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  1.  # 1

    Boa Noite Foristas,
    A minha dúvida está na escolha do método de construção a escolher em termos de eficiência Térmica, Acústica e claro Isolamento, relativamente a melhor escolha nos itens referidos relação preço qualidade.
    Pelo que li, pelas noites que passei a ler o fórum e diversas opiniões, estou em duvida em dois métodos, são eles (construção em Alvenaria e Construção em LSF)

    - Em construção LSF, (tudo depende do preço Orçamento que me façam)

    - Em construção de Alvenaria, pelo que já li aqui no fórum e pela minha ideia, (que sobre o assunto é quase nula, pois não trabalho na área, nem nunca mandei construir nada), pretendo nas paredes interiores usar gesso cartonado ou laminado (não sei qual a diferença entre os dois), mediante o preço uma placa de cada lado com 15mm ou duas de cada lado com 13mm cada, com lá de vidro no meio com no mínimo 6cm penso ser o indicado pelo que li. (Apesar de não saber se isso será suficiente para isolar, mas para isso estou aqui para que me ajudem?).
    Relativamente ás paredes exteriores aqui sim tenho muitas dúvidas em qual escolher, apesar de tudo depender em termos gerais relação eficiência/preço.

    1º. Opção - (do Exterior para o Interior) - Sistema Etics (XPS 8 cm junto ao chão/Terra até no máximo 50cm altura,seguido de EPS100 8cm penso ser espessura mínima ideal, mas posso estar enganado, ou até em vez polieterano projectado) - Bloco Térmico 50x20x25 ou Tijolo térmico 24 - Manta de lá de vidro - acabamento interior parede pladur uma só de 13 ou 15mm, não colado mas fixado nos suportes ( ouvi fala que o pladur ao ser colocado nos encaixes em vez de colado directamente com a lá de vidro na parede fica um serviço melhor, e também ouvi aqui algures que ao colocar o gesso cartonado assim é fica como que com caixa de ar, mas não intendo como, não sei se o espaço de ar fica entre o Pladur e a lá ou entre o pladur e lá com à parede, e se fica quer num lado quer no outro como é possível o ar húmido ou condensado que possa ai alojar é limpo ou renovado, de modo a não criar apodrecimentos ou fungos quer na parede pladur, quer na parede Bloco ou cerâmico, pois segundo sei na alvenaria chamada tradicional no sistema parede dupla na caixa de ar ai criada existe saida e entrada ar através de grelhas no exterior, e no pladur não existe e se existe como é possível ser elaborado com Sistema Etics como isolamento Exterior).
    2º. opção - seria efectuar tudo o acima referido, ( à excepção de alteração do bloco térmico ou tijolo térmico) por um tijolo normal tamanho 15 , 20, ou 25 (pois não sei qual o mais indicado para o sistema anterior) e se é que é viável em vez do térmico, quer em termos preço quer em termos de eficiência.

    - 3º. opção - Penso pelo que li não se justificar construir parede dupla visto o interior pretender efectuar em pladur quer o acabamento interno da parede exterior, quer as paredes das divisões da habitação e inclusive para o tecto falso. ( A minha duvida aqui prende-se em no sistema Pladur no acabamento interior da parede exterior não poder ou não ser aconselhável existir caixa de ar, pois quando bem construida e bem pensada ser uma mais vália), mas isto sou eu que ainda estou muito verde no assunto de construção moradia.

    Por isso estou aqui para que me possam ajudar e a explicar o que devo ou não fazer e porquê ( se porque não trás mais valias, se porque fica mais caro ou outro motivo)
    Agradecia se possível que colocassem os preços dos materiais em separado e ou em conjunto com a mão de obra para construção já com iva.
    Obrigado, ficarei aguardar

    Informo também que a minha planta para construção tem 261 m2 Brutos - tudo num piso térreo. - Sou de Oliveira de Azeméis - Aveiro.
  2.  # 2

    boas
    assim não vai lá.
    estou a começar a construir e posso-lhe dar contactos das empresas com quem decidi trabalhar.
    pode começar por aí com os orçamentos.todos os orçamentos variam de com as áreas, materiais, tipos de construção(divisões) etc.
    tenha sempre presente que deve ter pelo menos 4 orçamentos para a mesma coisa e só depois dividi-los se não chegar a conclusões, com o preço total.
    mande-me um mail para
    [email protected]
    um abraço e boas construções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SILVA1252
  3.  # 3

