Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eu imagino que é uma situação recorrente e há bem piores, mas não posso deixar de pensar que é uma situação injusta a todos os títulos. Seja qual for o trabalho desempenhado merece sempre uma recompensa maior que apenas um tecto. Não vou discutir se os salários são baixos ou se as rendas são altas (principalmente não vou dizer que as rendas são altas, não vão encher-me com MP's que me deixam amarelo de medo, sou muito dado a estes temores). O que digo é que a proporção renda/salário está muito ... desproporcionada.
    Concordam com este comentário: becas, Italiano, sisu
  2.  # 2

    Colocado por: danobregaEstá na mesma situação que eu, mas eu estou pior. Tenho parte do dinheiro que preciso para comprar/construir casa para a família enterrado num T1 que não consigo vender, porque na inocência da nossa juventude fomos nas cantigas do comprar em vez de arrendar.

    É a vida...


    Discordo, se tivesse arrendado teria exactamente 0 agora tem um t1 que vale y e uma divida ao banco de x só tem de vender o t1 por um valor superior a x obviamente se o for tentar vender ao valor exorbitante z a que certamente o comprou vende o mas só daqui a pelo menos 5 anos
  3.  # 3

    Colocado por: j cardosoEu imagino que é uma situação recorrente e há bem piores, mas não posso deixar de pensar que é uma situação injusta a todos os títulos. Seja qual for o trabalho desempenhado merece sempre uma recompensa maior que apenas um tecto. Não vou discutir se os salários são baixos ou se as rendas são altas (principalmente não vou dizer que as rendas são altas, não vão encher-me com MP's que me deixam amarelo de medo, sou muito dado a estes temores). O que digo é a proporção renda/salário está muito ... desproporcionada.


    isso está, não há dúvida ! Ainda para mais na geração dos 500 euros, com a maioria das rendas acima disso nas cidades. Saí da cidade para ter renda mais barata e tudo mais em conta, mas aqui SÓ se trabalha pelo ordenado mínimo. Claro que em Lisboa também cada vez há mais ordenados mínimos e com rendas acima disso ainda é mais complicado.
    Portanto, ou se trabalha para se pagar a renda, ou não se paga a renda. Trabalhar para pagar a renda é a solução, até a vida dar uma volta e se conseguir ter mais algum para além de pagar a renda :s
  4.  # 4

    Colocado por: bmxerDiscordo, se tivesse arrendado teria exactamente 0 agora tem um t1 que vale y e uma divida ao banco de x só tem de vender o t1 por um valor superior a x obviamente se o for tentar vender ao valor exorbitante z a que certamente o comprou vende o mas só daqui a pelo menos 5 anos


    Pode discordar o que quiser.

    Quando/se vender a casa agora vou perder o equivalente ao "perdido" por ter arrendado a casa. Aliás, diria que o resultado liquido de vender a casa neste momento seria o reaver exactamente o mesmo que amortizei há uns anos, que foi uma parvoíce de todo o tamanho.

    Adicionalmente tive os seguintes problemas:

      Não consegui mudar de casa quando me juntei com a minha companheira. Não gostava da casa e foi ela que a comprou.
      Mudar de área de trabalho quando comecei a trabalhar não era uma hipótese.
      Mudar para uma casa melhor, mas do mesmo tamanho, já que passamos a ter dois salários, não era uma hipótese.
      Não consegui mudar de casa quando tive o primeiro rebento. Tive a sorte de passar para casa emprestada da família.
      Não vou conseguir mudar de casa agora que está quase quase a rebentar o segundo rebento. ;)


    Na verdade, perdi muito dinheiro e pior que isso, muita mas muita qualidade de vida.
  5.  # 5

    Colocado por: j cardosodesproporcionada.


