Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Jacinta ... aonde é que arranjou o dinheiro para pagar as contas? (...) Se nunca tiveram trabalho, porque raio se foram comprometer com uma renda de 475 euros, que no nosso país e principalmente no norte se pode considerar uma renda bastante cara?
    Não vou participar mais neste tópico..
    Jacinta,
    Fez perguntas pertinentes e vai-se embora ?
    A minha irmã mais nova está práticamente na situação da Marta.
    Viveu sempre no Restelo, casou e foi viver para a Régua. Ela e o marido (que eu saiba) não têm emprego.
    O que NÃO QUER DIZER que não trabalhem!!
    Uns trabalham a tomar conta de familiares idosos, outros a tratar das propriedades agrícolas dos pais (das contas, dos ordenados dos empregados, das encomendas, das vendas), etc.
    E em troca recebem «mesadas» da família.

O que é este trabalho doméstico senão uma exploração encapotada pela própria família (poupando em encargos sociais mas hipotecando o futuro desses jovens)?

Colocado por: MartaD Tenho uma familiar com várias casas fechadas. Prefere mantê-las fechadas e andar a fazer-lhes obras quando se estragam, do que arrendar (pede sempre mais do que querem pagar), vender, ou ceder/emprestar a algum familiar (ora, como eu, por exemplo :)) )
    Pessoas como ela (não digo a Jacinta pq n conheço o caso), deviam pagar impostos bem pesados sobre estas casas que teimam em manter fechadas (pq dizem n precisar desses rendimentos e só arrendam aos preços q querem).
    Essa «brilhante ideia» de aumentar o IMI sobre as casas devolutas, já passou pela cabeça de várias «cabecinhas pensadoras» de políticos nossos.
    Porque é que nunca foi posta em prática?
    É óbvio.
    Porque os senhorios não são parvos!
    No dia em que essa «lei» entrasse em vigor, todas essas casas vazias seriam «arrendadas» a familiares por 1,00euro/mês.
    Como com 12.00euros/ano de rendimento e podendo abater IMI e outras despesas estes apartamentos dariam prejuízo, o Estado recolheria ainda MENOS impostos que antes, quando estas casas não estavam «arrendadas».
    Se as casas «arrendadas» continuassem vazias, o problema passaria a ser do inquilino - e ninguém pode ser obrigado a viver numa determinada casa (a não ser que tenha de ir viver para um estabelecimento prisional).

Quanto ao valor das rendas.
    Houve uma altura, há poucos anos, que os *novos* arrendamentos eram tão poucos que os proprietários faziam as contas desta maneira:
    O valor de mercado da casa é/era de 100; Como esse dinheiro no banco rendia 12%/ano, a renda que pediam era de 1%/mês do valor da casa.
    O problema é que as taxas de juro baixaram brutalmente desde essa altura, mas as rendas continuaram a ser «actualizadas», isto é, a subir!

Como, entretanto, o valor das casas também continuava a subir (mais do que a inflação) os proprietários não viam qualquer injustiça em cobrar aquelas rendas baseadas em taxas de juro bancárias de 12% -quando esta já tinha baixado para 2 ou 3% - sobre um património inicial de 100, porque entretanto o valor da casa tinha subido para 200.

Por isso penso que muitas rendas RECENTES (sobretudo nas grandes urbes) estão sobrevalorizadas.

Com a "crise" o mais natural será que as novas rendas resultem do equilíbrio entre a oferta e a procura. :-)
    Haverá mais pessoas à procura de casa para arrendar (maior mobilidade no emprego e maior dificuldade em conseguir crédito bancário); mas também haverá mais proprietários aflitos para conseguirem rentabilizar o património que não conseguem vender.
    Isto é, o mais certo é ficar (QUASE) tudo na mesma, mas com maiores possibilidades de se fazerem excelentes negócios (para ambos os lados).
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, MartaD, J.C
  2.  # 22

Colocado por: danobregaCasa arrendada por 450€, se o senhorio estiver a meio das tabelas de IRS, digamos que paga 30%. Sobram 315€. Ainda é preciso pagar a casa, a manutenção, o IMI, o condomínio... É uma fortuna.

Sim, concordo este é o proncipal problema: o desajuste entre i IRS pedido (30%) e o valor da renda, ou seja o senhorio continua a ser visto como o "ricaço" que tem q ajudar á crise de duas maneiras: alugando as casas segundo uma lei caduca e idiota, e depois ainda pagar um IRS ridículamente alto!
    Concordam com este comentário: Jacinta
  3.  # 23

Colocado por: Jacintacomo é que tencionava pagar a renda da casa se nunca teve trabalho? Se nunca viveu à custa da boa fé do senhorio e não teve nenhum parente que lhe pagasse a renda aonde é que arranjou o dinheiro para pagar as contas?