    Pelo que pude perceber está a considerar o duplo isolamento - pelo exterior e pelo interior. Acho que não há necessidade disso e deve decidir-se entre um ou outro. Aqui as opiniões dividem-se e o que vou dizer não passa disso mesmo, a minha opinião:

    - Se vai ter um sistema de aquecimento a funcionar apenas quando chega a casa e que retende desligar assim que sair (isto é, um aquecimento rápido) acho que devia optar pelo isolamento interior e paredes com pouca inércia: o gesso laminado(o Alv dir-lhe-ia que é a designação correcta para o gesso cartonado).

    - Caso contrário opte pelo sistema ETICS (ou Capotto) em que o isolamento é colocado no exterior. Neste caso eu optaria por um tijolo ou bloco térmico com a espessura a ser definida conjuntamente com o projecto de estruturas: 25 cm parece-me uma óptima medida.

    Uma nota: deve discutir estas questões com os autores dos seus projectos.
    Concordam com este comentário: raulschone
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SILVA1252
  4.  # 4

    Boa tarde,

    J CARDOSO, a minha ideia não é ter duplo isolamento, a não ser que considere, a parede interior em gesso laminado com lá de rocha ou vidro isolamento, pois penso não o ser, mas tb não intendo muito disto, sempre pensei que a lã serviria apenas e só como isolamento em termos acusticos, mais nada, corrijam-me se estiver errado. Pois a minha ideia para já se não comprovaram o contrário, reativamente as indefinições que possuo em relação a ordem e tipo de construção da parede exterior, é usar o capoto por fora em EPS de 6 ou 8 não sei qual escolher.
  5.  # 5

    ... a não ser que considere, a parede interior em gesso laminado com lá de rocha ou vidro isolamento, pois penso não o ser

    Mas é.

    ... usar o capoto por fora em EPS de 6 ou 8 não sei qual escolher

    Em princípio quanto maior a espessura melhor o isolamento. Porém esses pormenores devem ser decididos em função do seu caso específico: localização da casa, orientação e muitos outros factores a ter em conta. Saber com exactidão o que necessita ou o mais indicado só será possível fazendo o respectivo projecto de comportamento térmico - é a ocasião ideal para dialogar com o autor.
  6.  # 6

    Mas a lã de vidro ou de rocha são tb isolamentos térmicos além de acusticos?
    Se assim é então as pessoas que constroem em parede dupla com eps no interior e no acabamento interior quiserem fazer com GESSO LAMINADO ficaram com duplo isolamento é isso?
    Mas se ao usarem o EPS, quer por dentro de paredes, quer pelo exterior (ETIC´S) então ao fazer a parede interior quer em gesso quer em tijolo 11 não necessita de lá de vidro ou lá de rocha, e já agora qual a lã melhor??
  7.  # 7

    Mas a lã de vidro ou de rocha são tb isolamentos térmicos além de acusticos?

    Sim.

    Se assim é então as pessoas que constroem em parede dupla com eps no interior e no acabamento interior quiserem fazer com GESSO LAMINADO ficaram com duplo isolamento é isso?

    O gesso laminado não é um isolante térmico (mais precisamente não é considerado como tal). Mas se usar MLV (manta de lã de vidro) entre a parede exterior (em tijolo ou bloco) e a parede interior em gesso laminado tem um sistema de isolamento. Se além usar EPS pelo exterior já estará a duplicar os sistema sem necessidade.

    Mas se ao usarem o EPS, quer por dentro de paredes, quer pelo exterior (ETIC´S) então ao fazer a parede interior quer em gesso quer em tijolo 11 não necessita de lá de vidro ou lá de rocha

    Exactamente.

    já agora qual a lã melhor?

    Não me leve a mal mas não menciono marcas.
  8.  # 8

    Não me leve a mal mas não menciono marcas.

