Iniciar sessão ou registar-se
    • JFERRE
    • 22 outubro 2008 editado

     # 1

    O montepio, no qual eu ia avançar com o processo de crédito habitação, comunicou-me ontem que a avaliação da habitação tinha sido por 95.000€, ou seja o preço de aquisição é 98.000€ e eu ia pedir um empréstimo de 101.000€ (Aquisição+Custos). Nem sequer me dão o valor de aquisição. Isto torna-se estranho quando à uma semana uma casa completamente igual, e volto a referir completamente igual, aqui nem se pode por o caso de uma estar em melhor estado do que outra, pq são novas, o BCP avaliou a outra por 107.000€. O que eu queria saber é se posso pedir ao montepio a avaliação da engenheira e dps se posso fazer alguma coisa contra esta avaliação ou se a avaliação não é vinculativa para o banco.
  1.  # 2

    Pode contestar.Peça uma nova avaliação. Ou em opção, peça o emprestimo noutro banco.
  2.  # 3

    rui disse:
    a avaliação não é vinculativa. pode pedir nova avaliação, todavia (com muito azar) poderá ser o mesmo avaliador.
    mudar de banco não é alternativa uma vez que os bancos trabalham com as mesmas empresas de avaliação. Com azar extremo, pode mudar de banco, solicitar uma avaliação e sair-lhe "na rifa" o mesmo avaliador.

    conteste e exerça pressão. se não der resultado, solicite uma nova avaliação e esteja presente na mesma, converse com o avaliador e "venda-lhe" o imóvel.
  3.  # 4

    Colocado por: Anónimorui disse:
    a avaliação não é vinculativa. pode pedir nova avaliação, todavia (com muito azar) poderá ser o mesmo avaliador.
    mudar de banco não é alternativa uma vez que os bancos trabalham com as mesmas empresas de avaliação. Com azar extremo, pode mudar de banco, solicitar uma avaliação e sair-lhe "na rifa" o mesmo avaliador.
    conteste e exerça pressão. se não der resultado, solicite uma nova avaliação e esteja presente na mesma, converse com o avaliador e "venda-lhe" o imóvel.


    Diferenças dessa ordem são, provavelmente, resultado de políticas comerciais diferentes (dos bancos). Podem também resultar da relação com a imobiliária. No meu caso, p.ex, na 1ª avaliação foi-nos feita a pergunta: de quanto precisam? Na 2ª avaliação, 1 ano depois, para transferência do crédito, o valor desceu significativamente. Há bancos que estão claramente a restringir o crédito - e todos os motivos são bons.
  4.  # 5

    Caro jFERRE
    Há um promenor que lhe escapou a si e a à grande maioria dos todos: para o banco as casas têm vários preços.

    A razão é simples, as capacidades financeiras dos clientes!
    As avaliações são feitas pelas características do imóvel, obvio, mas mais ainda pelas capacidades do comprador a nível de rendimentos, tão exemplar é, que no seu caso refere tratar-se de um imóvel novo!
    Nestes casos e ao contrario da afirmação feita por um anómino, era optimo a interferência de uma IMOBILIÁRIA,porque estas sim fazem pressão para que haja boas avaliações e não o contrário.
  5.  # 6


    Nestes casos e ao contrario da afirmação feita por um anómino, era optimo a interferência de uma IMOBILIÁRIA,porque estas sim fazem pressão para que haja boas avaliações e não o contrário.


    Depreendo portanto que acha "óptimo" que o imóvel seja sobreavaliado ?
  6.  # 7

    Depois destes comentários todos, resolvi telefonar ao Montepio para me darem o relatório da avaliação feito pela engenheira, pois fui eu que o paguei logo ele é meu. Qual foi o meu espanto, quando me disseram que não podiam mostrar esse documento porque é um documento do banco. Estive 15 minutos ao telefone a pedir a avaliação e eles fizeram finca pé que não podiam dar. Já contactei o Banco de Portugal o qual me recomendou para ir lá e pedir o livro de reclamações que o resto eles resolviam e disseram-me que isso é ilegal. Logo o que temos aqui é uma clara violação da avaliação pois quando a lei diz que tem de ser uma entidade independente é mesmo para que os bancos não façam os preços À sua medida. Por isso o que estamos a falar aqui não é de uma sobreavaliação, mas sim de uma subavaliação, porque a entidade independente avaliou acima dos 105.000€ o banco é que decidiu cortar a avaliação. Isto é uma forma clara de extorquir 130€ pela avaliação e depois dizer obrigado mas não dá.

