Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Agradeço as suas ideias adarq,

cumprimentos
  2.  # 22

Martins

vale o que vale, mas péssima planta, e duvido um pouco desses 183 m2, muita área perdida e mal distribuida, olhe bastou ver o lavatório á entrada da wc da suite para ver o que se pode fazer de mal apesar de ter muito espaço disponivel.
    a localização da lareira é pessima.
  3.  # 23

Na minha opinião, sendo um leigo na matéria a planta está bem conseguida, com pormenores muito interessantes, no entanto faria algumas alterações:
    - na IS 5,10, trocava a posição do lavatório com os sanitários, para não os ter á entrada da porta
    - na IS 7,25, colocava o duche e banheira nos cantos do wc e a janela a meio a separar
    - colocava janela virada a nascente na sala (ou deslocava a existente)
    - colocava uma janela (ainda que pequena) na lavandaria
    - colocava uma janela (ainda que pequena) na garagem

Parabéns e força nesse projeto!

http://anossaalegrecasinha.blogspot.com/
  4.  # 24

Os meus "bitaites":
    - sala demasiado quadrada (dificulta a distribuição) e com pouquíssima luz (janela minúscula para a área);
    - lareira numa localização sem interesse nenhum;
    - quem vem pela porta principal tem de passar para a sala para ir para a cozinha?
    - lavandaria sem luz natural e sem espaço para pôr um estendal;
    - corredor de acesso aos quartos estreito e sem luz natural (?);
    - casa de banho de apoio aos quartos muito pequena (por comparação com a suite);
    - inexistência de roupeiros nos espaços comuns para arrumar casacos, roupa de casa, etc
    As casa térreas permitem distribuições tão interessantes...escolha um bom arquitecto e dê-lhe carta para desenhar, tendo em conta o que pretende (divisões, estilo de vida, orçamento,...).
    Bom trabalho!
  5.  # 25

Colocado por: MontakitBom dia,

Posso contribuir com orçamento gratuito e sem compromissos para a carpintaria.

Atentamente,

Filipe Abreu
    email: [email protected]
    www.montakit.pt

Obrigado Filipe,

Quando tiver os desenhos finais entro em contacto consigo.

Cumps,
  6.  # 26

Colocado por: marco1Martins

vale o que vale, mas péssima planta, e duvido um pouco desses 183 m2, muita área perdida e mal distribuida, olhe bastou ver o lavatório á entrada da wc da suite para ver o que se pode fazer de mal apesar de ter muito espaço disponivel.
    a localização da lareira é pessima.

Boa noite Marco1,

Os 183 m2 são só da habitação sem contar com a garagem. Gostamos de um hall de entrada com relativo espaço de circulação, das plantas que já fizemos esta é a que tem o corredor que mais se adapta à disposição que pretendiamos para os quartos.

Na IS da suite não vemos nenhum inconveniente na distribuição das loiças pela área disponível. Tendo em conta que nesta IS tem de ter o espaço para uma cadeira de rodas girar, pensamos que seria a melhor opção ( já fizemos várias).

Quanto à disposição da lareira, já esteve na parede em frente e a fazer de divisão da sala de estar para a sala de jantar, mas após termos visitado uma obra,
    em que tinha uma lareira com esta disposição, não nos agradou de todo essa ideia, retirando espaço de circulação.

Penso que, se a lareira estiver na parede em frente ficará com uma chaminé muito alta não???
  7.  # 27

Colocado por: miguelgNa minha opinião, sendo um leigo na matéria a planta está bem conseguida, com pormenores muito interessantes, no entanto faria algumas alterações:
    - na IS 5,10, trocava a posição do lavatório com os sanitários, para não os ter á entrada da porta
    - na IS 7,25, colocava o duche e banheira nos cantos do wc e a janela a meio a separar
    - colocava janela virada a nascente na sala (ou deslocava a existente)
    - colocava uma janela (ainda que pequena) na lavandaria
    - colocava uma janela (ainda que pequena) na garagem

Parabéns e força nesse projeto!

http://anossaalegrecasinha.blogspot.com/

Boa noite miguelg,

Obrigado pelo seu comentário.

Devido ao ruído do autoclismo optamos por não colocar em paredes de confronto com os quartos!

Na IS de 7,25 com a janela ao meio ficaria com mais luz natural para tomar banho certo?

Na sala existe 2 janelas, a que está a Norte, vai passar a Poente!