    Sabe o que é que eu acho desproporcionado já há muito tempo... os preços dos imóveis principalmente os apartamentos, não fossem algumas das pessoas mais ricas que "conheço" construtores..
  6.  # 6

    Colocado por: danobrega
    As rendas não são caras, as rendas são o que são devido a uma série de factores como o preço da casa, o preço da manutenção, os impostos, etc. Se acham que as rendas são caras, comprem as casas. Às vezes parece que defendem que tenha de haver alguém a perder dinheiro porque as rendas "têm" de ser mais baratas... chiça. Se arrendar fosse um bom negócio os senhores do dinheiro andariam metidos no assunto. Já viram alguma grande empresa que compre e arrende em massa? Não! Porque será?


    danobrega, mas é precisamente isso que as pessoas fazem - comprar casa em vez de arrendar. não é à toa que existe excesso de endividamento em Portugal! e isto acontece porque em cidades como Lisboa não compensa arrendar, os preços são muito elevados comparando com a qualidade das casas.

    as únicas pessoas que conheço que têm feito novos contratos de arrendamento fazem-no pelos seguintes motivos: não conseguem pedir crédito; ou são casais em início de vida cuja relação não é suficientemente solidificada para assumir o compromisso de património em comum; ou são pessoas que começaram à pouco a trabalhar e não têm ainda a coragem de assumir o investimento de comprar uma casa.

    falo com conhecimento de causa:
    aluguei sozinho umas àguas furtadas (T0) no Príncipe Real por 350€ durante 1 ano, onde não tinha sequer espaço para uma máquina de lavar. depois aluguei um T0+1 na Graça por 400€ novamente durante 1 ano e meio. ambos os prédios eram muito velhos e não tinham despesas de condomínio (lavagem de escadas inexistente, ou sequer elevadores ou parque de estacionamento, etc.), as cozinhas eram do mais barato possível, e coisas como azulejos e chão eram do tempo da minha avó. :p

    garanto que me fartei de procurar casas com melhores condições neste parâmetro de preço, mas estas foram mesmo as melhorzinhas.. entretanto, estas condições acabaram por me vencer e acabei por desistir do arrendamento e comprar um T1 normal onde a prestação ao banco é quase metade da renda que pagava anteriormente.
  7.  # 7

    ... não fossem algumas das pessoas mais ricas que "conheço" construtores..

    Então a sua experiência é diferente da minha. Quem eu vi a enriquecer foram os promotores, não os construtores (empreiteiros). Estes tiraram proveito do aumento dos preços e da procura, mas o verdadeiro "bolo" foi para os promotores (e para os especuladores).
  8.  # 8

    Colocado por: danobrega

      Não consegui mudar de casa quando me juntei com a minha companheira. Não gostava da casa e foi ela que a comprou.
      Mudar de área de trabalho quando comecei a trabalhar não era uma hipótese.
      Mudar para uma casa melhor, mas do mesmo tamanho, já que passamos a ter dois salários, não era uma hipótese.
      Não consegui mudar de casa quando tive o primeiro rebento. Tive a sorte de passar para casa emprestada da família.
      Não vou conseguir mudar de casa agora que está quase quase a rebentar o segundo rebento. ;)



    Com os preços altamente especulativos que se praticaram/cam em muitos sítios é possível que muita gente perca algum dinheiro, pelo que diz não parece ser o seu caso mas quanto ao resto dou lhe toda a razão e essas não são possíveis quantificar.

    Felicidades e muita saúde para o novo rebento. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • bmxer
    • 15 setembro 2011 editado

     # 9

    Colocado por: j cardosoEntão a sua experiência é diferente da minha. Quem eu vi a enriquecer foram os promotores, não os construtores (empreiteiros). Estes tiraram proveito do aumento dos preços e da procura, mas o verdadeiro "bolo" foi para os promotores (e para os especuladores).


    Estes que eu falo faziam tudo eles mesmos.
    Não estou a falar do empreiteiro que é quase só o próprio como há muitos..
  9.  # 10

    Colocado por: jorgferr

    Posso-lhe dizer que conheço muita gente a comprar para alugar como investimento, deve então ser porque gostam de perder dinheiro. Quanto a comprar a sua conversa é bonita mas como sabe se os spreads antigamente também fossem a 3% como agora eu queria ver quantas dessas pessoas teriam créditos aprovados. É como que digo, enquanto eu andei a tentar juntar dinheiro, esse serviu para pessoal comprar casas a spreads de 0,25% e a pedirem 100% do crédito, agora que tinha 30% para dar de entrada querem que eu pague 3% spread. Eu andei foi a ajudar os outros a comprar casa...
    Concordam com este comentário:becas


