Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Na minha casa resolvi em má hora mudar a lareira de sítio, afastando-a do canto (posição original) cerca de 1,20 m. Acontece que a lareira que antes “fumava” muito bem agora devolve uma grande parte do fumo para a sala. Assim sendo, por não a poder utilizar, desde há dois anos que a lareira serve apenas de elemento decorativo e para o Pai Natal cumprir anualmente a sua função.
    Será possível encontrar uma alternativa, nomeadamente inserindo no seu espaço um recuperador de calor sem causar muita “lavoura”? ou que tipo de solução me aconselham?
    •  
      FD
    • 21 outubro 2008

     # 2

    Posso estar a dizer alguma asneira, mas aqui vai.

    A lareira tem uma conduta de fumos única ou é comum? Está muito longe da chaminé propriamente dita?

    Será que uma girândola montada na chaminé pode resolver?

    girandola
  2.  # 3

    A conduta é única. trata-se de uma moradia. Já pensei nessa solução, mas a minha chaminé é identica a esta pelo que não me parece aplicável neste caso.
    Chaminé
  3.  # 4

    O que deve estar a estagnar a evacuação de fumos, deverá ser alguma(s) curvas que colocou na deslocação da chaminé?
  4.  # 5

    Pois é...isso sei eu. Mas o que está feito, feito está. O que pretendia era alguma solução para tentar minimizar o problema.
    •  
      FD
    • 22 outubro 2008

     # 6

    Então penso que só forçando a saída de ar artificialmente.
    Através do recuperador de calor, mas com ventilação forçada (motor), porque tenho um "normal" e é uma treta. Os meus pais têm um de ventilação forçada e aquilo é espectacular. Faz um pouco de barulho, mas é muito bom mesmo.
    Ou então, com um extractor de fumos colocado na chaminé. Seja o que for, ainda vai gastar algum dinheiro.
 
0.0107 seg. NEW