Iniciar sessão ou registar-se
    • Léa
    • 10 setembro 2011

# 1

Boa tarde a todos,

E a primeira vez que escrevo neste forum, espero deste modo ter as vossas opiniões sobre um assunto que està a acontecer :

Estou a arrender uma casa (zona de São João Das Lampas ) hà um ano a um inquilino que sempre pagou a renda (teve uma vês um attraso màs foi accertado rapidamente).
    O que està a acontecer agora è que està com difficuldades a pagar, tem dois meses de attraso, e diz que vai pagar a divida mas que depois vai ter que deixar a casa o mais rapidamente possivel, pois jà sabe que não vai poder pagar no futuro, sò podia ficar se eu baixasse a renda.

Eu penso que o preço que peço (450 euros) è correto para aquela zona. (è uma casa antigua « saloia » com 4 assoalhadas e casa de banho no R/c e dois quartos no 1° andar, pàtio e um jardim por tràs.)

Tenho confiança na boa fê deste senhor e trata muito bem da casa.

Queria saber se baixar a renda torna se a ser frequente ao visto da situação actual em Portugal ?

Como estou fora do paìs não sei se serà preferivél baixar a renda e assim ter a certeza de ter là um « bom inquilino »

Quais são as vossas opiniões ? Aceiteria baixar ? na affirmativa, de quanto ? pensa que o preço da renda que pergunto è razoavel ? ( O inquilino diz que na zona encontra mesmo tipo de casa cerca de 350 euros e até menos, o que me parece mesmo pouco…)

Agredeceria immenso ter vossas ideas,

Muito obrigada,

Léa
  1.  # 2

O inquilino parece estar de boa fé...pesa embora saber se conseguirá pagar no tuturo a renda mais barata...porque não aceitar a sua proposta?Visto que isto por cá está um pandemónio...mas terá que ter em atenção quanto paga de IMI...
    Estou perto da sua zona,e penso que o preço que ele tem é um preço até razoável...o mercado de arrendamento com casas de boa qualidade a esse preço até não é difícil.
  2.  # 3

Queria saber se baixar a renda torna se a ser frequente ao visto da situação actual em Portugal ?

Como estou fora do paìs não sei se serà preferivél baixar a renda e assim ter a certeza de ter là um « bom inquilino »

Quais são as vossas opiniões ? Aceiteria baixar ?

Também estou fora do pais e sei que as rendas aqui e no resto da Europa são mais que o dobro das que se pagam em Portugal, e os ordenados não são o dobro. Os ordenados mínimos são muito maiores, mas a média dos ordenados é quase idêntica. Isto para lhe dizer que a crise é mundial, não apenas portuguesa.
    Se os outros pagam e cumprem os contratos, porque razão haveria de ser diferente no nosso pais?
    Os impostos em Portugal aumentaram e vão aumentar ainda mais, os seguros, idem, e as despesas com empreiteiros também aumentaram bastante.
    Porque razão deveriam ser os senhorios a pagar a crise? Não acha que já pagamos o suficiente com as rendas que ainda se mantêm em 50, 60 ou 70 euros?
    Quem não pode pagar, arrenda um apartamento mais humilde, não uma casa como a que a senhora descreveu e quem não pode pagar um apartamento humilde, arrenda uma parte de casa, ou apenas um quarto. Antigamente fazia-se isso, porque razão deveria ser diferente agora?
    Não diminua a renda da casa. Se os seus inquilinos não podem pagar procurem outra e arrende novamente quando encontrar alguém que possa pagar os 450 euros que esta a pedir. Peça toda a documentação necessária para se certificar que têm capacidade financeira para pagar a renda atempadamente. Peça fiador e certifique-se que pode pagar caso os inquilinos entrem em incumprimento. Faça uma relação do estado geral da casa, com fotos.
    Quando têm possibilidades de pagar e sabem que não podem degradar a casa, todos os inquilinos são bons.
    Maus, são aqueles que não podem pagar e que sabem que ninguém pode provar que foram eles que degradaram a casa.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, Jorge Rocha
    • Léa
    • 10 setembro 2011