Quanto ás janelas da garagem e da lavandaria, concordo consigo.
  8.  # 28

Colocado por: becasOs meus "bitaites":
    - sala demasiado quadrada (dificulta a distribuição) e com pouquíssima luz (janela minúscula para a área);
    - lareira numa localização sem interesse nenhum;
    - quem vem pela porta principal tem de passar para a sala para ir para a cozinha?
    - lavandaria sem luz natural e sem espaço para pôr um estendal;
    - corredor de acesso aos quartos estreito e sem luz natural (?);
    - casa de banho de apoio aos quartos muito pequena (por comparação com a suite);
    - inexistência de roupeiros nos espaços comuns para arrumar casacos, roupa de casa, etc
    As casa térreas permitem distribuições tão interessantes...escolha um bom arquitecto e dê-lhe carta para desenhar, tendo em conta o que pretende (divisões, estilo de vida, orçamento,...).
    Bom trabalho!

Boa noite becas,

Obrigado pelo seu bitaite.

Ainda não temos as medidas das janelas, mas acha que 2 janelas de sacada de 1,40m não é suficiente para essa área?

A garagem e a lavandaria terá mais luz, quanto ao estendal só na rua debaixo de um telheiro, é chato passar pela cozinha com a roupa, mas penso que ficará assim.

A lareira também não me está a agradar a 100% a ideia, mas não estou a ver grande solução!

Quanto à falta de luz no corredor, tem toda a razão, tenho de pensar numa solução para esse caso.

Obrigado a todos pelas vossas dicas!
  9.  # 29

Sim, na IS de 7,25 com a janela ao meio das zonas de duche ficaria com mais luz natural.

Pode sermpre colocar uma porta nas traseiras da garagem ou na lavandaria, se bem que neste último caso roubaria muito espaço, de facto não será pratico passar com a roupa pela cozinha.

Em relação á lareira, poderia ser colocado no canto da sala junto ás escadas, mas na posição actual tem a vantagem de estar mais ao meio da sala e aquecer a sala mais rapidamente quando a ligar.
  10.  # 30

Bons dias caros Foristas,

Estive a pesquisar uma solução para dar mais luz natural ao corredor, mas não sei se será exequível e se neste caso o sotão deixará de ser considerado para arrumos, passando a ser considerado área útil de habitação? A opção será a colocação de um mezanino no hall de entrada para acesso ao sotão.

No sotão na zona do hall colocaria piso em tijolo de vidro e no corredor uma ou duas fileiras do mesmo tipo de tijolo.

No sotão vai levar apenas 2 janelas laterais, logo o mezanino criará luz natural ao centro do sotão, visto no hall de entrada ter a janela de maior dimensão. Pensei em colocar os projectores de luz natural da velux no tecto do corredor, mas ficariam mesmo ao centro do sotão, tirando espaço de circulação e possivelmente seria mais dispendioso.

Provavelmente a temperatura diminuirá no r/c, mas como estou a pensar colocar piso radiante e com o recuperador de calor a fornecer ar quente ao sotão, penso que não terei grandes problemas.
  11.  # 31

Caro Martins_31,

Julgo que o trabalho a partir de agora terá de ser consigo e com o seu Arquitecto.
    Como já disse anteriormente, os dados estão lançados.
    Já agora, onde é o terreno e quanto pensa gastar nessa casa? Por vezes não é só querer, por vezes também é poder ter.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 32

Colocado por: Martins_31é chato passar pela cozinha com a roupa, mas penso que ficará assim.

A lareira também não me está a agradar a 100% a ideia, mas não estou a ver grande solução!

Desculpe se me intrometo sem vir fazer grandes sugestões, mas estas suas duas frases despertaram-me a atenção.

Não acha mau ainda só ter a casa no papel e já identificar - você mesmo - coisas de que não gosta ou que sabe que não funcionam bem? Imagine então quando estiver a viver na casa, a amaldiçoar-se todos os dias por causa dos pormenores mal pensados....

Lembre-se de duas coisas - a casa é um investimento muito grande e as suas características vão marcar a sua qualidade de vida nos últimos 10, 20, 30 anos...; a casa é um bem, e num potencial cenário de venda futura pormenores mal pensados, feitos "ah porque tinha de ser assim" mas retiram qualidade à casa, podem fazer a diferença entre vender bem, vender mal e não vender.
  13.  # 33

O terreno fica situado na zona de Palmela, os valores para construir, não estava a pensar em gastar mais do que 140.000, considerando um valor médio de 750€/m2.
  14.  # 34

Muito bem Martins_31,

Já tem os dados na mão. Agora resta lançá-los.
    Há muita coisa a rever no seu projecto.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  15.  # 35

Colocado por: Italiano

Desculpe se me intrometo sem vir fazer grandes sugestões, mas estas suas duas frases despertaram-me a atenção.

