Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Passo a citar o meu dilema!, já li outros tópicos sobre este assunto, mas sinceramente só fiquei ainda mais confuso, por isso resolvi pedir ajuda.

Tenho uma piscina já em betão nas dimensões de 13m * 2.20m, já com a tubagem, a iluminação, skimmers ... ( pré- instalação).
    A minha duvida é o que fazer agora, que tipo de revestimento usar? (tela armada ou cerâmica)

1.º Tela armada - que tipo de tela usar ( marcas) ?
    pode ser aplicada directamente sobre o betão, ou terá de levar algum tipo de tratamento( não será melhor levar um impermeabilizante por baixo da tela, para o caso de esta romper?)
    com esta hipótese a piscina fica impermeabilizada a 100%?

2.º Cerâmica - Pastilha -
    Com esta solução terá de levar um impermeabilizante por baixo da pastilha correcto?
    que tipos usar, e serão duradouros?
    não haverá o risco de a pastilha começar a descolar com o passar do tempo?

Como podem ver as duvidas são muitas, por isso peço a vossa ajuda, as vossas opiniões,
    Se for necessário fornecer mais algum dado disponham.

Desde já o meu obrigado.

Ricardo Santos
  2.  # 2

Colocado por: rcs0santosBoa Tarde,

Passo a citar o meu dilema!, já li outros tópicos sobre este assunto, mas sinceramente só fiquei ainda mais confuso, por isso resolvi pedir ajuda.

Tenho uma piscina já em betão nas dimensões de 13m * 2.20m, já com a tubagem, a iluminação, skimmers ... ( pré- instalação).
    A minha duvida é o que fazer agora, que tipo de revestimento usar? (tela armada ou cerâmica)

2.º Cerâmica - Pastilha -
    Com esta solução terá de levar um impermeabilizante por baixo da pastilha correcto?
    que tipos usar, e serão duradouros?
    não haverá o risco de a pastilha começar a descolar com o passar do tempo?

Como podem ver as duvidas são muitas, por isso peço a vossa ajuda, as vossas opiniões,
    Se for necessário fornecer mais algum dado disponham.

Desde já o meu obrigado.

Ricardo Santos

Tem aqui o material a aplicar antes da pastilha: http://www.schluter.pt/media_produkte/schlueter_db_8_1_kerdi_pt_0311.pdf

obra de referência: http://www.schluter.pt/1400.aspx
    • Jmco
    • 14 setembro 2011 editado

# 3

Opção do revestimento em liner (tela PVC)
    Se optar por este sistema não necessita de qualquer tipo de impermiabilização do interior da piscina. apenas terá que garantir que a superficie das paredes estão lisas, tipo cimento queimado. O liner será responsavel pela vedação integral da água dentro da piscina. Quanto ao acabamento irá ver as emendas do liner, pois este é fornecido em rolos de 25m por 1,65m ou 2,00m. Serão sempre marcas que se notarão. O tipo de liner a utilizar deverá ser do tipo reforçado, composto por duas camadas de tela de pvc com uma trama de liner no meio das mesmas. A espessura normalmente utilizada para piscinas será de 1,5mm. as marcas poderão passar pela Arkoplan ou Astral entre outras.

Opção de revetimento em pastilha ceramica
    Se optar por este sistema terá que impermiabilizar o interior da piscina. Poderá faze-lo através da aplicação de produtos proprios como por exemplo a massa de vedação e trama de nylon da Sika. Após a vedação poderá aplicar o ceramico, devendo para isso utilizar um cimento cola e um betume de acabamento especifico para piscina. Poderá encontrar este tipo de produto na Weber, por exemplo. A aplicação deverá de ser feita por quem entende do assunto e não por um qualquer assentador de ceramica. O acabamento final em termos de aspecto será defenitivamente superior ao liner, nem que não fosse pelo brilho do ceramico causado pela luminusidade, o qual que se repercute na água melhorando o aspecto final.