    Tenho um exemplo perto do meu senhorio que compra para arrendar. Aliás, ele não compra para vender (n seria bom negócio agora), compra para arrendar e está bem contente, segundo disse. Claro que se eu quisesse comprar a casa onde estou, podia comprar. Mas ele prefere arrendá-la !
    • M.H.
    • 15 setembro 2011

     # 11

    Colocado por: danobrega



    As rendas não são caras, as rendas são o que são devido a uma série de factores como o preço da casa, o preço da manutenção, os impostos, etc. Se acham que as rendas são caras, comprem as casas. Às vezes parece que defendem que tenha de haver alguém a perder dinheiro porque as rendas "têm" de ser mais baratas... chiça. Se arrendar fosse um bom negócio os senhores do dinheiro andariam metidos no assunto. Já viram alguma grande empresa que compre e arrende em massa? Não! Porque será?

    Também há apartamentos na periferia de Lisboa para alugar por 300€ ou menos, e antes de negociar o seu valor:http://casa.sapo.pt/Alugar-casas/Apartamentos/T0-ate-T1/Amadora/?sa=11∨=2&AOP=1.São casa más? Provavelmente.

    Dito isto, há rendas caras demais? Claro que há. Há rendas baixas demais? Claro que há... Em média, diria que se houver concorrência no segmento de mercado, as rendas têm tendência a ser justas e sem grande margem de lucro.


    boas
    na parte em q refere q n existem empresas q se dediquem ao NEGOCIO do arrendamento em grande escala...n é bem assim.
    contudo,qd lemos aqui utilizadores afirmarem q possuem 2,3, e mais casas em sistema de arrendamento apesar de n serem empresa ,a ideia q tenho é q talvez por isso n seja viável para muitas empresas enveredarem por ai...porque?...pela concorrência feroz:) particulares q n fazem as obras q lhes competem na manutenção,q n pagam impostos,q n fazem contrato e por ai fora.
    (quem n se enquadra a situação q descrevo,PARABENS!!)

    além disso o mercado imobiliário no meu ver está inflacionado,muita gente já perdeu e vai continuar a perder dinheiro na compra da sua casa. no q ao aluguer diz respeito é uma consequencia pelo menos nas casas ano de construção a partir de fins da década de 90
  10.  # 12

    Colocado por: M.H.boas


    Olá :)

    Colocado por: M.H.particulares q n fazem as obras q lhes competem na manutenção


    Essa de não fazer obras é outra que não entendo porque, das duas uma:

    O dono não faz obras porque não compensa, a renda é justa para o estado da casa e se fizer obras não pode aumentar a renda, tornando a renda injusta.

    ou

    O dono não faz obras e a renda é alta demais para o estado da casa, e não entendo porque raio é que o inquilino não vai para outra casa!

    Colocado por: M.H.q n pagam impostos,q n fazem contrato e por ai fora.


    Não pagarem impostos é uma potencial vantagem para as duas partes, pois conseguem uma renda mais baixa para o inquilino e um resultado liquido mais alto para o senhorio. Se há alguém prejudicado com essa situação em primeiro são os outros potenciais senhorios que têm concorrência desleal e em segundo somos todos nós, que pagamos mais impostos por alguns não pagarem.
    Concordam com este comentário: treker666, bmxer
    • M.H.
    • 16 setembro 2011

     # 13

    Colocado por: danobrega

    Olá :)



    Essa de não fazer obras é outra que não entendo porque, das duas uma:

    O dono não faz obras porque não compensa, a renda é justa para o estado da casa e se fizer obras não pode aumentar a renda, tornando a renda injusta.

    ou

    O dono não faz obras e a renda é alta demais para o estado da casa, e não entendo porque raio é que o inquilino não vai para outra casa!