    Em resposta, sim tudo bem, só gostava de saber qual a melhor dos dois tipo de lá, a de vidro ou a de rocha???

    Outra pergunta, pretendo colocar paredes de gesso nas paredes interiores, ai será necessário manta de lá vidro ou rocha, ou irei apenas gastar dinheiro, eu penso que serão úteis que mais não seja para isolamento acústico certo??? (se calhar não colocarei pladur sozinho nas cozinhas e wc mas isso é outra dúvida que gostava de colocar ao SR. ALV.que parece ser a pessoa mais intendida em gesso cartonado, mas aceito a opinião e conhecimento de todos os foristas, alias agradeço.
  9.  # 9

    pretendo colocar paredes de gesso nas paredes interiores, ai será necessário manta de lá vidro ou rocha,
    coloque painel de lã mineral (por ex: uralita)
  10.  # 10

    mas isso é lá de rocha certo? e porque diz ser melhor?
  11.  # 11

    e porque diz ser melhor?
    não me viu escrever dizendo que é melhor, apenas dei o meu comentário do que eu colocava, sabe que isto cada um defende as suas teses e eu como todos tenho a minha.

    Apresentando-se em forma de placa ou manta, a lã de rocha provém de fibras minerais de rocha vulcânica. Além de não reter água, uma vez que possui uma estrutura não capilar, as alterações perante eventuais condensações são nulas.
    A somar aos excelentes níveis de isolamento térmico e acústico, a lã de rocha é um material incombustível, inócuo e perene.

    Produto fabricado a partir de rochas basálticas especiais e outros minerais. Aquecidos à cerca de 1500°C são transformados em filamentos que, aglomerados com soluções de resinas orgânicas, permitem a fabricação de produtos leves e flexíveis até muito rígidos, dependendo do grau de compactação.

    Fabricada em todo o mundo, a lã de rocha devido a suas características termo-acústicas atende os mercados da construção civil, industrial e automotivo entre outros. Garante conforto ambiental, segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gera economia de energia com aumento de produtividade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, MVale, SILVA1252
  12.  # 12

    pdavidmarques, obrigado pela explicação. (pelo menos relativamente a lá de rocha), já agora que coloca este material pode-me dizer em particular ou no fórum o preço da mesma e se é mais cara ou mais barata que a outra.
    Desde já obrigado.
    •  
      alv
    • 11 setembro 2011

     # 13

    Vivam!