Não acha mau ainda só ter a casa no papel e já identificar - você mesmo - coisas de que não gosta ou que sabe que não funcionam bem? Imagine então quando estiver a viver na casa, a amaldiçoar-se todos os dias por causa dos pormenores mal pensados....

Bom dia caro Italiano,

Realmente os Foristas que tocaram neste ponto têm toda a razão, em caso de venda é um dos pontos fundamentais!

Não é que esteja a pensar em vender, mas a vida dá muitas voltas e como não sabemos o dia de amanhã, há sempre que prevenir!
    No poupar é que está o ganho, mas há certas poupanças actuais que não compensa de maneira nenhuma no futuro!

Penso que vou alterar esse pequeno grande pormenor de passar com a roupa lavada na cozinha, mas em vez de fazer uma porta na lavandaria para o exterior, faço-a na garagem, ao lado da lavandaria, vou também alterar a porta da lavandaria para a lateral.
  16.  # 36

Colocado por: DOGMAdiz-se de serviço...quando na maioria das vezes é das casas de banho mais importantes da casa.

Por acaso também não gosto do nome, não tem nada a ver com a sua utilidade. Prefiro "IS social".
    Para mim, o nome "WC de serviço" só faz sentido quando a IS se situa na cave, garagem ou nas zonas de serviço associadas à cozinha (e isto para casas grandes pensadas para a presença frequente de empregados domésticos). Nos outros casos, temos: IS social; IS de apoio aos quartos; IS privada, nas suites.
    Concordam com este comentário: ps casa
    • naar
    • 15 setembro 2011

# 37

Boas,

O wc social é de facto muito pequeno.

Eu aumentaria a área sacrificando um pouco o hall de entrada, em úlimo caso, no minimo colocava uma porta de correr.

Vai ser dificil a pessoa entrar no wc e fechar a porta.
  17.  # 38

Martins

eu devia ficar calado mas é mais forte do que eu, então só falando da I.S. não acha mesmo que um simples arquitecto dava a volta aquilo?'
    tem algum jeito sendo a I.S. acessivel ficar logo á entrada estrangulada pelo lavatório?'
    enfim só lhe digo uma coisa, por meia dúzia de euros falava com um arquitecto e expunham as vossas ideias e de certeza absoluta sairia uma muito melhor planta e até a poupar-lhe uns milhares de euros na construção. A opção é sua.
    repare que tem uma lareira num ponto de passagem ou seja toda a circulação para a cozinha passa á sua frente, assim como a zona onde está vai perder muito do seu calor quer pelas escadas quer por estar precisamente numa zona de circulação e portanto mais aberta.
    isso e muitas outras coisas mais que estão muito mal organizadas quer pela dimensão quer pela sua distribuição.
    olhe outra, aquela sala com aquele tamanho todo e com uma janelita a dar para o acesso dos automoveis. Não será viver numa moradia algo em que podemos ligar o interior com o exterior e ter mais qualidade de vida??
    enfim não percebo, já estou como o DOGMA, as pessoas gostam de ser mal servidas. Essa planta não serve, não tenha relutância em contactar um arquitecto.
    Concordam com este comentário: becas, naar, riscas, DOGMA
    • mang
    • 15 setembro 2011

# 39

A lavandaria está a limitar um dos lugares de garagem
    A sala, embora com boa área é demasiado quadrada, eu rectangulava isso :)
    A cozinha parece-me demasiado grande, talvez se conseguisse encaixar a lavandaria nesta área
    Dois dos quartos perecem-me pequenos/estreitos

Felicidades
  18.  # 40

Caro Martins_31,
    No fundo, o que lhe estão a tentar transmitir (e bem) é que deve pegar nesse 1º esboço e sentar-se com o autor do mesmo - ou uma nova equipa multidisciplinar ( como achar melhor) - e dizer-lhe(s): pode(m) dar inicio a um novo projecto e este que sirva de exemplo para o que não se deve fazer!

Cumps,

0.0251 seg. NEW