Iniciar sessão ou registar-se
    • wait
    • 14 setembro 2011

# 1

bom dia, eu tenho um sistema de AQS com painel solar e queria meter um apoio, estava a pensar em meter um esquentador a gás mas queria gastar o menos possivel será que alguém me pode ajudar?
    • eu
    • 14 setembro 2011

# 2

Eu recomendo um apoio eléctrico com um relógio e tarifa bi-horária. É uma solução muito económica.
  1.  # 3

exacto, concordo!

O seu sistema AQS não tem resistência eléctrica incorporada? Se não tem, devia ter ;)

Outra opção é colocar um esquentador "solar", do tipo, a àgua vem dos colectores solares á temperatura X:
    - se a temp. X for inferior á programada no esquentador, ele activa-se para aquecer a àgua;
    - se atemp. X for superior, o esquentador não faz nada, servindo só de passagem á água quente...

A Vulcano/Junkers p.ex. vende disso
    • wait
    • 14 setembro 2011

# 4

Colocado por: treladocaoexacto, concordo!

O seu sistema AQS não tem resistência eléctrica incorporada? Se não tem, devia ter ;)

Outra opção é colocar um esquentador "solar", do tipo, a àgua vem dos colectores solares á temperatura X:
    - se a temp. X for inferior á programada no esquentador, ele activa-se para aquecer a àgua;
    - se atemp. X for superior, o esquentador não faz nada, servindo só de passagem á água quente...

A Vulcano/Junkers p.ex. vende disso
    Não tem resistencia,pois á pessoal muito aproveitador mas enfim.Pois o que eu quero é um sistema desses mas são um bocado caros,será que comprar um esquentador normal e meter o kit solar compensa?
  2.  # 5

Sim e não.
    O problema é que o kit solar diverge a agua para o esquentador ou não dependendo da temperatura do deposito.
    O problema é que se o esquentador for de potencia fixa (os mais simplas e baratos), ele pode sobre aquecer, pois é diferente aquecer agua que entra a 15º graus ou agua que entra a 35º. O mais seguro são aqueles que mesmo não sendo solares permitem ao utilizador escolher a temperatura das agua que sai e mante-la, chama-se de Chama modulante (ou seja ele varia o tamanho da chama). Até funciona melhor que os esquentadores solares, pois assim okit solar pode ficar logo à saida do deposito e não no esquentador. Aqua quente mais rapidamente e com menos falsos arranques do esquentador.

Colocado por: waitNão tem resistencia,pois á pessoal muito aproveitador mas enfim.Pois o que eu quero é um sistema desses mas são um bocado caros,será que comprar um esquentador normal e meter o kit solar compensa?
  3.  # 6

Colocado por: euEu recomendo um apoio eléctrico com um relógio e tarifa bi-horária. É uma solução muito económica.

Realmente tambem me parece a melhor solução, pois o investimento é inferior ao do esquentador, alem de que se não for um esquentador solar, além da tubagem extra de que necessita tambem vai necessitar de um módulo solar, mais ou menos 150 euros só para o módulo solar, com esse valor já dá para uma resistência para o seu depósito sem necessidade de adicionar mais tubagens e acessórios.
    • wait
    • 15 setembro 2011

# 7

Penso que a resistencia irá gastar mais pois ela tem de aquecer sempre 300l enquanto que se for a esquentador só aquece a água que passa por ele.
    Em relacão aos esquentadores, o esquentador solar fica ao mesmo preço que comprar um esquentador de chama modular +o kit solar, pelo menos foi o que eu encontrei se alguém tiver uma ideia diferente agradeço que partilhe.
  4.  # 8

A diferença pratica entre os esquentadores é que com o KIT a agua quente chega mais rapidamente, com menos despredicio da mesma, pois o sensor pode e deve ser colocado logo à saida do deposito nos esquentadores solares a agua vai sempre até ao esquentador e depois ou este liga ou passa ao lado. Tambem a disposição do deposito/esquentador/ligação da agua quente é importante

Colocado por: waitPenso que a resistencia irá gastar mais pois ela tem de aquecer sempre 300l enquanto que se for a esquentador só aquece a água que passa por ele.
    Em relacão aos esquentadores, o esquentador solar fica ao mesmo preço que comprar um esquentador de chama modular +o kit solar, pelo menos foi o que eu encontrei se alguém tiver uma ideia diferente agradeço que partilhe.
  5.  # 9

Fotos não, mas é uma caldeira Roca Vitoria 2020 (que custou 70€ quase nova, convertida por mim para Butano e com a potencia reduzida em 20%). Esta colocada ao lado do deposito (< 2m tubo) e logo acima da ligação à agua quente. O sensor está colocado logo à saida do deposito e logo depois tem a valvula de 3 vias. Tudo isoladinho :)

Quando abro a agua o sistema reage logo e se necessario o esquentador começa logo a arrancar. Este tem 3 niveis de potencia e como tenho sempre agua no minimo tepida 20º ou 30º, nunca ligou o nivel maximo (ou seja ainda podia ter diminuido mais a potencia do mesmo).

Certamente que o DOGMA irá arranjar inumeros defeitos, e se tivesse fotos: ainda mais. Mas você já tem uma boa ideia do que tenho.