# 4

Muito obrigada pelo os seus commentàrios
    Não sei se entendi bem : quer dizer que o preço de 450 euros nesta zona è razoavel ou aquilo que me informou o inquilino (350 e menos) è mais realista ?
    E supponho que queria dizer IRS ? se a renda for baixada tenho que entrar um novo contrato nas finanças ou basta declarar menos quando for a proxima volta de fazer a declaração da IRS ?
    @ Jacinta : Jà fiz a proposta de baixar um poco a renda (logo vamos ver se fica ou vai) . é que sendo fora de Portugal pensei que valia mais receber um poco menos e ter pagamento todos os meses que ainda estar a procura de outras pessoas, porque não sei bem quando posso là voltar, mas de certeza antes do 1ero trimestre de 2012 não vai ser. Tambem jà tive algumas màs experiencias e pois tenho algum medo da mudanças, en caso for para pìor…
    Fiz o contrato com exigência das condições que enumerou, mas não fiz a relação do estado da casa com as fotos. Neste caso não faz mal porque ele ainda fez melhorias a casa. Mas para a proxima volta è o que vou fazer, obrigada pela ideia.
  3.  # 5

Colocado por: LéaE supponho que queria dizer IRS ? se a renda for baixada tenho que entrar um novo contrato nas finanças ou basta declarar menos quando for a proxima volta de fazer a declaração da IRS ?

Não tem que fazer/entregar outro contrato nas Finanças. Apenas e só, declarar as rendas recebidas.
    Neste momento com a crise que o país atravessa, muitas rendas de casa irão baixar ou ficaram por pagar. Já não há zonas boas ou menos boas. Vamos encontrar rendas iguais - ou seja contratos recentes - tanto nas grandes cidades como nas pequenas aldeias. É a Lei da procura e da oferta.
    Eu conheço na minha aldeia - região centro interior, um cabeleireiro que paga de renda 400€. Tenho conhecimento que, se a senhoria não baixar a renda para 300€, têm na mesma rua uma loja com obras feitas pelo senhorio e, com uma renda de 300€. Sabe o que acontece se a senhoria não lhe baixar a renda? A cabeleireira muda para a mais barata e, a outra, nunca mais é arrendada.
    Concordam com este comentário: tiyxu
  4.  # 6

Em contra partida o mercado de arrendamento pode subir os preços se a procura fôr muita também devido à crise.
    Concordam com este comentário: Jacinta, bmxer
  5.  # 7

Colocado por: Jorge RochaEm contra partida o mercado de arrendamento pode subir os preços se a procura fôr muita também devido à crise.

O que as pessoas todas à minha volta me têm dito é que agora o arrendamento tem que ser mais barato, porque devido aos preços altos, ninguém arrenda. Mas a verdade é que com tantas pessoas que agora não podem comprar casa, vai haver mais procura pelo arrendamento, e as rendas podem subir. O que eu acho um exagero, elas já são tão caras (estou agora a pensar em Lisboa).
    Eu também já pedi para o senhorio reduzir a minha renda. Moro numa vila onde pago 425 + 35 de condomínio.O que eu pedi foi para deixar de pagar o condomínio.O senhorio disse que ía pensar. Acontece que não tenho assim muito mais tempo.
    Solução? Voltar para casa dos pais eheheh e arrendar uma garagem fechada para guardar as mobílias.

