Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Estou em vias de construir casa e tenho vindo a ler algumas coisas (algumas aqui no forum), sobre sistemas de bomba de calor. Tenho lido muito sobre preços e tecnologia, mas gostava de saber um pouco das opiniões de quem efectivamente tem sistemas destes montados em casa:

    - Vantagens e desvantagens
    - Área da casa que aquece e\ou arrefece
    - Marca usada
    - Interligação com outras fontes energéticas (recuperadores de calor, painéis solares, etc)
    - Valores
    - O que faria diferente hoje

    Tenho uma área de cerca de 300m2 para aquecer\arrefecer em 3 pisos - alguém tem sugestões? :D

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Colocado por: bahamut27- Vantagens e desvantagens

    Bomba de calor ar-água? Ar-ar? Ligada a que sistema?
    Colocado por: bahamut27- Área da casa que aquece e\ou arrefece

    A que precisar. Há potências para todos os gostos...
    Colocado por: bahamut27- Interligação com outras fontes energéticas (recuperadores de calor, painéis solares, etc)

    Faz todo o sentido e não ha qq problema técnico em fazer isso.
    Colocado por: bahamut27- Valores

    Uiii... Isso é que há mesmo para todos os gostos. É como nos carros... Para uma residencia "normal", dos 4000€ aos 15000€....
    Colocado por: bahamut27O que faria diferente hoje

    Em relação a que?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bahamut27
  3.  # 3

    Olá Pedro

    Agradeço o comentário, mas estava mais à espera de obter alguma informação de outros foristas, da experiência que eles estão a ter com o seu próprio sistema. Mas se calhar não fui claro com a informação que pretendo, pois cá vai, mas mais bem explicado:

    - Vantagens e desvantagens (quais os pontos mais positivos e mais negativos da opção de boma de calor que tomou?)
    - Área da casa que aquece e\ou arrefece (o seu sistema está instalado para cobrir quanta da área da sua casa?)
    - Marca usada (qual a marca porque optou e porquê; dependeu unicamente do preço?)
    - Interligação com outras fontes energéticas - recuperadores de calor, painéis solares, etc (Tem o seu sistema interligado com outras fontes de energia? Quais? Com que sucesso?)
    - Valores (quanto pagou pelo seu sistema?)
    - O que faria diferente hoje (tomaria na mesma a decisão de instalar um sistema de bomba de calor? O que faria diferente na sua instalação?)

    Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: bahamut27- Vantagens e desvantagens (quais os pontos mais positivos e mais negativos da opção de boma de calor que tomou?)

    Positivos: os baixos consumos e a possibilidade de a mesma maquina fazer aquecimento e e arrefecimento
    Negativo: só vejo mesmo o custo....
    Colocado por: bahamut27Área da casa que aquece e\ou arrefece (o seu sistema está instalado para cobrir quanta da área da sua casa?)

    250m2
    Colocado por: bahamut27- Marca usada (qual a marca porque optou e porquê; dependeu unicamente do preço?)

    Daikin Altherma.
    Quando comecei a procurar por bombas de calor o tema ainda não era nem de perto tão usual por cá. Tinha várias que me interessavam. A escolhida em primeira mão nem tinha sido esta. O que me convenceu foram as prestações associadas a um preço não exagerado, e com fácil assistência. Mas bombas não falta, agora...
    Colocado por: bahamut27- Interligação com outras fontes energéticas - recuperadores de calor, painéis solares, etc (Tem o seu sistema interligado com outras fontes de energia? Quais? Com que sucesso?)

    A bomba de calor faz apoio aos painéis solares para fazer as AQS. Funciona na perfeição.
    Colocado por: bahamut27- O que faria diferente hoje (tomaria na mesma a decisão de instalar um sistema de bomba de calor? O que faria diferente na sua instalação?)

    Em relação ao material para já não tenho nada a dizer. Tinha era escolhido outro instalador, mas isso são outras contas... ;)
  5.  # 5

    Colocado por: DOGMAconhece alguma ar água com COP 5...??

    Não. Com 4 e tal agora não faltam. 5 ainda não tinha visto. Tb sou sincero, desde que tenho o sistema instalado, não tenho procurado muito mais. Por isso é natural que bastantes coisas novas tenham aparecido...
    Pode dizer qual é? E há por cá?
  6.  # 6

    Colocado por: DOGMAconhece alguma ar água com COP 5...??

