista será uma medida exagerada.
    numa vista mais detalhada eu não vou dizer porque não tenho essa experiência de calculo para saber se é possível haver necessidade para esse diâmetro (há coisas do "caneco" às vezes). E também ponho a hipótese de ter havido um erro.
    Fazer em contrário ao que foi "aconselhado" poderá ser uma má jogada. Como foi dito só se tapa os roços após as verificações (não conheço a veracidade desta afirmação mas parece-me lógica) logo qualquer problema ou inconformidade é detectada.
  15.  # 75

Colocado por: j cardosoMais uma vez se comprova que "o povo" se engana muito.

Entao se nao se importa ilumine o povo!
  16.  # 76

Boas. Na minha instalação não tem nenhum tubo para cima para ventilação... É uma casa térrea, irei ter problemas????
  17.  # 77

... por isso existe os "primário(a)s" e o(a)s "secundário(a)s"......(a) (ventilações)

Anda por aí muita confusão em relação à ventilação das redes. Misturam ventilação primária com ventilação secundária, erram no modo de as realizar, etc.

resumindo: "os trolhas" e os "outros"

O DOGMA divide o mundo entre os trolhas e os outros. Eu prefiro dividir entre os que se preocupam com isso e os que não ligam a ponta de um c... um chavelho - o que tento fazer.
    Já agora deixe-me dizer-lhe uma coisa: o que mais vejo aqui no fórum são "trolhas" (no sentido que lhe dá) a emitir pareceres e opiniões sobre assuntos em relação aos quais não estão minimamente preparados (nem têm de estar). Melhor e mais directo: sobre assuntos dos quais não sabem a ponta de um c... um chavelho. Se alguém lhes chama a atenção têm sempre o mesmo tipo de resposta: já ando nisto há muitos anos, os engenheiros (ou arquitectos, ou outra coisa qualquer) são uns nabos com a mania da importância que não sabem qual é a mão direita, ou então são uns corruptos que se vendem por três vinténs, etc.
    Acontece-me o mesmo nas obras; sabe o que respondo quando me dizem que andam nisto e já fazem assim há muitos anos? Que isso significa que são incompetentes há muitos anos e que não é propriamente um elogio à sua capacidade de aprender.
    Por isso, deixe-se de tretas - até porque sei que não é homem de lamúrias - e faça aquilo que sabe fazer e que eu e a maioria nunca seremos capazes: o seu trabalho. Já agora aproveite e meta aqui mais umas fotos de instalações suas.

Abraço
    Concordam com este comentário: Luis K. W., kuGu_eLu
  18.  # 78

Entao se nao se importa ilumine o povo!

Não se trata de iluminar - não quero correr o risco de ser chamado lampião, LOL - trata-se de esclarecer ou de dar opiniões. Tento fazer isso o melhor que sei e posso (e me apetece, por vezes), mas não me peça para demonstrar matematicamente qual deve ser o diâmetro do tubo ou em que situações se deve instalar ventilação secundária, acho que não esse o objectivo de quem procura ajuda nem eu tinha paciência para isso.
  19.  # 79

... antes de meter as estruturas saca um tubo de 50mm e manda para o sótão...fica com ventilação primária.

%$#%$"$#%$

A ventilação primária é realizada com o prolongamento dos tubos de queda (todos!!!) a um nível superior ao da cobertura - são as colunas de ventilação. O diâmetro destas deve ser o do troço de tubo de queda que vão prolongar.
  20.  # 80

espero que tenha entendido o meu trocadilho....(a minha "formula")

Entendi, sou engenheiro (técnico) mas não sou burro.

agora não precisa de zangar...

Zangado? Ando tão ... "comedido" e "simpático" que já nem me suporto a mim mesmo, mas por enquanto pode ficar descansado.

0.0275 seg. NEW