Se muita gente fizer como eu e voltar para casa dos pais, o valor dos arrendamentos vai ter que baixar. Mas por outro lado existe a questão das pessoas não conseguirem crédito para comprar casa e terem que arrendar e as ditas pessoas que já possuem crédito, terem também que arrendar a própria casa a outros, e arrendarem uma casa para os próprios. Isso só aumentaria a procura e subiria preços.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, tiyxu
  6.  # 8

As rendas têm tendência para aumentar, não para baixar. Tudo aumenta e quem tem casas para arrendar, tem mais vantagem em mantê-las fechadas, mandando alguém arejá-las de vez em quando, do que arrendá-las com prejuízo. Falo por mim.
    Recentemente tive um apartamento para arrendar perto de Lisboa. Pedi uma renda de 400 euros. Arrendei-o bem, mas apareceu-me uma senhora, cujo agregado familiar declarava 545 euros por mês de IRS e que achava que podia pagar uma renda de 400 euros. Tive vergonha de lhe fazer ver que não era possível. Enviei-lhe um SMS com a primeira desculpa que me veio à cabeça. Isto para dizer que as pessoas querem aquilo que não podem ter.
    Se alguma vez vier a ter problemas para arrendar, não arrendo. É preferível do que ter problemas no futuro.
    Tenho um processo em tribunal com um inquilino que me destruiu parte da casa e que saiu sem querer dizer para onde ia. Confiei neles e agora nunca mais vou confiar em nenhum.
  7.  # 9

Gastei em obras o equivalente a um ano das rendas que me pagaram e ainda por cima tive que pagar o IRS relativo a esses 12 meses de arrendamento, isso sem falar no seguro, no condomínio e no IMI que temos que pagar, com ou sem arrendamento.
    Não acham que me teria ficado mais barato se a tivesse mantido fechada? Fechadas não rendem, mas também não têm prejuízo e nunca perdem o valor.
  8.  # 10

Colocado por: JacintaAs rendas têm tendência para aumentar, não para baixar. Tudo aumenta e quem tem casas para arrendar, tem mais vantagem em mantê-las fechadas, mandando alguém arejá-las de vez em quando, do que arrendá-las com prejuízo. Falo por mim.
    Recentemente tive um apartamento para arrendar perto de Lisboa. Pedi uma renda de 400 euros. Arrendei-o bem, mas apareceu-me uma senhora, cujo agregado familiar declarava 545 euros por mês de IRS e que achava que podia pagar uma renda de 400 euros. Tive vergonha de lhe fazer ver que não era possível. Enviei-lhe um SMS com a primeira desculpa que me veio à cabeça. Isto para dizer que as pessoas querem aquilo que não podem ter.
    Se alguma vez vier a ter problemas para arrendar, não arrendo. É preferível do que ter problemas no futuro.
    Tenho um processo em tribunal com um inquilino que me destruiu parte da casa e que saiu sem querer dizer para onde ia. Confiei neles e agora nunca mais vou confiar em nenhum.

Não sou apologista dessa política. Tenho uma familiar com várias casas fechadas. Prefere mantê-las fechadas e andar a fazer-lhes obras quando se estragam, do que arrendar (pede sempre mais do que querem pagar), vender, ou ceder/emprestar a algum familiar (ora, como eu, por exemplo :)) )
    Pessoas como ela (não digo a Jacinta pq n conheço o caso), deviam pagar impostos bem pesados sobre estas casas que teimam em manter fechadas (pq dizem n precisar desses rendimentos e só arrendam aos preços q querem).
    •  
      MartaD
    • 11 setembro 2011 editado

# 11

Colocado por: JacintaPedi uma renda de 400 euros. Arrendei-o bem, mas apareceu-me uma senhora, cujo agregado familiar declarava 545 euros por mês de IRS e que achava que podia pagar uma renda de 400 euros. Tive vergonha de lhe fazer ver que não era possível. Enviei-lhe um SMS com a primeira desculpa que me veio à cabeça. Isto para dizer que as pessoas querem aquilo que não podem ter.