    Não pagarem impostos é uma potencial vantagem para as duas partes, pois conseguem uma renda mais baixa para o inquilino e um resultado liquido mais alto para o senhorio. Se há alguém prejudicado com essa situação em primeiro são os outros potenciais senhorios que têm concorrência desleal e em segundo somos todos nós, que pagamos mais impostos por alguns não pagarem.
    Concordam com este comentário:bmxer


    pode ser ...
    mas está a partir de pressupostos sujeitos a grande variação.
    se as casas são antigas as rendas baixas mas n oferecem condições razoáveis de higiene e segurança deviam ser os inquilinos realojados e os proprietários obrigados a providenciar indemnização justa mediante valores pagos .
    se a casa n oferece condições basicamente n se aluga e isso sim para mim é o justo.

    nas casas com obras feitas e em condições mantém-se a situação dos preços demasiado altos em alguns casos .
    quanto a mudar de casa qd n agrada é engraçado e quase se pode comparar ás mudanças de trabalho,vários motivos:n abundam !dentro dos mesmos parâmetros,valores,localização,habito,escola dos filhos,cresce,e nunca mais parava...

    por ultimo o facto das casas n serem declaradas nas finanças n são (sempre) sinonimo de mais baixo custo para quem arrenda.

    ps:ausência de fiscalidade...fuga ao fisco de rendas comparado com oceanos de TUBAROES o proprietario deve vir na classe de jaquinzinho,
  11.  # 14

    Por vezes até ficam ambos a perder com a fuga aos impostos, mas principalmente os inquilinos pois podem abater algumas coisitas e assim nada
    Concordam com este comentário: jorgferr
    • M.H.
    • 16 setembro 2011

     # 15

    Colocado por: bmxerPor vezes até ficam ambos a perder com a fuga aos impostos, mas principalmente os inquilinos pois podem abater algumas coisitas e assim nada


    pois ...
    efectivamente ausência dessa declaração inviabiliza algumas coisas para o arrendatario.
    é ilegal,é reprovável estou de acordo.
    mas invariavelmente sou conduzido ao mesmo,anda muita gente aflita sem capacidade de honrar compromissos de ordem financeira.
    existe muita casa no mercado do arrendamento ainda a ser paga aos bancos pelos proprietario q sem as puderem aguentar as alugam .
    no entanto julgo q basta declarar q o fazem e até a prestação muda ,certo?
    se alguém tiver certeza já agora fica a duvida.
  12.  # 16

    Colocado por: JacintaEssa sua conversa é que já cheira a peixeirada.
    Há pouco peixeiros em Corroios(...) Todos os trabalhos são honrados, desde que a pessoa não roube, não viva à custa de outras e nem se prostitua
    LOL!
    A Jacinta fez uma peixeirada porque acha o termo insultuoso para as "peixeiras"?!?

    Colocado por: jorgferr A questão é que o normal é os senhorios em 20 anos querem recuperar a totalidade do investimento que fizeram (o que é normal) mas esquecem-se que daqui a 25 anos o apartamento ainda lá está e provavelmente vale o mesmo ou mais do que custou novo....e essa conta eles já não fazem,
    Ai fazem, fazem. :-))
    Há-de reparar que, até há uns 10 anos, a ENORME MAIORIA das casas arrendadas em Lisboa tinham sido construídas há mais de 60 anos. Só as casas muito velhas, sem elevador nem porteira, com poucas despesas de condomínio, estavam arrendadas.
    Essencialmente, porque uma renda de 400euros (4800eur/ano, o que, por terem poucas despesas, são uns 4000 líquidos) a 4% corresponde a um depósito de cerca de 100.000 - e, práticamente, NÃO HAVIA casas deste valor, com poucas despesas de condomínio e de IMI, em Lisboa.

    Colocado por: Italiano O salário mínimo ronda os 800 euros mensais, mas quase ninguém ganha menos de 1000. É possível arrendar um apartamento de 2 assoalhadas com kitchenette, mobilado, por 650/700 euros. Estes imóveis são normalmente arrendados por casais em início de vida. E há imensos estúdios impecáveis, com 30m2, a 500/550 euros, normalmente arrendados por jovens solteiros e pessoal divorciado/sem filhos.

    PS: Tenho a sensação de que aqui toda a gente vive em latas de sardinha, mas se calhar em Portugal nós é que vivemos em casas demasiado espaçosas. Quem vive em estúdios ou casas de duas assoalhadas + kitchenette? Existe este tipo de imóvel em grande escala?

