Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva amigos(as),

Na remodelação que está a ser efectuada na minha casa, o que está previsto é num futuro próximo ser feito um arranjo do exterior, pintar paredes, etc. O empreiteiro está a sugerir aproveitar-se o momento para a colocação de capoto para a rectificação exterior, e depois pintar.

A casa é de 1970, é em pedra, e tem alguns detalhes no exterior em que a pedra ficou à vista (à volta de 2 janelas em baixo, em altura um dos cantos da casa,...), o que acaba por dar alguma piada e originalidade á casa ( minha opinião pessoal e subjectiva claro está :) )

O que perguntava era se acham viável tecnicamente colocar capoto na casa, e deixar na mesma esses apontamentos de pedra à vista.
    Ou seja, apesar de não se colocar capoto na dimensão total das paredes, irei ter melhorias no comportamento térmico da casa, ou a colocar capoto apenas parcialmente vai gerar algum desiquilibrio térmico e o comportamento da casa vai piorar consideravelmente.

Não tenho aqui fotos da casa mas deixo aqui um exemplo do que refiro como apontamentos de pedra:

apontamentos pedra

Grato desde já pelas vossas opiniões...
  2.  # 2

caro njpinto,

Vou-lhe dar a mesma ompinião que dei a um amigo meu que tinha a mesma ideia.
    Isso não é boa ideia. Este tipo de casas tem no máximo 2/3 cm de espessura nas cantarias (pedra à volta das janelas). A espessura do capoto vai ser relativamente superior (min 5cm). Portanto não vai ficar com grande solução e aliás vai gerar pontos de infiltração das águas da chuva. (como pensa resolver o remate entre o ETICS e as pedras?). Se rematar vai esconder a pedra.
    No meu ponto de vista tem duas alternativas:

1. Assume que quer ETICS e redesenha todo o alçado exterior (vai precisar de licenciamento para isso)
    2. Assume que quando construiu a casa não existia o sistema ETICS e portanto mantém o traçado original da casa e corrige termicamente pelo interior com gesso cartonado (não precisa de licenciamento)

Cumprimentos,
    Bruno Bento | bbento arquitectos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: njpinto
    • eu
    • 6 setembro 2011

# 3

Na minha opinião, o ETICS vale a pena e vai sentir melhorias imensas, se isolar também o telhado.

Existem várias formas de resolver o problema das cantarias: fale com o aplicador de ETICS.
  3.  # 4

Colocado por: euExistem várias formas de resolver o problema das cantarias: fale com o aplicador de ETICS.

Eu não disse que não havia maneira. Disse que as soluções possíveis irão provavelmente alterar a configuração das cantarias.
    Cumprimentos,
  4.  # 5

Muito obrigado a ambos pelos comentários!

Resumindo as vossas opiniões, tecnicamente poderá ser é possível, desde que haja um cuidado especial por parte do instalador com as cantarias e remates à pedra, e com reforço do isolamento do telhado.

Mas em relação ao comportamento térmico nestas condições, acham que vai haver um desiquilíbrio do comportamento da casa (não sei ao certo o que poderá surgir, tipo pontes térmicas, aumento das condensações, etc...) por haver parte da casa com "capoto" (diria sempre uma área superior a 3/4) e a restante original com o granito?

Ou seja, ultrapassando as questões técnicas da aplicação, no final ficarei com uma casa com um melhor comportamento térmico, ou com a aplicação de capoto "incompleto" até poderá piorar por algum motivo?

Queiram desculpar a insistência, mas como estou numa fase em que o empreiteiro tem de mandar fazer as soleiras, preciso mesmo de decidir se vale arriscar com o capoto e como tal ficam já as soleiras mais salientes, ou se não vale e ficam as soleiras com o formato original.

Muito obrigado, um abraço
  5.  # 6

Colocado por: Anonimo18072022ANão intervencionando no interior sentirá com certeza diferença na performance térmica qd comparado com zonas com etics.

Daí eu também pensar que, neste caso específico, (visto que não considera revestir a totalidade das fachadas) o isolamento pelo interior parece-me o caminho a seguir.
    Poupa nas chatices dos remates, e poupa tempo nos processos burocráticos. (sabe que alterando ainda que seja a soleira tem que requerer licenciamento certo?)

Eu sou adepto das potêncialidades que o ETICS veio trazer ao projectos, mas temos que manter uma opinião crítica em relação ao seu uso.
    Quando se pode, claro usar. As vantagens são enormes.

Pesando os prós e contras considerar outra solução mais vantajosa.
    O valor de revestir por fora com ETICS ou pelo interior com gesso cartonado penso que não será assim tão dispar.
    Neste caso, mais uma vez refiro que é apenas a minha opinião, esqueceria o ETICS.

A solução térmica que irá conseguir com o gesso cartonado pelo interior será igulamente eficaz, comparada a uma incompleta aplicação do sistema ETICS, senão melhor.

Cumprimentos,
    Bruno Bento
  6.  # 7

Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

Relativamente à questão de nas zonas onde poderá não aplicar etics se vai ter problemas pergunto?
    Tem alguns problemas nessas zonas? Se não tiver poderá considerar não intervencionar essa zona ou isolar pelo interior.

Ao não intervencionar essas zonas de pedra terá que gerir as zonas de transição entre o etics e a pedra. Muito provavelmente ficará com um ressalto devido á espessura do EPS.
    Não intervencionando no interior sentirá com certeza diferença na performance térmica qd comparado com zonas com etics.

Ou então poderá intervencionar todas as zonas e optar por criar nessas zonas de pedra outro tipo de acabamento que eventualmente vá ao encontro dos seus gostos.

Muito obrigado pelo comentário,

Pois, não sei se actualmente tenho problemas nessas zonas, nunca habitei na casa, apenas irei para lá depois das obras.

Aplicar revestimento interior imagino que melhoraria a situação, mas tenho receio do espaço que iria roubar às áreas interiores. A casa tem 90m2 de implantação, 2 pisos.... não há muita folga para desperdício de área...

Sobre a sugestão de aplicar etics nas paredes todas e variar o tipo de acabamento, poderá ser uma ideia, vou comentar com a esposa :)

Cumps
  7.  # 8

Grato igualmente aos comentários de bbento e Anonimo16062021....

Pois.... tenho mesmo de pesar bem os prós e contras...

Como disse acima, isolar pelo interior não me apetecia por ir roubar alguma área, pelo exterior de foma incompleta, tb não parece se solução

Muito obrigado a todos pela ajuda, vou tentar amadurecer as ideias :)

0.0162 seg. NEW