Jacinta, por vezes podem pagar! Felizmente arrendei uma casa sem que me tivessem pedido quaisquer documentos comprovativos, senão, sem sequer ter IRS, nunca poderia ter arrendado nada.
    Estou na casa vai fazer 3 anos e nunca me atrasei a pagar uma renda (a não ser agora no mês de Agosto por ainda estar na dúvida se fico aqui ou vou embora). Eu e o meu companheiro sempre estivemos desempregados, e no entanto pagámos tudo direitinho. Obviamente que não havia maneira do Senhorio ter a certeza se eu ia pagar a renda. Teve sorte connosco :) É sempre um risco. E há também os que têm bom dinheiro, com bons valores de IRS e no entanto podem não pagar a renda porque têm outras prioridades. Mas quem decide é o dono da casa. Só não concordo é que se mantenham casas fechadas. No máximo a casa de férias. Mais do que isso: impostos pesadíssimos. Como já referi.

Não acho mal os inquilinos pedirem para baixar as rendas, desde que seja um valor equilibrado e que não vá prejudicar o senhorio nas suas finanças. Eu pago um valor muito alto para a zona, e ainda por cima com condomínio. Mas assim o aceitei há 3 anos atrás. Agora como estou mais aflita, pedi para tirar o condomínio. O senhorio não vai sair de todo prejudicado com isto. Mas eu sou assim, se vejo que não consigo pagar mais, saio. Uma coisa que o senhorio nos disse há pouco tempo foi que estava muito admirado connosco por sermos 2 jovens e nunca termos atrasado as rendas. Pelos vistos os jovens costumam estar mal vistos (?) mas o que se vê mais são pessoas que julgam ter o direito de viverem em casa dos outros sem pagar e ainda ficam furiosos se são despejados.
  9.  # 12

Ora essa. Pagar mais impostos porquê? Se a Marta perdeu o seu trabalho e actualmente não pode pagar a renda de casa de 425 euros que pagava antes, que culpa tem o dono da sua casa? A Marta quando tinha trabalho e podia pagar a renda estava mais ou menos contente com a situação. Deixou de estar contente quando o dinheiro começou a rarear.
    Que tenha actualmente problemas financeiros, é uma coisa, agora desejar que os outros paguem ainda mais impostos porque não têm os seus problemas, não está muito correcto.
    É que os impostos estão cada vez mais elevados.
  10.  # 13

Colocado por: JacintaOra essa. Pagar mais impostos porquê? Se a Marta perdeu o seu trabalho e actualmente não pode pagar a renda de casa de 425 euros que pagava antes, que culpa tem o dono da sua casa? A Marta quando tinha trabalho e podia pagar a renda estava mais ou menos contente com a situação. Deixou de estar contente quando o dinheiro começou a rarear.
    Que tenha actualmente problemas financeiros, é uma coisa, agora desejar que os outros paguem ainda mais impostos porque não têm os seus problemas, não está muito correcto.

ham? percebeu tudo errado.
    1º Eu nunca tive trabalho, portanto, não o perdi.
    2º Por o Senhorio não ter culpa nenhuma é que vou sair da casa. Nunca me "ouviu" dizer que gosto de viver à conta de Senhorios e que deixo de pagar as rendas.
    3º Falei em pagarem mais impostos como os casos da minha familiar que tem imensas casas fechadas e não quer fazer nada com elas. Não é o caso do meu Senhorio.

Portanto, não percebi essa resposta. Nem parece uma resposta ao que eu escrevi em cima.
  11.  # 14

Colocado por: Jacinta(...) agora desejar que os outros paguem ainda mais impostos porque não têm os seus problemas, não está muito correcto.

Parece-me bastante correcto aplicar impostos altíssimos a quem tem muitas casas fechadas e não quer fazer nada com elas. É uma maneira de não haver tanta casa fechada sem qualquer utilidade.
    Vão buscar tantos impostos a todo o lado, incluindo a quem tem muitos problemas, porque raio não podem ir buscar impostos a quem tem estas casas assim. Se me fizessem o mesmo acharia mais do que justo. Situações em que as pessoas têm muitas casas fechadas só porque sim, chocam-me.
    Concordam com este comentário: tiyxu, M.H.
  12.  # 15

Agora falando de novo sobre baixar as rendas...