    Fala-se muito do «ordenado mínimo», mas o que devia ser considerado é o ordenado MÉDIO que, em Portugal, deve andar pelos 850euros.
    Desta maneira, uma renda de 450euros por um T3 (é um T3, não é MartaD?) já não parece nada exorbitante...
    O normal na Europa é uma família gastar 25 a 40% do rendimento com a habitação (ver as contas do Italiano: rendimentos de 1000x2, rendas de 700)

    A minha empresa construíu nos anos 70 um prédio com 100 apartamentos de 2 assoalhadas (sala+quarto+c.banho+varanda) + kitchenette EQUIPADA (frigorífico, fogão, máquina de lavar...), com cerca de 45m2, perto das Olaias, em Lisboa. O prédio tem porteiro e 3 elevadores.
    Uma boa parte dos apErtamentos (ainda) está arrendada aos inquilinos originais... com rendas de 100 a 120 (CEM A CENTO E VINTE euros), porque o Estado congelou as rendas, não permite aumentar para valores normais. Os que têm rendas recentes pagam cerca de 400euros.
    NO MESMO PRÉDIO há rendas de com a desproporção de 1 para 4.

    Também sei de uma conhecida "torre" em Cascais que tem p'raí metade dos apartamentos arrendados. É um projecto dos anos 50, de um prestigiado Arqto (Ruy Jervis d'Athouguia). Tem 2 elevadores e porteiro. Os cerca de 50 apartamentos têm uns 55m2 cada um. E o problema de rendas "antigas" e "novas" ainda é mais gritante.

    Isto para lembrar os senhores inquilinos daqui do Fórum que muitos senhorios de Lisboa e Porto - e, alguns, já vão na 3ª geração, porque os inquilinos nunca morrem - foram (e continuam a ser) "entalados" pelo Estado com as rendas congeladas. E isto conduz a tremendas injustiças e desiquilíbrios.
    E rendas degradadas levam a prédios degradados...

    Quanto ao baixar a renda... já aconteceu uma nossa empresa, que tem escritórios arrendados, NÃO AUMENTAR a renda conforme a lei lho permitia, por nos parecer que o aumento era abusivo. JURO!
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, SofiaPaula
    •  
      MartaD
    • 16 setembro 2011 editado

     # 17

    LOL!
    A Jacinta fez uma peixeirada porque acha o termo insultuoso para as "peixeiras"?!?


    Nem me dei conta dessa. Nunca me passou pela cabeça estar-se mesmo a falar da profissão de "peixeiros" LOL

    Fala-se muito do «ordenado mínimo», mas o que devia ser considerado é o ordenado MÉDIO que, em Portugal, deve andar pelos 850euros.
    Desta maneira, uma renda de 450euros por um T3 (é um T3, não é MartaD?) já não parece nada exorbitante...


    É sim Luís.
    Nesse caso, comparando com o ordenado médio, era uma maravilha. Acontece que para a região daqui, 450 euros é muito alto, visto ser praticamente o ordenado médio daqui :p
    Visto na perspectiva de grandes cidades, onde esse ordenado de 850 é mais real, seria uma pechincha. Se eu arranjasse em Lisboa uma casa como a minha a 450 euros, mudava-me já.

    edit:

    Quanto ao baixar a renda... já aconteceu uma nossa empresa, que tem escritórios arrendados, NÃO AUMENTAR a renda conforme a lei lho permitia, por nos parecer que o aumento era abusivo. JURO!


    O meu Senhorio nunca me aumentou a renda em 3 anos. Por isso digo, tenho um excelente Senhorio. E o Sr- é investidor.
    • bmxer
    • 16 setembro 2011 editado

     # 18

    pois ...
    efectivamente ausência dessa declaração inviabiliza algumas coisas para o arrendatario.
    é ilegal,é reprovável estou de acordo.
    mas invariavelmente sou conduzido ao mesmo,anda muita gente aflita sem capacidade de honrar compromissos de ordem financeira.
    existe muita casa no mercado do arrendamento ainda a ser paga aos bancos pelos proprietario q sem as puderem aguentar as alugam .
    no entanto julgo q basta declarar q o fazem e até a prestação muda ,certo?
    se alguém tiver certeza já agora fica a duvida.



