Iniciar sessão ou registar-se
    • FMI
    • 20 outubro 2008

     # 1

    Gostaria saber se alguém me pode ajudar com a seguinte informação:
    Quanto poderão representar, dos custos totais de construção de uma moradia unifamiliar, os custos para as seguintes fases de construção:
    A)- Fundações (Terreno plano e sem pedra, terra mexida).
    B)- Estrutras (betão)
    C)- Alvenarias
    D)- Rebocos exteriores.

    Obrigado.

    AFM
  1.  # 2

    Dependo do tamanho do palácio :) ao menos m2 de construção, se adivinhasse jogava no Euromilhões
  2.  # 3

    Realmente ao menos a aréa de construção... Mas a pergunta até me levantou curiosidade, e passo a explicar...
    É frequente falar-se no preço de construção ao m2 (valores que podem ir dos 500 - 1000 € /m2) certo?
    A diferença entre estes valores está mais directamente relacionada com os acabamentos do que com as fundações, betão certo? (Isto porque convém que a casa não venha abaixo ao primeiro espirro)

    Eu sei, eu sei, que os "experts" não gostam deste tipo de questões, mas se se fala numa média de 750€/m2 de construção chave na mão, qual será o valor para as fases acima mencionadas?
  3.  # 4

    Colocado por: peter_pan__Eu sei, eu sei, que os "experts" não gostam deste tipo de questões, mas se se fala numa média de 750€/m2 de construção chave na mão, qual será o valor para as fases acima mencionadas?


    A questão não é tanto eu gostar ou não, é que existem muitas variáveis que alteram os preços e se eu disser 750€/m2, multiplicasse pela área e chegasse a um valor. A partir dai agarramo-nos a esse numero e nunca mais se sai de lá e custa muito, depois virem chatear a cabeça porque afinal os orçamentos chegaram mais caros e somos incompetentes ou chegaram mais baratos e somos ladrões. Depois há uma ratoeira nisto tudo, esse preço é para a vivenda. E os arranjos exteriores? pago eu?

    Mais grave, é não se ter a percepção que se calhar não existe nenhuma vivenda feita por esse preço, porque o valor, é uma média aritemética de um conjunto de valores, uns mais baixos, outros mais baixos. Qual é o seu?

    Mas se quer fazer contas de cabeça, a estrutura vale geralmente 1/3 do valor final da obra. Mas se lhe pusermos uma cave, já não é assim. Se for térrea ou com 2 pisos, são valores novamente diferentes. E ficamos em quê?

    Acho que os rácios servem para dar ás pessoas uma ideia do custo final e poderem escolher o tamanho da casa em função das disponibilidades financeiras, para não acontecer casos, em que, já com o projecto aprovado, se se descobre que não há dinheiro para a fazer, e que se soubesse, tinha tirado 100m2 á casa. E agora? desiste ou enterra-se? Para evitar este tipo de situações, os rácios são muito bons, mas para pouco mais.
  4.  # 5

    Colocado por: PauloCorreia
    Acho que os rácios servem para dar ás pessoas uma ideia do custo final e poderem escolher o tamanho da casa em função das disponibilidades financeiras, para não acontecer casos, em que, já com o projecto aprovado, se se descobre que não há dinheiro para a fazer, e que se soubesse, tinha tirado 100m2 á casa. E agora? desiste ou enterra-se? Para evitar este tipo de situações, os rácios são muito bons, mas para pouco mais.


    Concordo a 100% PauloCorreia. Mas é fácil de entender, que nós leigos, que não percebemos nada, ou quase nada de construção coloquemos estas questões. No fundo, no fundo, não é o preço por m2 que queremos saber, é sim, o preço final da "nossa" casa. Infelizmente construir uma casa, não é o mesmo que comprar um carro ou um kilo de arroz. É por isso que leio este fórum muito atentamente (com uma especial atenção e apreço pelos seus post's), na esperança que quando o momento chegar, a construção da minha casa decorra sem problemas de maior.
    • FMI
    • 21 outubro 2008

     # 6

    Obrigado pelas indicações. Passo a dar mais dados sobre a referida moradia e para a qual gostaria que algum Eng. Civil com experiencia nesta Area me possa ajudar a ter uma ideia daquilo que poderão ser os custos para as fazes que inumerei.
    A moradia:
    a)- Moradia térrea apenas com garagem na cave.
    b)- Moradia de boa qualidade com cozinha equipada e armarios embutidos no preço total.
    c)- custo total/chave na mão =300.000 EUR

    Quanto poderá custar (% do custo total) cada uma das fases que indico:
    A)- Fundações (Terreno plano e sem pedra, terra mexida).
    B)- Estrutras (betão)
    C)- Alvenarias
    D)- Rebocos exteriores.

    Obrigado,
    • FMI
    • 21 outubro 2008

     # 7

    Ah, esqueci m2 de construção 376 m2!
  5.  # 8

    Colocado por: FMIEng. Civil com experiencia nesta Area

    Bom, então terá de esperar que algum eventualmente apareça. É que eu não sou engenheiro
    • FMI
    • 21 outubro 2008

     # 9

    Paulo Correia, quando digo Eng, digo tb alguém que saiba da matéria e pelos vistos o Paulo sabe. Ah e quero informar ainda que nesse custo não estão incluidos acabamentos como jardins arruamentos ou outros. Só construção nos termos que inumerei.