Há Senhorios que precisam mesmo do rendimento das rendas. Seja porque não conseguiram pagar a casa ao banco e tiveram que arrendar, seja porque não conseguem vender e precisam de arrendar, etc... e nesse caso, mais vale cederem a baixar a renda um bocadinho, do que o inquilino bom pagador ir embora e não conseguirem arrendar nos próximos tempos.
    Na perspectiva do Senhorio, vai depender da situação, baixar ou não a renda. Há aqueles a quem não lhes faz diferença o dinheiro que ganham com os arrendamentos e esses talvez não baixem a renda e não lhes faça diferença se o inquilino sai ou fica.
    Na perspectiva do Inquilino, se o Senhorio não baixar a renda, o Inquilino vai embora e procura outra casa mais barata.

No meu caso, se o Senhorio não quer tirar o valor do condomínio, paciência. Há casas mais baratas no mesmo prédio. Vou embora sem qualquer discussão. Mas sei que ele gosta imenso de nós e nós dele. E sei que ele está bem contente com o rendimento que tem e já nos disse que gostaria que nós ficassemos.
    Para a zona, não sei se vai arrendar de novo facilmente pelo mesmo valor. Mas este Senhorio é um daqueles casos em que não precisa das rendas para viver, mas como investidor, não gosta de manter nada fechado.
  13.  # 16

boas eu vivo em Portugal há 7 anos e só paguei 8 meses de renda os restos de muitos meses foi de borla porque encontrei casas que precisava de varias reparações e eu como sei fazer todinho em troco de esses trabalhos nuca mais paguei nada e ainda toou assim... ah ultima casa vivi 4 anos e meio e não paguei nem por agua nem por luz nem casa e foi na praia de rocha e onde moro agora já tenho mais de 1 ano e 8 meses e vou ficar ainda pai dois anos nas mesmas condições ... e alguns dizem k em Portugal há crise só para b..os.. e só fazer bons negócios e com contracto..
  14.  # 17

como é que tencionava pagar a renda da casa se nunca teve trabalho? Se nunca viveu à custa da boa fé do senhorio e não teve nenhum parente que lhe pagasse a renda aonde é que arranjou o dinheiro para pagar as contas?
    Trabalho sem ser declarado?
    Quem arrenda deve de ser cada vez mais vigilante.
    Uma coisa é morar numa casa humilde e viver um pouco à custa da assistência social e outra é viver numa casa nova de 475 euros sem nunca se ter tido trabalho.
    A Marta pode achar que tem direito a tudo o que há de melhor no mundo, porque é jovem, mas o dinheiro não cai do céu e toda a gente tem que criar dinheiro para poder tê-lo na carteira e não pode viver à custa dos outros.
    Não a estou a criticar directamente, até simpatizo consigo. O que me revolta é a situação que a Marta descreveu e que apresenta como uma coisa normalíssima.
    Assim, o país não pode avançar.
    Se nunca tiveram trabalho, porque raio se foram comprometer com uma renda de 475 euros, que no nosso país e principalmente no norte se pode considerar uma renda bastante cara?
    Não vou participar mais neste tópico. Já expus o meu ponto de vista e não vou continuar a gastar o meu latim em discussões ridículas e imaturas.
  15.  # 18

Meus caros, como diz o outro, no meio está a virtude. Não posso concordar a cem por cento nem com a Marta D, nem com a Jacinta.

Acredito sim, que os valores de renda de casa se tornarão mais acessíveis PARA QUEM INICIAR CONTRATOS NO FUTURO. Isto não quer dizer que as pessoas que pedem 500 euros pelo apartamento vão passar a pedir 450; muito provavelmente quer dizer que as pessoas que recebem 100 euros (ou nada) vão conseguir livrar-se mais facilmente destes contratos absolutamente ruinosos e poder recolocar as casas no mercado. Ora, aumentando a oferta (e não aumentando particularmente a procura, porque como dizia a MartaD, quem não pode pagar um empréstimo vai - num primeiro momento, pelo menos - para casa dos pais/sogros, não para uma casa arrendada onde teria de pagar o mesmo/mais que a prestação), é provavel que esta hipotética senhoria, que andou anos a amargar uma renda de 100/0 euros, se dê por satisfeita em arrendar a casa por 350, com a garantia de que poderá escorraçar o inquilino de lá bastante mais facilmente.