Tencionava não. Paguei. Durante 3 anos. Sem atrasar as rendas. Mas demorei 3 anos para me aperceber que aqui na vila não recebem bem as pessoas de fora e que dificilmente dão trabalho a pessoas de fora. Por isso mesmo, vou embora.
    Se tivesse vivido às custas do Senhorio ele não pediria para ficarmos e não tinhamos tão boas relações com ele. Sempre tratámos de tudo aqui na casa dele e sempre o deixámos entrar quando ele quisesse, à hora que quisesse.
    Sou das primeiras pessoas que diz que os despejos deviam ser mais rápidos para quem não paga.
    Quanto ao resto, onde eu arranjo dinheiro, não lhe diz respeito a si, nem ao fórum.
    Concordam com este comentário: M.H., sisu
  4.  # 24

Acho impressionante é a Jacinta estar a traçar um cenário negro da minha pessoa (q vivo á custa do senhorio, que sou invejosa pq os outros têm mtas casas e eu não tenho, q eu acho q tenho direito a tudo do bom e do melhor pq sou jovem, q o país n pode avançar por situações como a minha, etc)...
    Fui atacada desta maneira quando sou a inquilina melhor que pode haver MAS... disse uma coisa que a pode ter afectado: a minha ideia de pagarem mais impostos se tiverem muitas casas fechadas, sem qualquer utilidade.

E depois ainda diz que não vai gastar mais o latim em discussões imaturas. Imaturas só sendo da sua parte que não fez mais nada senão me atacar.
    Concordam com este comentário: M.H., sisu
  5.  # 25

Colocado por: Paramonte

Sim, concordo este é o proncipal problema: o desajuste entre i IRS pedido (30%) e o valor da renda, ou seja o senhorio continua a ser visto como o "ricaço" que tem q ajudar á crise de duas maneiras: alugando as casas segundo uma lei caduca e idiota, e depois ainda pagar um IRS ridículamente alto!

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs45.htm

Afinal havia outra!!!!
  6.  # 26

Colocado por: GambitAfinal havia outra!!!!

Ó, afinal paga-se "só" "30%" de IRS, 70% do IMI e 70% da manutenção. Já compensa arrendar! \o/ Já o disse e torno a dizer, vendo o meu T1 arrendado a quem quiser, para poderem fazer uma fortuna e deixarem de trabalhar. Até hoje ainda não apareceram candidatos, não entendo.
  7.  # 27

Recentemente tive um apartamento para arrendar perto de Lisboa. Pedi uma renda de 400 euros. Arrendei-o bem, mas apareceu-me uma senhora, cujo agregado familiar declarava 545 euros por mês de IRS e que achava que podia pagar uma renda de 400 euros. Tive vergonha de lhe fazer ver que não era possível. Enviei-lhe um SMS com a primeira desculpa que me veio à cabeça. Isto para dizer que as pessoas querem aquilo que não podem ter.
    não lhe digo o que tenho arrendado como inquilino porque não acreditava, o que posso informar é que se estas pessoas se regessem pelo meu IRS não me tinham arrendado nada, tenho uma pessoa amiga que alugou a casa onde vivia pois foram viver para uma vivenda que estive a finalizar, esse casal que alugou a casa declaram por mês cerca de 3600€ a renda da casa são 650€ o que posso dizer é que não há um mês que o proprietario não vá bater-lhes a porta, e acredito que como este caso aja muitos
    Concordam com este comentário: MartaD, AlexMontenegro, SofiaPaula
  8.  # 28

Colocado por: danobrega

Ó, afinal paga-se "só" "30%" de IRS, 70% do IMI e 70% da manutenção. Já compensa arrendar! \o/ Já o disse e torno a dizer, vendo o meu T1 arrendado a quem quiser, para poderem fazer uma fortuna e deixarem de trabalhar. Até hoje ainda não apareceram candidatos, não entendo.

Se calhar pede mais do que ele vale!!!!
  9.  # 29

Colocado por: pdavidmarquesnão lhe digo o que tenho arrendado como inquilino porque não acreditava, o que posso informar é que se estas pessoas se regessem pelo meu IRS não me tinham arrendado nada, tenho uma pessoa amiga que alugou a casa onde vivia pois foram viver para uma vivenda que estive a finalizar, esse casal que alugou a casa declaram por mês cerca de 3600€ a renda da casa são 650€ o que posso dizer é que não há um mês que o proprietario não vá bater-lhes a porta, e acredito que como este caso aja muitos
    Concordam com este comentário:SofiaPaula

Pois foi exactamente o que eu já disse em cima. Se fossem pelo meu IRS nunca poderia arrendar nada. Mas por outro lado há quem declare muito e depois não pague a renda.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques, SofiaPaula
  10.  # 30

Colocado por: GambitSe calhar pede mais do que ele vale!!!!