    Só agora abri esta discussão. Falta de tempo.
    O Silva coloca-nos uma série de questões, começando logo pela escolha do sistema base de construção, em LSF ou convencional em estrutura porticada de BA com vão fechados em alvenaria. Neste sistema coloca de novo várias questões sobre que sistemas optar: Se usar bloco térmico ou tijolo, se isola pelo interior o pelo exterior.
    Deixe que comece por realçar que esta é uma discussão sobre sexo dos anjos,por aqui no fórum, e como tem visto todos defendem as suas damas. Deixe-me realçar também, que se bem dimensionados e melhor executados todas são boas soluções, sendo que umas são melhores nuns aspectos e outras noutro.
    Não é hora de estar por aqui a dissertar das vantagens de umas em relação às outras, mas um facto que todos estamos de acordo é que em termos de isolamento térmico, o que conta mesmo é a espessura dele, quase que independentemente de estar por fora pelo meio ou pelo interior, e realçando o que diz o J. não há necessidade de haver isolamentos em simultâneo por vários lados, se bem que não seja caso invulgar e não venha mal ao mundo para além dos aspectos económicos.
    Agora perguntando-me a minha opinião tenha vantagem e lha poder fornecer na dupla qualidade de instalador e de projectista. Na de instalador, entenderá, entenderão que sendo eu especialista num sistema é esse que sou contratado para instalar e apenas esse; Na qualidade e projectista, aí projecto naquilo que o cliente me pede ou para o qual está mais inclinado e aí perco claramente pois dos milhares de projectos feitos e construídos até hoje, apenas tenho cerca de 10% deles elaborados nos sistemas que construo. Com vê mais imparcialidade que esta não sei o que poderá ser.
    Misturando as duas experiências, se me pede uma opinião pessoal, continuo, insistentemente defender a solução que me parece a que tem a melhor relação custo benefício e umas quantas vantagens mais, e poucas desvantagens quando comparadas com as restantes. Repetindo uma vez mais a opção que escolho enquanto instalador, devidamente fundamentada enquanto projectista e que já tenho por aqui descrita é a utilização de um tijolo ou mesmo um bloco térmico exterior, entre 22 a 25cm cm reboco exterior e pintura; Pelo interior das paredes exteriores, opto por um isolamento continuo em XPS de 30 ou 40mm que fará o isolamento dos pontos singulares de talões de vigas e pilares, se possível (estes pontos quando de todo é impossível serem tratados de forma continua com o XPS, por questões de espessura, normalmente, ou por questões de forma, são contornados com sistemas flexíveis ou telas resilientes do tipo tripolux ou equivalente) seguidos da estrutura metálica auto portante à qual são fixadas duas placa de gesso laminado de 13mm, solução que prefiro, ou no mínimo uma placa de 15mm, sedo o espaço da no dorso das placas ocupado pela já por aqui muito falada lã de vidro, preferência minha, revestida com papel kraft como barreira pára vapor, podendo ou não existir ou formar uma caixa de ar entre a manta e o XPS.
    Claro está que optando por este sistema no revestimento das paredes exteriores, o sistema eleito para a compartimentação de interiores não pode deixar de ser a estrutura metálica com duas placas de 13mm ou, repito, no mínimo uma placa de 15mm em gesso laminado com a alma isolada com MLV. Para os tectos a solução já é de apenas uma placa de 13mm, sempre com o isolamento térmico/acústico na MLV.
    Não posso deixar de repetir, pela enésima vez a ordem da construção dos sistemas por ser fundamental, melhor, por ser o mais relevante quando se usam os SCPGL (sistemas construtivos com placas de gesso laminado) pelo interior que é o de construir em primeiro as divisórias, seguidas dos revestimentos e só no fim os tectos falsos.

    Bom, esta discussão é sempre relativa, muita gente discorda desta solução, outra haverá de concordar, mas factualmente falando, dos milhares de casas projectadas e construídas, habitadas por gente comum o facto é que nas em que uso este sistema não tenho, como já muitas vezes por aqui tenho escrito, qualquer tipo de patologia identificada relacionada com problemas de isolamentos térmicos ou de humidades e condensados, pontes térmicas ou outro tipo. Isto são factos, as casas existem estão habitadas têm muitas mais de 20 anos não fazem parte de nenhum daqueles portfólios de projectos que não passam do papel, ou belas simulações 3D, objectos de prémios de concursos.

    Perdoem uma vez mais o testamento, mas estou a bater-me para os textos mais compridos sem serem copy paste!!

    Boas obras, melhores opções e "fassam" parte.
    Concordam com este comentário: rui moreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, ferfer72, ptcaronte, SILVA1252
  13.  # 14

    Relativamente a caixa de ar no sistema que referiu, como se processa realmente?
    Peço desculpa mas para que serve o papel kraft, na caixa de ar e qual a função?
    Diga-me outra coisa quando disse que poderia existir ou não caixa de ar, se existir fica no meio entre o XPS e a lã de vidro ou entre a lã de vidro e a parede de gesso? E como se processa, não tendo ventilação ou renovação de ar por saidas de ar, como existe no tradicional, ou existe?
    Qual o sistema melhor com ou sem caixa de ar?


    Desde já lhe agradeço, gostei da explicação anterior.
  14.  # 15

    Peço desculpa mas para que serve o papel kraft, na caixa de ar e qual a função?
    o papel kraft tem como função de fazer de barreira para-vapor dizem os entendidos porque depois temos a questão de como fazer barreira para-vapor, mas deixo isso para quem sabe porque aquilo que eu sei é do que leio e das experiências das obras, e como costumo dizer acato sempre os conselhos de quem andou a queimar pestanas eles estudaram para nos por a trabalhar da melhor forma possível, mesmo sabendo que entre eles há formas de trabalhar diferentes uns defendem um sistema e outros defendem outro, como diz o sr Alv é discutir guerra dos sexos.
  15.  # 16

    é discutir guerra dos sexos.