Quanto à questão dos impostos, o que eu acho que a MartaD queria dizer é que colocar casas no mercado de arrendamento deveria resultar em benefícios fiscais para o proprietário, em comparação com a manutenção das casas fechadas. Obviamente que o Estado não pode obrigar ninguém a arrendar as casas, mas desta maneira o senhorio pode claramente decidir o que mais lhe convém: pagar mais impostos e viver sem receio de que os inquilinos não paguem, ou agir como investidor e assumir os riscos, obtendo benefícios financeiros daí decorrentes (menos impostos + renda de casa).

Quanto ao caso em análise neste post, eu francamente acho que, considerando que a senhoria está no estrangeiro e terá provavelmente mais prejuízo em perder o inquilino do que em baixar a renda, a renda deveria ser baixada. Se a situação fosse outra (senhorio em Portugal, etc.), o meu conselho seria de convidar o inquilino a mudar-se para as tais casas de 350 euros/mês. Sou pelo cumprimento de contratos.

Agora, coisas que não interessam para a discussão: se à Jacinta o dinheiro das rendas faz falta ou não; quem paga a renda de casa da Marta D; se a Marta votou no BE e a Jacinta votou no CDS-PP nas últimas eleições legislativas.

Ah, e já agora, não existem partes de casa em oferta no mercado. A maior parte dos senhorios quer as casas estimadinhas, pelo que não as querem arrendar a uma horda de gente, duplicando o número de utilizadores e o potencial de estragos/dores de cabeça. A excepção são as casas que ninguém quer (sem condiçoes de habitabilidade) em bairros em que ninguém quer criar filhos (a não ser que sempre se tenha sonhado em ter um filho drogado ou uma filha mãe adolescente aos 13 anos). Ah, e Portugal não está preparado para se tornar uma bidonville; não o merece, acima de tudo.
    Concordam com este comentário: DEEPblue
  16.  # 19

Casa arrendada por 450€, se o senhorio estiver a meio das tabelas de IRS, digamos que paga 30%. Sobram 315€. Ainda é preciso pagar a casa, a manutenção, o IMI, o condomínio... É uma fortuna.

Se fizerem as contas a tendo dinheiro, comprar uma casa para alugar por esse preço, considerar que vão alugar sem ter problemas com os arrendatários, considerar que vão ter sempre arrendatários, que vão pagar os impostos todos, que vão conseguir vender a casa passado 10 anos, verificam que é dos piores investimentos que podem fazer e que há imensos riscos envolvidos.

A título de curiosidade, com os juros que os bancos estão a dar agora, se tivesse o capital que tenho investido num T1 alugado ganhava quase tanto por ano em juros que nas "ganho" nas rendas e não tinha risco.

As rendas não "têm" que diminuir nem "têm" que aumentar, têm de se ajustar ao mercado.
    Concordam com este comentário: Paramonte, Jacinta, Tavares Miguel
    • J.C
    • 11 setembro 2011

# 20

Colocado por: tiyxuboas eu vivo em Portugal há 7 anos e só paguei 8 meses de renda os restos de muitos meses foi de borla porque encontrei casas que precisava de varias reparações e eu como sei fazer todinho em troco de esses trabalhos nuca mais paguei nada e ainda toou assim... ah ultima casa vivi 4 anos e meio e não paguei nem por agua nem por luz nem casa e foi na praia de rocha e onde moro agora já tenho mais de 1 ano e 8 meses e vou ficar ainda pai dois anos nas mesmas condições ... e alguns dizem k em Portugal há crise só para b..os.. e só fazer bons negócios e com contracto..

Existem muitos assim, aos montes.... Porque a nossa Lei é branda.
    Pagam o 1º mes e caução, depois.... Népia.

0.0269 seg. NEW