    P.S: Quem me está a vender a casa é uma imobiliária que acompanhou a engenheira na avaliação e falou nos valores e ela disse-lhe que não havia problemas. Porque a casa valia mais do que os 98.000€.
  7.  # 8

    Anónimo disse:
    É por essa e por outras que chegámos a situação em que estamos - IMÓVEIS SOBREAVALIADOS, valores de capital em divida surreais, e imobiliárias a assobiarem para o lado...
  8.  # 9

    Zé Português disse:
    (...) e imobiliárias a assobiarem para o lado (...) ???

    Como axim?

    Não entendi
  9.  # 10

    Mas quem falou aqui em sobreavaliaçao de imoveis? das imobiliarias?
    A questão aqui iniciou-se com o tema Avaliação dos bancos sobre imoveis, ou não?' e aqui sim as imobliarias fazem pressão para que os bancos avaliem de forma a os clientes conseguirem os empréstimo.

    E já gora mau é o profissional do ramo imobiliario que trabalha nesse sistema de ter dois preços para as casas, o do proprietario e o da imobiliaria.
    No mercado o preço varia em função da oferta, certo?
    Nos bancos o preço varia em função dos clientes que solicitam os creditos!
    Estes sim, são os grandes responsáveis da tal sobreavaliação dos imóveis, pois no tempo das vacas gordas os emprestimos habitação ate para ferias e carros serviam!
    • csa
    • 7 janeiro 2009

     # 11

    Alguém me sabe dizer se os avaliadores, tendo em conta que são entidades independentes, levam para as avaliações algum documento do banco com valores possíveis?
    Foi o que aconteceu no meu caso e, como tal, a avaliação foi muito abaixo do esperado.
    Estou a pensar em contestar e pedir nova avaliação.
    Quais os custos?
  10.  # 12

    Tive o mesmo problema, moro no algarve e avaliaram o meu apartamento T3 dulpex com estacionamento, ar condicionado e aquecimento central em 124 000,00€ (acabamentos normais), com 6 anos.

    esta crise....
    • Ari
    • 12 março 2009

     # 13

    Comigo passou-se exactamente a mesma situação. Dão luz verde para o andamento das papeladas, que implica o pagamento da comissão de estudo, mais a avaliação da casa, e qd chega a altura da tão esperada avaliação, o avaliador dá pela casa exactamente o que estamos a pedir por ela...nem mais, nem nenos um tostão, mas o valor exacto, o que me parece mto estranho.
    Depois recebo informação por parte do banco a dizer que como o valor que pedimos é de 100% o valor da aquisção, que o mesmo não pode ser concedido.

    Parece-me e desculpem-me se estou errada, que isto tudo é feito para extorquir quase 420€ do bolso do Zé povinho. Não é mais do que, um aproveitamento da crise por parte dos bancos. O que me parece uma vez mais, incorrecto.

    O que fazer perante esta situação????
  11.  # 14

    Colocado por: JFERRE...resolvi telefonar ao Montepio para me darem o relatório da avaliação feito pela engenheira, pois fui eu que o paguei logo ele é meu. Qual foi o meu espanto, quando me disseram que não podiam mostrar esse documento porque é um documento do banco(...) Já contactei o Banco de Portugal o qual me recomendou para ir lá e pedir o livro de reclamações que o resto eles resolviam e disseram-me que isso é ilegal. (...) a lei diz que tem de ser uma entidade independente, é mesmo para que os bancos não façam os preços À sua medida. (...) o banco é que decidiu cortar a avaliação. Isto é uma forma clara de extorquir 130€ pela avaliação e depois dizer obrigado mas não dá.

    Aqui está o que se deve fazer!
    SER EXIGENTE, e reclamar como e onde se deve (no caso, no Banco de Portugal, através do Livro de Reclamações).
 
0.0169 seg. NEW