Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho aqui pedir uma opiniões.

    Estava a pensar em inscrever-me numa licenciatura em Engenharia Agronómica.

    Trabalho em Lisboa mas sou da zona de Torres Vedras/Lourinhã, acontece que não me identifico com este trabalho e não gosto de vir para Lisboa todos os dias, não me sinto em "casa". Gosto muito de agricultura, os meus avós vivem disso, e agora tenho estado com a ideia de tirar essa licenciatura.

    O meu receio é o desemprego, não sei se este curso é viável, gostaría se possível de alguns conselhos/pontos de vista.

    É uma decisão difícil para mim pois por mais que queira tirar o curso, para isso tenho que sair do trabalho em que estou por causa do horário, neste trabalho estou estável e recebo sempre a horas e é um bom ordenado, é uma instituição importante, só que estou só num call center, não me sinto realizada e tenho vontade de mudar, só tenho 22 anos. Gostava de acreditar que a agricultura é o futuro mas tenho muitas dúvidas. Tenho possibilidade de sair deste trabalho e arriscar os 3 anos de licenciatura mas ao mesmo tempo não sei o que fazer, aqui neste emprego tratam-me muito bem, a minha chefe é um amor de pessoa mas lá está não me sinto nada realizada.

    Tenho um terreno na minha zona e lá quero construir, é lá que quero fazer vida e deixar Lisboa, a Engenharia Agronómica poderia também ser a saída.

    Estou muito confusa e assim precisava de outras opiniões que me ajudassem a decidir.

    Obrigado :)
  2.  # 2

    Eu sou daqueles que acredito que agricultura vai ser novamente o pão nosso de cada dia. Forçosamente terá que ser.

    Daqui a 10/15 anos os terrenos de agricultura estarão bem valorizados, a não ser que venha outro Cavaco.
    Concordam com este comentário: KredennGeltiek, srodriguez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: srodriguez
    • eu
    • 13 setembro 2011 editado

     # 3

    Porque não faz essa licenciatura em regime de trabalhadora estudante, mantendo ao mesmo tempo o seu emprego?

    Eu também acredito que a agricultura vai ser importante nos próximos anos...
  3.  # 4

    Vou tentar ajuda-la questionando-a:

    Para que precisa da licenciatura, que ferramentas reais lhe dá? Não existirão outras opções?

    Quer ser agricultora ou empresária? Isto é, quer trabalhar para alguém, ou quer ter o seu negócio?

    A que tipo de agricultura se refere? tem tantas culturas, que tem de ter uma ideia...

    Há, neste nosso Portugalito, alguns bons exemplos de nichos de mercado (cogumelos, ervas aromáticas), mas há tantos flops em culturas mais generalistas que eu teria medo...

    agora, isto é uma opinião pessoal, mas se diz
    Colocado por: srodrigueznão me identifico com este trabalho e não gosto de vir para Lisboa todos os dias

    Eu com 22 (e imagino sem grandes responsabilidades) não teria a minima duvida de "virar a mesa" e partir à aventura... isto vai ter que melhorar em algum momento!

    Há vários exemplos:
    http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CCAQFjAA&url=http%3A%2F%2Faeiou.expresso.pt%2Fsousacamp-vai-criar-mais-165-postos-de-trabalho%3Df513402&ei=v1hvTvLdLYTKsgai3_CxBw&usg=AFQjCNH7K8676Uo0DMRrqpyZmuua0WGDPQ&sig2=AlJZ4V6HYmnR-YLfmlRmUw
    Estranhamente o artigo é de 2009, mas saiu um mais recente na Exame de Agosto, mas não consigo encontrar.
  4.  # 5

    O moraisdd tem razão.

    Julgo que não deverá enveredar por agricultura em "massa", porque aí não temos produção para competir em preços. Nem que Portugal inteiro vire terreno agrícola lol
  5.  # 6

    em respostao ao eu, inicialmente era a minha ideia, só que queria frequentar o ISA que é aqui em Lisboa, era 5 estrelas aguentava este trabalho e estudava só que lá a licenciatura só existe em horário diurno. :(
  6.  # 7

    moraisdd, obrigado pela ajuda, eu queria trabalhar para alguém, na zona Oeste existem bastantes empresas de agricultura, agora se depois há lugar para mim já ninguém sabe.

    Eu tenho pensado muito nisso de ser nova, não tenho quase nada a perder, só o trabalho, e tenho dito que vai ser agora ou nunca, quanto mais tempo deixar passar pior. Ao mesmo tempo tenho é medo desta crise, deste país e desperdiçar este emprego que ao menos tenho ordenado certo ao dia 25. Mas quero ter pensamento positivo de que isto vai mesmo melhorar

    vou ler com atenção o artigo, obg
  7.  # 8

    Informe-se primeiro no ISA nas facilidades dadas a trabalhadores estudantes, ou melhor ainda fale com um estudante de lá. Hoje é cada vez mais fácil estudar à distância devido às ferramentas de e-learning. O mais complicado serão as cadeiras práticas, mas aí tb poderia negociar com a sua entidade empregadora uma flexibilização do horário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: srodriguez
 
0.0132 seg. NEW