Quanto a preços, ambos são bastante similares, sendo que por vezes o liner fica a um preço superior a ceramica.
    Um conselho. Não vá em tretas que dizem que o ceramico ira cair ou que a piscina mais tarde poderá ter fugas. Se tudo for feito como deve ser não existira qualquer problema. de salientar que o liner também não está livre de ser danificado pois poderá ser descolorado por u produto quimico mal aplicado ou mesmo pela incidencia do sol na zona da linha de água.

Espero que esta pequena explicação tenha de alguma forma esclarecido o que pretendia.
    www.jmcopiscinas.com
  3.  # 4

Obrigado Jmco pela explicação e pela paciência.

Posso então depreender que no caso de:

Tela PVC -terei de aplicar algum material por cima do betão para alisar as paredes ( já agora que material?, não há o risco de vir a descolar do betão?)
    - haverá sempre o risco de a tela começar a descolar nas emendas?

Pastilha cerâmica -o próprio produto de impermeabilização e o cimento cola de seguida faz com que as paredes fiquem lisas correcto para a aplicação da pastilha,
    ( não vejo contras nesta solução, ou existem?)
    • naar
    • 15 setembro 2011

# 5

Boas,

Em ambos os casos (ou em todos:)) tem sempre que rebocar as paredes e fazer a betonilha.

Só deste modo obtém uma superfície lisa para colocação de qualquer tipo de acabamento.

Eu pessoalmente gosto mais da "pastilha"
  4.  # 6

Colocado por: naarBoas,

Em ambos os casos (ou em todos:)) tem sempre que rebocar as paredes e fazer a betonilha.

Só deste modo obtém uma superfície lisa para colocação de qualquer tipo de acabamento.

Eu pessoalmente gosto mais da "pastilha"

Isto é verdade? terei sempre de rebocar as paredes mesmo sendo para aplicar pastilha?

Pelas opiniões, e porque ainda não vi nada contra, acho que vou preferir a solução da pastilha.
    • naar
    • 15 setembro 2011

# 7

Colocado por: rcs0santos

Isto é verdade? terei sempre de rebocar as paredes mesmo sendo para aplicar pastilha?

Pelas opiniões, e porque ainda não vi nada contra, acho que vou preferir a solução da pastilha.

MAs a piscina é em betão (cofrado) ou betão projectado?
  5.  # 8

Colocado por: naar

MAs a piscina é em betão (cofrado) ou betão projectado?

A piscina é em betão (cofrado) , entendo que cofrado seja: foi feita com taipais de ferro, toda estruturada com ferro, e o betão vibrado.
    Se é isto sim, é em betao cofrado, há diferença?
    • naar
    • 15 setembro 2011

# 9

Há e bastante! :)

No seu caso o betão nas paredes tem muitas imperfeições, correcto?

No caso do betão projectado, após a projecção do mesmo, este é logo talochado e fica pronto a receber a pastilha.

Pense sempre que a superficie tem que estar completamente lisa porque a cola (no caso da pastilha) é apenas para colar a mesma e não regulariza a superficie.

Fiz-me entender? :)
    • naar
    • 15 setembro 2011

# 10

Básicamente tem que ficar assim, antes de levar o "acabamento"

Neste caso esta fi-la para mim e foi feita em blocos, depois foi rebocada, impermeabilizada com um produto da weber (mas há de outras marcas:)) e depois foi colada a "pastilha"
      piscinafc.jpg
  6.  # 11

Já tinha visto este tópico antes de abrir esse?

https://forumdacasa.com/?CommentID=284850
  7.  # 12

Sim, já tinha visto esse tópico entre outros.

Caro naar,

Sim é verdade têm algumas imperfeições, quer dizer que têm de levar reboco para rectificar, antes de levar o impermeabilizante e o cimento cola,
    que tipo de reboco? têm de ser algo próprio para aplicar no betão e agarrar correcto?
    Já agora que impermeabilizante da weber usou?
  8.  # 13

Colocado por: pc ferreiraJá tinha visto este tópico antes de abrir esse?

https://forumdacasa.com/?CommentID=284850

Caro pc ferreira,
    essa solução apresentada no outro tópico, terá de ser aplicada também sobre uma superfície lisa, ou não?
    • naar
    • 15 setembro 2011

# 14

Colocado por: DOGMA
    e eles ainda choram....????

