Colocado por: Jacinta ... aonde é que arranjou o dinheiro para pagar as contas? (...) Se nunca tiveram trabalho, porque raio se foram comprometer com uma renda de 475 euros, que no nosso país e principalmente no norte se pode considerar uma renda bastante cara?Jacinta,
Não vou participar mais neste tópico..
Colocado por: MartaD Tenho uma familiar com várias casas fechadas. Prefere mantê-las fechadas e andar a fazer-lhes obras quando se estragam, do que arrendar (pede sempre mais do que querem pagar), vender, ou ceder/emprestar a algum familiar (ora, como eu, por exemplo :)) )Essa «brilhante ideia» de aumentar o IMI sobre as casas devolutas, já passou pela cabeça de várias «cabecinhas pensadoras» de políticos nossos.
Pessoas como ela (não digo a Jacinta pq n conheço o caso), deviam pagar impostos bem pesados sobre estas casas que teimam em manter fechadas (pq dizem n precisar desses rendimentos e só arrendam aos preços q querem).
Colocado por: danobregaCasa arrendada por 450€, se o senhorio estiver a meio das tabelas de IRS, digamos que paga 30%. Sobram 315€. Ainda é preciso pagar a casa, a manutenção, o IMI, o condomínio... É uma fortuna.
Colocado por: Jacintacomo é que tencionava pagar a renda da casa se nunca teve trabalho? Se nunca viveu à custa da boa fé do senhorio e não teve nenhum parente que lhe pagasse a renda aonde é que arranjou o dinheiro para pagar as contas?
Colocado por: Paramonte
Sim, concordo este é o proncipal problema: o desajuste entre i IRS pedido (30%) e o valor da renda, ou seja o senhorio continua a ser visto como o "ricaço" que tem q ajudar á crise de duas maneiras: alugando as casas segundo uma lei caduca e idiota, e depois ainda pagar um IRS ridículamente alto!
Colocado por: GambitAfinal havia outra!!!!
Recentemente tive um apartamento para arrendar perto de Lisboa. Pedi uma renda de 400 euros. Arrendei-o bem, mas apareceu-me uma senhora, cujo agregado familiar declarava 545 euros por mês de IRS e que achava que podia pagar uma renda de 400 euros. Tive vergonha de lhe fazer ver que não era possível. Enviei-lhe um SMS com a primeira desculpa que me veio à cabeça. Isto para dizer que as pessoas querem aquilo que não podem ter.não lhe digo o que tenho arrendado como inquilino porque não acreditava, o que posso informar é que se estas pessoas se regessem pelo meu IRS não me tinham arrendado nada, tenho uma pessoa amiga que alugou a casa onde vivia pois foram viver para uma vivenda que estive a finalizar, esse casal que alugou a casa declaram por mês cerca de 3600€ a renda da casa são 650€ o que posso dizer é que não há um mês que o proprietario não vá bater-lhes a porta, e acredito que como este caso aja muitos
Colocado por: danobrega
Ó, afinal paga-se "só" "30%" de IRS, 70% do IMI e 70% da manutenção. Já compensa arrendar! \o/ Já o disse e torno a dizer, vendo o meu T1 arrendado a quem quiser, para poderem fazer uma fortuna e deixarem de trabalhar. Até hoje ainda não apareceram candidatos, não entendo.
Colocado por: pdavidmarquesnão lhe digo o que tenho arrendado como inquilino porque não acreditava, o que posso informar é que se estas pessoas se regessem pelo meu IRS não me tinham arrendado nada, tenho uma pessoa amiga que alugou a casa onde vivia pois foram viver para uma vivenda que estive a finalizar, esse casal que alugou a casa declaram por mês cerca de 3600€ a renda da casa são 650€ o que posso dizer é que não há um mês que o proprietario não vá bater-lhes a porta, e acredito que como este caso aja muitosConcordam com este comentário:SofiaPaula
Colocado por: GambitSe calhar pede mais do que ele vale!!!!
Colocado por: jorgferrSe as rendas continuarem a subir como diz a Jacinta (e muitas já são bem superiores ao que se pagaria ha 2 ou 3 anos se a pessoa optasse por comprar por empréstimo) e com a crise instalada o que vai acabar por acontecer é que muita gente deixa de pagar. Não quero dizer com isto que os senhorios têm de suportar isto, mas o incumprimento aumentará certamente. Como dizia o outro "mais valem 5 na mão do que 10 a voar".
Colocado por: danobrega
Não pedi nem muito nem pouco, negoceia-se. Mas digamos que vendo 10% abaixo do preço de mercado. Quer comprar? É um negócio tão bom, deve facilmente conseguir convencer o banco do excelente negócio que pode fazer e pedir um empréstimo para comprar. E fica rico de um dia para o outro! Pense nisso.
Colocado por: Gambit
Não posso oferecer valores ... porque depois tera de pagar mais valias no irs!!!
Colocado por: JacintaNão fazem grande sentido, não.
Tenho um T2 de 1985 arrendado na linha de Sintra por 300 euros. O ano passado autorizaram-me a aumentar um euro (arredondado). Comprei o envelope, o selo e paguei o registo da carta e lá se foi o aumento de todo o ano.
Apartamento idênticos naquela zona, rondam os 400 euros.
Este ano talvez já possa aumentar um pouco mais, mas mesmo assim, está uma renda muito barata, pois os aumentos autorizados não têm realmente acompanhado o aumento do custo da visa.
Se a renda se mantiver naquele valor, o que me resta fazer?
Um ano antes do final do actual contrato, informar a senhora que já não lhe posso renovar o contrato e quando recuperar as chaves, relançar o arrendamento com uma renda mais actualizada.
Colocado por: JacintaAcredito que a crise tem as costas largas e algumas empresas vão aproveitar-se disso.