Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a tod@s,

    Preciso realmente de ajuda y agradecerei todos os conselhos e possíveis ideias.

    Em resumo:

    1. Estou actualmente a iniciar um processo de compra de um apartamento
    2. O edifício tem mais de 100 anos, apartamento com pé direito de 4 metros
    3. actualmente o proprietário da casa é uma empresa que se dedica a comprar casas e remodela-las por completo para logo vender
    4. problemas com que me encontrei:
    4.1. o apartamento tem um pequeno logradouro onde se encontram instaladas 4 maquinas de ar condicionado pertencentes a um restaurante.
    4.2. a janela do quarto principal foi "fechada" por uns vizinhos de outro edifício

    creio que este apartamento esta há muito desabitado e uns magníficos vizinhos de outro edifício, cujo logradouro é contíguo ao do apartamento que quero adquirir, decidiram por bem fechar o seu logradouro usando a parede do edifício onde pretendo comprar o apartamento, mas não satisfeitos acharam que era melhor ainda se alem de utilizar a parede do edifício do lado também o fizessem por cima da altura la janela do quarto principal e colocar umas cortinas... Devem ter pensado que por tijolo numa janela que não lhes pertence já seria demasiado!

    neste momento, obviamente que falei com a empresa proprietária com quem estou a negociar, indicando-lhes que os ares condicionados do restaurante ainda posso passar por alto, mas que não toleraria a situação da janela do quarto e essa situação faria com que desistisse do apartamento (obviamente ainda não há CPCV).

    ao tratar-se duma empresa, imagino que não querem problemas nem andar em conversas com ninguém, nem consultar na câmara que aquela situação é legal etc, y propõem-me fechar aquela janela y abrir outra ao lado de forma a que as cortinas do vizinho não me chateiem.

    Ajuda:
    1. que devo/posso "exigir" à empresa proprietária?
    2. que precisam de fazer para conseguir que os vizinhos do edifício do lado retirem da fachada do "nosso" edifício aquela "construção ilegal"
    3. em caso de que aceitasse a situação de fechar a janela original y abrir uma nova, isso não seria considerado alteração da fachada? (explicaram-me por telefone que não haveria qualquer problema já que se trata da fachada traseira do edifício, no entanto, não me convenceram)

    sei que se trata de uma empresa que o que quer é fechar negocio sem ter problemas, mas eu também não os quereria ter num futuro.

    Agradeço toda a ajuda possível.
    • M.H.
    • 14 setembro 2011

     # 2

    boas
    referiu o mau e o q incomoda e isso faz com q pareçam demasiadas questões problematicas.
    100 anos é muito tempo de construção...peça uma relação das intervenções feitas no imóvel,as ilegalidades (supostas) do vizinho podem se corrigidas trazer-lhe mau ambiente ,e do q tenho lido aqui no fórum alterações de fachada requerem projecto.

    contudo o imóvel pode ter muitos pontos positivos q n mencionou,e portanto sem os dados todos fica complicado saber se vale a pena os riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccerqueira
  2.  # 3

    Em primeiro lugar agradecer a rapida resposta. E acrescento alguma informaçao adicional:

    o facto do edificio ter mais de 100, para mim nao é problema, ao contrario, adoro edificios com fachada de azulejo. A casa esta actualmente a ser totalmente remodelada, paredes, canos, electricidad, gas, absolutamente tudo.

    estou francamente "apaixonada" pelo apartamento e fecho os olhos à situaçao dos aparelhos de ar condicionado, no entanto a situaçao do quarto principal com os vizinhos de outro edificio, penso que a empresa actualmente propietaria e que esta a realizar toda a remodelaçao deveria, pelo menos falar com os inquilinos que fecharam "ilegalmente" (suponho) o seu logradouro tapando totalmente a janela do quarto principal da casa que pretendo comprar.

    o que acontece é que realmente se esta situçao nao tem soluçao nao comprarei o apartamento.
    • M.H.
    • 14 setembro 2011

     # 4

    boa noite
    sendo assim tem mesmo q esclarecer isso,contudo a ser ilegal a situação do logradouro dos vizinhos e mesmo q consiga repor(a legalidade) fica a incógnita do mau ambiente q isso possa eventualmente provocar.
    mesmo q possa reverter a situaçao da janela talvez fosse oportuno ter uma conversa com os vizinhos em cauda afim de constatar de q tipo de pessoas se tratam.

    ps:n consegue nessa fase de remodelação sugerir uma solução de entrada de luz natural q goste para o quarto?
    clarabóia ou outro tipo de janela ...
 
0.0131 seg. NEW