Rectifico: mas não fui eu que a paguei! (eu nem gosto de piscinas!)

Dassss não lhe escapa uma!
  9.  # 15

Colocado por: rcs0santos

Caro pc ferreira,
    essa solução apresentada no outro tópico, terá de ser aplicada também sobre uma superfície lisa, ou não?

Não precisa de ser estanhada, contudo se por sua vez os desníveis forem grandes, a aplicar a pastilha pode ser complicado.

Se pretende nivelar o suporte e depois aplicar a pastilha, pode optar por em vez de aplicar a lâmina kerdi, aplicar o kerdi-board de 5mm, selar as juntas e depois aplicar a pastilha.

tem aqui o link: http://kerdi-board.schluter.pt/

Nota: Se for para uma piscina interior ou com água aquecida, em vez de 5mm, pode optar com espessura de 38mm que já faz isolamento térmico...
    • naar
    • 15 setembro 2011

# 16

Colocado por: rcs0santosSim, já tinha visto esse tópico entre outros.

Caro naar,

Sim é verdade têm algumas imperfeições, quer dizer que têm de levar reboco para rectificar, antes de levar o impermeabilizante e o cimento cola,
    que tipo de reboco? têm de ser algo próprio para aplicar no betão e agarrar correcto? Betão bem lavado se levou óleo descofrante, salpico e reboco normal 15mm.
    Já agora que impermeabilizante da weber usou? http://www.weber.com.pt/argamassas-tecnicas/o-guia-weber/produtos/impermeabilizacao-e-tratamento-de-humidades/webertec-824.html

Existem idênticos de outras marcas, Matesica, Sika, Mapei.

No meu caso ainda mandei colocar rede de fibra entre as duas camadas, há quem não coloque.

Não é barato :) aprox. 52,00 cada saco ( na ficha tem o rendimento por m2, já não me lembro de cor!)
  10.  # 17

Quando digo que não esta lisa, também não digo que esteja torta, nota-se nos encaixes dos taipais, têm tipo umas rebarbas, não sei se me faço entender.

Caro naar, quando diz

Betão bem lavado se levou óleo descofrante, salpico e reboco normal 15mm.
    Lavar bem, maquina pressão
    salpico - ?? fazer salpico com a massa para depois ela agarrar?
    quando diz reboco normal - cimento + areia fina??
  11.  # 18

E sempre melhor ver, mas se assim for pode aplicar directamente a lamina kerdi.
    • Jmco
    • 15 setembro 2011

# 19

em qualquer dos casos o acabamento da parede deve ser liso, sendo que na aplicação do liner este deverá ser estanhado de forma a que não existam quaisquer tipos de pertuberancias que possam ferir o liner. Vou-lhe falar da nossa experiençia como construtores de piscinas. Nóos efectuamos o casco em blocos de cimento, os quais são rebocados e perparados para a aplicação da trama de nylos e produto da SIKA (é um optimo prosuto não desprestigiando os restantes). O produto da sika depois de aplicado fica automaticamente preparado para a aplicação do cimento cola. Dou-lhe um conselho no entanto. Este tipo de isolamento deve ser aplicado por profissionais habilitados para tal. Só desta forma poderá obter um isolamento eficaz e ao mesmo tempo rentabilizar o produto em termos de area. Parav além disso quem fizer este trabalho deverá saber como deixar preparada a superficie para posterior aplicação do ceramico.
    www.jmcopiscinas.com
    Concordam com este comentário: naar
  12.  # 20

Boa Noite,

Sem duvida que serão profissionais a aplicar! percebo um pouco de obra porque passei a pouco pela construção da minha moradia, mas só teoria.
    Apenas gosto de saber, ouvir opiniões para poder decidir, porque existem bons profissionais, mas infelizmente também maus!

0.0220 seg. NEW