Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dias

    Bem com o inverno à porta este de certo será um tema recorrente no forum.

    Tenho ponderado já a algum tempo na compra de uma, tive duvidas em relação ao recuperador de calor se seria melhor, mas tendo em conta que teria de fazer obras para "forrar" o recuperador então optei pela salamandra, apesar de já ter lido pelo forum que a salamandra depois tem o inconveniente de aquecer o exterior e desta forma teremos de ter mais atenção para não aparecerem queimaduras, mas prontos a decisão está tomada Salamandra.

    Já fui calcular a área e a quantidade de KW que deverão ser necessários para aquecer esta área, para tal usei este site
    http://www.lojadosrecuperadoresdecalor.com/calcular-a-potencia-em-kw-para-aquecimento-a-ar/

    Segundo o site referido
    A divisão tem 282m3 e tem a necessidade mínima de 14.10Kw. Aconselhamos a escolha de um equipamento com potência de aquecimento de 19KW

    Devo optar pela marca Invicta o modelo é que está complicado, e deverei comprar num destes sites

    Modelo Carolo

    http://www.casa-do-lavrador.com/products/salamandra-lenha-invicta-carolo-10kw/
    http://www.aki.pt/estufas-a-lenha/produto.aspx?categoryid=2490&productid=10880

    De uma loja para outra é uma diferença de 100€ já dá para o transporte

    Modelo Itaya

    http://www.casa-do-lavrador.com/products/salamandra-lenha-invicta-itaya-12kw/
    http://www.aki.pt/estufas-a-lenha/produto.aspx?categoryid=2490&productid=10876

    Novamente de uma loja para a outra faz uma diferença jeitosa neste caso 200€ para além do transporte já deve dar para comprar também parte dos tubos.

    Modelo Antaya

    Este seria o modelo que gostamos mais a nivel visual
    http://www.invicta-sa.com/portail/produits/chauffage/110-poele-cheminee-antaya.html

    Bem agora a parte das duvidas que me estão a assolar, tendo em conta os 283m3 e os 14kw de necessidade e os 19Kw de aconselhamento

    1 - Eficiência - Tenho visto que por exemplo a Carole de 10Kw no site da Aki tem uma capacidade para 130/400M3 de aquecimento, a Itaya tem capacidade para 160/480m3, e então naquele site falavam-me em 14KW e estas salamandras tem 10KW e 12KW correspondentemente e aquecem quase o dobro da minha área?!

    2 - Reparem nestes dois modelos com potencias diferentes e o que tem menos potencia aquece mais área mas comparando com as Invictas aquece muito menos

    http://www.aki.pt/estufas-a-lenha/salamandra-ibiza/produto.aspx?categoryid=2490&productid=10935
    12KW - 240m3 de aquecimento

    http://www.aki.pt/estufas-a-lenha/salamandra-madeira/produto.aspx?categoryid=2490&productid=10934
    10KW - 280m3 de aquecimento

    3- A questão dos rendimentos que vem expressos nas salamandras

    Exemplo a Carole tem um rendimento de 78.3% isso quer dizer que cerca de 21.7% ela não produz? Se for assim então quer dizer que se tirarmos 21.7% dos 10KW ficamos a saber a real potencia dela? Seria de 7.83KW, se assim for percebo a razão do site estar a dizer que preciso uma de 19Kw para as necessidades de 14KW pois se em média elas perdem 25% da sua capacidade 19KW-25%= +/-14KW

    Em suma será que as Invictas Carole, Itaya ou Antaya tem capacidade para aquecer uma área de 283m3 tendo em conta a perda de rendimento que os fabricantes assumem?

    Obrigado pela vossa paciência
  2.  # 2

    Colocado por: Bruno Mota

    Segundo o site referido
    A divisão tem 282m3 e tem a necessidade mínima de 14.10Kw. Aconselhamos a escolha de um equipamento com potência de aquecimento de 19KW


    14 kW parece-me exagerado, quanto mais 19kW.
    Para esse volume de ar que quer aquecer, 12 kW parecem-me suficientes.

    A questão do rendimento que menciona, se eles referem que o rendimento é X, então é esse rendimento que obtem.
    A potência que menciona é também aquela que o aparelho debita.

    Isto tudo considerando a qualidade e estado da lenha.

    Supostamente, foram realizados estudos que indicam que em condições standart o mehor rendimento e potência dão os referidos valores.
  3.  # 3

    Eu tenho a Antaya e recomendo, tem 75% de eficiência se bem me lembro.

    Eu tinha recuperador mas mandei tirar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno Mota
  4.  # 4

    Bem após tanta coisa lá acabei por comprar a salamandra da invicta SALAMANDRA - CHAMANE

    Furei na placa para o tubo sair direito, e aquece quanto queira a area que falei ;)

    Agora a grande duvida mesmo uma coisa de outro mundo é que a minha salamandra fica suspensa, sim suspensa quando está em funcionamento.