    Boa tarde,
    Corrija-me se estiver errado, uma bomba de calor atinge um cop de 5 normalmente para aquecimento de piscinas certo? Depois quanto maior a diferença de temperatura entre o desejado e a temperatura ambiente menor fica o cop.
  7.  # 7

    Não sei se é a mais silenciosa do mercado, mas esta Daikin Altherma é bastante silenciosa, mas isso foi á dois anos, agora com certeza existem mais silenciosas.
      PB060465.JPG
  8.  # 8

    Colocado por: DOGMAe essa tá ligada a "uma"..??


    Esta bomba está a servir para aquecer/arrefecer uma habitação através de ventiloconvectores com apoio solar sonnenkraft


    Colocado por: DOGMAsó trabalha com essa??


    Não mas esta realmente é uma das melhores que já instalei, pois depende da carteira das pessoas.
  9.  # 9

    Colocado por: DOGMAexiste sim.

    Isso já tinha percebido. Não pode dizer qual é?
    Colocado por: DOGMAa sua já funcionou...qual é o rendimento dela?

    Já funcionou este inverno, mas em condições nada normais, pois ainda estava em obras a casa...
    Mas sou-lhe sincero, não sei como posso fazer eu esse tipo de medições! Como consigo eu verificar o rendimento da minha bomba? Consigo medir o que consome, mas como meço o que produz?
    É que gostava mesmo de fazer essas contas...
  10.  # 10

    Colocado por: DOGMAe qual foi a pior que instalou?


    A pior que já instalei, não me refiro á sua capacidade de aquecimento mas sim do nivel de barulho, foi uma bomba da zantia, modelo Quebec 30kw, aquilo faz uma barulheira,mas como foi para uma casa com 450m2 e foi a escolha do cliente, não podia ser outra coisa.
  11.  # 11

    Colocado por: DOGMAquer então dizer que a única diferença para si é só o barulho,a qualidade e rendimento é igual...???


    Em relação á capacidade de entregar a temperatura desejada, ambas o conseguem, a diferença está no cop, pois a Daikin tem um cop superior a 4 e a Zantia fica-se pelos 3 e pouco, depois só daqui a alguns anos vamos poder realmente dizer qual é a melhor em relação á fiabilidade e durabilidade.
    Mas Daikin é uma marca de renome e com certeza vai dar provas de ser melhor.
  12.  # 12

    Colocado por: DOGMAse tirarmos o autocolante "zantia"....quem será o verdadeiro fabricante??

    Made in China!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  13.  # 13

  14.  # 14

    E até tem um cop superior a 4 para aquecimento central, no caso de aquecimento a piscina o cop supera o 5
  15.  # 15

    Já agora sei que nada tem a ver, mas sabe qual o país de fabrico da famosa marca Timberland???
  16.  # 16

    e quando falam em COP de 4 e 5, para que temperatura exterior e interior??
  17.  # 17

    Colocado por: sergyioe quando falam em COP de 4 e 5, para que temperatura exterior e interior??

    Sempre nas condições de teste de 7ºC de temperatura exterior.
    Atenção tb à temperatura de saída da água em que fazem os testes. Normalmente a 35ºC. Mas se fizerem o teste com água a saír a 45ºC, é claro que o COP apresentado vai ser mais baixo...

    Mas uma marca decente vai sempre apresentar uma tabela com os vários rendimentos da bomba ao longo de várias temperaturas exteriores. Só assim se pode calcular que bomba se pode instalar em determinado local.
  18.  # 18

    Colocado por: DOGMA
    tem de perguntar ao PedroAzevedo78 ele é que sabe dessas coisas


    você também em COP de 5...
  19.  # 19

    Colocado por: DOGMAtem de perguntar ao PedroAzevedo78 ele é que sabe dessas coisas

    Você gosta mesmo de se meter comigo...
    Começo a achar que lá no fundo até gosta de mim!
  20.  # 20

    Colocado por: DOGMAo mesmo se passa com a temperatura exterior abaixo dos 7

    Já viu alguma marca a anunciar em números "gordos" o COP a temperaturas baixas?
    Mostram sempre o numero mais vantajoso como é óbvio, das condiçoes padrao.
 
0.0218 seg. NEW