    ?????
    LOL
    •  
      alv
    • 12 setembro 2011

     # 17

    Vivam!
    Em continuação do post anterior alguns esclarecimentos suplementares:
    A caixa de ar que refiro no revestimento do interior das paredes exteriores situar-se-à entre a lã de vidro e o isolamento em XPS, tendo largura variável em função da necessidade da arquitetura da zona a revestir , mas nunca pode ultrapassar os 5 ou 6cm, porque acima dessa dimensão deixará de se considerar que o ar nela contido está parado. Acima de determinada espessura de caixa de ar, normalmente por volta dos 5 ou 6cm o ar pode circular por efeito da convexão térmica provocada pela diferente temperatura das faces dessa caixa. Ora este raciocinio exclui à partida a ventilação da caixa de ar nestas circunstâncias, até porque assim é a única forma de assegurar que a manta de lã de vidro do seu interior se encontra em ambiente hermético.
    Em relação à barreira pára vapor, a questão é um bocado mais complexa, mas envolve correntes de vapor de`água provocados pela pelas diferentes tensões de vapor existentes ao longo dos estratos da parede e que devido à permeabilidade ao vapor de água vai "atravessando" as diferentes camadas que compõem a parede e que vai acabar por condensar, em determinadas condições de humidade e temperatura quando esse vapor atinge uma superfície fria. Bom isto é teoria pura e dura, devidamente fundamentada com muita literatura, estudos e programas sobre o assunto, podendo mesmo, se necessário, determinar em rigor o local exacto ao longo da parede em que vã aparecer os condensados internos em determinadas condições de humidade e temperatura; A prática corrente aqui, no resto da Europa e sobretudo nos EU e Canadá, é evitar sequer a migração do vapor de água, evitando a sua "caminhada" ao longo da parede, interpondo, logo o seu inicio, isto é na zona mais próxima possível do interior aquecido, uma barreira de um material com muito baixa permeabilidade ao vapor de água. Esse material, no caso das mantas de lã mineral, sendo aqui comuns a todas as lãs, é a utilização de um papel que está revestido numa das faces com um material betuminoso que serve de barreira e de aglotimante da lã formando a dita manta.
    Finalmente, porquê optar por LV vs LR? Antes de tudo é importante referir que a preferência por uma em relação a outra tem apenas a ver com custos, porque em termos de eficiência, embora possa haver pequenas diferença entre mantas e painéis, a realidade é que como têm basicamente as mesmas condutibilidades térmicas, e como as lãs são pagas ao peso, literalmente, consigo obter aproximadamente o dobro da espessura em LV de baixa densidade pelo mesmo dinheiro que custa metade da espessura com o dobro da densidade em LR. Confusos? O que digo é que por exemplo uma manta de lã de vidro de 60mm e 16Kg custa o mesmo que um painel de 30mm e 40Kg, logo se valor unitário do coeficiente de transmissão térmica linear é semelhante, então tenho uma resistência duas vezes superior por metade do dinheiro! Isto números redondos.
    Espero ter complementado o post anterior.
    Boas obras e "fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real, ptcaronte
  16.  # 18

    ALV, gostei da explicação.

    Mas ao ler gostava de ver esclarecido apenas duas ou três coisas.

    1º. Porquê a sua escolha no interior do XPS em vez do EPS, qual a diferença entre ambos, qual a função de cada um e se escolheu o XPS em termos de qualidade ou em termos de preço ou de ambos?

    2º. Relativamente a caixa de ar (voltando à vaca fria, como a minha avó diz) a separação da lã com o tal papel e o XPS é efectuado com algum género de calços devidamente colocados e de que tipo é ou de outra maneira?

    3º. e último relativamente a sua coerente explicação não consegui intender bem quando disse (devido à permeabilidade ao vapor de água vai "atravessando" as diferentes camadas que compõem a parede e que vai acabar por condensar, em determinadas condições de humidade e temperatura quando esse vapor atinge uma superfície fria. isto significa que condensara na parede exterior seja ela em tijolo térmico ou bloco térmico,e isso não traz problemas nessa mesma parede, ou acha que não haverá problema de maior se for cumprido o que disse acima, não criará humidades ou fungos na parede exterior.