    Deparei-me com a seguinte situação, coloquei lenha e numa altura que fui colocar mais lenha a salamandra mexia-se como se tivesse suspensa, e a realidade é que está mesmo suspensa, parece-me que é cerca de 1mm mas a realidade é que mexe mesmo, se abrir a porta um bocado ela assenta no chão, no entanto acho estranho como é que uma peça que pesa cerca de 100kg ficar suspensa apenas pelos tubos de saida dos fumos.

    Se alguém tem alguma ideia porque razão acontece tal situação?!

    Vou tentar filmar para meter no youtube para verem mesmo o que se passa.

    Obrigado a todos
  5.  # 5

    Mal montada, dê folga na ligação à chaminé e deixe acentar. Melhor ainda chame o técnico q montou
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno Mota
  6.  # 6

    Boas muito muito obrigado por tudo, o pior disso tudo é que quem montou fui eu e como tal agora "é bem feito" na próxima chamar alguém que saiba :(

    Como é que posso tentar remendar a situação?

    O tubo que está entre a placa está preso, terei de partir tudo novamente para fazer descer o tubo?!!!

    Ai minha nossa que stress agora com isto mas quem me mandou meter em trabalhos :(
    É como digo é o preço da insularidade dá nisso.

    Obrigado por tudo

    PS - Quando montei empurrei bem os tubos para baixo mas pelos visto não ficou muito bem :(

    Esquema da montagem

    A parte amarela que fica na passagem do tubo pela placa enchi com espuma de poliuretano para encher o buraco.
    Depois em cima para fechar o buraco meti uma camada de cimento para fechar, está com cor cinza.
    Depois enchi a caixa com bagacina/ brita e a parte final enchi com cimento para fechar o cimo da caixa saindo apenas e só o tubo depois.

    Agora o estranho é fazer vácuo e conseguir suportar 100 e tal kg apenas com o vacuo :D

    Obrigado por tudo
  7.  # 7

    mas chumbou o tubo da chaminé à placa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno Mota
  8.  # 8

    Não.

    Ficou assim:

    Chaminé

    O buraco feito na placa da casa onde passa o tubo para a rua foi cheio com espuma de poliuretano ( em amarelo na imagem) , por cima da espuma meti uma camada de cimento ( cinza na imagem) que ficou por cima da placa e claro para regularizar o piso e para a bagacina/brita (castanho na imagem) que encheu a caixa e por fim para a bagacina não ficar ali à mostra fechei a caixa que criei com uma camada de cimento para escoar as àguas.

    Por isso se a solução for ter de "empurra" o tubo para baixo terei de partir a camada de cimento tirar a bagacina partir a camada de cimento que regularizou o fundo da caixa e depois empurra o tubo já que a espuma não é problema.

    Agora estava aqui a pensar como a diferença é mínima se desse tirava o chapéu da chaminé e metia uma tábua por cima do tubo e com uma martelo dava umas pancadas a ver se o tubo descia o suficiente?

    Será boa solução em vez de partir aquilo tudo?

    A parte final do tubo é como este
    Chapeu

    E o resto do tubo está numa caixa deste tipo mas feita em blocos e cheia com bagacina

    Caixa
  9.  # 9

    desaperte o tubo na união c\ a salamandra
  10.  # 10

    Bem estou com dificuldades em perceber sorry

    Então é o seguinte o tubo encaixa na salamandra onde coloquei silicone refractário para selar.

    E foi assim depois tubo com tubo silicone até sair para a rua, na rua fiz a caixa e deixei uma parte do tubo fora onde prendi o tal chapéu como já mostrei anteriormente.

    É que é muito estranho pois fica mesmo pouco pouco, tive a ver e dá para ai 1mm de certo, mas se abrir a porta uns segundos ela acaba por assentar novamente.

    Pensei em ir ao cimo, tirar o chapéu, meter uma tábua e com uma marreta dar umas pancadas no tubo pois como é tão pouco pode ser que seja o suficiente, mas a duvida agora é o silicone que meti quando foi para encaixar os tubos de certo vai estalar e deixa de selar, olha estou com um nó na cabeça.

    Obrigado pela tua paciência.


    PS - Como ainda não isolei definitivamente a caixa ainda estou a tempo de fazer estes ajustes, pois ia forrar a caixa com espuma projectada de poliuretano pois já tinha metido na placa e acho que é excelente isolante.
  11.  # 11

    Bem estive a ver ao certo e estamos a falar de 160KG que pesa a invicta Chamane

    http://www.woodburning-stoves.co.uk/invicta-chamane-anthracite-13441-400067


    Agora a grande questão também é como é que fica suspensa 160KG sem mais nenhuma estrutura ceder, na laje foi cheio com espuma de poliuretano e uma camada fina de cimento nem é betão depois uma segunda camada de cimento fino 60cm a cima da primeira e como é que fica tudo suspenso ?! 3cm de cimento depois 60cm cheio de bagacina e no final mais 3cm de cimento.

