Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Obrigado Kami, eu dou muita importancia ao isolamento, e estava com essa duvida, se meter por cima da laje ou por baixo, junto ao tecto falso...
    Agora em relação à lã de vidro também é prejudicial à saude????
    O que eu percebi da tua opcção é meteres o tecto falso com xps e depois por cima da laje outro isolamento, mas onde encostada à laje ou junto às telhas????

A casa que quero fazer não é para aproveitar o sotão, por isso estava a pensar então isolar logo por cima da laje, e depois no tecto falso...

Acham bem???
    Será eficaz????
    • kami
    • 24 outubro 2008

# 22

Boas

Nando gonça... eu não vou ter telhas... e no meu caso vou fazer da seguinte forma:

O meu isolamento vai ser por esta ordem do interior para o exterior:

1º Tecto falso em gesso
    2º caixa de ar (a altura da mesma vai depender dos projectores escolhidos... por isso ainda tenho de ir falar com uma empresa que faz o estudo de iluminação... e aconselho todos a fazerem o mesmo... pois tenho uma colega que ficou limitada na escolha dos projectores por falta de espaço!
    3º colocação de XPS
    4º lage
    5º cobertura plana invertida onde vai levar mais uns 6 a 8 cm de XPS

Cumps

Kami
  2.  # 23

Pois Já tou a ver o que vais fazer.

Eu quero com telha, por isso pergunto qual a melhor opcção.
    Será por o isolamento junto às telhas ou no chão do sotão visto quq não o vou aproveitar???
    E em relação à pergunta que fiz em relação à lã de vidro???

Obrigado Kami
  3.  # 24

Colocado por: nandogoncaSerá por o isolamento junto às telhas ou no chão do sotão visto quq não o vou aproveitar???

A colocação do isolamento sempre foi um daqueles assuntos com opiniões quase religiosas, mas actualmente com a térmica, eles devem saber responder :)
    Você vai ter a cobertura em ripado + telha ou com lage?

Colocado por: nandogoncaE em relação à pergunta que fiz em relação à lã de vidro???

Não sei
  4.  # 25

Colocado por: PauloCorreia
    Você vai ter a cobertura em ripado + telha ou com lage

Isso também eu ando à procura de resposta...
    Eu quero o que melhor em termos termicos, pelo menor €, mas no isolamento nao vou arriscar por uma solução mais fraca só porque é mais barata. No isolamento da casa quero tudo do melhor e ja estou a ver que vou ter que isolar bem o tecto da cas, visto qure é por ai que se perde muito calor...
    Por isso ando a ver qual a melhor opcção...

Tenho algumas em conta, mas como disse estoa aberto a sugestões.

1ª Opcção: Fazer aquela placa que suporta a telha com betão leve com EPS (bolinhas de esferovite), e no chão do sotão meter isolamento projectado, e por dentro de casa meter tectos falsos tambem com isolamento.

2ª Opcção: O telhado com aquelas vigotas(acho que tem esta designação) e com roofmate entre elas e o resto igual (chão do sotão meter isolamento projectado, e por dentro de casa meter tectos falsos tambem com isolamento)

O que dizem???
    Havera outra soluÇÃO MAIS barata e melhor????
    Quais as vossas opiniões????
  5.  # 26

Colocado por: nandogoncaFazer aquela placa que suporta a telha com betão leve com EPS (bolinhas de esferovite), e no chão do sotão meter isolamento projectado, e por dentro de casa meter tectos falsos tambem com isolamento.
    O que conheço do betão com EPS, é que é um betão para enchimentos, não podendo ser utilizado em lages estruturais, mas posso estar enganado. Não estará a falar de lajes com abobadilhas de EPS? Veja um exemplo

Colocado por: nandogonca2ª Opcção: O telhado com aquelas vigotas(acho que tem esta designação) e com roofmate entre elas

Roofmatte ou, sobre elas, ou sob, nunca no meio, não funciona. Mas é uma solução má em termos térmicos

Colocado por: nandogonca2ª Opcção: o resto igual (chão do sotão meter isolamento projectado, e por dentro de casa meter tectos falsos tambem com isolamento)

Vi em catálogo da Maxit uma solução barata que passava por meter uma camada solta de Leca® Isolamento 8/16 na lage de cobertura. Dado ser leve, transportasse e coloca-se bem.

Tallvez algo como isto:
    Lage com abobadilhas de EPS
    Leca no pavimento do sotão / roofmate na face inferior da lage de cobertura
    tecto falso no último piso com isolamento em lã de rocha
  6.  # 27

è isso mesmo PC, quando falei ao meio das vigotas, estava a falar daquelas que se mete por Baixo encostadas umas às outras. Isso de Leca, vou pesquisar no Google.