Não pedi nem muito nem pouco, negoceia-se. Mas digamos que vendo 10% abaixo do preço de mercado. Quer comprar? É um negócio tão bom, deve facilmente conseguir convencer o banco do excelente negócio que pode fazer e pedir um empréstimo para comprar. E fica rico de um dia para o outro! Pense nisso.
  11.  # 31

Se as rendas continuarem a subir como diz a Jacinta (e muitas já são bem superiores ao que se pagaria ha 2 ou 3 anos se a pessoa optasse por comprar por empréstimo) e com a crise instalada o que vai acabar por acontecer é que muita gente deixa de pagar. Não quero dizer com isto que os senhorios têm de suportar isto, mas o incumprimento aumentará certamente. Como dizia o outro "mais valem 5 na mão do que 10 a voar".
    Concordam com este comentário: becas, MartaD
  12.  # 32

Colocado por: jorgferrSe as rendas continuarem a subir como diz a Jacinta (e muitas já são bem superiores ao que se pagaria ha 2 ou 3 anos se a pessoa optasse por comprar por empréstimo) e com a crise instalada o que vai acabar por acontecer é que muita gente deixa de pagar. Não quero dizer com isto que os senhorios têm de suportar isto, mas o incumprimento aumentará certamente. Como dizia o outro "mais valem 5 na mão do que 10 a voar".

Claro, o incumprimento vai aumentar. Pessoalmente tinha vergonha de falhar rendas. Tenho a sorte de poder ir para casa dos meus pais. Mas há inquilinos que não se importam nada de falhar rendas e serem despejados. Sei que o tempo para uma acção de despejo já foi melhorado, mas mesmo assim acho que ainda não está bem.
  13.  # 33

Colocado por: danobrega

Não pedi nem muito nem pouco, negoceia-se. Mas digamos que vendo 10% abaixo do preço de mercado. Quer comprar? É um negócio tão bom, deve facilmente conseguir convencer o banco do excelente negócio que pode fazer e pedir um empréstimo para comprar. E fica rico de um dia para o outro! Pense nisso.

Não posso oferecer valores ... porque depois tera de pagar mais valias no irs!!!
  14.  # 34

Colocado por: Gambit

Não posso oferecer valores ... porque depois tera de pagar mais valias no irs!!!

Quais mais valias? Já comprei a casa há alguns anos e se a vender agora vou ter "menosvalias". Ahh, esqueça o que eu disse. Compre a casa para alugar! É uma maravilha, depois ainda a vende por mais! É isso tudo...
  15.  # 35

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1989788&seccao=Dinheiro%20Vivo

Não que eu acredite que as actualizações "ditadas" pelo estado façam sentido, mas pronto.
  16.  # 36

Não fazem grande sentido, não.
    Tenho um T2 de 1985 arrendado na linha de Sintra por 300 euros. O ano passado autorizaram-me a aumentar um euro (arredondado). Comprei o envelope, o selo e paguei o registo da carta e lá se foi o aumento de todo o ano.
    Apartamentos idênticos naquela zona, rondam os 400 euros.
    Este ano talvez já possa aumentar um pouco mais, mas mesmo assim, está uma renda muito barata, pois os aumentos autorizados não têm realmente acompanhado o aumento do custo da vida.
    Se a renda se mantiver naquele valor, o que me resta fazer?
    Um ano antes do final do actual contrato, informar a senhora que já não lhe posso renovar o contrato e quando recuperar as chaves, relançar o arrendamento com uma renda mais actualizada.
  17.  # 37

Colocado por: JacintaNão fazem grande sentido, não.
    Tenho um T2 de 1985 arrendado na linha de Sintra por 300 euros. O ano passado autorizaram-me a aumentar um euro (arredondado). Comprei o envelope, o selo e paguei o registo da carta e lá se foi o aumento de todo o ano.
    Apartamento idênticos naquela zona, rondam os 400 euros.
    Este ano talvez já possa aumentar um pouco mais, mas mesmo assim, está uma renda muito barata, pois os aumentos autorizados não têm realmente acompanhado o aumento do custo da visa.
    Se a renda se mantiver naquele valor, o que me resta fazer?
    Um ano antes do final do actual contrato, informar a senhora que já não lhe posso renovar o contrato e quando recuperar as chaves, relançar o arrendamento com uma renda mais actualizada.

Cara Jacinta este ano parece que vai poder aumentar decentemente a renda http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1184802.html , para já é uma estimativa mas deverá ser um aumento superior a 3%. Pena que a maioria das pessoas não tenha aumentos de salário há alguns anos.
    Concordam com este comentário: becas, SofiaPaula
  18.  # 38

As empresas que têm estado com dificuldades financeiras e que não têm podido rever os salários, não irão certamente poder fazê-lo este ano.
    Acredito que a crise tem as costas largas e algumas empresas vão aproveitar-se disso.
  19.  # 39

Colocado por: JacintaAcredito que a crise tem as costas largas e algumas empresas vão aproveitar-se disso.

A empresa onde trabalho já se aproveitou, mesmo tendo um ano em que ~90% dos objetivos financeiros foram cumpridos só houve aumentos para os funcionários com salários mais baixos, e abaixo da inflação. É a vida. :)
  20.  # 40

Pois eu pretendo me lançar no arrendamento a minha ideia é cobrar uma renda baixa no máximo 350-400€ (em Lagos) mas com três meses de adiantamento e com uma caução elevada pois é uma maneira de filtrar os que não têm uma boa cultura financeira ou até intenções menos positivas

0.0276 seg. NEW