    Aguardo a sua ajuda

    FMI
  6.  # 10

    entre 35% a 40% do total, uma vez que tem cave, mas como disse antes é apenas para ter uma ideia
    • FMI
    • 21 outubro 2008

     # 11

    Paulo Correia, obrigado.

    Eu vi um post seu onde detalhava as diferentes e os diferentes custos para a construção de uma moradia.
    Posso tomar esse exmplo para entender melhor o custo de cada uma das fazes?

    Mais uma vez obrigado.
  7.  # 12

    Muito bom dia...
    É a primeira vez que utilizo este fórum e gostaria se pudessem tirar algumas dúvidas.
    Comprei um terreno com 530m2, zona agrícola.
    Pretendo construir uma moradia permanente(1ª habitação) a área bruta de construção máxima e de 150m2, que tipo moradia posso construir, pois ainda não consultei um arquitecto.
    Obrigado
    João Jesus
  8.  # 13

    Colocado por: FMIPosso tomar esse exmplo para entender melhor o custo de cada uma das fazes?


    Não, porque aquela moradia por erro do projectista, que devia se um rapazinho recém formado e que se limitou a meter aquilo no Cype com todos os coeficientes de ****ço imaginários, tem uma estrutura que deve custa o dobro de uma estrutura normal, o que altera as percentagens. Além disso, tinha um anexo e um terreno exterior com 600m2.

    Se entendo aquilo que pretende, não pode ou não deve adjudicar dessa maneira, porque para fazer o reboco exterior, necessita de ter as cantarias assentes, pelo que, ou adjudica as cantarias também, pu se se pôe a fazer remates mais tarde, fica uma porcaria. E o desenho das cantarias depende dos tipo e movimentos dos caixilhos que vai usar, assim como do sistema de estores.

    Se não quer levar com um trabalho a mais ou ter uma piscina na cave, não se esqueça de adjudicar as drenagens dos mmuros da cave, assim como as drenagens sob o massame de fundação.
  9.  # 14

    Colocado por: jajesusMuito bom dia...
    É a primeira vez que utilizo este fórum e gostaria se pudessem tirar algumas dúvidas.
    Comprei um terreno com 530m2, zona agrícola.
    Pretendo construir uma moradia permanente(1ª habitação) a área bruta de construção máxima e de 150m2, que tipo moradia posso construir, pois ainda não consultei um arquitecto.
    Obrigado
    João Jesus


    Crie um tópico para esta questão porque como este trata de custos, quem lhe pode responder, pode não passar por cá
    • FMI
    • 21 outubro 2008

     # 15

    Boa tarde Paulo Correia,
    Ainda sobre os custos aprox. das diferentes fases de construção da moradia: Obrigado pela sua ajuda;fico com a ideia que entre os 35 e 40% estaria ok.

    Não sabe se esxiste algum site onde exista uma folha de cálculo tipo onde, após entrada dos dos diferentes dados da construção, se calculem os "eventuais" preços a espearar para cada uma das fases?

    Abraço e parabéns pela sua construção.

    FMI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos
  10.  # 16

    Colocado por: FMIBoa tarde Paulo Correia,
    Ainda sobre os custos aprox. das diferentes fases de construção da moradia: Obrigado pela sua ajuda;fico com a ideia que entre os 35 e 40% estaria ok.

    Não sabe se esxiste algum site onde exista uma folha de cálculo tipo onde, após entrada dos dos diferentes dados da construção, se calculem os "eventuais" preços a espearar para cada uma das fases?

    Abraço e parabéns pela sua construção.

    FMI
    Estas pessoas agradeceram este comentário:afsantos


    Fundo Monetario Internacional :)

    Eu tenho algo parecido que lhe poderá ou não ser útil, pois requere que seja adaptado à obra... se me der o seu email, terei todo o gosto em lhe enviar e, você vê se serve para alguma coisa ou nao os dados que lá existem.

    cumpts

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    • FMI
    • 21 outubro 2008

     # 17

    Caro Paulo Correia, aqui vai o meu email:

    [email protected]

    Obrigado!
    FMInternacional,rsssssss
  11.  # 18

    Colocado por: FMICaro Paulo Correia, aqui vai o meu email:

    [email protected]

    Obrigado!
    FMInternacional,rsssssss


    Já seguiu...
  12.  # 19

    Boas

    afsantos
    pode enviar para o meu email
    [email protected]
    Obrigado
  13.  # 20

    Colocado por: FMICaro Paulo Correia, aqui vai o meu email:


    Homem, você trocou-se um pouco ehehe

    O ficheiro do Afsantos é bastante bom para aquilo que quer, mas lembre-se que é real para a obra dele e não para a sua. Com a sua tem cave e a dele não (acho eu), terá de ajustar isso. Se quiser controlar com um maior rigor os custos, terá de mandar executar um mapa de quantidades e o respectivo orçamento.

    Têm no fórum um orçamento tipo para vivendas, que lhe dá uma ideia do que quero dizer.

    Cumps
 
0.0230 seg. NEW