A casa vai ser terrea,e quero-a bem isolada, falta ver a solução para o tecto...
  7.  # 28

Colocado por: nandogoncaIsso de Leca, vou pesquisar no Google.

Já pesquisei e não encontrei. Lembro-me de ver isso num catálogo de reabilitação antigo deles. Mas se falar com eles, eles devem dar a solução
  8.  # 29

Falo com quem???
    Eu quero alguem que trabalhe com isso (isolamento termico) e saiba-me dizer "sim senhor isso é a melhor opcção", mas também que saiba dizer "Olhe se fosse a si não utilizava isso, por este e aquele motivo", está-me a entender PC???
    Eu não falo só de opiniões acerca de soluções, eu falo também acerca de material, porque se for falar com alguém que vende\representa o EPS claro que eles dizem, "A e tal o meu é melhor"...
    Desculpe a insistência...
  9.  # 30

Colocado por: nandogoncaFalo com quem???

uma resposta á projectista: Fale com o seu arquitecto que como coordenador do projecto, onde se inclui o de térmica, deve saber qual a melhor solução para o seu.

O problema para mim, em dar-lhe um conselho, é que não conhecendo o projecto, posso estar a aconselhar-lhe uma solução que não é a indicada para o seu caso. Por exemplo, se a sua cobertura for de 2 águas, fazia de uma maneira, se for de 4 ou mais águas fazia de outra, porque ou isolamos tudo ou se deixarmos paredes laterais sem isolamento ou vigas a fazer de pontes térmicas, perde-se o efeito desejado.

Para ajudar á festa, quer bom, bonito e barato. e eu não tenho conhecimentos para justificar as minhas opções. Para mim, faria :
    uma laje de cobertura com blocos xps,
    em cima fazia uma betonilha de regularização,
    barreira anti vapor,
    isolamento térmico XPS com 40mm,
    subtelha
    telha cerâmica

Depois olhava com atenção e procurava zonas não protegidas pelo isolamento exterior e colocava lá isolamento pelo interior. Pelo inteiro colocava um tecto falso em gesso cartonado piso habitado, com lá de rocha fixa ao tecto. Evitava aquecer a lage do último piso com o tecto falso e o isolamento exterior evitava que a temperatura do desvão da cobertura (sotão) variasse muito e servia de zona de amortecimento.

Mas isto é empirico, sou orçamentista não sou engenheiro
    • sa2
    • 25 outubro 2008

# 31

Vivam,

Caro Nandogonça, bom, bonito e barato, é muito difícil de conseguir.
    Na minha moradia, apliquei pladur em tudo quanto é sítio! Desde tectos, á face interior de paredes exteriores e divisórias, estantes de escritório forra de lareira (recuperador) e até em armários de suporte aos lavatórios nas casas de banho. Ocupo a moradiahá três anos e até agora, sem problemas!
    Quanto à utilização de MLV nos tectos, quando é bem aplicada, não tem qualquer inconveniência, até porque uma das faces tem o chamado "papel craft", e quando essa face fica voltada para baixo (posição correcta de aplicação), não existe libertação de partículas para o ambiente habitacional.

Respondendo directamente á sua pergunta, quanto ao islamento da cobertura, segundo o regulamento actual de térmica em edifícios, este isolamento deve ser aplicado imediatamente por cima da laje de tecto. Isto porque o desvão que existe entre a laje e a prórpia cobertura, é considerado como um espaço não útil, sende severamente prejudicado pela regulamentação. Assim tem ainda outra vantagem se anão aplicar isolamento entre o tecto e a laje, é que ganha a conservação de calor na prórpia laje, devido à inércia térmica que esta é capaz de conter.

cumprs
  10.  # 32

Boas ao colocar o pladur no tecto e inerente isolamento este é colocado antes ou depois de executadas as divisórias?
  11.  # 33

Colocado por: jalves77Boas ao colocar o pladur no tecto e inerente isolamento este é colocado antes ou depois de executadas as divisórias?

