Iniciar sessão ou registar-se
    • baba
    • 8 setembro 2011

     # 1

    Á cerca de 10 anos, a minha sogra comprou um apartamento que ficou em nome do meu filho mas com o usofruto dela.
    É um apartamento de praia, motivo pelo qual a maior parte do ano está desocupado. Chegando o Verão, a minha sogra não só empresta o apartamento a amigos que nós não conhecemos sem pedir qualquer tipo de autorização ao meu filho, como também limita a nossa permanência na casa, dizendo que a mesma está ocupada.
    Quando lá vamos, encontramos sempre algo que foi estragado e não foi reparado, além da mesma estar sempre super suja e sem qq cuidado.
    A minha pergunta é :
    este tipo de comportamento é legal ? o que fazer para inverter esta situação ?
    Obrigado a quem possa ajudar
  1.  # 2

    pelo que me apercebo a resposta para as suas questões estão aqui
    Á cerca de 10 anos, a minha sogra comprou um apartamento que ficou em nome do meu filho mas com o usofruto dela.
    o que ela faz pode não achar o mais correcto, mas no final da historia o apartamento é da sua sogra apenas o colocou em nome do seu filho
  2.  # 3

    em termos de leis não sou a pessoa mais indicada para aconselhar, mas a casa não deixa de ser da sua sogra, bolas só eu não tenho sogras assim lol
    • becas
    • 8 setembro 2011 editado

     # 4

    A minha questão é: porque é que o apartamento ficou em nome do seu filho? Que razões houve para isso?
    De resto, se ela tem usufruto, penso que pode dispor do apartamento conforme entender, desde que não o venda nem arrende. Se a casa está suja...problema do usufrutuário ( a sua sogra). Imagine que lhe dá na cabeça de se mudar para lá todo o ano - não tem esse direito?
  3.  # 5

    Desculpe-me a pergunta, mas qual a profissão da sua Sogra? E qual a idade do seu filho?
  4.  # 6

    O/a baba está mal informado sobre o que é ser «proprietário» SEM usUfruto de uma casa.
    A resposta é:
    É isso mesmo. É não ter qualquer direito de USUFRUIR da casa!

    A usUfrutuária faz da casa o que entender, mete lá dentro (ou não deixa entrar) quem bem entender, pode estragar e sujar o que lhe apetecer, e até a pode arrendar!

    A «vantagem» de ceder a propriedade mantendo o usUfruto é que, quando a avó morrer o jovem proprietário apenas terá de pagar imposto sobre o usUfruto (uma vez que a «propriedade» já é dele).
    E quanto mais velha for a avó quando morrer, menos ele paga.

    Colocado por: babao que fazer para inverter esta situação ?
    «INVERTER a situação»??
    Tendo em conta as suas pertinentes questões, também acho que o melhor é o seu filho devolver a propriedade da casa à avó, sim, para que ela faça a doação a outra pessoa que não tenha um progenitor como a/o baba.
    Concordam com este comentário: MartaD, pdavidmarques
  5.  # 7

    Pobres e mal agradecidos. Estas coisas fazem-me sempre rir.
  6.  # 8

    Olhe não me leve a mal o palpite mas será que a sua sogra não fez isso para que você não tivesse direito a népia??
  7.  # 9

    Colocado por: bmxertambém acho que o melhor é o seu filho devolver a propriedade da casa à avó, sim, para que ela faça a doação a outra pessoa que não tenha um progenitor como a/


    Não sejam mauzinhos...
  8.  # 10

    Essa citação está mal feita não, não fui eu que disse isso
  9.  # 11

    Colocado por: bmxerEssa citação está mal feita não, não fui eu que disse isso

    Pois está, que estranho, eu cliquei no citar.....

    Colocado por: bmxerOlhe não me leve a mal o palpite mas será que a sua sogra não fez isso para que você não tivesse direito a népia??

    Era esta...
  10.  # 12

    Eu disse isso porque me parecem existir atritos e deduzo que filho/pai /marido já não seja vivo
 
0.0159 seg. NEW