    Em alguns casos era suposto subir o spread, mas por vezes o produto do banco para um caso e para o outro é igual e mesmo quando não é, por incrível que pareça, já vi isso acontecer com o barclays e eles não subiram e podiam subir.
  13.  # 19

    Colocado por: M.H.no entanto julgo q basta declarar q o fazem e até a prestação muda ,certo?


    A prestação ao banco? Sim muda, aumenta. Por exemplo, se deixar de ser um crédito para habitação própria e permanente.

    Colocado por: M.H.por ultimo o facto das casas n serem declaradas nas finanças n são (sempre) sinonimo de mais baixo custo para quem arrenda.


    Aqui mais uma vez só vejo duas hipóteses:


      A casa tem uma renda ao nível do mercado. O arrendatário não tem nenhum incentivo para não declarar a renda no IRS para obter o benefício. Se o senhorio não declarar a renda vai ser apanhado.
      A casa tem uma renda mais baixa que o mercado. O arrendatário sabe disso, sabe que o senhorio não declara mas não se importa porque tem uma casa mais barata. O Senhorio, mesmo que a casa esteja 20% mais barata, basta que o seu escalão de IRS seja mais alto para compensar finaceiramente.


    Não estou a ver, principalmente em contractos novos, que se façam as coisas sem declarar às finanças sem a cumplicidade das duas partes.

    Colocado por: M.H.se as casas são antigas as rendas baixas mas n oferecem condições razoáveis de higiene e segurança deviam ser os inquilinos realojados e os proprietários obrigados a providenciar indemnização justa mediante valores pagos .


    Essa agora? Porquê? O senhorio é a segurança social? A ideia que tenho é que essas situações foram criadas pelos sucessivos governos, que criaram um problema financeiro para o Senhorio, acabaram com património pois não houve maneira de manter a casa, e criaram um problema social pois temos pessoas dependentes de rendas ridiculamente baixas que não podem de um dia para o outro ficar sem casa.

    Este problema deve ser resolvido por todos nós (segurança social), mas é mais confortável deixar a responsabilidade para os senhorios.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, bmxer
  14.  # 20

    Luis k. w.
    Concordo com o seu comentario..mais açima..mas tambem tem de ter em conta o seguinte..a politica de arrendamentos e construçao em Portugal é um autentico falhanço desde decadas..quando se referire ao ordenado médio em Portugal de 850euros, muito bem aqui em França o ordenado medio anda por volta dos 1500euros a taxa des esforço mais ou menos para arrendamento anda por volta dos 30% ..e mais; o que custa num arrendamento aqui ; sao os encargos de chaufagem e espaços verdes..o meu filho esta num apartamento ..com uma renda de 280euros mensais! t3! depois tem os encargos de chaufagem agua quente e fria..mais os espaços comuns que representa 190 euros! total da renda 470euros, pois eu posso lhe garantir que é um apartamento onde tem todas as comodidades tanto de inverno como de verao..o problema ai hé o que.
    Enquanto nao houver uma politica de construçao e arrendamento! para as diferentes classes da populaçao isso nunca sera resolvido, ja disse varias vezes aqui; qual é a diferença..o livrete A aqui serve para essa politica de construçao, e melhoramento do parque de arrendamento..saiba que é o maior fundo neste Pais onde a populaçao mete as suas economias( remunerado todos os anos 0.5% açima da inflaçao) este livrete A representa milhares de euros, que sao destinados a esses organismo de residençia BAIXOS E MEDIOS do parque de arrendamento..por isso as rendas mesmo no parque PRIVADO nunca poderao ser exageradas como ai..o sistemo auto regulasse por este motivo; ai existe certo, mas muito pouco em relaçao a populaçao.. agora referente o que se passa e passou ai.. a construçao foi feita sem normas e tudo a selvagem sem politica urbanistiqua, tendo em conta as diferentes classes da populaçao.. e isso par ir para a frente vai ser muito dificil! posso me enganar e espero me enganar..mas estou muito dubitativo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr
 
0.0379 seg. NEW