    E prontos era basicamente isto espero ter me explicado bem. Pois tenho um pouco dificuldade em perceber para onde sairá o vapor de ar, ou a condensação.
    Mas sei que me conseguirá fazer intender, desculpe pelas perguntas deve achar um pouco esquesito para não dizer outra coisa... lol.
    •  
      alv
    • 13 setembro 2011

     # 19

    Vivam!
    O Dogma, e bem, diz que uma imagem vale as mil palavras.
    Se conseguir e tiver, amanhã coloco aqui imagens. Ainda assim, como quero juntar palavras, e o sono tarda, aqui vão mais umas.
    Começando pela segunda, não sei se expliquei bem, ma a manta fica com o papel virado para a face interior da divisão ou zona aquecida, ficando a face nua virada para o espaço de ar entre a manta e o XPS. Normalmente não há nada a separar ou a fazer uma caixa de ar. Esta como tentei explicar tem diferentes medidas, podendo no limite ser nula, ou seja, a manta estar a tocar no XPS.
    Continuando a talho de foice esta coisa da escolha do EPS vs XPS tem que se diga. A realidade é que tendo por base os mesmos produtos, diferem apenas no processo de produção, consequentemente nas características mecânicas, sendo que logo à partida um tem maior permeabilidade ao vapor de água o EPS, sendo que o XPS, é por natureza e sistema de produção mais impermeável, e mais estável em termos de volatilização. Compreendo que este tema levanta muita discordância, até´porque é o material utilizado em ETICS, mesmo em alguns tipos de revestimentos interiores de paredes exteriores com placas de gesso laminado transformadas cujo dorso tem exatamente placas de EPS, só que diferem das normalmente utilizadas por serem de classe III, isto é mais densas e resistentes. Em resumo embora mais caro, a opção é sempre o XPS. Outro motivo interessante é o facto do XPS utilizado, normalmente ter 2.50 ou 2.60m de comprimento, o que é uma vantagem porque faz muitas vezes o pé direito da casa de uma só vez.
    Por fim, mais uma explicação teórica que tema ver com tal atravessamento das paredes pelo vapor que é devido à tensão de vapor, melhor à diferença de tensão que existe permanentemente entre o interior e exterior das paredes devido às diferentes temperaturas que estão presentes ao longo da espessura das paredes. Isto é teoria, uma vez mais, factual mente já por aqui tem sido muito questionada, mesmo em meios académicos o é permanentemente, porque numa casa, podemos questionar que devido à permanente ventilação, ao facto de se entrar e sair de haver portas e janelas, a tensão de vapor estaria equilibrada, mas na realidade não é assim. Em determinados ambientes e condições de humidade e temperatura é um facto quase vêm, em casos de inspecções ou em demolições, a presença desses condensados. Raramente, é certo, em condições muito severas de frio exterior, muito aquecimento interior e humidade, mas é um pouco como as bruxas, não acreditamos, mas existem.

    Boas obras e "fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas, ptcaronte
  17.  # 20

    Boa tarde, mais uma vez para variar um bom esclarecimento.

    Outra questão que indirectamente tem e não tem a ver com a explicação, (é mais uma acha para a fogueira) mas que gostaria de ver bem esclarecida, para me decidir no melhor metodo construtivo para minha moradia, claro sempre em termos de eficiencia/ custos, pois a vida não está fácil.
    - A questão é fica mais barato ou não utilizar o sistema xps ou eps no interior ou no exterior como reboco exterior, se é mais facil de colocação ou não em termos de mão de obra na sua colocação no exterior, e qual tem mais eficiencia o que está no interior ou no exterior, qual protege mais casa.
    Já ouvi dizerem que seria melhor por fora, mas gostava que me justificassem melhor se puderem, pois ao colocar poor fora ficava com um acabamento melhor, não racham as paredes pelo menos não se vêm e como por dentro fica com o pladur tb ficava com um bom acabamento. Mas não sei.?
 
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