Pelo que já li aqui, nas intervenções do Alv, o tecto deverá SEMPRE ser feito primeiro depois de executadas as divisórias.
    Mas ele mesmo deve confirmar ;)

NOTA: após leitura do post que se segue, editei para emendar a asneira que tinha escrito (o que está riscado), mas para não confundir ninguém acho melhor corrigir.
    •  
      alv
    • 11 dezembro 2008

# 34

vivam!
    Pedro deve ter lido mal ou então fui eu que não me soube explicar!
    O tecto deve ser sempre a última coisa a ser feito depois das divisórias e revestimentos.
    Porquê?
    Porque se fizermos os tectos em primeiro as divisórias não vão chegar ao tecto real havendo uma comunicação entre os diferentes espaços através do tecto, e se existirem buracos de projectores, como entendem o isolamento acústico é práticamente nulo.
    É claro que os patos bravos quando chegam a uma obra, a primeira coisa que fazem é o tecto, porque é muito mais fácil fazer uma área grande continua que pequenos tectos entre as divisões.Imaginem um espaço que tem de ser dividido e tem um pé direito de 4 metros entre o piso e o tecto real e que é para fazer divisões com 3 metros de pé direito; O pato bravo, se fizer primeiro o tecto, só tem que fazer divisórias com três metros de altura, mas o instalador responsável terá de fazer divisórias com os 4 metros e ainda por cima fazer uma série de pequenos tectos entre elas. Moral da história: O pato bravo, só nas divisórias pode fazer um preço 25% mais barato que o instalador responsável. Vêm como é fácil os "espertos" ganharem obras, já para não falar em fazer divisórias com as mesmas espessuras com uma placa em vezde duas placas por face ( 2x13+48+2x13=1x13+70+1x13)....
    Pelo exposto em primeiro fazem-se as divisórias para que o isolamento entre elas funcione e só depois os tectos, mas há casos como uma reconstrução de uma moradia que comecei exactamente ontem em que as paredes eram existentes e só estão construídas até cerca dos 3,20m e é muito dificil fechá-la até á cobertura existente que está muito acima e é em triangulo com imensa estrutura metálicas a fazer asnas. Neste caso por questões de isolamento acústico, optou-se por executar um pré-tecto que faz o fecho superior e cerca de 30cm abaixo o tecto visivel. Sendo assim entre cada divisão ficaral dois tectos com duas camadas de MLV e o isolamento térmico e acústico ficou assegurado; É como se existisse uma divisória horizontal entre cada divisão a fazer de tecto.
    "Fassam" parte
  12.  # 35

lol
    Alv, tem toda a razão! E não, não foi culpa sua nas explicações! ;)
    Eu até já tinha percebido isso, mas fiz confusão.
    Vou editar o meu post para não "baralhar" ninguém... ;)
  13.  # 36

Bom dia pessoal, desculpem "usurpar" este post com a questão que vos pretendo colocar. Na minha casa em construção vou colocar o Hall e os corredores com pladur, mas creio que seria estéticamente mais aconselhável colocar esse mesmo tecto falso em madeira.

Como não tenho noção dos preços e dos vários tipos de madeira que poderão ser aplicados, alguém me poderia indicar alguns sites que tenham tipos de madeira que poderão ser aplicados para esse revestimento e o possivel custo associado.

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  14.  # 37

Colocado por: afsantosComo não tenho noção dos preços e dos vários tipos de madeira que poderão ser aplicados, alguém me poderia indicar alguns sites que tenham tipos de madeira que poderão ser aplicados para esse revestimento e o possivel custo associado.

Sites não conheço porque os fazemos nós:) mas pode contara com algo á volta de 60€/m2 se usar tecto tipo saia e camisa (bonitos mas caros) ou 30 a 40€ se usar placas de MDF folheado. Neste caso se lhe colar uma ripas de madeira com 1cm, fica barato e dá uma sensação 3D muito gira
  15.  # 38

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: afsantosComo não tenho noção dos preços e dos vários tipos de madeira que poderão ser aplicados, alguém me poderia indicar alguns sites que tenham tipos de madeira que poderão ser aplicados para esse revestimento e o possivel custo associado.

Sites não conheço porque os fazemos nós:) mas pode contara com algo á volta de 60€/m2 se usar tecto tipo saia e camisa (bonitos mas caros) ou 30 a 40€ se usar placas de MDF folheado. Neste caso se lhe colar uma ripas de madeira com 1cm, fica barato e dá uma sensação 3D muito gira

Obrigado Paulo, assim já dá para ter uma noção dos valores envolvidos... por acaso não tens fotos à "mão" de um tecto feito por vocês com esse efeito?

um abraço

filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  16.  # 39

Estes são tectos saia e camisa, mas consegue-se o mesmo efeito se colocar uma chapa MDF com as ripas coladas

Photobucket

Photobucket

Photobucket
  17.  # 40

"Muita fixe" este efeito no tecto e .... secalhar em vez dos spots embutidos coloco apenas candeeiros nos apliques... até a minha "dama" vai gostar :)

Obrigadão

Filipe

0.0267 seg. NEW