Colocado por: DOGMAsystem32

fotos do seu lá de casa tem??
  6.  # 10

Errado,
    Ó dogma não invente: a bilha está perto da caldeira, dentro de casa, a 22º , logo 5*****.

E uma bilha dura um ano inteiro!!

Colocado por: DOGMA
    isso no inverno..quando é precisa é um desastre...(deve ser)

(rendimento é quase zero)
  7.  # 11

Colocado por: system32Errado,
    Ó dogma não invente: a bilha está perto da caldeira, dentro de casa, a 22º , logo 5*****.

E uma bilha dura um ano inteiro!!

Colocar gás dentro de casa?!!?!?!???

Depois há acidentes.
  8.  # 12

Pois, mais inventanços:
    Somos só 4 a tomar banho (quase) todos os dias, mais a MLR que tambem trabalha quase todos os dias (crianças).
    Como já disse antes, liguei a caldeira no final de novembro e desliguei a caldeira ainda em Fevereiro.
    Com agua no ultimo 1/3 do deposito praticamente sempre acima dos 20º (ao fim da tarde, mas era normal no inverno ter 30º) a caldeira apenas tem de aquecer, na pior das hipoteses, mais 25º. Por isso funciona quase sempre na chama mais pequena com alternancias 13 Kg de gas por ano ñão é disparatado.

Agora diga lá mal do meu sistema!! ;)

Quanto à bilha: sempre vivi em casa com bilhas de gas butano dentro de casa e nunca vi uma sequer arrefecer nada de significativo. Que raio de Fogão industrial tem o DOGMA ???

vê-se logo que não percebe nada de gás!!

dura um ano porque não tem grandes consumos de água e o tempo que ele trabalha é só compensar alguma necessidade.

diga-me uma coisa: como se faz para uma garrafa de butano que esteja a trabalhar em pleno não congele??

aqui já andou a inventar.....kits penso que só para natural e propano e antigamente havia para o gás de cidade (Lisboa)

aqui já andou a inventar.....kits penso que só para natural e propano e antigamente havia para o gás de cidade (Lisboa)

9.  # 13

diga-me uma coisa: como se faz para uma garrafa de butano que esteja a trabalhar em pleno não congele??

Boa questão... isto já me aconteceu, e a solução foi esperar, e depois meter o fogão no mínimo :-P
    • wait
    • 15 setembro 2011

# 14

Colocado por: system32A diferença pratica entre os esquentadores é que com o KIT a agua quente chega mais rapidamente, com menos despredicio da mesma, pois o sensor pode e deve ser colocado logo à saida do deposito nos esquentadores solares a agua vai sempre até ao esquentador e depois ou este liga ou passa ao lado. Tambem a disposição do deposito/esquentador/ligação da agua quente é importante

Colocado por: system32A diferença pratica entre os esquentadores é que com o KIT a agua quente chega mais rapidamente, com menos despredicio da mesma, pois o sensor pode e deve ser colocado logo à saida do deposito nos esquentadores solares a agua vai sempre até ao esquentador e depois ou este liga ou passa ao lado. Tambem a disposição do deposito/esquentador/ligação da agua quente é importante

E em relação ao meu caso á ideias?
    • wait
    • 15 setembro 2011

# 15

faça como system32 diz....quer melhor??..nem uma garrafa de gás gasta por ano....(ele disse)
    Pois mas eu não quero ter garrafas de gás dentro de casa, e já está tudo preparado para gás natural
    • wait
    • 15 setembro 2011

# 16

mas se tiver um sistema como o dele (tem é de ser exactamente igual) e com gás natural ainda gasta menos......pergunte-lhe?!
    pois mas não tenho espaço para isso dentro de casa
    • wait
    • 15 setembro 2011

# 17

Sistem32 pôe ai fotos da tua criação se fizeres o favor
  10.  # 18

Já lhe respondi que nunca vi uma congelada numa casa, nem me parece que uma garrafa dentro de casa gele em condições caseiras.

Mas posso lhe dizer que já vi um deposito daqueles enterrados completamente gelado!! Escusado será de dize que os tecnicos estavam em panico, pois podia partir a qualquer momento.

esqueceu-se desta...
  11.  # 19

Sim a ndei a brincar , afinal até tenho formação que me permite isso!!
    Fiz os calculos dos novos bicos, e calibrei umas peças metalicas para compor os varios tamanhos de chama. Montei tudo e fantastico: funciona, com uma linda chama bem azulinha!!
    Quer que lhe explique como??

Mais, o kit é para propano e butano. A diferença calorifica dos gases equilibra-se na diferente pressão tubagem.
    Qualquer aparelho preparado para butano funciona em propano e vice verça, já o gaz de cidade e gas natural tem de ser adaptado. Como a Roca pedia cerca de 200£ pelo kit (sem montagem) : fiz eu as modificações e montei tudo

12.  # 20

Pode usar gas natural, eu usei uma bilha de gas pois tenho a caldeira no sotão e o preço de meter tubo de cobre até lá era muito caro. preferi esta solução meramente pelo preço.

Colocado por: waitPois mas eu não quero ter garrafas de gás dentro de casa, e já está tudo preparado para gás natural

0.0234 seg. NEW