    Bem estou a pensar em fazer alguns testes

    Primeiro aquecer a salamndra e quando ela estiver suspensa ir ao telhado ver a chaminé e ver qual a velocidade com que o fumo está a sair para ver a sucção terá de sair a grande velocidade.

    Segundo tenho de filmar o que está acontecer pois de outra forma até parece mentira.

    Não consigo mesmo perceber como é que isto acontece.

    PS - Será que o calor que está dentro da salamandra é tanto que "empurra" a salamandra para cima e o tubo pode ter ficado com alguma folga que é o que ajuda a manter a salamandra no ar?!!

    Muito muito muito estranho muito muito estranho :S

    Obrigado a todos
    • mgor
    • 20 janeiro 2012

     # 12

    Boa tarde,

    Gostaria se possível de uma informação "ajuda", dia 17 comprei uma salamandra invicta, neste momento já esta instalada e já a coloquei a funcionar, o meu problema é que há uns minutos reparei que a salamandra esta a estalar, acho que não é normal. O que poderá ter provocado esta situação?
  12.  # 13

    Pressuponho q a salamandra é de ferro fundido, certo?

    A primeira ideia q me vem à cabeça é ter vindo já rachada, por mau manuseamento ou outra coisa. Pode acontecer pois o ferro fundido pode rachar, se, por exemplo cair, e isso só se vê bem depois de aquecer.

    Eu tenho uma Invicta q pesa imenso.

    Se não fôr isso, outra coisa q pode acontecer é ter deitado água por cima da salamandra qdo ela estava quente.

    Outra coisa q pode acontecer, é ter ateado um fogo muito forte qdo a salamandra ainda estava fria. Em salamandras/recuperadores de ferro fundido não se devem usar jornais ou materias q dêm de inicio uma chama muito forte, pois como a salamandra ainda está fria a subita diferença de temperatura não faz bem, embora q as Invicta são rijas...
    • mgor
    • 20 janeiro 2012 editado

     # 14

    Sim é de ferro fundido, eu já há uns anos que acendo a salamandra dos meus pais e nunca acendo com papel ou outro tipo de material, é só com acendalhas.
    Agora com a minha é igual, e é estranho porque rachou na zona do apoio, abaixo do tabuleiro das cinzas...
    Zona que não apanha chamas.

    Muito obrigada.
  13.  # 15

    Eu iria para mau manuseamento e pedia garantia
    •  
      FD
    • 23 janeiro 2012

     # 16

    Foto, não há?
  14.  # 17

    Bem após algum tempo em que não ocorreu mais A "levitação" da salamandra não é que este domingo após um longo período de uso que voltou a "levitar"

    Quando fui deitar estava com esta altura

    Noite

    Noite



    Ficou um resto de lenha a arder e ontem 2ª feira tinha esta altura 1cm fora do chão

    manha

    manha


    Hoje é 3ª feira e continua suspensa, tentei mexer nela a ver se voltava a cair para o chão mas nada, parece que ficou colada.

    Será que a quantidade de lenha queimada é muita e faz com que isto aconteça? Pois normalmente acontece quando fica muito tempo ligada.

    O estranho é que hoje ainda está suspensa.

    PS - Coloquei uma tira de fita cola nas junções dos tubos para caso ela assente no chão consiga identificar qual ou quais os tubos que estão a encolher e a suportar a salamandra, agora 160kg suspensos no ar é muito estranho mesmo.

    se alguém me puder ajudar ficava muito muito agradecido
  15.  # 18

    Colocado por: mgorBoa tarde,

    Gostaria se possível de uma informação "ajuda", dia 17 comprei uma salamandra invicta, neste momento já esta instalada e já a coloquei a funcionar, o meu problema é que há uns minutos reparei que a salamandra esta a estalar, acho que não é normal. O que poderá ter provocado esta situação?



    A minha faz a mesma coisa, mas não é estalar o ferro mas sim dar estalidos o som em si, antes não fazia, mas passado um bocado deixa de o fazer.

    Bem tenho de ir à bruxa com a salamandra :D
  16.  # 19

    Essa salamandra é mesmo estranha... Mais estranho são os tubos e uniões que aguentam o seu peso... Eu estou para montar o meu recuperador de calor e gostaria de saber o que leva isso a acontecer, para ver se não acontecerá comigo...
    Vou acompanhar...
  17.  # 20

    Pois é muito muito estranho e não consigo entender como se suspende 160KG a 1cm de altura do chão e está assim desde 2ª e hoje é 3ª e não dá ar de quem vai assentar no chão.

    Muito estranho não entendo também a razão.

    Não consigo mesmo perceber.

    Vamos aguardar a ver se aparece algum entendido na matéria que possa dar uma ajuda
 
0.0215 seg. NEW